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La presencia de la abuela en la poética del narrador proustiano: de Les soixante-quinze feuillets a “Combray”

The presence of the grandmother in the aesthetics of the Proustian narrator: from Les soixante-quinze feuillets to “Combray”

Resumo

O contraste entre a primeira unidade narrativa dos Soixante-quinze feuillets, recentemente publicados, “Une soirée à la campagne” e “Combray”, o primeiro capítulo de No caminho de Swann, permite-nos tirar novas conclusões sobre a forma como Marcel Proust construiu a sua obra. Nesse sentido, o caráter da avó, protagonista nos fragmentos selecionados de ambas as versões, constitui um ponto central de referência para o narrador. Esta análise centrar-se-á em certos aspectos da personalidade da avó que têm repercussões na construção da perspectiva infantil e da ideia de arte do narrador: a sua forma de compreender a natureza e a sua relação com o caminhar e a desordem, o seu conceito de distinção social e a projeção destes nos postulados estéticos presentes na obra final.

Palavras-chave:
avó; natureza; arte; manuscritos

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