Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 6, Issue: 1, Published: 2004
  • Editorial

  • De Italo Calvino a Ricardo Piglia, do centro para a margem: o deslocamento como proposta para a literatura deste milênio

    Gomes, Renato Cordeiro

    Abstract in Portuguese:

    O escritor italiano Italo Calvino deixou como testamento literário seis propostas que caracterizariam a literatura do "próximo milênio", mas não teve tempo de redigir a sexta dessas propostas, justamente a "consistência". O escritor argentino Ricardo Piglia, na conferência "Três propostas para o próximo milênio (e cinco dificuldades)", proferida na Casa de las Américas, Cuba, em 2000, propõe, então, escrevê-la, não a consistência, mas o "deslocamento, a distância", para equacionar o problema do futuro da literatura e sua função na sociedade, vista, entretanto, a partir da margem, das bordas das tradições centrais da América Hispânica.

    Abstract in Spanish:

    El escritor italiano Italo Calvino ha dejado como testigo literario seis propuestas para caracterizar la literatura del "próximo milenio", pero no tuvo tiempo de escribir la sexta, justo la que llevaria el nombre de "consistencia". El escritor argentino Ricardo Piglia en su conferencia "Tres propuestas para el próximo milenio (y cinco dificultades)", hecha en la Casa de Las Américas, Cuba, año 2000, intenta escribirla - no como consistencia - sino como "desplazamiento, distancia", para equacionar el problema del futuro de la literatura y su función en la sociedad, pero desde el margen, desde el borde de las tradiciones centrales de Hispano-América.

    Abstract in English:

    The Italan writer Italo Calvino has left as his literary legacy the six proposals that would characterize the literature of the "next millenium", but he had no time to write "consistency", the sixth of these proposals. The Argentinian writer Ricardo Piglia at the "Three proposals for the next millenium (and five difficulties)", conference held at "Casa de las Américas", Cuba, in 2000, proposes, therefore, to write the proposals "dislocation" and "distance" in the place of consistency, aiming at solving the problem of literature's future and its role in society, which is seen, however, from the edge, from the border of Spanish America's central traditions.
  • Conhecimento e metáfora

    Bernardo, Gustavo

    Abstract in Portuguese:

    Investigação do poder ambivalente da metáfora como agente do conhecimento: ora se deve resistir às metáforas porque elas liquefazem o sentido, ora as metáforas se tornam armas contra a liquefação do sentido e, então, inauguram significados em meio aos sentidos reificados.

    Abstract in French:

    Investigation du double pouvoir de la métaphore en tant qu'agent de la connaissance: tantôt il faut résister aux métaphores parce que celles-ci liquéfient le sens, tantôt les métaphores deviennent des armes contre la liquéfaction du sens et, alors, elles inaugurent des signifiés parmi les sens réifiés.

    Abstract in English:

    Study of the ambivalent power of metaphor as agent of knowledge: either one must resist against metaphors because they dissolve meaning, or metaphors become weapons against the dissolution of meaning and generate meanings amidst reified ones.
  • Roland Barthes, entre o clássico e a vanguarda

    Bosco, Francisco

    Abstract in Portuguese:

    O presente ensaio investiga as estratégias de escrita de Roland Barthes, suas relações com modalidades históricas da textualidade (como a modalidade "clássica" e aquela de vanguarda), e suas implicações relativamente ao ato da leitura. Nosso propósito é demonstrar que a escrita barthesiana está sempre se movendo no intervalo sutil entre o texto de vanguarda (que retarda a fluência da leitura, impondo sobre ela seu próprio e apropriado ritmo) e o texto "clássico" (que mantém um compromisso com uma prática confortável da leitura).

    Abstract in French:

    Cet essai examine les stratégies d'écriture de Roland Barthes, ses rapports avec les modalités historiques de la textualité (comme la modalité classique et celle d'avant-garde) aussi bien que ses implications concernant l'acte de lecture. Notre propos est celui de démontrer que l'écriture barthesienne se déplace toujours dans cet intervalle subtil entre le texte d'avant-garde (qui retarde la fluidité de la lecture, lui imposant son rythme propre et approprié) et le texte "classique" (fidèle au pacte d'une pratique confortable de la lecture).

    Abstract in English:

    This paper concerns Roland Barthes' strategies of writing, its relations to historical modalities of textuality (such as the "classical" and the avant garde ones), and its implications towards the act of reading. Our aim is to demonstrate that Barthes' writing always moves itself in the subtle interval between the avant garde text (which hinders the fluency of reading, imposing its own appropriate velocity) and the "classical" text (which is committed to a confortable practice of reading).
  • Notas sobre a recepção e presença do surrealismo no Brasil nos anos 1920-1950

    Ponge, Robert

    Abstract in Portuguese:

    Após brevemente situar o surgimento do surrealismo nos anos 1919-1924 e apontar alguns elementos dos processos de transferências culturais entre a Europa e as Américas, bem como alguns aspectos da recepção do surrealismo na América Latina, o artigo se debruça sobre a chegada do surrealismo no Brasil, na segunda metade dos anos 1920 e sua expressão na revista Estética e na Antropofagia. A seguir, procura localizar a presença do surrealismo no Brasil dos anos 1930 e 1940, relacionando-a com a conjuntura cultural vigente no período Vargas. Enfim, destaca, nos anos 1950 e 1960, a segunda presença de Benjamin Péret no Brasil, a exposição Maria Martins no MAM-RJ, a atuação de Sérgio Lima e o início do Grupo Surrealista de São Paulo-Rio de Janeiro.

    Abstract in French:

    Après une brève description de l'apparition du surréalisme dans les années 1919-1924, suivie de quelques considérations sur les processus de transferts culturels entre l'Europe et les Amériques, et sur la réception du surréalisme en Amérique latine, l'auteur de cet article se penche sur l'arrivée du surréalisme au Brésil, dans la seconde moitié des années 1920, sur son expression dans la revue Estética, ainsi que dans le mouvement culturel de l'Anthropophagie. Il s'interroge ensuite sur la présence du surréalisme au Brésil dans les années 1930 et 1940, en la situant dans le contexte culturel de la période des gouvernements Var gas. Enfin, l'auteur évoque quelques aspects du surréalisme au Brésil dans les années 1950 et 1960, tels que le deuxième séjour de Benjamin Péret au Brésil, l'exposition Maria Martins au Musée d'Art Moderne de Rio de Janeiro, les activités de Sérgio Lima et les débuts du Groupe surréaliste de São Paulo-Rio de Janeiro.

    Abstract in English:

    After briefly situating the emergence of Surrealism in the years 1919-1924 and pointing out some elements of the cultural transference processes between Europe and the Americas, as well as some elements of the reception of Surrealism in Latin America, this paper explores the arrival of Surrealism in Brazil, after the mid-1920s, and its expression in the journal Estética and in the cultural movement of Anthropophagy. Next, it attempts to situate Surrealism in Brazil in the 1930s and 1940s, establishing its relation to the cultural context of the Getulio Vargas period. Finally, this work studies the 1950s and 1960s, high lighting the second stay of Benjamin Péret in Brazil, the Maria Martins exposition at the Museum of Modern Art of Rio de Janeiro (MAM-RJ), the activities of Sergio Lima and the beginning of the Surrealist Group of São Paulo-Rio de Janeiro.
  • A História na visão de Alexandre Dumas

    Mendes, Maria Lúcia Dias

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo trata do interesse do Romantismo pela História durante o Romantismo francês. Procura delinear qual a ligação entre Alexandre Dumas e a concepção de História e de historiografia de seu tempo. Para isso, aborda Jules Michelet, um dos principais historiadores do período, por quem Dumas tinha grande admiração. Outra referência para o autor é Walter Scott, escritor escocês que desenvolve uma nova maneira de trabalhar a História na ficção e cujas inovações e técnicas foram devidamente analisadas, questionadas e superadas por Dumas. Por meio dessas referências, foi possível analisar alguns dos procedimentos utilizados por Alexandre Dumas em seus romances-folhetim, cujos enredos provêm da História da França.

    Abstract in French:

    Cet article commente l'intérêt du Romantisme par l'Histoire. Nous avons essayé de montrer quels sont les rapports d'Alexandre Dumas avec l'Histoire et la conception de l'Histoire et de l'historiographie de son temps (representée par Jules Michelet, très admiré par Dumas). Une autre référence pour l'auteur a été Walter Scott, un écrivain écossais qui a créé une nouvelle façon de travailler l'Histoire dans ses romans historiques. Nous avons discuté les inovations et techniques critiquées et dépassées par Dumas. À partir de cela, on a analysé les procédés utilisés par Dumas dans la composition de ses feuilletons, dont les sujets étaient fondés sur des événements de l'Histoire de France.

    Abstract in English:

    This article analyses the interest of French Romanticism in History. It shows the links between Alexander Dumas and his conception of History and historiography. In order to do that, the article studies Jules Michelet - an outstanding historian, greatly admired by Dumas. Walter Scott is another of Dumas' references from the same period. The Scotch author develops a new methodology for portraying History through fiction, that is analyzed and surpassed by Dumas. From this theoretical basis it was possible to analyze some of the techniques adopted by Dumas in his romantic feuilletons, whose plots are inspired by French History.
  • José de Alencar: um historiador à sua maneira

    Peloggio, Marcelo

    Abstract in Portuguese:

    O presente ensaio tem por objetivo articular uma ligação entre fato e ficção, analisando os elementos do romance histórico As minas de prata, de José de Alencar. Também busca, a partir daí, indicar a presença no âmbito local de fatores universais, sugerindo que a representação das coisas nacionais ultrapassa, e muito, sua compreensão primeira.

    Abstract in French:

    L'essai a comme but articuler une possible liason entre fait et fiction, analysant les éléments du roman historique As minas de prata, de José de Alencar. L'essai cherche aussi à indiquer la présence de traits universels à partir de caractères locaux, tout en envisageant la représentation des choses nationales qui vont au-delà d'une compréhension initiale.

    Abstract in English:

    This essay aims at articulating a connection between fact and fiction, analyzing the elements of the historical novel As minas de prata, by José de Alencar. Furthermore, this essay also intends to indicate the presence of universal factors in the local realm, suggesting that the representation of national things surpasses a first understanding a great deal.
  • Fato e ficção em Crônicas de fim do milênio, de Antonio Callado

    Kaimoti, Ana Paula Macedo Cartapatti

    Abstract in Portuguese:

    Ao examinar os textos de Antonio Callado publicados na Folha de S. Paulo e reunidos no livro Crônicas de fim do milênio (1997), buscamos investigar de que maneira Callado lança mão de textos literários diversos para constituir seu ponto de vista nos comentários que faz sobre os dados do jornalismo e da história. Mais que uma ilustração do conteúdo das crônicas, essas obras apresentam-se como organizadoras de sua argumentação, revelando-se como um dispositivo de descoberta do mundo, por meio do qual o autor revê a história do Brasil. Nesse contexto, este trabalho aborda a trajetória da crônica brasileira e a obra geral de Antonio Callado, as quais apresentam um ponto fundamental de convergência com as crônicas do autor: a vinculação entre o texto literário, os fatos jornalísticos e os dados históricos, aspecto que se constitui como um dos eixos centrais de nosso estudo.

    Abstract in Spanish:

    Analizando los textos de Antonio Callado, publicados en el periódico Folha de S. Paulo, y reunidos en el libro Crónicas del Fin del Milenio (1997), buscamos saber como Callado desarrolla textos literarios diversos para constituir su punto de vista en los comentarios que hace sobre los datos del periodismo y de la Historia. Mas que una ilustración del contenido de crónicas esas obras se presentan como organizadoras de su argumentación, se rebelando como un dispositivo de descubierta del mundo, por cual el autor revé la Historia de Brasil. En estecontexto, este trabajo aborda el camino de la crónica brasileña y la obra general de Antonio Callado las cuales presentan un punto fundamental de convergencia con las crónicas del autor: el vinculo entre el texto literario, los factos periodísticos, aspecto que se constituye como uno de los puntos centrales de nuestro estudio.

    Abstract in English:

    Antonio Callado is known as an author who aimed at reflecting on recent Brazilian history in his writings. Our purpose is to analyze how several references to literary texts are incorporated in the weekly commentaries about journalistic facts and history, which were first published in the newspaper Folha de S. Paulo and later in the book Crônicas de fim do milênio (1997). First, we did not treat such references as mere illustrations of the content in these texts. Furthermore, as an important part of the whole text, these references to literary works became a way to enlighten and review Brazilian history. Through the link between Callado's chronicles, his novels and the history of the Brazilian chronicle, it's possible to make connections between literature, history and journalism: a central axis of our analysis and the reason why Callado's other literary texts as well as the chronicles are included in our study.
  • Memorial do convento: "falar das mãos, falar das obras"

    Maia, João Roberto

    Abstract in Portuguese:

    Memorial do convento inscreve a via literária na importante tradição reflexiva sobre o desmerecimento do trabalho, problema posto em plano histórico de longo curso no Brasil e em Portugal. Nesse romance de José Saramago, paralelamente à história da construção do convento de Mafra, narra-se a história de uma outra construção, a da passarola. Se a edificação do Convento traz a marca do trabalho como suplício, a da passarola constitui a afirmação da capacidade criativa dos que a constroem, com base em uma verdadeira complementaridade de esforços. Porém não há no Memorial oposição simplista entre uma dimensão positiva e outra negativa do trabalho, pois entre os principais intentos do narrador, que diz respeito tanto ao modo como caracteriza os esforços para erguer a passarola quanto às descrições das obras do convento, figura o de retirar o respaldo à divisão estrita entre a faina braçal e a dimensão intelectiva de certas tarefas.

    Abstract in French:

    Memorial do convento inscrit la voie littéraire dans l'importante tradition réflexive sur la dévaluation du travail, problème mis en plan historique à longue échéance au Brésil et au Portugal. Dans ce roman de José Saramago, parallèlement à l'histoire de la construction du Couvent de Mafra, on raconte l'histoire d'une autre construction, celle da la passarola. Si l'édification du Couvent porte l'empreinte du travail comme supplice, celle de la passarola forme l'essence de l'affirmation de la capacité créative de ceux qui la construisent, à la base d'une vraie complémentarité des efforts. Dans Memorial, toutefois, il n'y a pas d'opposition simpliste entre une dimension positive et une dimension négative du travail, car entre les principaux desseins du narrateur - concernant aussi bien la façon dont il caractérise les efforts pour bâtir la passarola que les descriptions des oeuvres du Couvent - apparaît celui d'ôter l'appui à la stricte division entre le travail fait à force de bras et la dimension intelectuelle de certaines tâches.

    Abstract in English:

    Memorial do convento inscribes the literary path in the important reflexive tradition about work devaluation, a problem posed in a long-term historical panorama in Brazil and Portugal. In this novel by José Saramago, in parallel to the story of the Mafra Convent construction, another storyis narrated, that of the passarola's construction. If the Convent edification bears the mark of work as torture, the passarola affirms the creative ability for those who build it, based on a true complementarity of efforts. However, there is not in the Memorial a simplistic opposition between a positive and a negative dimension of work, because among the major intents of the narrator - regarding both the efforts to raise the passarola and the description of the construction of the Convent - is to diminish the strict distinction between manual work and the intellective dimension of certain tasks.
  • As rendeiras e a cerzideira ou a metafísica do instante

    Cherem, Lúcia Peixoto

    Abstract in Portuguese:

    Neste trabalho procuramos comparar duas obras literárias que apresentam estruturas narrativas muito semelhantes: A hora da estrela, de Clarice Lispector e La dentellière, de Pascal Laîné. A aproximação dos dois romances se torna mais interessante se lembrarmos que foi a própria Clarice quem traduziu o texto francês. O fato não desmerece de maneira alguma o trabalho da escritora brasileira. Ao contrário, sua personagem Macabéa e a construção da narrativa surpreendem como sempre. Além disso, podemos ver como as personagens femininas das duas narrativas se colocam no mundo, tentando, cada uma a seu modo, uma certa transcendência, que chamamos aqui de metafísica do instante.

    Abstract in French:

    Dans ce travail nous essayons de comparer deux oeuvres littéraires qui présentent des structures narratives semblables. Le rapprochement de ces deux romans devient plus intéressant si l'on se souvient que Clarice Lispector est la traductrice du texte français. Ce fait ne diminue pas du tout le travail de l'auteur brésilienne. Au contraire, son personnage Macabéa et la construction du récit surprennent comme d'habitude. En outre, nous pouvons voir comment les personnages féminins des deux récits se placent dans le monde, tout en essayant, chacun à sa manière, d'atteindre une certaine transcendance que l'on appelle ici métaphysique de l'instant.

    Abstract in English:

    This article aims at comparing two literary works which present very similar narrative structures: A hora da estrela, by Clarice Lispector, and La dentellière, by Pascal Laîné. The comparison of both novels becomes even more interesting if we keep in mind that Clarice herself translated the French text. This fact does not diminish in any way the work of the Brazilian writer. On the contrary, the character Macabéa and the construction of the narrative are as surprising as usual. Furthermore, we may notice how the feminine characters of both narratives feel about their roles in this world, each one trying in her own way to reach a certain transcendence, which is referred to in this text as a metaphysics of the instant.
  • Uma corda sobre o abismo: diálogo entre Lima Barreto e Nietzsche

    Figueiredo, Carmem Lúcia Negreiros de

    Abstract in Portuguese:

    A partir da coleção de 'retalhos' do escritor Lima Barreto (1881-1922), composta de recortes de jornais, revistas e livros, discute-se a especificidade desse tipo de memória e seus possíveis roteiros de leitura, associando os temas dos fragmentos à obra ficcional. Neste artigo, analisamos as pistas construídas pelo autor sobre o diálogo tenso com as obras de Nietzsche, especialmente na reflexão acerca das noções de humanidade.

    Abstract in French:

    Dans la collection de fragments de Lima Barreto (1881-1922), composée d'extraits de journaux, de magazines et de livres, il y a une sorte de mémoire qui permet de les associer à la fiction de l'auteur. Cet article réfléchit aussi sur la tension entre les fragments de Lima Barreto et ses liaisons avec la philosophie de Nietzsche - surtout en ce qui concerne sa réflexion sur la notion d'humanité.

    Abstract in English:

    Through an analysis of different documents (newspapers, magazines and books) written by Lima Barreto (1881-1922), we discuss the specificity of this type of material, and possible guidelines for reading and linking the theme of fragments with fictional works. In this article, we analyse the signs left by the author, regarding the tense dialogue with Nietzsche's works, especially those containing a reflection about the notion of humanity.
  • Lúcia Peixoto Cherem. Um olhar estrangeiro sobre a obra de Clarice Lispector. Leitura e recepção da autora na França e no Canadá (Quebec) Resenhas

    Figueiredo, Eurídice
  • Claudia Maria Pereira de Almeida. O túmulo aberto: Nancy Huston relendo Romain Resenhas

    Hanciau, Nubia Jacques
  • Patrícia Alves Corrêa da Silva. O discurso estético de André Malraux em L'intemporel Resenhas

    Pinheiro, Maria Elizabeth de Sá Cunha
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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