Acessibilidade / Reportar erro

Aparatos residuales: Cosmococas y Navilouca

Trash Devices: Cosmococas and Navilouca

Resumo

O presente trabalho pretende refletir sobre os modos de relacionamento que uma certa área da arte experimental brasileira da década de 1970 propôs em relação à cultura de massas. A hipótese central do texto é que a relação de reinscrição da arte com a cultura de massas funciona como uma maneira pela qual a arte exerce seu antagonismo em com a sociedade, antagonismo baseado na alteridade e na ressignificação da exclusão que o Estado promove através da censura. Para sustentar essa hipótese, o trabalho analisa as Cosmococas de Hélio Oiticica e Neville D´Almeida e a revista Navilouca, com base na relação com o lixo que cada trabalho propõe. A partir da distinção entre esses dois modos possíveis de relação com o lixo, é apresentado o conceito de aparato lixeiro, definido como uma modalidade de vínculo através do qual a arte experimental produziu a incorporação dos restos e detritos da cultura de massas.

Palavras-chave
Arte experimental brasileira; Cultura de massas; Lixo; Cosmococas; Navilouca

Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com