Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 5, Issue: 1, Published: 2003
  • Editorial

  • Um sultão no reino das coisas

    Helena, Lucia

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho estuda as imagens dialéticas - história, tempo, alegoria e melancolia - concebidas por Walter Benjamin. Propõe-se que elas são formas de repensar a história como cesura e interrupção, e não mais como uma evolução linear e positivista do tempo. O artigo, do mesmo modo, focaliza as inter-relações entre elas, concebendo-as como categorias fundamentais para uma nova abordagem filosófica dos elos entre arte e sociedade.

    Abstract in French:

    Ce travail étude les images dialectiques - histoire, temps, allégorie et mélancolie - conçues par Walter Benjamin. On les comprends comme un moyen de réfléchir sur le phénomene historique observé comme césure et interruption et, non plus, comme l' evolution positiviste et linéaire du temps. L'article considère, aussi, les relations entre ces images vues comme catégories fonda mentales d'une nouvelle conception philosophique des traits d'union entre l' art et societé.

    Abstract in English:

    This work studies the dialectical images - history, time, allegory and melancholy, weaved by Walter Benjamin. We propose that they are a way of rethinking history as interruption and fragmentation, and not anymore under a linear and positivist perception of the evolution of time. The article also takes into consideration their inter-relationships, which allows us to focus on them as fundamental categories to provide a new philosophical approach of the links between art and society.
  • Arte, dor e Kátharsis ou variações sobre a arte de pintar o grito

    Seligmann-Silva, Márcio

    Abstract in Portuguese:

    O autor analisa a relação entre a arte e a representação da dor partindo de uma tese central: a arte desde o romantismo tendeu cada vez mais para a apresentação do "real" enquanto aquilo que escapa ao simbólico. A arte vincula-se cada vez mais a uma apresentação (e não mais à representação) do momento violento constitutivo do ser humano. Na contemporaneidade, o autor detecta três modalidades dessa arte de apresentar a dor: a que parte de uma abordagem ética da memória (como em Anselm Kiefer e Claude Lanzmann), a que radicaliza o olhar estético inaugurado no século XVIII (como em Francis Bacon) e a que leva às últimas conseqüências a noção de arte abjeta (como em Andres Serrano). O autor destaca ainda a importância dos conceitos de sublime e de escritura (indexical) do corpo para se compreender essa nova modalidade da arte da dor, bem como a sua relação estrutural com a fotografia.

    Abstract in French:

    L'auteur analyse le rapport entre l'art et la représentation de la douleur à partir d'une thèse centrale: depuis le romantisme l'art tend de plus en plus vers la présentation du « réel » comme quelque chose qui échappe au symbolique. L'art se lie toujours plus à une présentation (et non à la représentation) des moments violents qui constituent l'être humain. L'auteur détecte trois modalités dont l'art se sert pour présenter la douleur dans le monde contemporain : celle qui part d'une approche éthique de la mémoire (comme chez Anselm Kiefer et Claude Lanzmann), celle qui radicalise le regard esthétique inauguré au XVIIIe. siècle (comme chez Francis Bacon) et celle qui porte la notion de l'art abjecte à ses dernières conséquences (comme chez Andres Serrano). L'auteur met encore en relief l'importance des concepts de sublime et d'écriture (indexée) du corps pour que l'on puisse comprendre cette nouvelle modalité de l'art de la douleur aussi bien que son rapport structural à la photographie.

    Abstract in English:

    The present paper analyses the existing relations between art and representation of pain, taking as central thesis the idea that, since romanticism, art has increasingly tended to a presentation of the "real", understood as that what escapes our power to symbolise. Art bonds itself more and more to presentation (instead of representation) of the constitutive violent moment of human being. Throughout the article, the author describes three modalities of the art of presenting pain in contemporary culture: one that draws from an ethic approach of memory (as in Anselm Kiefer and Claude Lanzmann), one that radicalises the aesthetic gaze inaugurated in the Eighteenth century (as Francis Bacon), and one that takes abject art to its ultimate consequences (as does Andres Serrano). The author also point out the importance of concepts such as the sublime and (indexal) body writing to understand this new modality of the art of pain, as well as its structural relation to photography.
  • As artes em nó

    Durão, Fabio

    Abstract in Portuguese:

    Baseando-se no ensaio "A arte e as artes" de T.W. Adorno, o presente ensaio tenta explorar as implicações da hipótese de um enodamento das artes [Verfransung], segundo o qual os diversos gêneros artísticos se recusam a ocupar o lugar a eles reservado nos edifícios teóricos da estética tradicional e começam a se aproximar uns dos outros. Uma música espacializada, uma pintura temporalizada, uma literatura serializada e uma partitura literarizada fazem visível o que seria um denominador comum a todas elas: sua natureza lingüística. Neste movimento de unificação é possível encontrar elementos que conduzam a um frutífero diálogo entre a filosofia social da arte em Adorno e os discursos pós-modernos. Por um lado, cria-se um novo espaço artístico, que merece ser chamado de pós-moderno; por outro, o enodamento das artes permite que se critique o que há de ideológico no ecletismo, não enodado, das teorias do pós-moderno.

    Abstract in French:

    Cet article, basé sur l'essai "L'art et les arts" de T.W. Adorno, cherche à exploiter les implications de l'hypothèse de l'entrelacement des arts [Verfransung], selon laquelle les divers genres artistiques se refusent à occuper la place qu'on leur a assignée dans l'édifice théorique de l'esthétique traditionnelle et commencent à se rapprocher les uns des autres. Ume musique spatialisée, une peinture temporalisée, une littérature sérielle et une partition littéralisée rendent visible ce qui serait un commun dénominateur à ces manifestations artistiques variées. Il est possible de trouver, dans ce mouvement d'unification, des éléments qui mènent à un dialogue fructueux entre la philosophie sociale de l'art chez Adorno et les discours postmodernes. D'un côté, on crée un nouvel espace artistique, qui mérite d'être appelé postmoderne; de l'autre, l'entrelacement des arts permet de critiquer ce qu'il y a d'idéologique dans l'éclectisme, non entrelacé, des théories postmodernes.

    Abstract in English:

    Drawing on T.W. Adorno's essay "Art and the arts" ["Die Kunst und die Künste"], this paper tries to explore the implications of the hypothesis of an aesthetic in-fringe-ment [Verfransung] whereby the different artistic genres refuse to occupy the place assigned to them by traditional aesthetic theories and start to draw close to each other. A pictorial, spatialized music, a temporalized painting, a serialized literature and a literalized musical score make visible a common denominator to them all, namely, their linguistic character. In this movement towards unification it is possible to find the elements for a fruitful dialogue between Adorno's social philosophy of art and contemporary discourses on the postmodern. On the one hand, a new artistic space is created, one that deserves to be called postmodern; on the other, the infringement of the arts allows for a criticism of ideologically eclectic, non-infringed, postmodern theories.
  • Theodor Adorno e a poesia em tempos sombrios

    Ginzburg, Jaime

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo propõe uma reflexão sobre idéias de Theodor W. Adorno, procurando abordar relações entre a sua concepção de poesia lírica, sua valorização da História e sua crítica da experiência política de seu tempo.

    Abstract in Spanish:

    Esta investigación presenta una reflexión acerca de las ideas de Theodor W. Adorno, procurando considerar las relaciones entre su concepción de poesía, su interés por la historia, y su critica de la experiencia política de su tempo.

    Abstract in English:

    This study brings a reflection about Theodor W. Adorno's ideas, trying to examine connections between his conception of poetry, his evaluation of History, and his political criticism.
  • Violência, gênero e poder na literatura de Assia Djebar e Leïla Sebbar

    Soares, Vera Lucia

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo estuda as representações da relação entre violência, gênero e poder na escrita literária de Assia Djebar e Leïla Sebbar, que desconstroem a imagem de fanatismo e barbárie que o Ocidente faz do Oriente árabe-muçulmano.

    Abstract in French:

    Cet article fait une étude des représentations de la relation entre violence, genre et pouvoir dans l'écriture d'Assia Djebar et de Leïla Sebbar déconstruisant l'image de fanatisme et de barbarie que l'Occident se fait de l'Orient arabe-musulman.

    Abstract in English:

    This paper deals with the representations of the relationship between violence, gender and power in Assia Djebar's and Leïla Sebbar' s literary discourse which deconstruct the image of fanaticism and barbarity that the West makes of the Arabian-Moslem East.
  • Violência: objeto de troca

    Walty, Ivete Lara Camargos

    Abstract in Portuguese:

    Estudo da violência em relatos da população de rua de Belo Horizonte, vistos como espaço de reflexão e refração das normas sociais. A violência dos excluídos é aí vista como uma forma de linguagem agonística, de um segmento social que busca visibilidade e audição. Nesse sentido, a troca e a reciprocidade existem: os excluídos pagam com a mesma moeda que recebem.

    Abstract in French:

    Il s'agit d'une étude sur la violence d'après les récits des gens vivant dans les rues de Belo Horizonte. Ces récits sont vus comme un espace de réflexion et de réfraction des normes sociales. La violence de ces exclus représente dans ce cas une forme de langage agonistique d'un segment social qui cherche à être vu et écouté. En ce sens, l'échange et la réciprocité existent: les exclus rendent injure pour injure.

    Abstract in English:

    This study of violence was accomplished through an analysis of oral reports, which were made by homeless street people in Belo Horizonte, Brazil. Those reports were viewed in this study as a space of reflection and refraction of social norms. Violence of the excluded is seen then as a form of agonizing speech of a social segment that searches for visibility and hearing. From this perspective, a process of exchange and reciprocity really occurs insofar as the excluded pay back according to the same exchange rate that is used with what is given to them.
  • Acontece?

    Penna, João Camillo

    Abstract in Portuguese:

    Neste ensaio, o autor utiliza uma discussão sobre a dissertação de mestrado de Eduardo Guerreiro sobre a obra poética de Armando Freitas Filho (UFRJ, 2002) como maneira de recolocar o problema da relação possível entre crítica literária e filosofia crítica. Para isso, retorna à tradição do sublime, a partir sobretudo de sua retomada pela filosofia francesa dos anos 1980, em Jean-François Lyotard e Philippe Lacoue-Labarthe. A resposta ao problema da articulação da crítica provocará uma tradução do evento sublime em termos da psicanálise lacaniana, através da noção de real traumático, e uma leitura dos poemas de Armando Freitas Filho dedicados ao suicídio de Ana Cristina César.

    Abstract in French:

    Dans cet essai, l'auteur utilise une discussion sur la mémoire de maîtrise d'Eduardo Guerreiro sur l'oeuvre poétique d'Armando Freitas Filho (UFRJ, 2002), comme manière de reposer le problème du rapport possible entre critique littéraire et philosophie critique. Pour cela, il revient à la tradition du sublime, surtout à travers son retour dans la philosophie française des années quatre-vingts, autour de Jean-François Lyotard et Philippe Lacoue-Labarthe. La réponse au problème de l'articulation de la critique suscitera la traduction de l'événement sublime dans les termes de la psychanalyse lacanienne, par la notion de réel traumatique, et la lecture des poèmes d'Armando Freitas Filho dédiés au suicide d'Ana Cristina César.

    Abstract in English:

    In this essay, the author makes use of the discussion about Eduardo Guerreiro's master's dissertation on Armando Freitas Filho's poetic work (UFRJ, 2002), in order to rephrase the problem of the possible relation between literary criticism and critical philosophy. For this purpose, he returns to the tradition of the sublime, mostly through its reconsideration by French philosophy in the eighties, around Jean-François Lyotard and Philippe Lacoue-Labarthe. The answer to the problem of the articulation of critique will motivate the translation of the sublime event in terms of Lacanian psychoanalysis, through the notion of traumatic real, and the reading of Armando Freitas Filho's poems dedicated to Ana Cristina César's suicide.
  • A imanência estética Tradução

    Didi-Huberman, Georges
  • Eucanaã Ferraz. Desassombro Resenhas

    Bosco, Francisco
  • Vera Lucia Teixeira Kauss. "Uma leitura da construção da identidade latino-americana: rios profundos que transbordam nos textos literários" Resenhas

    Guberman, Mariluci
  • O que acontece Resenhas

    Moraes, Marcelo Jacques de
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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