Acessibilidade / Reportar erro
Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2019
  • Palavras dos Editores Editorial

    González, Elena Palmero; Mello, Ana Maria Lisboa de; Silva, Edson Rosa da; Moraes, Marcelo Jacques de; Durão, Fabio Akcelrud
  • O quarto de Ceci: paisagem, natureza-morta e desejo em O guarani, de José de Alencar Artigos

    Peres, Marcos Flamínio

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo explora duas linhas contrastivas e complementares de representação da natureza em O guarani (1857), de José de Alencar, que são a paisagem e a natureza-morta, em especial esta última. Gênero que atinge seu clímax no século 17 nos Países Baixos, a natureza-morta passa ao primeiro plano da pintura ao valorizar características como a domesticidade, o apego ao detalhe e, sobretudo, a repressão do desejo, conforme apontam os estudos de Svetlana Alpers, Meyer Schapiro e Jacqueline Labbe. Do ponto de vista formal, o objeto representado necessita ser retirado de seu contexto original e inserido em uma nova teia de relações. Ora, todos esses aspectos estão presentes na descrição do quarto de Ceci no capítulo inicial, onde a atenção às “coisas mínimas” e às “miniaturas”, para retomarmos os termos de Araripe Jr., imprime tamanha força ao desejo que ele se irradia para todo o romance e se torna elemento central para movimentar sua engrenagem narrativa.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article explore deux lignes de repré-sentation contrastives et complémentaires de la nature dans O guarani (1857), de José de Alencar: le paysage et la nature morte, en particulier cette dernière. La nature morte est un genre qui atteint son apogée au XVIIe siècle aux Pays-Bas, quando elle valorise des caractéristiques telles que la domesticité, l'attachement au détail et, surtout, la répression du désir, comme l’ont souligné Svetlana Alpers, Meyer Schapiro et Jacqueline Labbe. Du point de vue formel, l'objet représenté doit être retiré de son contexte d'origine et inséré dans un nouveau réseau de relations. Tous ces aspects sont présents dans la description de la chambre de Ceci dans le chapitre d'ouverture, où l'attention aux "choses minimales" et aux "miniatures" (Araripe Jr.), donne une telle force au désir qu´il rayonne dans le roman tout entier et devient élément central pour mouvementer son engrenage narratif.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores two contrastive and complementary lines of representation of nature in José de Alencar's novel, O guarani (1857), namely landscape and still life. A genre that reached its climax in the 17th Century in The Netherlands, still life comes to the forefront of painting by valuing characteristics such as domesticity, attachment to detail and, above all, repression of desire, as pointed out by Svetlana Alpers, Meyer Schapiro and Jacqueline Labbe. From a formal point of view, the represented object needs to be removed from its original context and inserted into a new web of relations. All these aspects are present in the description of Ceci's room in the opening chapter, where attention to the “minimal things” and “miniatures” (Araripe Jr.), gives such a force to desire that it permeates the whole novel and becomes a central element to move its narrative gear.
  • Como se dizer autor na cena literária: a cenografia autoral de José de Alencar na polêmica em torno das Cartas sobre a Confederação dos Tamoios Artigos

    Frattini, Paula Caldas

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo procura, em novo gesto crítico fundamentado na teoria das cenografias autorais desenvolvida por José-Luis Diaz, investigar na polêmica sobre as Cartas sobre A Confederação dos Tamoios - uns dos momentos definitivos para a dinamização do campo literário brasileiro - as implicações no plano das autorrepresentações autorais, a função exercida pela circulação de imaginários sociais e o papel do romantismo francês na composição da cenografia autoral de José de Alencar delineada a partir da polêmica.

    Resumo em Francês:

    Résumé Partant d’un nouveau geste critique fondé sur la théorie des scénographies auctoriales de José-Luis Diaz, le présent article examine la polémique qui entoure les Cartas sobre A Confederação dos Tamoios, un des moments charnières de la dynamisation du champ littéraire brésilien. Il met en évidence les implications sur le plan des autoreprésentations auctoriales, la fonction exercée par la circulation des imaginaires sociales et le rôle du romantisme français dans la composition de la scénographie auctoriale de José de Alencar produite à partir de la polémique.

    Resumo em Inglês:

    Abstract With a new critical gaze based on the theory of auctorial scenographies developed by José-Luis Diaz, this article seeks to investigate the polemic about the Cartas sobre a Confederação dos Tamoios - one of the definitive moments for the dynamization of the Brazilian literary field. The paper will analyze the implications for auctorial self-representations, the role played by the circulation of social imaginaries, and the role of French romanticism in the composition of José de Alencar’s auctorial scenography outlined in the controversy.
  • Ideias no lugar: Senhora, de José de Alencar Artigos

    Granja, Lúcia; Lima, Lilian Tigre

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo estabelece um debate com “As ideias fora do lugar”, de Roberto Schwarz, partindo da análise do romance Senhora, de José de Alencar. São discutidas algumas implicações e consequências teórico-críticas do método dialético aplicado à análise da literatura, buscando-se matizar a leitura de que o romance de José de Alencar não teria sido capaz de explorar, em âmbito formal, as potencialidades estruturantes do conteúdo social representado. Por um diálogo com a rigidez do olhar macrossociológico, e elegendo o mesmo método comparativo com as soluções encontradas por Machado de Assis em Helena (1876), Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1899), este artigo propõe que, em Senhora, as ideias não estão “fora do lugar”, mas ocupam o seu lugar, em uma estrutura socioeconômica em transição.

    Resumo em Francês:

    Resumé L’article établit un dialogue avec “As ideias fora do lugar” (“Les idées déplacées”) à partir de l’analyse du roman Senhora, de José de Alencar, il souligne les implications et conséquences théoriques et critiques de la méthode dialectique appliquée à l’analyse de la littérature pour atténuer le jugement qui pèse sur la lecture du roman de José de Alencar. De fait, l’auteur n’aurait pas pu travailler, dans un contexte formel, les potentialités structurantes du contenu social représenté. A partir de la rigidité du regard macrosociologique et de la méthode comparative de Schwarz (ou les solutions trouvées par Machado de Assis dans Helena, 1876, Mémoires posthumes de Brás Cubas, 1881 et Dom Camurro, 1899), cet article montre que dans le roman Senhora, les idées ne sont pas déplacées, mais occupent leur place dans une structure socio-économique de transition.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article establishes a debate with Roberto Schwarz’s concept of “misplaced ideas”, stemming from the analysis of the novel Senhora, by José de Alencar. Some implications and theoretical-critical consequences of the dialectical method applied to the analysis of literature are discussed, in order to clarify the reading that José de Alencar’s novel would not have been able to explore, in a formal context, the structuring potentialities of the represented social content. Through a dialogue with the rigidity of the macrosociological approach, and choosing the same comparative method with the solutions found by Machado de Assis in Helena (1876), Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) and Dom Casmurro (1899), this article proposes that, in Senhora, the ideas are not “misplaced,” but occupying their place in a socioeconomic structure in transition.
  • O homem (1887), de Aluísio Azevedo, como best-seller erótico Artigos

    Mendes, Leonardo; Camello, Cleyciara Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo Embora fosse respeitado nos círculos intelectuais desde o aparecimento de O mulato (1881), Aluísio Azevedo (1857-1913) só assinou contrato com a Livraria Garnier após a publicação de O homem (1887). Foi graças ao sucesso de vendas desse livro que o editor de Machado de Assis, um dos mais importantes da época, comprou os direitos de toda a ficção do autor e imprimiu a quarta edição da obra. O feito era resultado de uma forte campanha publicitária posta em curso por Aluísio Azevedo e sua rede de amigos da imprensa. Com foco nas vendas, eles apostaram no aspecto licencioso da obra para divulgá-la e alcançaram grande êxito. O Rio de Janeiro se viu escandalizado ao ler os devaneios eróticos da protagonista, descritos para tratar do tema da histeria feminina. Aluísio Azevedo sofreu ataques dos detratores da estética naturalista, que o acusaram de escrever “pornografia” disfarçada de ciência. Neste artigo, vamos contar a história de O homem como best-seller erótico do fim do século XIX.

    Resumo em Francês:

    Résumé Bien que respecté dans les milieux intellectuels depuis la parution de Le Mulâtre, roman brésilien (1881), Aluísio Azevedo (1857-1913) ne sera publié par la Librairie Garnier qu’après le lancement de L’Homme (1887). C’est grâce au succès de vente de ce dernier livre que l’éditeur de Machado de Assis, l’un des plus importants de l’époque, a acquis les droits de publication de toute l’œuvre fictionnelle d’Azevedo et publié la quatrième édition du roman. Le succès de L’Homme fut le résultat d’une forte campagne publicitaire mise en place dans la presse par Aluísio Azevedo et son entourage. Visant surtout les ventes du livre, ils ont parié, avec succès, sur ses éléments licencieux afin de le faire diffuser et y réussissent largement. La ville de Rio de Janeiro a été scandalisée par les rêveries érotiques de la protagoniste, décrites minutieusement sous prétexte d’aborder le sujet de l’hystérie féminine. Aluísio Azevedo subit l’attaque des détracteurs de l’esthétique naturaliste, qui l’accusaient d’avoir écrit de la « pornographie » sous le masque de la science. Dans cet article, nous proposons de raconter l’histoire de L’Homme en tant que best-seller érotique de la fin du XIXe siècle.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Despite gaining respect in intellectual circles since the appearance of The Mulatto (1881), Aluísio Azevedo (1857-1913) only signed a contract with Garnier Bookstore after the publication of The Man (1887). It was thanks to the success of this book that Machado de Assis’ publishers, one of the most important at the times, bought the copyright of the author’s whole works of fiction and printed its 4th edition. The feat was the result of a strong advertising campaign put in motion by Aluísio Azevedo and his network of friends in the press. Focusing on sales, they relied on the licentious aspect of the work to publicize it. Rio de Janeiro was shocked to read the protagonist’s erotic fantasies, described to address the issue of female hysteria. Aluísio Azevedo was attacked by naturalism detractors, who accused him of writing “pornography” disguised as science. In this article, we’ll tell the story of The Man as an erotic best-seller.
  • Vidas secas: trabalho, terra e migração num “livrinho sem paisagens” Artigos

    Maia, João Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo Leitura do romance Vidas secas de Graciliano Ramos, na qual se destacam questões relativas à paisagem da seca, à exploração do trabalho, à propriedade da terra e à migração.

    Resumo em Francês:

    Résumé Lecture du roman Vidas secas de Graciliano Ramos, qui met en lumière les problèmes liés au paysage de la sécheresse, à l’exploitation des travailleurs, à la propriété foncière et à la migration.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Reading of the novel Vidas secas by Graciliano Ramos, which highlights issues related to the landscape of drought, the exploitation of labor, land ownership and migration.
  • O fator econômico nas cartas de Graciliano Ramos: Vidas Secas e outras histórias Artigos

    Schmitz, Lygia Barbachan de Albuquerque

    Resumo em Português:

    Resumo Se Vidas Secas é o romance de Graciliano Ramos que mais diretamente trata a questão da pobreza e de suas consequências mais gritantes e como o próprio autor declara ser ele uma espécie de Fabiano numa de suas cartas, propôs-se neste artigo perquirir o universo epistolar do escritor, a fim de perceber de que modo esse livro publicado em 1938 perpassa a narrativa de vida de Graciliano, num momento específico em que se dá a produção e tentativa de distribuição de alguns dos capítulos-contos que compõem o romance. A leitura das correspondências do autor, em especial aquelas endereçadas ao tradutor argentino Benjamín de Garay e à esposa Heloísa, não somente revelaram um homem com imensos problemas financeiros tentando sobreviver como escritor, mas sobretudo revelaram um escritor que transformou a falta em potência, encontrando, como Fabiano, nas palavras, a força necessária para ir adiante e sonhar, como Baleia, com um mundo diferente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Si Vidas Secas es la novela de Graciliano Ramos que más directamente trata la cuestión de la pobreza y sus consecuencias más gritantes, y considerando que el propio autor declara en una de sus cartas ser una especie de Fabiano, se propuso en este artículo recorrer el universo epistolar del escritor, a fin de percibir de qué modo este libro publicado en 1938 sobrepasa la narrativa de vida de Graciliano, en un momento específico en que se da la producción e intento de distribución de algunos de los capítulos-cuentos que componen la novela. La lectura de las correspondencias del autor, en especial aquellas dirigidas al traductor argentino Benjamín de Garay y a la esposa Heloísa, revelaron no sólo un hombre con inmensos problemas financieros intentando sobrevivir como escritor, sino también un escritor que transformó la falta en potencia, encontrando, como Fabiano en las palabras, la fuerza necesaria para ir adelante y soñar, como Baleia, con un mundo diferente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract If Vidas Secas is the Graciliano Ramos novel that most directly addresses the issue of poverty and its most striking consequences and as the author himself claims to be a kind of Fabiano in one of his letters, this article seeks to investigate the writer’s epistolary universe, in order to understand how this book, published in 1938, pervaded Graciliano’s life narrative at the precise moment in which he produced and attempted to distribute some of the chapters-tales that make up the novel. The readings of the author’s correspondence, especially the letters addressed to the Argentine translator Benjamin de Garay and his wife Heloísa, revealed not only a man with immense financial problems who was trying to survive as a writer, but also a writer who transformed scarcity into power, finding in words, as Fabiano, the strength necessary to go ahead and dream, like Baleia, of a different world.
  • Insônia ou a pobreza não descansa Artigos

    Vecchi, Roberto; Cabral, Éderson de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho visa analisar a relação entre literatura e pobreza, por meio de sua forma simbólica, no conto de Roniwalter Jatobá intitulado Insônia, presente em Contos Antológicos de Roniwalter Jatobá, organizado por Luis Ruffato. Para isso, trabalha-se com diversos conceitos que servem como aporte teórico e, posteriormente, como categorias críticas de análise. Neste estudo, etimologias, metáforas e conceitos de Giorgio Agamben, de Hans Blumenberg e de outros teóricos, que servem como figuras de pensamento, são implicados para refletir sobre a representação da pobreza, da miséria e do trabalho dentro da literatura e cultura brasileira.

    Resumo em Italiano:

    Riassunto Questo lavoro si propone di analizzare il rapporto tra letteratura e povertà, attraverso la sua forma simbolica, nel racconto di Roniwalter Jatobá, dal titolo Insônia, presente in Contos Antológicos de Roniwalter Jatobá, editato da Luis Ruffato. Per fare questo, ci si appella a diversi concetti che servono come input teorici e, successivamente, come categorie critiche di analisi. Etimologie, metafore e concetti di Giorgio Agamben, Hans Blumenberg, insieme ad altri teorici e figure di pensiero, vengono chiamati in causa allo scopo di riflettere sulla rappresentazione della povertà, della miseria e del lavoro all’interno della letteratura e della cultura brasiliana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to analyze the relationship between literature and poverty, through its symbolic form, in Roniwalter Jatobá’s short story Insônia, part of the anthology Contos Antológicos de Roniwalter Jatobá, organized by Luis Ruffato. For this purpose, we work with several concepts that serve as theoretical input and, subsequently, as critical categories of analysis. In this study, etymologies, metaphors and concepts by Giorgio Agamben, Hans Blumenberg and other theorists thatserve as figures of thought, are implicated to reflect on the representation of poverty, misery and work in Brazilian literature and culture.
  • Prazer, esse sou ele (a autobiografia poético-política de André Luiz Pinto) Artigos

    Pucheu, Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo De dentro do eclipsamento da política, a poesia vem se fazendo um lugar de combate contra as totalidades e seus totalitarismos. Parto de uma das principais linhas de força da poesia contemporânea: poemas em que escritos autobiográficos se colocam como políticos através de fraturas que nos fazem pensar feridas, a um só tempo, familiares e comunitárias, íntimas e públicas, atuais e históricas. Enquanto a poesia feita no Rio de Janeiro fora, até certo ponto, realizada predominantemente por moradores da Zona Sul, o local de proveniência do poeta André Luiz Pinto demarca uma intrusão política diferenciada, o subúrbio e o morro, que levam a uma repetição de uma urgência em seus poemas: “A adolescência não sabia/ que apesar da confusão entre prosa/ e poesia, isto não é a revolução. O que pesa/ é o salário que custeia a vida e a verdade é essa”.

    Resumo em Francês:

    Résumé Depuis l’éclipse de la politique, la poésie est devenue un lieu de combat contre les totalités et leur totalitarisme. Ce travail a pour point de départ l’un des principaux aspects de la poésie contemporaine: les poèmes où les écrits autobiographiques se présentent comme des écrits politiques à travers des fractures qui font penser à des blessures, à la fois familiales, communautaires, privées, publiques, actuelles et historiques. Alors que la poésie faite à Rio de Janeiro était surtout, et dans une certaine mesure, écrite par des habitants de la Zona Sul, le lieu d’origine du poète André Luiz Pinto délimite une intrusion politique distincte, le faubourg et la favela, qui conduit à la répétition d’une urgence dans ses poèmes: “L’adolescence ne savait pas/ que malgré la confusion entre prose/ et poésie, ce n’était pas une révolution. Ce qui pèse / c’est le salaire qui coûte la vie, c’est cela la vérité”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From within the eclipsing of politics, poetry has become a place of combat against totalities and their totalitarianism. I start from one of the main strengths of contemporary poetry: poems in which autobiographical writings become political through fractures that make us think of wounds that are inflicted to both family and community; intimate and public wounds, current and historical wounds. While the poetry made in Rio de Janeiro was to some extent predominantly carried out by residents of the Southern Zone, the poet Andre Luiz Pinto’s place of origin demarcates a distinct political intrusion - the suburb and the slums -, which leads to repeteaded urgency in his poems: “Adolescence did not know/ that despite the confusion between prose/ and poetry, this is not a revolution. What matters / is the wage that supports life and this is the truth”.
  • Aproximações ao livro-álbum lírico contemporâneo português e brasileiro: uma análise comparada Artigos

    Ramos, Ana Margarida; Mattos, Margareth

    Resumo em Português:

    Resumo Pretende-se, com este estudo, analisar um conjunto de livros-álbum líricos contemporâneos, publicados em Portugal e no Brasil, com vista a identificar as características deste tipo de publicações e a refletir sobre as especificidades da relação texto-ilustração-suporte na criação de sugestões de leitura poético-líricas, procedendo à sua distinção em relação aos livros-álbum narrativos. Ao mesmo tempo, dá-se conta do estado da arte sobre o livro-álbum lírico, quer em termos de estudos e de investigação, quer em termos criativos, analisando o seu relevo no panorama editorial dos dois países.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La intención de este estudio es analizar um conjunto de libros-álbum líricos contemporáneos, publicados en Portugal y en Brasil, para identificar los rasgos de este tipo de publicación y reflexionar sobre las especificidades de la relación texto-ilustración-soporte en la creación de sugerencias de lectura poético-líricas, procediendo a su distinción en relación a los libros-álbum narrativos. A la vez, se da cuenta del estado del arte del libro-álbum lírico, sea en términos de estudios y de investigación, sea en términos creativos, analizando su relevancia en el panorama editorial de los dos países.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study is to analyse a set of contemporary poetic picturebooks published in Portugal and Brazil in order to identify the characteristics of this type of publications and to reflect upon the specificities of the text-illustration-support relationship in the creation of the poetic suggestion, which distinguishes lyric picturebooks from narrative picturebooks. At the same time, the study presents the actual panorama of lyrical picturebooks, in Portugal and Brazil, in terms of creation and research, highlighting its importance in the editorial landscape of both countries.
  • Sertões, desertões, páramos: Rosa, Di Benedetto, Rulfo Artigos

    Escallón, Byron Vélez

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe alternativas de conversação latino-americana a partir das escrituras de Guimarães Rosa, Antonio Di Benedetto e Juan Rulfo. Especificamente, se abordam os modos em que Zama (1956), Pedro Páramo (1955) e “Páramo” (1968) portam e escrevem a catástrofe no âmbito da Guerra Fria. Além disso, são problematizados os protocolos de leitura que até agora permitiram ou não a aproximação entre os autores e os textos estudados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo piensa alternativas de conversación latinoamericana a partir de las escrituras de Guimarães Rosa, Antonio Di Benedetto y Juan Rulfo. Específicamente, se abordan los modos en que Zama (1956), Pedro Páramo (1955) y “Páramo” (1968) portan y escriben la catástrofe en el marco de la Guerra Fría. Adicionalmente, se problematizan los protocolos de lectura que hasta el momento han permitido, o no, la aproximación entre los autores y textos estudiados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article suggests Latin American conversation alternatives based on the writings of Guimarães Rosa, Antonio Di Benedetto and Juan Rulfo. Specifically, the article addresses the ways in which Zama (1956), Pedro Páramo (1955) and “Páramo” (1968) handle and write about catastrophe within the framework of the Cold War. Additionally, the article problematizes the reading protocols that until now have allowed, or not, an approximation between the authors and the texts studied.
  • Pasado, testimonio y relecturas literarias: forjando nuevas historias sobre Angola Artigos

    Santos, Daiana Nascimento dos

    Resumo em Português:

    Resumo No presente artigo propomos um estudo sobre a representação da história de Angola do século XVII no romance A gloriosa familia (1997), do escritor angolano Pepetela. Para isso, nos apoiaremos em uma discussão interdisciplinar, que entrecruza o literário com aspectos históricos e culturais que configuram o passado, a memória e o imaginario angolano. Incluímos no estudo problemas da “tradição” (VANSINA, 1968) e de “oralitura” (FALL, 1992), que permitem compreender como a construção simbólica dos elementos da tradição oral possibilitam elaborar uma representação literária da história angolana, dando voz a figuras tradicionalmente marginadas do discurso histórico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el presente artículo proponemos un estudio sobre la representación de la historia de Angola del siglo XVII en la novela A gloriosa familia (1997), del escritor angoleño Pepetela. Para su desarrollo nos apoyaremos en una discusión interdisciplinar, que entrecruza lo literario con aspectos históricos y culturales que conforman el pasado, la memoria y el imaginario angoleño. Incluimos en el estudio problemas de “tradición” (VANSINA, 1968) y de “oralitura” (FALL, 1992), que permiten comprender de qué manera la construcción simbólica de los elementos de la tradición oral posibilitan elaborar una representación literaria de la historia angoleña, dando voz a figuras tradicionalmente marginadas del discurso histórico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article we propose a study of the representation of Angola’s history of the 17th century in the novel A Gloriosa Família (1997), by Angolan writer Pepetela. The study will be based on an interdisciplinary discussion, which intersects the literary with historical and cultural aspects that make up the Angolan past, memory and imagination. In the study we include problems of tradition (VANSINA, 1968) and oralitura ( FALL, 1992), which allow us to understand how the symbolic construction of the elements of the oral tradition make it possible to elaborate a literary representation of Angolan history, giving voice to traditionally marginalized figures of the historical discourse.
  • No cume da mediação da pobreza: experiência fenomênica e medo Artigos

    Gupta, Suman

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta algumas observações conceituais sobre como a condição de pobreza é trazida para a atenção do público e discutida, ou seja, sobre mediações da pobreza. Propõe-se que tal mediação é em grande medida monopolizada por aqueles que não são pobres, embora as tentativas de descrever os não-pobres mereçam cuidadosa consideração. Como tais, as mediações baseiam-se em pressuposições que raramente são examinadas com atenção. Neste texto, são denominadas bases fenomenais, e três delas são delineadas em termos gerais: a pobreza como uma experiência, a pobreza visível, e a pobreza em abstrato. Uma seção final examina o “medo da pobreza” como uma ideia abrangente, e especula a respeito da possibilidade de abordar a economia política em tais bases.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta algunas observaciones conceptuales sobre cómo la condición de pobreza atrae la atención pública y cómo se discute; es decir, trata sobre las mediaciones de la pobreza. Se propone que tal mediación está en gran medida monopolizada por los no pobres, aun cuando la intención de describir los no-pobres merezca una cuidadosa consideración. Las mediaciones, como tal, se basan en presuposiciones que raramente son examinadas con atención. En este texto se denominan conceptos básicos fenomenales y se describen tres de manera general: la pobreza como experiencia, la pobreza visible y la pobreza en abstracto. Una sección final examina el “miedo a la pobreza” como una idea generalizada y se especula sobre la posibilidad de abordar la economía política sobre tales bases.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents some conceptual observations on how the condition of poverty is brought to public attention and discussed, i.e. on mediations of poverty. It is proposed that such mediation is largely monopolised by those who are not-poor, though attempts to describe the not-poor as a category call for circumspection. As such, mediations are based on preconceptions which are seldom examined carefully. These preconceptions are dubbed phenomenal bases here, and three are outlined in general terms: poverty as experience, visible poverty, and poverty in abstract. A final section considers ‘fear of poverty’ as a pervasive idea, and speculates on the possibility of approaching political economy accordingly.
  • Facebookland: o mundo bizarro-linguístico Artigos

    Bors, Monica; Ignat, Anca

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo investiga a dinâmica do romeno contemporâneo centrando-se em várias estruturas linguísticas utilizadas em sites de mídias sociais, nos quais conteúdos específicos e estratégias de interação particulares se fazem presentes. O artigo é parte de um projeto mais amplo dedicado ao estudo do empobrecimento linguístico (que afeta tanto o vocabulário quanto a estrutura gramatical da língua), e que tem nos social media apenas uma das áreas que promovem estruturas linguísticas “enfeiadas”; dentre outras valeria mencionar a comunicação de massa (tanto impressa quanto radiofônica), propaganda (externa e interna, comerciais televisivos), os fóruns de internet, o jargão corporativo etc. A estruturas sob escrutínio são em sua maioria traduções emprestadas (i.e. calques) do inglês, falsos cognatos, construções híbridas e, geralmente, esquisitices lexicais e gramaticais (por vezes mesmo na língua de origem), que, no entanto, devido ao uso frequente, entraram no vocabulário ativo de uma vasta gama de falantes, tornando-se recorrentes na conversação cotidiana. A proliferação de tais estruturas híbridas na fala comum é também resultado de sua migração, sob o princípio dos vasos comunicantes, a outras áreas de comunicação interpessoal e pública, em particular a da propaganda. Em um passo além, suas esquisitices e falta de propriedade estão começando a passar despercebidas, à medida que um número cada vez maior de falantes as tratam como formas linguísticas legítimas, o que culmina com sua inclusão em dicionários. Nossa abordagem combina ideias teóricas com soluções práticas e uma perspectiva pragma-linguística com um input corretor da tradução.

    Resumo em Francês:

    Résumé L’article étudie la dynamique du roumain contemporain à partir de plusieurs structures linguistiques typiquement utilisées sur les sites de réseaux sociaux, où les communautés virtuelles développent un contenu spécifique et des stratégies d’ interaction. Ce travail fait partie d’un projet plus vaste sur l’appauvrissement de la langue qui affecte à la fois le lexique et la structure grammaticale, avec les réseaux sociaux comme l’un des domaines d’action de ces structures linguistiques “enlaidies”: la presse écrite et parlée, les chaînes de télévision, la publicité (média, extérieur ou intérieur), les forums en ligne, le domaine du langage d’entreprise. Les structures examinées sont principalement des traductions d’emprunts (c.-à-d. des calques) en anglais, de faux amis, des constructions hybrides et, en général, des bizarreries lexicales et grammaticales (parfois même dans la langue source), qui, en raison de leur utilisation fréquente, sont entrées dans le vocabulaire actif d’une grande catégorie de locuteurs et donc devenues omniprésentes dans les conversations quotidiennes. La prolifération de ces structures hybrides en langage commun est aussi le résultat de leur migration, sur le principe des vases communicants, vers d’autres domaines de communication interpersonnelle et publique, dont celle de la publicité en particulier. En outre, leur singularité et leur inadéquation commencent à passer inaperçues, car de plus en plus de locuteurs les traitent comme des formes linguistiques légitimes, qui finissent souvent par être enregistrées dans des dictionnaires. Notre approche allie des idées théoriques à des solutions pratiques et la perspective pragmatique-linguistique à l’apport correctif du traducteur.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigates the dynamics of contemporary Romanian, focusing on various linguistic structures typically used on social network sites, through which the specific content and interaction strategies are being deployed in virtual communities. The article is part of a larger project devoted to the study of linguistic impoverishment (affecting both the vocabulary and the grammatical structure of the language), social networks being only one of the areas where these “uglified” linguistic structures come from: the mass-media (both print and broadcast), advertising (outdoor, indoor, television commercials), Internet forums, corporate jargon, etc. The structures under scrutiny are mostly loan translations (i.e. calques) from English, false friends, hybrid constructions and, generally, lexical and grammatical oddities (sometimes even in the source language), which, nevertheless, due to frequent use, have entered the active vocabulary of a large category of speakers and are therefore becoming pervasive in everyday conversation. The proliferation of these ‘mongrel’ structures in common parlance is also the result of their migration, on the principle of communicating vessels, to other areas of interpersonal and public communication, that of advertising in particular. Moreover, their oddity and inappropriateness are now beginning to pass unnoticed, as more and more speakers are treating them as legitimate linguistic forms, which often end up being recorded in dictionaries. Our approach combines theoretical insights with practical solutions and the pragma-linguistic perspective with the translator’s corrective input.
  • Entrevista com Ottmar Ette Entrevista

    Neumann, Gerson Roberto; Schöninger, Carla Luciane Klos

    Resumo em Português:

    Resumo A entrevista com o Ottmar Ette, Catedrático de Literatura Comparada e Línguas Românicas, foi realizada na Universidade de Potsdam em 2018 e teve por objetivo expor as ideias do professor acerca de diferentes abordagens teóricas trazidas pelo estudioso em suas obras. Os questionamentos tratam do contexto contemporâneo, da mobilidade nos dias atuais, do conceito de transárea, deslocamentos e influência na formação do “eu”, representados na literatura; abordam também a epistemologia das dimensões dos movimentos em seus níveis e o reconhecimento da literatura como importante provedora de conhecimento sobre e para a vida. Além disso, Ette versa sobre a literatura brasileira e sua relevância no cenário mundial e eleva o reaparecimento de figuras femininas e valorização da escrita feminina. Por último, pronuncia algumas palavras sobre o livro WeltFraktale: Wege durch die Literaturen der Welt e seu conceito de Literaturen der Welt (literaturas do mundo). Assim sendo, a presente entrevista possibilitou uma melhor compreensão de alguns conceitos tratados pelo teórico, bem como trouxe contribuições teóricas e analíticas às diferentes linhas de estudos literários.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La entrevista con Ottmar Ette,profesor de Literatura Comparada y Lenguas Románicasse realizó en la Universidad de Potsdam en 2018. Su objetivo es exponer las ideas del teórico sobre diferentes enfoques teóricos aportados por él en sus obras. Las preguntas tratan sobre el contexto contemporáneo, la movilidad actual, el concepto de transárea, los desplazamientos y su influencia en la formación del “yo” - representado en la literatura; también versan sobre la epistemología de las dimensiones de los movimientos en sus niveles y el reconocimiento de la literatura como un importante proveedor de conocimiento sobre y para la vida. Además, Ette se ocupa de la literatura brasileña y su relevancia en el escenario mundial, subraya la reaparición de figuras femeninas y la creciente apreciación de la escritura femenina. Finalmente, comenta el libro WeltFraktale: Wege durch die Literaturen der Welt y su concepto de Literaturen der Welt (literaturas del mundo). Así, la presente entrevista permite una mejor comprensión de algunos conceptos abordados por el teórico, y trae contribuciones teóricas y analíticas para las diferentes líneas de estudios literarios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This interview with Ottmar Ette, Professor of Comparative Literature and Romance Languages, was held at the University of Potsdam in 2018. Its aim was to highlight the theorist’s ideas about different theoretical approaches introduced by him in his works. The questions deal with the contemporary context, mobility in the present day, displacement and influence on the formation of the self as represented in literature; about the epistemology of the movements’ dimensions in their levels and the recognition of literature as an important provider of knowledge about and for life. In addition, Ette discusses Brazilian literature and its relevance worldwide, also highlighting the reappearance of female figures and appreciation of female writing. Finally, Mette briefly alludes to the book WeltFraktale: Wege durch die Literaturen der Welt and his concept of Literaturen der Welt (literatures of the world). Thus, the present interview enabled a better understanding of some concepts approached by the theorist, which brought theoretical and analytical contributions to the different lines of literary studies.
  • Alguns caminhos possíveis para ler o Indicionário do contemporâneo Resenha

    Manzoni, Filipe
  • Correspondência Jorge Amado / José Saramago: o manjar supremo que é a amizade Resenha

    Nogueira, Carlos
  • O extremo contemporâneo na literatura brasileira Resenha

    Bernd, Zilá
  • Cuando el amor termina, la ficción comienza Resenha

    Musitano, Julia
  • Os fios que moviam Michel de Montaigne Resenha

    Faveri, Claudia Borges de
  • Errata: A comunidade dos que escrevem a comunidade Errata

  • Errata: O testamento amoroso medieval e a querela da “Bela dama sem misericórdia” Errata

Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com