Acessibilidade / Reportar erro
Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 22, Número: 1, Publicado: 2020
  • Apresentação do v. 22, n.1, 2020, de Alea. Estudos Neolatinos Editorial

    González, Elena Palmero
  • Palavras dos Editores Convidados. Acerca dos Estudos Coloniais Artigos

    Cordiviola, Alfredo; Teglia, Vanina
  • La teoría de la hegemonía y su retroacción colonial: implicancias teóricas, históricas y literarias Artigo

    Riquelme, Jorge Cáceres

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo pretende analisar as possíveis implicações da compreensão do período colonial ibero-americano em termos de hegemonia política. Esta preocupação decorre do livro editado por Pedro Cardim, Tamar Herzog, José Javier Ruiz e Gaetano Sabatini Polycentric Monarchies. How Did Early Modern Spain and Portugal Achieve and Maintain a Global Hegemony? (2012), em que os governos espanhol e português dos séculos XVI a XVIII são definidos como hegemonias. Essa designação não é caprichosa, mas é teoricamente baseada na dinâmica gramsciana de consenso e coerção. A partir disso, o artigo propõe que essa abordagem hegemônica tem ou pode ter efeitos importantes em pelo menos três áreas: em um nível teórico, ao estender temporal e espacialmente a noção de hegemonia; no nível histórico, na medida em que questiona a categoria de "colonial" e retoma o debate em torno dela, que diz respeito especialmente à historiografia e ao pensamento crítico latino-americano; e no nível literário, uma área na qual se propõe abordar textos coloniais não apenas como exercícios de dominação ou resistência, mas também como recursos negociadores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo tiene por objetivo analizar las posibles implicancias de comprender el periodo colonial iberoamericano en los términos de una hegemonía política. Esta inquietud surge a raíz del libro editado por Pedro Cardim, Tamar Herzog, José Javier Ruiz y Gaetano Sabatini Polycentric Monarchies. How Did Early Modern Spain and Portugal Achieve and Maintain a Global Hegemony? (2012), en el cual los gobiernos español y portugués de los siglos XVI al XVIII son definidos como hegemonías. Esta designación no es antojadiza, sino que se sustenta teóricamente en la dinámica gramsciana de consenso y coerción. A partir de esto, el trabajo propone que este enfoque hegemónico tiene o puede tener efectos importantes en al menos tres ámbitos: a nivel teórico, en cuanto amplía temporal y espacialmente la noción de hegemonía; a nivel histórico, en la medida en que cuestiona la categoría de “colonial” y reanuda el debate en torno a ella, lo que toca especialmente a la historiografía y el pensamiento crítico latinoamericano; y a nivel literario, ámbito en el cual se propone abordar los textos coloniales no sólo como ejercicios de dominación o resistencia, sino también como recursos de negociación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to analyze the possible implications of understanding the Ibero-American colonial period in terms of a political hegemony. This concern arises from the book edited by Pedro Cardim, Tamar Herzog, José Javier Ruiz and Gaetano Sabatini Polycentric Monarchies. How Did Early Modern Spain and Portugal Achieve and Maintain a Global Hegemony? (2012), in which the Spanish and Portuguese governments of the 16th to 18th centuries are defined as hegemonies. This designation is not capricious, but is theoretically based on the Gramscian dynamic of consensus and coercion. Based on this notion, the paper proposes that this hegemonic approach has or can have important effects in at least three areas: at a theoretical level, as it extends temporally and spatially the notion of hegemony; at a historical level, insofar as it questions the category of "colonial" and resumes the debate around it, which especially concerns historiography and Latin American critical thinking; and at a literary level, an area in which it is proposed to address colonial texts not only as exercises of domination or resistance, but also as negotiating resources.
  • Colonialidade e assimetria nos contextos Sul-Americanos da Língua Portuguesa Artigo

    Montaury, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo O presente texto tem como objetivo central desenvolver uma reflexão sobre condições preliminares de análise do que poderiam algumas especificidades no desenvolvimento das políticas coloniais portuguesas, presentes na experiência mais antiga empreendida no Brasil e, mais recentemente, até o último quarto do século XX, em países africanos. Inúmeras obras de ficção modernas e contemporâneas focalizaram, direta ou indiretamente, as derivas de uma mentalidade colonial no interior das ex-colônias portuguesas. A memória desta experiência, que implica regimes tensos de coabitação epistêmica, têm sido identificada por parte da crítica como um dos traços estruturantes da contemporaneidade. O artigo pretende identificar algumas respostas que o campo literário tem procurado oferecer aos legados e às heranças desta experiência, a partir de premissas teórico-metodológicas disponíveis nos campos de estudos pós e de-coloniais.

    Resumo em Francês:

    Résumé Ce texte a pour objectif de développer une réflexion sur les conditions préliminaires d’analyse de ce que pourraient être certaines spécificités dans le développement des politiques coloniales portugaises, présentes dans la plus ancienne expérience menée au Brésil et, plus récemment, jusqu’au dernier quart du XXe siècle, dans des pays africains De nombreuses œuvres de fiction modernes et contemporaines se sont concentrées, directement ou indirectement, sur la dérive d'une mentalité coloniale au sein des anciennes colonies portugaises. Le souvenir de cette expérience, qui implique des régimes tendus de cohabitation épistémique, a été identifié par les critiques comme l’un des traits structurants de l’époque contemporaine. L'article vise à identifier certaines des réponses que le domaine littéraire a tenté d'apporter aux héritages de cette expérience, à partir des prémisses théoriques et méthodologiques disponibles dans les domaines d'étude post et décolonial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to prompt a reflection on preliminary conditions of analysis of some specificities in the development of Portuguese colonial policies, present in the oldest experience undertaken in Brazil and, more recently, in the last quarter of the twentieth century, in African countries. Numerous modern and contemporary works of fiction have focused, directly or indirectly, on the drift of a colonial mentality within the former Portuguese colonies. The memory of this experience, which implies tense regimes of epistemic cohabitation, has been identified by critics as one of the structuring traits of contemporary times. This article intends to identify the answers that the literary field has tried to offer to the legacy and heritage resulting from this experience, based on theoretical and methodological premises available in the post and de-colonial fields of study.
  • Decolonialidade, lugar de fala e voz-práxis estético-literária: reflexões desde a literatura indígena brasileira Artigo

    Danner, Leno Francisco; Dorrico, Julie; Danner, Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo Argumentaremos, por meio da análise da literatura produzida por intelectuais indígenas brasileiros/as hodiernos/as, acerca da centralidade do lugar de fala das minorias em termos de crítica, reconhecimento e resistência. Enfatizaremos a imbricação e o sustento entre epistemologia e política que convergem e aparecem diretamente no sujeito-grupo menor. Sua singularidade antropológica e sua condição de marginalização, exclusão e violência, uma vez publicizadas política e culturalmente, implicam na desnaturalização e na politização da sociedade, pluralizando histórias, experiências, sujeitos, práticas e valores. Assim, no sujeito-grupo de minorias, converge o próprio processo histórico-político de formação da sociedade, em suas potencialidades e contradições. É aqui que a voz-práxis estético-literária das minorias adquire toda a sua pungência e, por meio da abertura paradigmática possibilitada pela arte, leva a uma perspectiva de descolonização da cultura e de descatequização da mente que gera crítica social acentuada e reflexividade política intensificada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Discutiremos, a través del análisis de la literatura producida por los intelectuales indígenas brasileños de hoy, sobre la centralidad del discurso minoritario en términos de crítica, reconocimiento y resistencia. Daremos énfasis a la imbricación y al suporte entre epistemología y política que convergen y aparecen directamente en el sujeto-grupo menor. Su singularidad antropológica y su condición de marginación, exclusión y violencia, una vez publicadas política y culturalmente, llevan a la desnaturalización y politización de la sociedad, pluralizando historias, experiencias, sujetos, prácticas y valores. Así, en el sujeto-grupo de minorías, converge el proceso histórico-político de formación de la sociedad, en sus potencialidades y contradicciones. Es aquí donde la praxis estético-literaria de las minorías adquiere toda su dramaticidad y, a través de la apertura paradigmática posible por el arte, conduce a una perspectiva de descolonización de la cultura y descatequización de la mente que genera una crítica social acentuada y una reflexividad política intensificada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on an analysis of contemporary Indigenous Brazilian literature, we will discuss the centrality of the minorities’ standpoint of speech in terms of criticism, recognition and resistance. We will highlight the interconnection and interdependence between epistemology and politics that converge and appear directly in the minority subject/group. Its anthropological singularity and condition of marginalization, exclusion and violence once publicized politically and culturally, imply the denaturalization and politicization of society, pluralizing histories, experiences, subjects, practices and values. Therefore, in the minority subject/group converges the very historical-political process of formation of society, with its potentialities and contradictions. It is here that the minorities’ aesthetical-literary voice praxis acquires full poignancy and, by means of the paradigmatic openness that art affords, it leads to a perspective of decolonization of culture and de-catechization of mind that generate increasing social criticism and intensified political reflexivity.
  • Estética y hermenéutica de la irrupción festiva: devoción del Niñopa en Xochimilco Artigo

    Espinosa, María Cristina Ríos

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse artigo é mostrar a maneira em que a estetização ritual do Niñopa, celebrada em Xochimilco, México, em 2 de fevereiro de cada ano, desde o seu estabelecimento pelos missionários franciscanos, no século XVI, até os dias atuais, é uma manifestação exuberante de resistência política e uma prática ritual "contra-hegemônica". Esta pesquisa é condizente com o campo da poiética-estética e hermenêutica, e os estudos da descolonialidade. A metodologia de análise é multidisciplinar: são recuperadas algumas das categorias teóricas da filosofia de libertação de Enrique Dussel, aquelas empregadas por Bolívar Echeverría em sua filosofia da cultura, e pelo antropólogo e etnógrafo Félix Báez, para aplicá-las em nosso objeto de estudo. Proponho duas hipóteses: 1) Trata-se de um caso de “contra-hegemonia ritual” contra o catolicismo institucional e, nesse caso, é um erro localizar a devoção do Niñopa como expressão do “catolicismo popular”; 2) Trata-se de uma prática de "cripto-religiosidade indo-americana" no sentido de oculto e proibido, disfarçada com um signo cristão hegemônico e vitorioso - tal e como acontece com qualquer imagem de um santo -, e também de um fenômeno de miscigenação simbólica de sobrevivência indentitária conhecida como ethos barroco.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es mostrar cómo la estetización ritual del Niñopa, celebrada en Xochimilco, México, el 2 de febrero de cada año, desde su instauración por los misioneros franciscanos en el siglo XVI hasta nuestros días, es una manifestación exuberante de resistencia política, de práctica ritual “contrahegemónica”. Esta investigación es pertinente en el campo de la poética-estética y hermenéutica de la liberación, y los estudios de la decolonialidad. La metodología de análisis es multidisciplinaria, se recuperarán algunas de las categorías teóricas de la filosofía de la liberación de Enrique Dussel, las empleadas por Bolívar Echeverría en su filosofía de la cultura y del antropólogo y etnógrafo Félix Báez, para aplicarlas a nuestro objeto de estudio. Se trata de probar dos hipótesis, 1) es un caso de “contrahegemonía ritual” frente al catolicismo institucional y, si es así, sería un error ubicar la devoción del Niñopa como expresión del “catolicismo popular”; 2) es una práctica de “criptoreligiosidad-indoamericana” en el sentido de oculto y prohibido disfrazado de un signo cristiano hegemónico y vencedor, como es la imagen de un santo, así como un fenómeno de mestizaje simbólico de supervivencia identitaria conocido como ethos barroco.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to demonstrate how the aesthetic rituality of the Niñopa festivities in Xochimilco - which has been celebrated every year on 2nd February since the 16th Century to date- is a representation of political resistance, a contra-hegemonic ritual practice. This research is highly relevant in the field of philosophy of liberation, in particular in the poetic-aesthetics and hermeneutics of liberation and also in decolonial studies. We will follow a multidisciplinary methodology, as in our study we will apply theoretical categories drawn from Enrique Dussel’s philosophy of liberation, Bolívar Echeverría’s philosophy of culture and anthropologist and ethnographer Félix Báez’s categories. We will seek to prove two hypotheses: 1) the Niñopa festivities are an example of “contra-hegemonic rituality” facing against institutional Catholicism, in which case it would be a mistake to consider this ritual practice as an expression of “popular Catholicism”. 2) this ritual is an example of “Indo-American crypto-religion” in the sense that the occult and the forbidden appear in the guise of a hegemonic and victorious Christian sign, such as the effigy of a saint, and it is also a symbol of the identity melting pot known as ethos of the Baroque.
  • Elementos filosófico-políticos en la Historia de la Conquista (1599) de Cristóbal del Castillo Artigo

    Espinosa, Alejandro Viveros

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo visa reconhecer alguns elementos filosóficos-políticos presentes na História da conquista (1599) de Cristóbal del Castillo. Para isso, focaremos, por um lado, em sua narração da Noite Triste e, por outro, em suas referências a um dos calendários mesoamericanos, o tonalpohualli. Tentaremos estabelecer algumas considerações em torno das ideias de Cristóbal del Castillo, encenando o conteúdo político-filosófico presente nas cartas deste cronista, abrindo espaço para reconsiderar o lugar dessa obra pouco conhecida e o significado de sua história no mundo cultural novohispano.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo tiene como objetivo reconocer algunos elementos filosófico-políticos presentes en la Historia de la Conquista (1599) de Cristóbal del Castillo. Para ello nos focalizaremos, por una parte, en su narración de la Noche Triste y, por otra, en sus referencias a uno de los calendarios mesoamericanos, el tonalpohualli. Procuraremos establecer algunas consideraciones en torno a las ideas de Cristóbal del Castillo, poniendo en escena el contenido filosófico-político presente en las letras de este cronista, abriendo con ello espacio para reconsiderar el lugar de esta poco conocida obra y el sentido de su relato en el mundo cultural novohispano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay aims to identify some politico-philosophical elements present in the History of the Conquest (1599) written by Cristóbal del Castillo. To this purpose we will focus, on the one hand, on his narration of the Noche Triste (The Night of Sorrows) and, on the other, on his references to one of the Mesoamerican calendars, the tonalpohualli. We will put forward some considerations around Cristóbal del Castillo’s ideas, highlighting the politico-philosophical content present in the chronicler’s personal letters, in order to reconsider the significance of his story-telling and the place this little-known work occupies in the cultural world of New Spain.
  • Del gongorino confortable a la gongorina incómoda: la inscripción americana del Barroco a partir de Boca do Inferno Artigo

    Croce, Marcela

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo propõe uma leitura do barroco brasileiro em chave latino-americana. Com esse propósito, ele lida com a novela Boca do Inferno de Ana Miranda e inicialmente a contrasta com O sequestro do Barroco na Formação da literatura brasileira: o Gregório de Matos de Haroldo de Campos. Com base na figura de Gregório de Matos, o trabalho postula a necessidade de correlacionar o poeta baiano com Sor Juana Inés de la Cruz. A hipótese do texto é que Sor Juana é “sequestrada” no barroco brasileiro por causa do desafio que fez ao padre Vieira (outro personagem central do romance de Miranda) e que sem a inclusão de Sor Juana é impossível definir o barroco na América. O exercício aponta para um estudo de caso sobre a necessidade de incluir a literatura brasileira, de manira mais orgânica, à literatura latino-americana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo propone una lectura del barroco brasileño en clave latinoamericana. Con ese propósito, aborda la novela Boca do Inferno de Ana Miranda y la contrasta inicialmente con O sequestro do Barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos de Haroldo de Campos. A partir de la figura de Gregório de Matos, el trabajo postula la necesidad de correlacionar al poeta bahiano con Sor Juana Inés de la Cruz. La hipótesis del texto es que Sor Juana resulta “secuestrada” en el barroco brasileño por la impugnación que realizó al Padre Vieira (otro personaje central de la novela de Miranda) y que sin la inclusión de Sor Juana es imposible definir el barroco en América. El ejercicio apunta a un estudio de caso sobre la necesidad de incluir la literatura brasileña, de manera más orgánica, a la literatura latinoamericana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes a reading of the Brazilian baroque from a Latin American perspective. With that purpose, the paper analyses Ana Miranda’s novel Boca do Inferno and initially contrasts it with O sequestro do Barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos by Haroldo de Campos. Based on the figure of Gregório de Matos, the study highlights the need to correlate the Bahian poet, Matos, with Sor Juana Inés de la Cruz. The paper puts forward the hypothesis that Sor Juana was “kidnapped” in the Brazilian baroque because she had defied Father Vieira (another central character in Miranda's novel) and consequently, that it would be impossible to define the baroque in Latin America without including Sor Juana. The paper highlights the need to integrate Brazil literature more organically into Latin American literature.
  • La Quintrala: uma perspectiva de leitura do colonial Artigo

    Andrade, Brenda Carlos de; Almeida, Samantha Lima de

    Resumo em Português:

    Resumo Nesse trabalho analisamos a figura histórica do período colonial Catalina de los Rios y Lisperguer, La Quintrala, a partir do ensaio histórico Los Lisperguer y La Quintrala, escrito no séc. XIX por Benjamín Vicuña Mackenna com o objetivo de examinar as formas de leitura do período colonial que se traduzem nos escritos desse intelectual chileno. A título de ilustração estabelecemos, ao final, uma breve comparação entre o paradigma, criado por Mackenna, para La Quintrala e duas outras leituras dessa personagem escritas no séc. XX. Observa-se nesse processo detalhes da reelaboração da história colonial que colocam em perspectiva as possibilidades dos estudos/leituras coloniais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este trabajo analizamos la figura histórica del período colonial Catalina de los Ríos y Lisperguer, La Quintrala, tomando como base el ensayo histórico Los Lisperguer y La Quintrala, escrito en el siglo XIX por Benjamín Vicuña Mackenna con el objetivo de examinar las formas de lectura del período colonial que se traducen en los escritos de este intelectual chileno. A modo de ilustración, finalmente hacemos una breve comparación entre el paradigma de Mackenna para La Quintrala y otras dos lecturas de este personaje escritas en el siglo XX. En este proceso observamos detalles de la reelaboración de la historia colonial que ponen en perspectiva las posibilidades de los estudios / lecturas coloniales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this work we analyze the historical figure of the colonial period Catalina de los Rios y Lisperguer, La Quintrala -as portrayed in the historical essay Los Lisperguer y La Quintrala, written in the 19th century by Benjamín Vicuña Mackenna- in order to examine the forms of reading the colonial period that are reflected in the writings of this Chilean intellectual. By way of illustration, we draw a brief comparison between Mackenna's paradigm for La Quintrala and two other readings of this character written in the 20th century. In this process we observe details of the reworking of colonial history that put into perspective new possibilities of colonial studies / readings.
  • Fundación, fabulación, alegoría y fraude: la imagen de Manco Cápac en la Historia Índica (1572) de Pedro Sarmiento de Gamboa y en los Comentarios Reales (1609) del Inca Garcilaso de la Vega Artigo

    Carrandi, Joaquín Zuleta

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo está focado na comparação e representação da figura de Manco Cápac em vinte e uma crônicas dos incas, cujo arco temporal se estende entre meados do século XVI até 1653. O objetivo principal é conhecer a caracterização moral dessa personagem e suas implicações na discussão sobre a legitimidade da dinastia Inca no Peru. Finalmente, centro a minha atenção na Historia índica e nos Comentarios reales para analisar o papel desempenhado por Manco Cápac nessas crônicas e a visão do passado pré-hispânico que oferecerem os cronistas, em relação à tirania dos incas ou do Tahuantinsuyo como espaço de prefiguração do cristianismo. Além disso, discuto o conceito de alegoria levantado pelos críticos em relação ao Manco Cápac representado pelo Inca Garcilaso.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo se centra en el cotejo y representación de la figura de Manco Cápac en veintiuna crónicas de los incas, cuyo arco temporal se extiende entre mediados del siglo XVI hasta 1653. El objetivo principal es conocer la caracterización moral de este personaje y sus implicancias en la discusión en torno a la legitimidad de la dinastía incaica en el Perú. Finalmente, me centro en la Historia índica y en los Comentarios reales para analizar el papel que cumple Manco Cápac en esas crónicas y la visión del pasado prehispánico que ofrecen los cronistas, con relación a la tiranía de los incas o del Tahuantinsuyo como espacio de prefiguración del cristianismo. Además, discuto el concepto de alegoría que plantea la crítica en relación con el Manco Cápac representado por el Inca Garcilaso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article focuses on the comparison and representation of the figure of Manco Cápac in twenty-one chronicles of the Incas, during the period spanning from mid-16th century until 1653. The paper’s main objective is to discuss the moral characterization of this character and its implications in the discussion about the legitimacy of the Inca dynasty in Peru. Finally, I will focus on Historia índica and Comentarios reales in order to analyze the role played by Manco Cápac in these chronicles and the imprint that their authors make on the vision of the pre-Hispanic past, either with regards to the tyranny of the Incas or to the Tahuantinsuyo as a space for the prefiguration Christianity. In addition, I will discuss the concept of allegory raised by critics in relation to the Manco Cápac represented by Inca Garcilaso.
  • Ciudades caídas. Destrucción y mundo en ruinas en Relación de Texcoco de Juan Bautista Pomar (1582) Artigo

    Aldao, María Inés

    Resumo em Português:

    Resumo As crônicas mestiças hispânicas caracterizam-se por recontar as origens, o passado e as costumes dos principais povos astecas, assim como as instâncias relacionadas com a conquista e a evangelização de México. Porém, através de um discurso atravessado pela retórica cristã da queda de Jerusalém, as crônicas mostram também as ruínas a partir das quais foi erigida essa nova ordem aparentemente harmoniosa. Neste artigo pretendo analisar a história da destruição e do mundo em ruínas que subjaz à voz sutilmente crítica e dissidente das crônicas mestiças hispânicas. Para isso, exemplifico com aRelación de Texcoco(1582) de Juan Bautista Pomar, texto especialmente significativo por seu complexo e oscilantelocusde enunciação, elemento constitutivo de toda crônica mestiça.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las crónicas mestizas novohispanas se caracterizan por relatar los orígenes, el pasado y las costumbres de los pueblos cabecera, así como instancias relativas a la conquista y evangelización de México. Sin embargo, mediante un discurso atravesado por la retórica cristiana de la caída de Jerusalén, expresan también las ruinas a partir de las cuales se erige ese nuevo orden, en apariencia, armónico. En este artículo me propongo dar cuenta del relato de la destrucción y del mundo en ruinas que subyace en la voz sutilmente crítica y disidente de las crónicas mestizas novohispanas. Para esto, ejemplifico con Relación de Texcoco (1582) de Juan Bautista Pomar, texto especialmente significativo por su complejo y oscilante locus de enunciación, elemento constitutivo de toda crónica mestiza.

    Resumo em Inglês:

    Abstrac Novohispanic mestizo chronicles are characterized by their depiction of the origin, the past and the customs of their main towns and of the issues related to the conquest and evangelization of Mexico. Nevertheless, through a discourse tinged by the Christian rhetoric of the fall of Jerusalem, these chronicles also portray the ruins from which that new order emerged in an apparently harmonious way. In this paper I set out to highlight the themes of destruction and the world in ruins that underlie the subtle dissident criticism in the NovoHispanic mestizo chronicles. In order to do so, I give examples taken fromRelación de Texcoco(1582) by Juan Bautista Pomar, an especially significant text because of its complex and shifting locus of enunciation, an element which is always present in mestizo chronicles.
  • Literatura y res publica. Sigüenza y Góngora y el archivo americano Artigo

    Ruiz, Facundo

    Resumo em Português:

    Resumo A obra e a figura de Carlos de Sigüenza y Góngora (1645-1700) apresentam repetidamente um duplo problema de inscrição na literatura latino-americana: em termos críticos, ambas são percebidas e concebidas no vasto e diversificado campo histórico definido pelas crónicas de Indias, já no espaço ainda difuso, mas revolucionário, de uma ciência da suposta modernidade; em termos históricos, a obra e a figura de Sigüenza y Góngora foram colocadas, curiosamente, mas não por acaso, em séries que as afastam do século XVII e de seu barroco, tão urbano quanto letrado. O presente artigo propõe estudar aquela inscrição e indicar como ela adquire importância fundamental na edição de seus textos, na concepção e prática de sua literatura e na capacidade de tudo isso para articular, na América, redes agentes, eventos e ideias distintos e renovados que surgem hoje sob o signo do arquivo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La obra y la figura de Carlos de Sigüenza y Góngora (1645-1700) presentan recurrentemente un problema doble de inscripción en la literatura de América: en términos críticos, obra y figura son percibidas y concebidas, ya en el vasto y diverso campo histórico que definieran las crónicas de Indias, ya en el todavía difuso pero revolucionario espacio de una ciencia de presunta modernidad; en términos históricos, son puestas, curiosa pero no casualmente, en series que las alejan del siglo XVII y su barroco, tan urbano como letrado. El presente artículo se propone, además de estudiar dicha inscripción, señalar cómo es ella la que adquiere fundamental importancia en la edición de sus textos, en la concepción y práctica de su literatura y en la capacidad de todo ello para articular, en América, redes diversas y renovadas de agentes, acontecimientos e ideas que hoy surgen bajo el signo del archivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The work and figure of Carlos de Sigüenza y Góngora (1645-1700) recurrently appear doubly inscribed in Latin American literature: firstly, in critical terms, work and figure are perceived and conceived within the vast and diverse historical field that defined the crónicas de Indias, and in the still vague but revolutionary space of a presumably modern science; secondly, in historical terms, work and figure are also curiously but not casually placed in different series that distance them from the 17th century and its Baroque, which was both urban and literate. Besides studying this last inscription, this article also seeks to point out how this inscription gains fundamental importance in the edition of his texts, in the conception and practice of his literature and in the capacity these elements generate to articulate, in Latin America, diverse and renewed networks of agents, events and ideas that today appear under the guise of the archive.
  • Práticas letradas de representação do outro: Antônio Vieira e o “índio antes do indianismo” Artigo

    Silva, Felipe Lima da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo pretende refletir acerca da configuração da imagem do índio no sermonário de Antônio Vieira, relacionando questões eminentes do pensamento escolástico e dos interesses da ordem jesuítica. Mais precisamente, será enfocada a visão dos missionários sobre a alteridade do Novo Mundo, ressaltando, por sua vez, a ótica pragmática de Vieira a propósito dos povos recém-descobertos no século XVI.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo pretende reflexionar acerca del trato de la imagen del indio en la parenética de Antônio Vieira, enlazando cuestiones del pensamiento escolástico e de los intereses de los jesuitas. Precisamente, se ocupará de exponer la visión de los misioneros con respecto a la alteridad del Nuevo Mundo, destacando la óptica pragmática de Vieira sobre los pueblos descubiertos en la América en el siglo XVI.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article intends to reflect about how the image of the indigenous people is represented in Antonio Vieira’s sermons, by associating important issues of the scholastic thought with the interests of the Jesuit order. More specifically, the paper will focus on the missionaries’ vision about the alterity of the New World, highlighting, in turn, Antonio Vieira’s pragmatic point of view regarding the recently discovered nations in the sixteenth century.
  • Gobernanza de la memoria en la ciudad: análisis crítico de edificaciones coloniales y post coloniales como patrimonio cultural urbano Artigo

    Rock, María Esperanza; González, Andrés Torres

    Resumo em Português:

    Resumo Os processos de patrimonialização valorizam elementos significativos do passado de um povo, no entanto, seu significado é muitas vezes subjugado pelo crescimento urbano das cidades e suas práticas de desenvolvimento, que muitas vezes se tornam políticas do esquecimento. Este artigo apresenta casos de como o aparato governamental que decide a designação do Monumento Histórico é usado como bandeiras da luta pela identidade local, tornando-se soluções viáveis e ativistas para deter mega projetos de desenvolvimento em áreas urbanas. Para isso, são revistos casos particulares de patrimonialização de dois fortes coloniais Nacimiento y Tucapel - com avaliação patrimonial pertencentes à região de Biobío no Chile, onde essas práticas de dominação e mercantilização acabam borrando as identidades locais e não passam muito de um discurso na Indústria do turismo, descontextualizando e eliminando o verdadeiro sentido do Monumento Histórico. Ou que surjem como antagonistas desse processo valorizado como patrimônio cultural por seu componente de identidade local, instigando lutas pela defesa de um passado comum, como no caso das cidades industriais de Lota e Tomé, também localizadas na região de Biobío.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los procesos de patrimonializacion ponen en valor elementos significativos del pasado de un pueblo, no obstante, su significado muchas veces es subyugado por el crecimiento urbano de las ciudades y sus prácticas de desarrollo las que muchas veces se convierten en políticas de olvido. Este articulo presenta casos de cómo los aparatos gubernamentales que dictaminan las declaratorias de Monumento Histórico son utilizados como banderas de lucha por la identidad local convirtiéndose en soluciones viables y activistas para la detención de mega proyectos de desarrollo en zonas urbanas. Para ello se revisan casos particulares de patrimonialización de dos fuertes coloniales -Nacimiento y Tucapel- con valoración patrimonial pertenecientes a la región del Biobío en Chile, donde estas prácticas de dominio y mercantilización terminan por desdibujar identidades locales y pasan a manos de un discurso en la industria del turismo, descontextualizando y despojando de real sentido de Monumento Histórico. O que surgen como antagonistas de dicho proceso valorado como patrimonio cultural por su componente de identidad local, activando luchas por la defensa de un pasado común, como en el caso de las ciudades industriales de Lota y Tomé, también emplazadas en la región del Biobío.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Patrimonialization places great value on significant elements of a people's past; however, their meaning is often stifled by rapid urban growth in cities and their development practices, which often become forgotten policies. This article describes some examples of how governmental institutions that dictate the declarations of Historical Monument are used as standard-bearers in the fight for local identity and how they then become viable and activist solutions to halt mega development projects in urban areas. Specifically, we will discuss the patrimonialization of two colonial forts, Nacimiento and Tucapel, both of which have great heritage value and are located the Biobío region in Chile, a country where these practices of domination and commercialization end up blurring local identities and start forming part of the discourse of the tourism industry, thus decontextualizing and stripping the sites of the real sense of Historical Monument. On the other hand, we will see how some sites emerge as antagonists of this process valued as cultural heritage because of their local identity component, inciting a fight for the defense of a common past, as in the case of the industrial cities of Lota and Tomé, also located in the Biobío region.
  • Rasgos de colonialidad en la atención médica a pueblos indígenas Artigo

    Manzano, Mariana Ramírez

    Resumo em Português:

    Resumo O centro de interesse desse artigo é a assistência médica hospitalar aos povos indígenas da colônia e os fundamentos, práticas, relações interétnicas (etnia também significa um povo mesoamericano e qualquer pessoa fora da Mesoamérica). Algumas características da medicina indígena e da prática médica também serão mencionadas, a fim de destacar as semelhanças e diferenças e atitudes dos grupos étnicos europeus em relação a esses contrastes. O objetivo de exemplificar as práticas médicas de ambos os grupos étnicos e contrastar suas respostas é encontrar na analogia uma razão suficiente para questionar o posicionamento de uma prática sobre a outra. Levantar as características do colonialismo favorável na assistência médica aos povos indígenas da Colônia e o desfavorável para garantir a saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El centro de interés de este artículo es la atención médica hospitalaria a los pueblos indígenas en la Colonia y los fundamentos, prácticas, relaciones interétnicas (entendiendo por etnia igualmente un pueblo mesoamericano y cualquier pueblo ajeno a Mesoamérica). Se aludirá a algunas características de la medicina y práctica médica indígena a fin de destacar las similitudes y diferencias y las actitudes de las etnias europeas hacia tales contrastes. El propósito de ejemplificar las prácticas médicas de una y otra etnia y contrastar sus respuestas es encontrar en la analogía una razón suficiente para cuestionar el posicionamiento de una práctica sobre la otra. Plantear los rasgos favorables o desfavorables para la atención médica a los pueblos indígenas en la Colonia para finalmente ubicar la presencia actual de dichos rasgos en algún caso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The focus of this paper is hospital medical care for indigenous peoples in the colony during the Spanish conquest and their main bases, practices and inter-ethnic relations (we understand ethnicity as also including Mesoamerican people and any other people outside Mesoamerica). Some characteristics of indigenous medicine and medical practice will also be discussed in order to highlight the similarities, differences, and attitudes of European ethnic groups towards such contrasts. The purpose of exemplifying the medical practices of both ethnic groups, and contrasting their responses, is to find in the analogy a sufficient reason to question the positioning of one practice over the other, as well as to highlight positive and negative aspects of the medical care to indigenous peoples during the colonial period in order to identify if any of these features are still prevalent in any cases.
  • La escritura colonial: agenciamiento de cuerpos y lenguas no tipográficas Artigo

    Gambetta, Eugenia Ortiz

    Resumo em Português:

    Resumo A escrita europeia invade o espaço americano durante a Conquista. Diversos testemunhos revelam essas dinâmicas de hierarquização e dominação de vozes e línguas ágrafas. A proposta deste artigo é recontextualizar o processo de agenciamento de saberes e corpos a partir da consideração de pressupostos teológicos e epistemológicos sobre a verdade e a preeminência do Logos; e como foi confrontada especialmente a voz feita corpo nos cantos e danças dos nativos americanos, considerados fenômenos esquivos para este processo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La escritura europea irrumpe en el espacio americano durante la Conquista. Diversos testimonios revelan esas dinámicas de jerarquización y dominación de voces y lenguas no tipográficas. La propuesta de este artículo es recontextualizar el proceso de agenciamiento de saberes y cuerpos a partir de la consideración de presupuestos teológicos y epistemológicos sobre la verdad y la preeminencia del Logos, y cómo se confrontó especialmente la voz hecha cuerpo en los cantos y bailes de los nativos americanos como fenómenos esquivos de este proceso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract European writing burst into the Latin American space during the Conquest. Various testimonies reveal these dynamics of hierarchisation and domination of voices and non-typographic languages. This article seeks to re-contextualize the agencing of knowledge and bodies based on the consideration of theological and epistemological presuppositions about truth and the preeminence of Logos, and how the voice turned body in the songs and dances of the Native Americans, as elusive phenomena in this process, were regarded.
  • El modelo latino en las primeras descripciones del Mapudungun: herencia e innovación en el saber lingüístico misionero-colonial Artigo

    Cabello, Nataly Cancino

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo descreve e explica o uso do paradigma comparativo para estudar o mapudungun, língua que tomou o latim como modelo, por ser uma língua de prestígio e possuir uma sólida tradição gramatical. Em particular, são analisados os procedimentos para a elaboração de obras missionárias sobre o mapudungun, em relação à experimentação linguística dos autores. Para fins ilustrativos, é usada a categoria gramatical ‘nome’ (substantivo e adjetivo) e é demonstrado que nas primeiras descrições do mapudungun prevaleceram as explicações exógenas, ainda que as características sintáticas e morfológicas dessa língua sempre se manifestaram.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se describe y explica el empleo del paradigma comparativo en el estudio del mapudungun, lengua que tomó el latín como modelo, por ser una lengua de prestigio y por su sólida tradición gramatical. En particular, se analizan los procedimientos para la elaboración de las obras mapuches, en relación con la lingüística experimental que realizaban los misioneros. Con fines ilustrativos, se recurre a la categoría gramatical ‘nombre’ y se demuestra que, en las primeras descripciones del mapudungun, prevalecieron las explicaciones exógenas, pese a lo cual se manifestaron las particularidades sintácticas y morfológicas de esta lengua.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article describes and explains the use of the comparative paradigm in the study of the Mapudungun language, which took Latin as a model because it was a prestigious language and because it had a strong grammatical tradition. In particular, the paper analyzes the procedures to describe the Mapuche language in the missionary grammars, in relation to the missionaries’ linguistic experimentation. For illustrative purposes, the grammatical category ‘noun’ is used and the study shows that exogenous explanations prevailed in the first descriptions of the Mapudungun language, despite which the syntactic and morphological particularities of this language were manifested.
  • La carnalidad poética de José Ángel Valente. Tradução de Mandorla (primeira seção) Tradução

    Valladares, Saturnino

    Resumo em Português:

    Resumo Depois de traduzir a elegia No amanece o cantor (2018), o primeiro livro de José Ángel Valente que foi publicado no Brasil, desejo apresentar ao leitor brasileiro um conjunto de poemas do mesmo autor, mas com um tema radicalmente diferente. Em concreto, são os dezessete poemas eróticos que compõem a primeira parte de Mandorla, livro publicado originalmente em 1982.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Después de traducir la elegía No amanece el cantor (2018), el primer libro de José Ángel Valente que se publicó en Brasil, deseo presentarle al lector brasileño un conjunto de poemas del mismo autor, aunque con una temática radicalmente distinta. En concreto, son los diecisiete poemas eróticos que componen la primera parte de Mandorla, poemario publicado originalmente en 1982.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Having translated the elegy No amanece el cantor (2018), the first book by José Ángel Valente that was published in Brazil, I would now like to introduce Brazilian readers to another set of poems by the same author, although these deal with a radically different theme. Specifically, I am talking about the seventeen erotic poems that make up the first part of Mandorla, a book originally published in 1982.
  • Sobre Lenguaje, Autoridad e Historia Indígena en los Comentarios Reales de los Incas de Margarita Zamora Resenha

    Aizenberg, Nicolas
  • Un viaje intelectual por las Américas. Notas sobre El Continente Vacío Resenha

    Subirats, Eduardo
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com