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Tres Tristes Tigres o el ensayo sobre la cubanidade en Ortiz, Sarduy y Piñera

Three Trapped Tigers or the essay on cubanness in Ortiz, Sarduy and Piñera

Resumo

Levando em consideração as múltiplas perspectivas a partir das quais se pode abordar a análise do ensaio latino-americano, o caso cubano apresenta uma singularidade, sobretudo no momento de consolidação do gênero como pensamento sobre a identidade cultural no século XX. Interessa-me construir um corpus em que se discuta a ideia de latinoamericanidade e no qual esta seja substituída pela ideia de cubanidade. Essa rede de textos foi tecida a partir de três autores: Fernando Ortiz, Severo Sarduy e Virgilio Piñera. Com relação à obra destes autores, escolho centrar-me em Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar (1940), do primeiro; Barroco (1974) e “El barroco y el neobarroco” (1972), de Sarduy e o extenso poema “La isla en peso”, de Virgilio Piñera. A hipótese é que Ortiz inicia a análise de Cuba, já que pode deixar de falar da América Latina, e coloca sua própria especulação teórica no marco da culturalização do ensaio no século XX. Assim, o segundo ponto da análise é a relação entre esses textos, tentando provar que o conceito de transculturação de Ortiz está presente na obra de Sarduy, inclusive, que mais do que estar presente, é o que lhe confere vigor e sentido. Se é possível estabelecer, para cada livro, seu contralivro - posição que revalida um cânone e que, em sua destruição, também o confirma - interessa-me apresentar o poema de Virgilio Piñera como o contralivro de Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar. Por último, dedico-me a fazer uma operação a contrapelo e pensar até que ponto a proposta teórica de Barroco ilumina uma leitura do texto de Ortiz.

Palavras-chave
ensaio; barroco; transculturação; América Latina; Cuba

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