Acessibilidade / Reportar erro

Sarduy na geena. As Patatautologías1 1 Texto da conferência de encerramento do IV Colóquio Literatura e Margem: Severo Sarduy, proferida no dia 28 de outubro de 2016, na Sede da Reitoria da Universidad Nacional De Tres De Febrero (UNTREF), Buenos Aires-Argentina, um evento auspiciado pelo Programa de Estudos Latino-americanos Contemporâneos e Comparados da dita instituição. Tradução ao português do próprio autor.

Sarduy on hell. Patatautologies

Resumo

Severo Sarduy escreveu uma resenha, “Sobre o inferno”, em 1956. É um resumo de O inferno de Michel Carrouges. Carrouges tinha já escrito uma obra sobre as máquinas celibatárias de Duchamp, destacando a estranha similaridade entre O Grande Vidro e as máquinas punitivas de Kafka. Muito depois, Deleuze e Guattari argumentariam que o sujeito (que é um resíduo da fusão de máquinas desejantes e celibatárias) não é senão um produto das máquinas celibatárias que geram qualidades puramente intensivas.

Palavras-chave
máquinas celibatárias; inferno; modernidade

Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com