Sumário
Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2025Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2025
| Documents |
|---|
|
Editorial Eça de Queirós, nosso contemporâneo. Apresentação do volume 27, n.3, de Alea. Estudos Neolatinos González, Elena Palmero |
|
Artigo Imagens sublimes e temporalidades do trauma em Georges Didi-Huberman: arte como “domesticação do horrível” Seligmann-Silva, Márcio Resumo em Português: Resumo: O artigo analisa a obra do teórico Georges Didi-Huberman, com foco em sua abordagem das “imagens sublimes” e da “temporalidade do trauma”, em diálogo com pensadores como Freud, A.Warburg e W. Benjamin. Didi-Huberman explora o sublime como uma categoria estética que captura o impacto de imagens que congelam o tempo e inscrevem memórias traumáticas, frequentemente associadas a violências históricas. O texto traça a evolução do conceito de sublime desde a Antiguidade, com Longino, até sua reformulação moderna por Burke, Mendelssohn e outros, destacando sua conexão com o trauma, que emerge como uma metáfora central no século XX para expressar a subjetividade em um contexto de catástrofes. Didi-Huberman, influenciado por Warburg, Freud e Benjamin, rejeita uma visão estetizante da arte, enfatizando sua capacidade de revelar o “horror” e o “recalcado” cultural. Através de conceitos como a Pathosformel de Warburg, ele explora como imagens carregam traços de violência e dor, funcionando como arquivos de memória coletiva. O sublime, nesse sentido, é reinterpretado como uma força disruptiva que confronta o espectador com a morte e o caos, mas também como um meio de “domesticação do horrível”, conforme Nietzsche. O artigo destaca a relutância de Didi-Huberman em adotar explicitamente o conceito de “sublime”, preferindo abordagens que enfatizem a materialidade e a temporalidade complexa das imagens. Assim, sua obra propõe uma arqueologia das imagens que interliga arte, trauma e história, desafiando narrativas harmoniosas e revelando as fraturas da modernidade.Resumo em Espanhol: Résumé L’article analyse l’œuvre du théoricien Georges Didi-Huberman, en mettant l’accent sur son approche des « images sublimes » et de la « temporalité du traumatisme », en dialogue avec des penseurs tels que Freud, A. Warburg et W. Benjamin. Didi-Huberman explore le sublime comme une catégorie esthétique capable de capter l’impact des images qui figent le temps et inscrivent des mémoires traumatiques, souvent liées à des violences historiques. Le texte retrace l’évolution du concept de sublime depuis l’Antiquité, avec Longin, jusqu’à sa reformulation moderne par Burke, Mendelssohn et d’autres, en soulignant sa connexion avec le traumatisme, qui devient au XXe siècle une métaphore centrale pour exprimer la subjectivité dans un contexte de catastrophes. Influencé par Warburg, Freud et Benjamin, Didi-Huberman rejette une vision esthétisante de l’art, insistant sur sa capacité à révéler l’« horreur » et le « refoulé » culturel. À travers des concepts comme la Pathosformel de Warburg, il explore comment les images portent les traces de la violence et de la douleur, agissant comme des archives de la mémoire collective. Le sublime, dans ce sens, est réinterprété comme une force disruptive qui confronte le spectateur à la mort et au chaos, mais aussi comme un moyen de « domestiquer l’horrible », selon Nietzsche. L’article souligne la réticence de Didi-Huberman à adopter explicitement le concept de « sublime », préférant des approches qui mettent en avant la matérialité et la temporalité complexe des images. Ainsi, son œuvre propose une archéologie des images qui relie art, traumatisme et histoire, défiant les récits harmonieux et révélant les fractures de la modernité.Resumo em Inglês: Abstract The article analyzes the work of theorist Georges Didi-Huberman, focusing on his approach to “sublime images” and the “temporality of trauma,” in dialogue with thinkers such as Freud, A. Warburg, and W. Benjamin. Didi-Huberman explores the sublime as an aesthetic category that captures the impact of images that freeze time and inscribe traumatic memories, often associated with historical violence. The text traces the evolution of the concept of the sublime from Antiquity, with Longinus, to its modern reformulation by Burke, Mendelssohn, and others, highlighting its connection with trauma, which emerges in the 20th century as a central metaphor to express subjectivity in a context of catastrophes. Influenced by Warburg, Freud, and Benjamin, Didi-Huberman rejects an aestheticizing view of art, emphasizing its capacity to reveal cultural “horror” and the “repressed.” Through concepts such as Warburg’s Pathosformel, he explores how images carry traces of violence and pain, functioning as archives of collective memory. The sublime, in this sense, is reinterpreted as a disruptive force that confronts the viewer with death and chaos, but also as a means of “domesticating the horrible,” as proposed by Nietzsche. The article highlights Didi-Huberman’s reluctance to explicitly adopt the concept “sublime,” preferring approaches that emphasize the materiality and complex temporality of images. Thus, his work proposes an archaeology of images that interweaves art, trauma, and history, challenging harmonious narratives and revealing the fractures of modernity. |
|
Articulo Despedida de Carpentier (viaje a mi semilla) Echevarría, Roberto González Resumo em Português: Resumo O artigo resume uma trajetória de mais de cinquenta anos de trabalho de um crítico, Roberto González Echevarría, com a obra monumental de um escritor, Alejo Carpentier. Acompanhar o trabalho e a vida de um é seguir os passos do outro. Roberto González Echevarría é o crítico mais lúcido e incisivo que Carpentier já teve, e Carpentier é o escritor que com mais sistematicidade esteve na obra de Roberto González Echevarría. Os dois também mantiveram uma amizade profunda e tensa. Nesta original aventura crítica e autobiográfica, o leitor testemunha o que o próprio crítico chama de uma viagem à sua semente carpentereana e uma despedida do grande romancista.Resumo em Espanhol: Resumen O artículo resume una trayectoria de más de cincuenta años de trabajo de un crítico, Roberto González Echevarría, con la obra monumental de un escritor, Alejo Carpentier. Acompañar la obra y la vida de uno, es seguir las huellas del otro. Es Roberto González Echevarría el más lúcido e incisivo crítico que ha tenido Carpentier y es Carpentier el escritor que con más sistematicidad ha estado en la obra de Roberto González Echevarría. Ambos mantuvieron además una profunda y tensa relación de amistad. En esta original aventura crítica y autobiográfica, el lector asiste a lo que el propio crítico llama de un viaje a su semilla carpentereana y una despedida del gran novelista.Resumo em Inglês: Abstract The article synthesizes the fifty-year mutual trajectory of a critic, Roberto González Echevarría and the writings of an author, Alejo Carpentier. It goes over the trails left by one and the other. Roberto González Echevarría is the most lucid and insightful critic Carpentier ever had and Carpentier is the writer who most systematically appears in the work of Roberto González Echevarría. Both also had a deep and tense friendship. In this original critical and autobiographical adventure, the reader will be present in what González Echevarría himself calls a journey to his Carpenterian sources and a farewell by the great novelist. |
|
Dossiê Palavras dos editores convidados: Eça de Queirós, eterno contemporâneo Vieira, José Nogueira, Carlos |
|
Dossiê Indícios do Antropoceno e o clima das margens do Douro nos dois romances “durienses” de Eça de Queirós Carvalho, Ana Cristina Resumo em Português: Resumo Ensaia-se uma abordagem ecocrítica dos dois romances semipóstumos de Eça de Queirós com cenário geográfico nas margens do rio Douro: A Ilustre Casa de Ramires (1900) e A Cidade e as Serras (1901). O objetivo é alcançar uma perspectiva onde ressoe um dos temas ambientais atualmente mais inquietantes - o clima e suas alterações antropogênicas. Explora-se a representação da sucessão das estações do ano no ambiente rural duriense, enquanto elemento narrativo motivador e/ou enquadrador dos enredos. Argumenta-se que ambos os textos, de matriz realista, podem inscrever-se na Seasons literature europeia. Simultaneamente, convoca-se a noção de “Antropoceno” (Crutzen; Stoermer, 2000) para mostrar como alguns dos seus indícios são um móbil de ação em A Cidade e as Serras. Conclui-se que o fator clima é relevante no desenvolvimento dos enredos e personagens e que as duas narrativas são suscetíveis de avivar nos leitores de hoje a consciência dos desafios do Antropoceno e da significância do sistema climático para a humanidade.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo propone una aproximación ecocrítica a las dos novelas semipóstumas de Eça de Queirós, ambientadas en las riberas del río Duero:La Ilustre Casa de Ramires(1900) yLa Ciudad y las Sierras / El Paraíso de Jacinto (1901). El objetivo es ofrecer una perspectiva que resuene con uno de los temas ambientales más inquietantes de la actualidad: el clima y sus cambios antropogénicos. El artículo explora la representación de la sucesión de estaciones en el entorno rural del Duero, como elementos narrativos que motivan y/o enmarcan las tramas. Se argumenta que ambos textos, de carácter realista, pueden incluirse en laSeasons literatureeuropea. Al mismo tiempo, se utiliza el concepto de “Antropoceno” (Crutzen y Stoermer 2000) para mostrar cómo algunos de sus signos impulsan la acción enLa Ciudad y las Sierras. Se concluye que el factor climático es relevante para el desarrollo de las tramas y los personajes, y que ambas narrativas probablemente concientizarán al lector actual sobre los desafíos del Antropoceno y la importancia del sistema climático para la humanidad.Resumo em Inglês: Abstract This article proposes an ecocritical approach to two semi-posthumous novels by Eça de Queirós, geographically set in the margins of the Douro River - The Illustrious House of Ramires (1900) and The City and the Mountains (1901). Our purpose is to highlight in those narratives the most disturbing environmental topic nowadays - the climate and its anthropogenic changes. We explore the representation of the succession of the seasons in the rural environment of the Douro as narrative elements that motivate and/or frame the storylines. We argue that both realistic texts are capable of aligning in the European-styled work Seasons literature. Simultaneously, we call into question the concept of “Anthropocene” (Crutzen; Stoermer, 2000) in order to demonstrate how some of its signs are a motive to the main action of The City and the Mountains. We conclude that the factor of Climate plays a relevant role in the development of the plots and characters, and that the two novels can arouse in current readers a consciousness about the challenges of the Anthropocene and the significance of climate to mankind. |
|
Dossiê Da ilustre instabilidade das casas: notas introdutórias sobre o oikos queirosiano Lopes, Guilherme de Souza Resumo em Português: Resumo O artigo busca estabelecer reflexões críticas iniciais sobre as figuras de casas que permeiam a trajetória romanesca de Eça de Queirós, entendo-as como lugares privilegiados para reconhecer não apenas a dramatização das teses dos romances realistas e/ou naturalistas do autor, mas também o locus crítico de onde é possível visibilizar um espaço de reflexão da escrita a propósito do campo de possibilidades de realização e de constituição de uma tese, levando em conta a tensão entre a internalidade autônoma da ficção e sua relação de economia com um fora heteronômico e injuntivo. Essa perspectiva de leitura coloca em cena um discurso de crise que explicita um processo historicizado de instabilidade estrutural, retórica e discursiva no interior da obra queirosiana, inclusive enquanto dispositivo autocrítico de sobrevivência e de renovação para o seu projeto literário e seu entendimento de realismo.Resumo em Espanhol: Resumen Este artículo tiene como objetivo ofrecer una reflexión crítica inicial sobre las representaciones de las casas que atraviesan la trayectoria novelística de Eça de Queirós, concebidas como espacios privilegiados no solo para dramatizar las tesis inherentes a las novelas realistas y/o naturalistas del autor, sino también como loci críticos desde los cuales es posible discernir un espacio de reflexión sobre el acto mismo de la escritura. Esta reflexión aborda el espectro de posibilidades para la formulación y articulación de una tesis, teniendo en cuenta la tensión entre la interioridad autónoma de la ficción y su relación económica con un exterior heterónomo y prescriptivo. Tal lectura pone en primer plano un discurso de crisis que revela un proceso historizado de inestabilidad estructural, retórica y discursiva dentro de la obra de Queirós -funcionando también como un mecanismo autocrítico para la supervivencia y renovación de su proyecto literario y su concepción del realismo.Resumo em Inglês: Abstract This article aims to offer an initial critical reflection on the representation of houses that permeate Eça de Queirós’s novelistic oeuvre, conceiving them as privileged sites not only for dramatizing the inherent theses in the author’s realist and/or naturalist novels, but also as critical loci from which one can discern a reflective space on the act of writing itself. This reflection concerns the spectrum of possibilities for the formulation and articulation of a novelistic thesis, taking into account the tension between the autonomous interiority of fiction and its economic relation to a heteronomous and prescriptive exterior. Such a reading foregrounds a discourse of crisis that reveals a historicized process of structural, rhetorical, and discursive instability within Queirós’s work as well as a self-critical mechanism for the survival and renewal of his literary project and his conception of realism. |
|
Dossiê O realismo impressionista de Eça de Queiroz: uma proposta de leitura d’A cidade e as serras Elesbão, Juliane de Sousa Resumo em Português: Resumo Neste trabalho, procuramos apontar para um realismo impressionista no romance A cidade e as serras, de Eça de Queiroz. O objetivo é investigar como o autor emprega descrições visuais e sensoriais para capturar a beleza transitória da natureza e integrar tais recursos à crítica social característica de sua literatura. A metodologia combina análise literária de modalidades artísticas diferentes, comparando passagens da obra com princípios do impressionismo pictórico, notadamente as pinturas de Claude Monet. A análise se apoia em referenciais teóricos que incluem estudos de Antonio Candido sobre a relação entre literatura e sociedade, bem como abordagens sobre o impressionismo literário (Gibbs, 1952) e visual (Elias, 2021). A justificativa para o estudo reside na singularidade de A cidade e as serras no conjunto da obra de Eça de Queiroz, especialmente pela forma como equilibra um lirismo visual com uma perspectiva crítica e dialética.Resumo em Espanhol: Resumen En este trabajo buscamos apuntar un realismo impresionista en la novela La ciudad y las montañas, de Eça de Queiroz. El objetivo es investigar cómo el autor emplea descripciones visuales y sensoriales para capturar la belleza transitoria de la naturaleza e integrar dichos recursos con la crítica social característica de su literatura. La metodología combina el análisis literario de diferentes modalidades artísticas, comparando pasajes de la obra con principios del impresionismo pictórico, en particular las pinturas de Claude Monet. El análisis se basa en referentes teóricos que incluyen estudios de Antonio Candido sobre la relación entre literatura y sociedad, así como aproximaciones al impresionismo literario (Gibbs, 1952) y visual (Elias, 2021). La justificación del estudio radica en la singularidad de A Cidade e as Serras dentro de la obra de Eça de Queiroz, especialmente por la forma en que equilibra el lirismo visual con una perspectiva crítica y dialéctica.Resumo em Inglês: Abstract In this article, we intend to point to an impressionist sort of Realism in the novel A cidade e as serras by Eça de Queiroz. The goal is to investigate how the author applies visual and sensorial descriptions in order to capture the transitioning beauty of nature and to integrate these resources to the social critique characteristic of his literature. The methodology combines literary analysis with diverse artistic modalities, comparing passages from the novel to some principles of pictorial Impressionism, mainly the paintings of Claude Monet. The analysis is supported by theoretical references which include the studies of Antonio Candido concerning the relationship between literature and society as well as literary (Gibbs, 1952) and visual (Elias, 2012) impressionist approaches. The justification for this study lies upon the singularity of A cidade e as serras, considering Eça de Queiroz’s entire work, mainly for the way he balances a visual lyricism with a critical and dialectical perspective. |
|
Dossiê A apostasia do gosto em A cidade e as serras Moreira, Tânia Furtado Resumo em Português: Resumo A reavaliação gustativa verificada no protagonista de A cidade e as serras revela, por meio da metonímia, a multiplicidade do gosto, marca da modernidade no romance de Eça de Queirós, em desfavor da tese com que foi lido pela crítica do passado.Resumo em Francês: Résumé Le protagoniste du roman La ville et les montagnes illustre, par métonymie, la multiplicité du goût, caractéristique essentielle de la modernité dans le roman d’Eça de Queirós. Cette perspective remet en question les interprétations critiques traditionnelles qui ont façonné sa réception.Resumo em Inglês: Abstract The protagonist’s gustatory re-evaluation in The city and the mountains illustrates, through metonymy, the multiplicity of taste-an essential feature of modernity in Eça de Queirós’s novel. This perspective challenges the traditional critical interpretations that previously shaped its reception. |
|
Dossiê Também tu farias o mesmo: discursos de poder e autoridade de Gonçalo Ramires Sousa, Márcio Jean Fialho de Resumo em Português: Resumo Com Gonçalo Mendes Ramires, Eça de Queiroz recupera um tema recorrente nos mais diversos registros literários de todos os tempos: o desejo pelo poder e ou pelo reconhecimento público, tema esse que, aliás, faz parte da história da humanidade. Essa discussão temática está presente, inclusive, em outros romances queirosianos, como A relíquia (1887). Nesse sentido, vale observar as estratégias empregadas pelos sujeitos para efetivar essa ambição. Um recurso evidente em A ilustre casa de Ramires (1900) é a tentativa que a personagem faz de ingressar no mundo literário, mas também é importante analisar as estratégias de micropoder expressas por argumentos de autoridade dessa personagem. Dito isso, o objetivo desta comunicação é analisar os argumentos de autoridade empregados pelo protagonista do romance, muitas vezes disfarçados por boas ações, além de buscar contextualizar os mecanismos de poder que servem de pano de fundo para as escolhas das ações.Resumo em Espanhol: Resumen Eça de Queiroz retoma un tema recurrente en la literatura más diversa de todos los tiempos al construir el personaje de Gonçalo Mendes Ramires: el deseo de poder y/o reconocimiento público, un tema que, por cierto, forma parte de la historia de la humanidad. Esta discusión temática también está presente en otras novelas de Queiroz, como La Reliquia (1887). En este sentido, conviene observar las estrategias empleadas por los sujetos para hacer realidad esta ambición. Un recurso evidente en La ilustre casa de Ramires (1900) es el intento del personaje de entrar en el mundo literario, pero también es importante analizar las estrategias de micropoder expresadas por sus argumentos de autoridad. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es analizar los argumentos de autoridad empleados por el protagonista de la novela, a menudo disfrazados de buenas acciones, además de buscar contextualizar los mecanismos de poder que sirven de telón de fondo para sus decisiones.Resumo em Inglês: Abstract Eça de Queiroz revisits a recurring theme in the most diverse literary records of all time when he creates Gonçalo Mendes Ramires as a character: the desire for power and/or public recognition, a theme that, as a matter of fact, is part of the history of humanity. This thematic discussion is also present in other novels by Queiroz, such as The Relic (1887), for example. In those terms, it is worth observing the strategies employed by the subjects to make this ambition come true. An evident resource in A ilustre casa de Ramires (1900) is the character’s attempt to enter the literary world, but it is also important to analyze the strategies of micro power expressed by this character’s arguments of authority. Therefore, the aim of this article is to analyze the arguments of authority employed by the protagonist of the novel, often disguised as good deeds, in addition to seeking to contextualize the mechanisms of power that serve as a backdrop for the choices of actions. |
|
Dossiê Transgressão e ordem em O primo Basílio Ornelas, José N. Resumo em Português: Resumo O foco deste artigo é sobre uma relação adúltera entre Luísa e Basílio em O primo Basílio, de Eça de Queirós (2017), e as consequências que resultam dessa aventura amorosa, nomeadamente o caos que cria na vida de Luísa e seu valor dentro da comunidade, dado que seu comportamento é visto pela sociedade burguesa como uma afronta aos seus códigos e convenções. O objetivo principal do sistema patriarcal, especialmente em termos do comportamento das mulheres, é salvaguardar seu poder e privilégio, assim como suas práticas linguísticas/sociais como dominantes e legítimas. O adultério de Luísa, alicerçado na linguagem do romantismo e em seus ideais, representa um evidente perigo para a legitimidade do discurso oficial. O adultério que não segue a ética normalizada da honra e de comportamento perturba a ordem existente e faz com que Luísa perca seu capital simbólico dentro da ordem burguesa imperante, um sistema que sempre aloca seus produtos diferencialmente à mulher, fato que destaca a assimetria social de gênero.Resumo em Espanhol: Resumen El enfoque del artículo es sobre una relación adúltera entre Luísa y Basilio em O primo Basílio (2017) de Eça y las consecuencias que resultan del amorío, a saber, el caos que crea en la vida de Luísa y su valor en la comunidad, dado que su comportamiento es visto por la sociedad como afronta a sus códigos y normas. El objetivo primordial del sistema patriarcal, especialmente en términos de la conducta de las mujeres, es salvaguardar su poder y privilegio y también sus prácticas lingüísticas/sociales como dominantes y legítimas. El adulterio de Luísa enraizado en el lenguaje del romanticismo y sus ideales representa un grave peligro para la legitimidad del discurso oficial. El amorío que no sigue la ética normalizada del honor y conducta perturba el orden existente y causa que Luísa pierda su capital simbólico dentro de la orden burguesa imperante que siempre aloca sus productos diferencialmente a las mujeres, hecho que pone a relieve la asimetría social de género.Resumo em Inglês: Abstract The focus of this article is on an adulterous relationship between Luísa and Basílio in O primo Basílio (2017) and the consequences that result from their affair, namely the chaos that it creates in Luísa’s life and her standing within the community, given that her behavior is viewed by bourgeois society as an affront against its norms and conventions. The patriarchal system’s main objective, especially in terms of the conduct of women, is to safeguard its power and privilege, as well as its linguistic/social practices as dominant and legitimate. Luísa’s adultery, grounded in the language of romanticism and its ideals, presents a clear danger to the legitimation of the official discourse. The affair, which does not follow the normalized ethics of honor and behavior, disrupts the existing order and causes her to lose her symbolic capital within the prevailing patriarchal order, a system that always allocates its products differentially to women, a reality that highlights the social asymmetry of gender. |
|
Dossiê As múltiplas formas de ler: representações da leitura na Lisboa oitocentista em O primo Basílio, de Eça de Queirós Pinheiro, Isabela Coradini Resumo em Português: Resumo O intuito do presente trabalho é analisar as diferentes formas como a leitura é representada no romance O primo Basílio, de Eça de Queirós. Para isso, alguns aspectos serão levados em consideração, como a cultura literária, a educação dos homens e mulheres da época, a circulação dos periódicos e o contexto social da Lisboa oitocentista. Pretende-se, então, elaborar um breve recorte sobre a recorrência da leitura na obra queirosiana, destacando as preferências literárias dos personagens e a maneira como esse aspecto influencia a produção de sentido do romance como um todo.Resumo em Espanhol: Resumen El objetivo de este trabajo es analizar las diferentes formas en que la lectura es representada en la novela O primo Basílio, de Eça de Queirós. Para ello, se tendrán en cuenta algunos aspectos como la cultura literaria, la educación de los hombres y mujeres de la época, la circulación de los periódicos y el contexto social de la Lisboa decimonónica. Se pretende, así, elaborar un breve recorte sobre la recurrencia de la lectura en la obra queirosiana, destacando cuáles son las preferencias literarias de los personajes y de qué manera este aspecto influye en la producción de sentido en la novela en su conjunto.Resumo em Inglês: Abstract The aim of this paper is to analyze the different ways in which reading is represented in the novel O primo Basílio by Eça de Queirós. To this end, some aspects will be taken into consideration, such as literary culture, the education of men and women of the time, the circulation of periodicals, and the social context of nineteenth-century Lisbon. The intention is to provide a brief overview of the recurrence of reading in Queirós’ work, highlighting the characters’ literary preferences and how this aspect influences the overall meaning of the novel. |
|
Dossiê O patético e os presságios em A tragédia da rua das Flores (1980), de Eça de Queirós Leal, Luciana Ferreira Resumo em Português: Resumo Este trabalho analisa os elementos do patético e dos presságios em A tragédia da rua das Flores, de Eça de Queirós. A investigação concentra-se em episódios marcados por intuições, símbolos e interrupções significativas que, ao longo da narrativa, prenunciam o desfecho trágico. O estudo destaca como os personagens, em especial Victor e Genoveva, são envolvidos por uma atmosfera de inquietação e antecipação emocional que se manifesta por meio de sonhos, olhares, gestos e falas ambíguas. A simbologia da cor preta é amplamente explorada como marca visual do luto, da morte e da condenação iminente. Também se observam expressões do patético em atitudes extremas e na impotência diante do destino. Por fim, demonstra-se que os presságios não apenas antecipam o desfecho incestuoso, mas estruturam a narrativa como uma rede de sentidos implícitos, intensificando a tensão dramática e revelando uma visão fatalista do amor, da identidade e da condição humana.Resumo em Francês: Résumé Ce travail analyse les éléments du pathétique et des présages A tragédia da Rua das Flores d`Eça de Queirós. L’enquête se concentre sur les épisodes marqués par des intuitions, des symboles et des interruptions significatives qui, tout au long du récit, préfigurent l’issue tragique. L’étude met en évidence la façon dont les personnages, en particulier Victor et Genoveva, sont enveloppés dans une atmosphère d’agitation et d’anticipation émotionnelle, qui se manifeste par des rêves, des regards, des gestes et des discours ambigus. Le symbolisme de la couleur noire est largement exploré en tant que marque visuelle du deuil, de la mort et de l’imminence du malheur. Le pathétique s’exprime également dans des attitudes extrêmes et dans l’impuissance face au destin. Enfin, il est démontré que les présages n’anticipent pas seulement l’issue incestueuse, mais structurent le récit comme un réseau de significations implicites, intensifiant la tension dramatique et révélant une vision fataliste de l’amour, de l’identité et de la condition humaine.Resumo em Inglês: Abstract This paper analyzes the elements of the pathetic and of omens in Eça de Queirós’s A tragédia da Rua das Flores. The investigation focuses on episodes marked by intuitions, symbols and significant interruptions which, throughout the narrative, foreshadow the tragic outcome. The study highlights how the characters, especially Victor and Genoveva, are enveloped in an atmosphere of restlessness and emotional anticipation, which manifests itself through dreams, gazes, gestures and ambiguous speech. The symbolism of the color black is widely explored as a visual mark of mourning, death and impending doom. Expressions of the pathetic are also seen in extreme attitudes and in the experience of impotence in the face of fate. Finally, it is shown that the omens not only anticipate the incestuous outcome, but structure the narrative as a network of implicit meanings, intensifying the dramatic tension and revealing a fatalistic view of love, identity and the human condition. |
|
Dossiê Dissecando O mandarim: o encontro de Simmel e Weber com Eça de Queirós Câmara, Vinicius Bogéa Resumo em Português: Resumo Com O mandarim, de Eça de Queirós, como cenário, este artigo explora as perspectivas de Max Weber e Georg Simmel acerca da modernidade. A análise busca conexões entre esses dois intelectuais e o autor português, revelando como elementos característicos do “desencantamento do mundo” - a cultura monetária e a racionalidade - apontam para uma surpreendente convergência entre Weber e Simmel.Resumo em Espanhol: Resumen Con "El Mandarín" de Eça de Queirós como telón de fondo, este artículo explora las perspectivas de Max Weber y Georg Simmel sobre la modernidad. El análisis busca conexiones entre estos dos intelectuales y el autor portugués, revelando cómo elementos característicos del "desencanto del mundo" -la cultura monetaria y la racionalidad- apuntan a una sorprendente convergencia entre Weber y Simmel.Resumo em Inglês: Abstract With Eça de Queiros’ “The Mandarin” as a backdrop, this article explores Max Weber’s and Georg Simmel’s perspectives on modernity. The analysis seeks connections between these two intellectuals and the Portuguese author, revealing how characteristic elements of the “disenchantment of the world” - monetary culture and rationality - point to a surprising convergence between Weber and Simmel. |
|
Dossiê O primo Basílio: estética e desnudamento da burguesia Silva, Vera Lopes da Resumo em Português: Resumo Este estudo dedica-se ao romance O primo Basílio, do autor português Eça de Queirós, considerando que sua estética, relacionada a seu propósito crítico, fomenta o caráter universal da obra, sua sempre contemporaneidade. Nossa tese é a de que o romance queirosinano se configura como mais do que o tratamento de um tema, pois redimensiona o tempo e a sociedade em que se desenvolve a narrativa por meio de recursos estéticos reveladores da base que a estrutura: o fio capitalista que costura as relações pequeno-burguesas na composição das personagens - seus valores, sua posição moral, seus comportamentos e pensamentos. Trata-se de uma composição dialética, pois, embora inserida no contexto burguês, desnuda esse sistema, desfetichizando-o por meio da atuação de personagens que se contrapõem, em especial Luísa e Juliana, cujas consciências são determinadas por seus seres sociais. Para realizar a investigação, respaldamos as reflexões no pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels.Resumo em Espanhol: Resumen Este estudio se dedica a la novela El primo Basilio, del autor portugués Eça de Queirós, considerando que su estética, vinculada a su propósito crítico, fomenta el carácter universal de la obra y su siempre contemporaneidad. Nuestra tesis es que la novela queirosiana se configura como algo más que el tratamiento de un tema, ya que redimensiona el tiempo y la sociedad en los que se desarrolla la narrativa, mediante recursos estéticos que revelan la base en la que se estructura: el hilo capitalista que une las relaciones pequeñoburguesas en la composición de los personajes -sus valores, posición moral, comportamientos y pensamientos-. Se trata de una composición dialéctica, pues, aunque inserta en el contexto burgués, desnuda ese sistema, desfetichizándolo a través de la actuación de personajes que se oponen, especialmente Luísa y Juliana, cuya conciencia está determinada por su ser social. Para llevar a cabo la investigación, basamos nuestras reflexiones en el pensamiento de Karl Marx y Friedrich Engels.Resumo em Inglês: Abstract This study is dedicated to the novel O primo Basílio, by the Portuguese author Eça de Queirós, considering that its aesthetics, linked to its critical purpose, promote the universal character of the work, its perennial contemporariness. Our thesis is that the Queirosian novel represents more than the treatment of a theme. It remodels the time and society in which the narrative unfolds through aesthetic resources that reveal the basis on which it is structured: the capitalist thread which weaves petit-bourgeois relations into the composition of the characters-their values, moral positions, behaviors and thoughts. It is a dialectical composition because, although inserted in the bourgeois context, the work lays this system bare, defetishizing it through the actions of characters who oppose each other. Especially, the actions of Luísa and Juliana, whose consciousness is determined by their social being. To carry out the investigation, we endorse the reflections of Karl Marx and Friedrich Engels. |
|
Dossiê Eça de Queirós: farpeando Portugal desde 1871 Vilela, Ana Luísa Resumo em Português: Resumo Proponho-me a revisitar os folhetins queirosianos d’As Farpas, originalmente escritos com Ramalho Ortigão. Defendo que, do ponto de vista do leitor contemporâneo, o mais relevante nesses textos, aquilo que lhes garante atualidade e eficácia, é a forma como constroem a sua hilariante comicidade. Aquilo que os torna inesquecíveis é o segredo dos seus processos de provocar o riso. Daqui resultam duas importantes dificuldades para a judiciosa tarefa de preparação de uma edição crítica, a que me venho entregando há bastante tempo. Por um lado, não podemos resistir à imperiosa determinação de reconhecer, definir e plenamente desfrutar da dimensão irresistivelmente cómica d’As farpas. Por outro, são indispensáveis as tarefas de formulação, adequação e aplicação dos critérios de fixação do texto crítico, anotação das variantes, dos lapsos, das intervenções editoriais, estilísticas etc. Será justamente a consideração dessas duas dimensões do meu trabalho que estruturará este texto.Resumo em Francês: Résumé Je me propose de revisiter les feuilletons As Farpas, par Eça de Queirós, écrits à l'origine avec Ramalho Ortigão. Je soutiens que, du point de vue du lecteur contemporain, ce qui est le plus pertinent dans ces textes, ce qui leur garantit pertinence et efficacité, c'est la manière dont ils construisent leur comique hilarante. Ce qui les rend inoubliables, c'est le secret de leur processus pour provoquer le rire. Il en résulte deux difficultés importantes pour le judicieux travail de préparation d'une édition critique, que j'entreprends depuis longtemps. D’un côté, on ne peut guère résister à l’impérieuse détermination de reconnaître, définir et profiter pleinement de la dimension irrésistiblement comique de As Farpas. En outre, les tâches de formulation, d'adaptation et d'application des critères de fixation du texte critique, de constat des variantes, des manquements, des interventions éditoriales et stylistiques, etc., sont essentielles. Ce sera précisément la prise en compte de ces deux dimensions de mon travail qui structurera ce texte.Resumo em Inglês: Abstract I propose to revisit the Queirosian feuilletons As Farpas, originally written with Ramalho Ortigão. I argue that from the perspective of the contemporary reader, the most relevant aspect of these texts, that which guarantees their relevance and effectiveness, is the way in which they construct their hilarious comicality. What makes them unforgettable is the secret of their processes of provoking laughter. This results in two major difficulties for the judicious task of preparing a critical edition, which I have been devoting myself to for some time. On the one hand, we cannot resist the imperative determination to recognize, define and fully enjoy the irresistibly comic dimension of As Farpas. On the other hand, the tasks of formulating, adapting and applying the criteria for establishing the critical text, noting the variations, lapses, editorial and stylistic interventions, etc., all are indispensable. It will be precisely the consideration of these two dimensions of my work that will structure this text. |
|
Dossiê “Este lixo do engenho humano”: um sentido atual do conto queirosiano “Civilização” Abbati, Orietta Resumo em Português: Resumo O artigo concentra-se numa reflexão sobre o conto “Civilização”, em que aparece uma identificação do conceito de civilização associado ao desenvolvimento tecnológico, que já na segunda parte do século XIX se ia afirmando nas camadas ricas da burguesia urbana. Tendo em conta os temas prevalentes na obra de Eça de Queirós, considera-se interessante ver como neste conto, por vezes esquecido, sendo síntese e antecipação do romance A cidade e as serras, já se descortine a questão muito atual do papel totalizante da tecnologia na vida, quer do homem, quer da terra, em pleno Antropoceno. Isso implica uma aceleração da transformação no nível global do seu relacionamento com a natureza e também a irreversibilidade da mudança do planeta. Esse conto, apelando à reflexão sobre a maneira de encontrar um equilíbrio entre desenvolvimento e conservação da vida na terra, de fato mostra de maneira clara o caráter trans-histórico e universal da escrita queirosiana.Resumo em Italiano: Sinossi L’articolo si concentra su una riflessione intorno al racconto “Civilização”, in cui appare una identificazione del concetto di civiltà associato allo sviluppo tecnologico, che già nella seconda metà del XIX secolo si andava affermando negli strati ricchi della borghesia urbana. Tendendo conto dei temi prevalenti nell’opera di Eça de Queirós, si ritiene interessante vedere come in questo racconto, talora dimenticato, essendo una sintesi e una anticipazione del romanzo A cidade e as Serras, si intraveda già la questione molto attuale del ruolo totalizzante della tecnologia nella vita, sia dell’uomo che della terra, in pieno antropocene. Questo implica un’accelerazione della trasformazione a livello globale del suo rapporto con la natura e anche l’irreversibilità del cambiamento del pianeta. Il racconto, invitando alla riflessione sul modo di trovare un equilibrio fra sviluppo e conservazione della vita sulla terra, in effetti, mostra in modo chiaro il carattere trans-storico e universale della scrittura queirosiana.Resumo em Inglês: Abstract The article reflects on the short story “Civilization”, in which there appears an identification of the concept of civilization associated with technological development, which was already asserting itself in the second part of 19th Century in the rich classes of the urban bourgeoisie. Taking into account the prevailing themes of Eça de Queirós’s work, it is interesting to see how in this often-forgotten tale - being a synthesis and anticipation of the novel A cidade e as serras -the very current issue of the totalizing role of technology in the life of both man and earth is already unveiled in the middle of the Anthropocene. This implies an acceleration of the phenomena of transformation at a global level of its relationship with nature as well as the irreversibility of the transformation of the planet. This tale calls for reflection on how to find a balance between development and conservation of life on earth, and clearly shows the transhistorical and sometimes universal nature of Queirosian writing. |
|
Dossiê O efeito etnográfico em Correspondência de Fradique Mendes, de Eça de Queirós Anglada, Carolina Resumo em Português: Resumo Na intersecção entre literatura e antropologia, este ensaio busca ler a Correspondência de Fradique Mendes focalizando o lugar que ocupa a etnografia na obra, haja vista que o personagem epistológrafo é também um viajante, “um homem que passa”. Diante de sua recusa a fazer obra do que experimentou por onde passou, recorre-se, para tanto, à obra da antropóloga britânica Marilyn Strathern e à ideia de um “efeito etnográfico”, parcial e intempestivo, e mais afim, por conseguinte, aos empecilhos do conhecer, já notáveis na prosa epistolar de Eça de Queirós.Resumo em Espanhol: Resumen En la intersección de la literatura y la antropología, este ensayo busca leer la Correspondencia de Fradique Mendes centrándose en el lugar que la etnografía ocupa en la obra, dado que el personaje autor de las cartas es también un viajero, “un hombre que pasa”. Ante su negativa a hacer un trabajo de lo que experimentó allí donde fue, apelamos al trabajo de la antropóloga británica Marilyn Strathern y a la idea de un “efecto etnográfico”, parcial e intempestivo, y por tanto más afín a los obstáculos al conocimiento, ya notables en la prosa epistolar de Eça de Queirós.Resumo em Inglês: Abstract This essay aims to read Correspondence of Fradique Mendes at the intersection of literature and anthropology, focusing on the place that ethnography occupies in the work, considering that the epistolary character is also a traveler, that is, “a man defined as one who passes through”. Given his refusal to create a work of what he experienced wherever he went, we resort to the work of the British anthropologist Marilyn Strathern and the idea of an “ethnographic effect”, a partial and untimely one, and therefore more akin to the obstacles of knowledge, already notable in the epistolary prose of Eça de Queirós. |
|
Dossiê Queres que te faça um resumo ou preferes um desenho? Ler Eça hoje Ferreira, Filipe Senos Resumo em Português: Resumo Aqui objeto da nossa atenção crítica, a narrativa O morto no centro da sala (2013), de Gonçalo M. Tavares, estabelece um assíduo diálogo intertextual com Os Maias. Além de analisarmos este aspeto, evidenciamos que a novela tavariana convida a uma reflexão sobre os desafios (hiper)contemporâneos da leitura e do ensino dos textos queirosianos. Se Eça de Queirós, na conhecida “Carta-prefácio a Azulejos do Conde de Arnoso”, traça já um desqualificante perfil do leitor oitocentista, ele assume, porém, contornos incomparavelmente mais sombrios nesta ficção de Gonçalo M. Tavares, coetâneo de um contexto de forte retração da leitura.Resumo em Espanhol: Resumen La narrativa O morto no centro da sala (2013), de Gonçalo M. Tavares, establece un diálogo intertextual con Os Maias, cuyos contornos pretendemos investigar. Además, pretendemos mostrar que la novela de Tavares nos desafía a reflexionar sobre los retos (hiper)contemporáneos de la lectura y la enseñanza de los textos de Eça. Si en su conocida “Carta-prefacio a Azulejos do Conde de Arnoso”, Eça ya esboza un perfil descalificador del lector del siglo XIX, este adquiere contornos incomparablemente más oscuros en esta ficción de Gonçalo M. Tavares, que coincide con un contexto de fuerte retracción de la lectura.Resumo em Inglês: Abstract The narrative O morto no centro da sala (2013) by Gonçalo M. Tavares is the object of our critical attention. It establishes an intertextual dialog with Os Maias, whose contours we are trying to investigate. The Tavares novel also proposes a reflection on the (hyper)contemporary challenges of reading and teaching Queirosian texts. If Eça de Queirós, in his well-known “Letter-preface to Azulejos do Conde de Arnoso”, already sketches a disqualifying profile of the nineteenth century reader, he undertakes, however, incomparably somber contours in this fiction by Gonçalo M. Tavares, which is contemporary to a context of strong decline in reading. |
|
Dossiê Tecelagem literária: das permanências e aproveitamentos de temas em narrativas de Eça de Queirós Nery, Antonio Augusto Matos, Xênia Amaral Resumo em Português: Resumo O presente estudo analisa como narrativas de Eça de Queirós, produzidas em sua juventude, principalmente “Farsas” e “O réu Tadeu”, são “reutilizadas” em textos posteriores do escritor. Para isso, usam-se as ideais de motivo, tema, topoi e intertextualidade. A base teórica menciona C. Segre (1999), E. R. Curtius (2013), U. Eco (1976), J. Kristeva (2005), R. Barthes (2004) e outros autores. Dessa forma, chega-se ao conceito de um trabalho de patchwork nos textos queirosianos, pois novos tecidos textuais são feitos, cuja base são pedaços de trabalhos literários anteriores. Nesse contexto, os “pedaços” textuais antigos ganham diferentes usos e significados ao serem trabalhados nos outros textos de Eça.Resumo em Espanhol: Resumen Este estudio analiza cómo las narrativas de Eça de Queirós, producidas principalmente en su juventud, como “Farsas” y “O réu Tadeu”, son “reutilizadas” en textos posteriores del escritor. Para ello, se emplean las ideas de motivo, tema, topoi e intertextualidad. La base teórica menciona a C. Segre (1999), E. R. Curtius (2013), U. Eco (1976), J. Kristeva (2005), R. Barthes (2004) y otros autores. De esta forma, se llega al concepto de un trabajo de patchwork en los textos queirosianos, ya que nuevos tejidos textuales se crean, teniendo como base fragmentos de trabajos literarios anteriores. En este contexto, los “fragmentos” textuales antiguos adquieren diferentes usos y significados al ser trabajados en otros textos de Eça.Resumo em Inglês: Abstract The current study analyses how “Farsas” and “O réu Tadeu” by Eça de Queirós, narratives written in his youth, are “reused” in the writer’s later texts. In order to do so, we use the ideas of motif, theme, topoi, and intertextuality. The theoretical framework mentions C. Segre (1999), E. R. Curtius (2013), U. Eco (1976), J. Kristeva (2005), R. Barthes (2004), among other authors. In this sense, the concept of patchwork in queirosian texts becomes key, because new textual textures are achieved based on previous literary works. In that context, the older textual “pieces” gain different usages and new meanings when read in unison with other works by Queirós. |
|
Translation Traduzindo Catalina la maga de Luis Cabrera Delgado: sentido, sonoridade e adequação na tradução da literatura infantil Wallace, Victoria Olivera-Smith, Lexa |
|
Entrevista Partes de nós e daquilo que queremos encontrar: Uma entrevista com Carlos Reis Mendes, Gabriella Marques, Ana Pires, Ana Cláudia |
