Editorial

Editorial

Em 2001, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento do escritor André Malraux, organizou-se, na Mediateca da Maison de France do Rio de Janeiro, uma mesa-redonda intitulada "A estética na tormenta: Ramuz e Malraux, estéticas cruzadas", na qual foram debatidos diversos aspectos da obra de Charles-Ferdinand Ramuz. Dali nasceu a idéia de dedicar um número especial da revista Alea ao escritor suíço, tão desconhecido entre nós. Com ensaios sobretudo dos professores e escritores suíços presentes ao debate, além de outros, entre os quais Jean Starobinski, formou-se um representativo dossiê, ao qual houvemos por bem acrescentar fragmentos de textos do escritor e uma apresentação, feita por nosso colega Pierre Guisan.

Esperamos que a essa iniciativa possam seguir-se outras, no sentido de apresentar ao público brasileiro escritores importantes no âmbito das literaturas neolatinas, mas ainda pouco divulgados tanto pela indústria editorial quanto pelo meio acadêmico.

Os Editores

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jul 2005
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com