ARTIGO ORIGINAL SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE NOTA E SÍLABA NA PALAVRA CANTADA CARMO JR, José Roberto do Resumo em Português: RESUMO A palavra cantada apresenta frequentemente construções anômalas do ponto de vista prosódico. Tudo indica que tais construções não podem ser descritas exclusivamente pelo ambiente linguístico em que ocorrem. A excepcionalidade dessas construções se manifesta na realização de processos fonológicos em ambientes nos quais tais processos seriam bloqueados e, reciprocamente, em seu bloqueio em ambientes nos quais seria esperada a sua realização. O objetivo do presente trabalho é descrever esse comportamento divergente da palavra cantada com relação à palavra falada. Inicialmente apresentaremos exemplos que ilustram a dimensão e a generalidade do problema. Em seguida argumentaremos que a excepcionalidade constatada pode ser explicada se assumirmos a hipótese de que a relação entre texto e melodia na palavra cantada é determinada por condições de boa formação. Uma dessas condições, que denominamos Pareamento Métrico, estabelece que a relação entre nota e sílaba é sempre bijetiva, ou seja (I) toda e qualquer nota de uma melodia deve ser pareada a uma e apenas uma única sílaba, e (II) toda e qualquer sílaba de uma cadeia deve ser pareada a uma e apenas uma única nota. A observância dessa condição de boa formação explica tanto a realização quanto o bloqueio de processos fonológicos em divergência com a fonologia do português falado.Resumo em Inglês: ABSTRACT Sung words often present prosodically ungrammatical structures. Such structures cannot be described exclusively on the basis of the linguistic environment in which they occur. Ungrammaticality manifests itself in the actualisation of phonological processes in environments in which such processes would be blocked and, conversely, in its blockage in environments in which their actualisation would be expected. The aim of this paper is to describe this behaviour of sung words that contrasts with that of spoken words. We shall initially introduce examples that illustrate the extent of the problem as well as its ubiquity. Next, we shall argue that the observed ungrammaticality can be explained on the hypothesis that the correspondence between text and melody in sung words is regulated by well-formed conditions. One of these conditions — which we call Metrical Pairing — establishes that the relationship between note and syllable is always bijective, that is (I) each and every note in a melody must be assigned to one and only one syllable, and (II) each and every syllable in a string must be paired with one and only one note. The observance of this condition for well-formedness of sung words explains both the actualisation and the blockage of phonological processes that diverge from the phonology of spoken Portuguese. |
ARTIGO ORIGINAL INTERDISCURSIVIDADE, METÁFORA E POLARIZAÇÃO: COMO A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA É REPRESENTADA NOS EDITORIAIS DA FOLHA DE S. PAULO MENDONÇA, Daniele Gruppi de RESENDE, Viviane de Melo Resumo em Português: RESUMO Este artigo analisa a representação discursiva da população em situação de rua nos editoriais da Folha de S. Paulo entre 2011 e 2020, tendo como aporte teórico os Estudos Críticos do Discurso (ECD) e a análise de metáfora. Editoriais são textos que caracterizam o posicionamento de um jornal, principalmente em momentos marcantes e de tensão para a sociedade, por isso, são um importante objeto de investigação. O corpus deste artigo, parte de trabalho de investigação mais amplo, é composto por oito textos publicados ao longo de uma década. A análise considera as seguintes estratégias e categorias: quadrado ideológico (Van Dijk, 2015, 2017), interdiscursividade (Fairclough, 2001, 2003) e a análise de metáfora (Charteris-Black, 2004). As análises apontam que os editoriais constroem representações negativas da população em situação de rua favorecendo o deslocamento forçado do grupo, negam seus direitos e disseminam discursos que contribuem para a exclusão e naturalização da desigualdade social.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article analyzes the discursive representation of the homeless population in Folha de S. Paulo editorials between 2011 and 2020, using Critical Discourse Studies (CDS) and metaphor analysis as theoretical support. Editorials are texts that characterize the position of a newspaper, especially during significant and tension-filled moments for society, and are thus an essential object of investigation. The corpus of this article, part of a broader research work, comprises eight texts published over a decade. The analysis considers the following strategies and categories: ideological square (Van Dijk, 2015, 2017), interdiscursivity (Fairclough 2002, 2003), and metaphor analysis (Charteris-Black, 2004). The analyses indicate that the editorials build negative representations of the homeless population by favoring the forced displacement of the group, denying their rights, and disseminating discourses that contribute to the exclusion and naturalization of social inequality. |
ARTIGO ORIGINAL UMA ANÁLISE SEMÂNTICA DE ‘TAMBÉM’ COM USO ADITIVO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO BASSO, Renato Miguel CIPOLLI, Matheus Bittencourt Resumo em Português: RESUMO Neste artigo, propomos uma análise semântica e pragmática do uso do item ‘também’ do português brasileiro como partícula aditiva. Para tanto, num primeiro momento, identificamos alguns dos diferentes usos de ‘também’, e, então, isolamos seu uso como partícula aditiva. Fazemos, na sequência, uma comparação de ‘também’ com o item ‘too’, do inglês, que apresenta comportamento semelhante com relação a esse tipo de uso. Feito isso, apresentamos as intuições e análises encontradas em alguns trabalhos anteriores e analisamos em mais detalhe as vantagens e desvantagens da teoria proposta por Amsili e Beyssade (2010, 2013) sobre a partícula aditiva ‘too’ do inglês e ‘aussi’ do francês, quando aplicado ao item ‘também’ do português brasileiro. Propomos, então, em contraposição a Amsili e Beyssade (2010, 2013), uma análise de ‘também’ como partícula aditiva cuja função é criar listas, com base no trabalho de Zhang (2015), e que dá conta dos problemas que detectamos na análise de Amsili e Beyssade (2010, 2013).Resumo em Inglês: ABSTRACT In this paper, we propose a semantic and pragmatic analysis of the Brazilian Portuguese item ‘também’ (also) as an additive particle. In order to do so, we first identify some of the different uses of ‘também’, and then we isolate its use as an additive particle. Next we compare ‘também’ with the English ‘too’, which shows similar behavior in relation to the additive use. We then present the insights and analyzes found in some previous works and analyze in more detail the advantages and disadvantages of the theory proposed by Amsili and Beyssade (2010, 2013) on the additive particles ‘too’ in English and ‘aussi’ in French, when applied to the item ‘também’ in Brazilian Portuguese. We therefore propose, in contrast to Amsili and Beyssade (2010, 2013), an analysis of ‘também’ as an additive particle whose function is to create lists, based on the work of Zhang (2015), which accounts for the problems we detected in the analysis by Amsili and Beyssade (2010, 2013). |
ARTIGO ORIGINAL AULA DE PORTUGUÊS COMO ENCONTRO ENTRE A OUTRA PALAVRA E A PALAVRA OUTRA: UM ESTUDO SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS IRIGOITE, Josa Coelho da Silva Resumo em Português: RESUMO Este artigo tem como tema o acontecimento aula de Português tomada como encontro (Ponzio, 2010a), no que diz respeito à formação dos alunos como leitores e produtores de textos-enunciados. O objetivo foi depreender possíveis implicações no acontecimento aula de Português entre: a) configuração organizacional das ações administrativas no âmbito da instituição escolar; b) configuração dos eventos e das práticas de letramento no âmbito das turmas campo de estudo; e c) práticas de letramento dos alunos participantes. O aporte teórico inclui o ideário vigotskiano, o Círculo de Bakhtin e os estudos do Letramento. A partir dos dados gerados, infere-se haver duas culturas escolares no campo de estudo, em relações ecológicas, as quais são nomeadas como cultura da (in)quietude na Escola 1 e cultura da (re)afirmação na Escola 2. Com base nos resultados, defende-se a tese de que o acontecimento aula de Português como encontro implica relações ecológicas no âmbito das duas culturas escolares coexistentes nessas mesmas relações: a (in)quietude e a (re)afirmação, reiteradas/retroalimentadas, respectivamente, nas/pelas três dimensões da arquitetônica tripartite de cada cultura, referendadas ambas pelo outro nos encontros – ou na ausência de tais encontros – dos sujeitos imersos na ecologia maior em estudo.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article has as its theme the event Portuguese class taken as an encounter (Ponzio, 2010a), as it pertains to the education of the students as readers and producers of text-utterances. The objective was to draw possible implications in the event Portuguese class from: a) the organizational setting of the administrative actions in the scope of the educational institution; b) the setting of the literacy events and practices in the scope of the study field groups; and c) literacy practices of the students that participated. The theoretical basis includes the Vigotskian ideology, the Bakhtin Circle and the studies in literacy. From the data gathered, I infer that there are two school cultures in the field of study, in ecological relations, which are, namely, culture of (un)ease in School 1 and culture of (re)affirmation in School 2. Thus, I support the thesis that the event Portuguese class as encounter implies ecological relations in the scope of the two school cultures coexistent in these same relationships: the (un)ease and the (re)affirmation, reiterated/feedbacked, respectively, in/by the three dimensions of the tripartite architectonics of each culture, both referenced by the other in the encounters — or lack of such encounters — of the subjects immersed in the larger ecology under study. |
ARTIGO ORIGINAL “VIRADA MORAL” E ENTEXTUALIZAÇÃO DO HOMOSSEXUAL COMO PEDÓFILO EM FALAS DE BOLSONARO NO CONGRESSO (2000 A 2018) MORAIS, Argus Romero Abreu de LOPES, Luiz Paulo da Moita Resumo em Português: RESUMO no presente artigo, reportamos sobre uma pesquisa qualiquantitativa em 922 pronunciamentos — notas taquigráficas — do Deputado Federal Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados no período de 2000 a 2018. Como objetivos, pretendemos analisar (i) a presença de itens lexicais religiosos e militares na retórica do ódio bolsonarista ao longo desse recorte cronológico e (ii) a “virada moral” no discurso político do parlamentar, quando, a partir de 2011, passa a associar a homossexualidade à pedofilia. Para tanto, ancoramo-nos em uma metodologia de análise lexical, aproximando a Linguística de Corpus da Antropologia Linguística. Nesse intuito, distribuímos os dados em dois subcorpora, de 2000 a 2010 e de 2011 a 2018, tendo como parâmetro, em um primeiro momento, descrever o contraste diacrônico nas ocorrências de 20 palavras-chave, divididas em dez para o Discurso religioso e dez para o militar, e, em um segundo, explicar o funcionamento da entextualização do signo “pedofilia” na (re)organização da relação entre discurso de ódio, homofobia e pânico moral nas falas do político. Os pronunciamentos foram processados no programa AntConc e no Excel. A partir de 2011, o Discurso bolsonarista se associa ao moralismo religioso, equilibrando o uso de léxicos do Discurso ultraconservador militar e do Discurso fundamentalista cristão.Resumo em Inglês: ABSTRACT In this article, we aim to carry out a qualitative-quantitative investigation of 922 shorthand notes of Federal Deputy Jair Bolsonaro´s speeches in the Chamber of Deputies from 2000 to 2018. As objectives, we analyze (i) the presence of religious and military lexical items in the hatred rhetoric of Bolsonaro throughout this chronological segmentation and (ii) the “moral turn” in his political discourse, when, from 2011 on, he starts to associate homosexuality with pedophilia. To do so, we anchored ourselves in a lexical analysis methodology, bringing Corpus Linguistics closer to Linguistic Anthropology. To that end, we distributed the data into two sub-corpora, from 2000 to 2010 and from 2011 to 2018, having as a parameter, firstly, to describe the diachronic contrast in the occurrences of 20 keywords, divided into 10 for the religious discourse and 10 for the military, and, secondly, to explain the reentextualization of the sign “pedophilia” in the (re)organization of the relationship between hate speech, homophobia and moral panic in the speeches of the politician. The pronouncements were processed in the AntConc program and in Excel. From 2011 on, the Bolsonarist discourse begins to balance the use of lexicons from the ultraconservative military discourse and the Christian fundamentalist discourse. |
ARTIGO ORIGINAL OS VERBOS DE DIZER COMO ESTRATÉGIA PARA TRANSEDIÇÃO NAS TRADUÇÕES DO LE MONDE PARA O PORTUGUÊS VIA SITE DA AGÊNCIA RFI: UMA ANÁLISE BASEADA EM CORPUS Barbosa, Leandro Pereira Serpa, Talita Resumo em Português: RESUMO Este estudo analisa o discurso relatado como um componente dos procedimentos de tradução da agência de notícias RFI para o jornal Le Monde . Examinamos a frequência do uso de verbos em um corpus comparable-cum-parallel (Francês Europeu (FE) ↔ Português Brasileiro (PB)) denominado Le Monde Journalistic Corpus (JOSTLE), baseado em Linguística de Corpus, Estudos de Tradução Baseados em Corpus e princípios de Tradução Jornalística. Identificamos os verbos mais comumente usados em ambas as línguas. Quaisquer discrepâncias no uso entre os verbos de reportagem e outros verbos empregados nessa função discursiva foram identificadas aplicando o software Sketch Engine . Além disso, observou-se a maior frequência desse recurso discursivo em PB, com os seguintes verbos apresentando a maior incidência estatística no corpus: “dizer” (106), “lembrar” (55), “afirmar” (42), “escrever” (35) e “apontar” (33). Nossa análise descobriu que esses verbos são usados em partes de gatekeeping que tradutores e jornalistas escolhem, sugerindo uma expansão, compressão e elisão dos Textos Fonte (TF) ao longo do processo de transedição .Resumo em Inglês: ABSTRACT This study looks at reported speech as a component of the RFI news agency’s translation procedures for the newspaper Le Monde . We examined the frequency of verb usage in a comparable-cum-parallel corpus (European French (EF) ↔ Brazilian Portuguese (BP)) named Le Monde Journalistic Corpus ( JOSTLE ), which was based on Corpus Linguistics, Corpus-based Translation Studies, and Journalistic Translation principles. We identified the most commonly used verbs in both languages. Any discrepancies in usage between the reporting verbs and other verbs employed in this discursive function were identified by applying the computer program Sketch Engine. Furthermore, a higher frequency of this discursive resource was observed in BP, with the following verbs having the highest statistical incidence in the corpus: dizer (106), lembrar (55), afirmar (42), escrever (35), and apontar (33). Our analysis discovered that these verbs are used in gatekeeping portions that translators and journalists choose, suggesting an expansion, compression, and elision of Source Texts (ST) throughout a t ransediting process. |
ARTIGO ORIGINAL ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONCEITOS DE “SIGNO/SÍMBOLO” DE ERNST CASSIRER E O CONCEITO DE “SIGNO IDEOLÓGICO” DE V. VOLÓCHINOV KEMIAC, Ludmila Resumo em Português: RESUMO Nos últimos anos, muitos estudos têm sido publicados sobre as influências e convergências entre o pensamento do chamado “Círculo de Bakhtin” e de outros autores contemporâneos dos pensadores russos M. Bakhtin, P. Medviédev e V. Volóchinov. Diversos pesquisadores ( Brandist, 1997 , 2002 , 2012 ; Poole, 1998 ; Lofts, 2000 2016 ; Tihanov, 2002 ; Faraco, 2009 ; Grillo, 2017 ; Marchezan, 2019 ) têm, nesse sentido, mostrado algumas convergências entre o pensamento do filósofo alemão Ernst Cassirer e o pensamento dos autores russos supracitados, bem como influências que aquele exerceu sobre o constructo teórico destes. Neste artigo, propomos, portanto, uma análise comparativa entre conceitos de “símbolo/signo” desenvolvidos por Cassirer e o conceito de “signo” delineado por Volóchinov, apontando similaridades, diferenças e possíveis influências daquele autor sobre este. Nosso caminho de análise pauta-se na busca por “princípios” ou “conceitos-chave” que possam sintetizar os conceitos supracitados. Concluímos que a ideia, defendida por Volóchinov, de que as diferentes esferas sociais (religião, arte, política etc.) vinculam-se por seu substrato sígnico sofre influência direta das teses cassirerianas. Também, a representação dos sistemas sígnicos, entendida como o “apontar para fora de si” do signo concreto, que correlaciona pelo menos duas realidades, recebe influência das premissas de Cassirer.Resumo em Inglês: ABSTRACT In recent years, many studies have been published on the influences and convergences between the thought of the so-called “Bakhtin Circle” and other contemporary authors of Russian authors M. Bakhtin, P. Medvedev and V. Voloshinov. In this sense, several researchers (Marchezan, 2019; Faraco, 2009; Grillo, 2017; Poole, 1998; Brandist, 2002, 1997; Lofts, 2016, 2000; Tihanov, 2002; Dop, 2001) have shown some convergences between the thinking of German philosopher Ernst Cassirer and the thinking of the aforementioned Russian authors, as well as the influences that Cassirer had on their theoretical construct. In this article, therefore, we propose a comparative analysis between concepts of “symbol/sign” developed by Cassirer and the concept of “sign” outlined by Voloshinov, pointing out similarities, differences, and possible influences of Cassirer on Voloshinov. Our path of analysis is guided by the search for “principles” or “key concepts” that can synthesize these mentioned concepts. We conclude that the idea defended by Voloshinov, which the different spheres (religion, art, politics, etc.) are linked to by their sign substrate, is directly influenced by Cassirerian theses. Also, the representation of semiotic systems, understood as the “pointing outside of one’s self” of the concrete sign, which correlates at least two realities, is influenced by Cassirer’s premises. |
ARTIGO ORIGINAL PRINCÍPIOS DE ESTRUTURAÇÃO DA TOPONÍMIA URBANA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA TOPONÍMIA DO PRIMEIRO TRINTÊNIO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE Cambraia, César Nardelli Seabra, Maria Cândida Trindade Costa de Resumo em Português: RESUMO No presente estudo, apresenta-se uma análise comparativa da toponímia do primeiro trintênio da Cidade de Belo Horizonte com base em plantas de dois períodos: o conjunto documental cartográfico relativo a 1895-1897, composto de quatro plantas, e a planta geral da Cidade de Belo Horizonte organizada pela 1ª Seção da Subdiretoria de Obras em 1928-1929. Do ponto de vista teórico, este estudo se baseou fundamentalmente nos trabalhos de toponímia de Dick (1990a, 1990b e 1996) e Seabra (2016). Testou-se a hipótese de que houve mudanças relevantes nos princípios de estruturação da toponímia da Cidade de Belo Horizonte durante seu primeiro trintênio. A hipótese foi confirmada, uma vez que se constataram como mudanças relevantes, em termos de princípios, a relativização do Princípio da Unicidade e a emergência do Princípio da Supletividade, do Vetor Antropotoponímico, da Relação Biotópica e da Resiliência. Atestaram-se também certas constantes, como a atuação do Princípio da Extensão Limitada, da Unidade Temática, da Continuidade e da Legibilidade e a relativização do Princípio da Impessoalidade.Resumo em Inglês: ABSTRACT In this study, a comparative analysis of the toponymy of the first thirty years of the city of Belo Horizonte is presented based on plans from two periods: the cartographic documental set of 1895-1897, composed of four plans, and the general plan of the city of Belo Horizonte organized by the 1st Section of the Sub-Directorate of Works in 1928-1929. From a theoretical point of view, this study was fundamentally based on the toponymy work of Dick (1990a, 1990b and 1996) and Seabra (2016). It was tested the hypothesis that there were relevant changes in the principles of structuring the toponymy of the city of Belo Horizonte during its first thirty years. The hypothesis was confirmed, since changes were found, in terms of principles, to be the relativization of the Principle of Uniqueness and the emergence of the Principle of Supletivity, Anthropotoponymic Vector, Biotopic Relationship and Resilience. Certain constants were also attested, such as the operation of the Principle of Limited Extension, Thematic Unity, Continuity and Legibility and the relativization of the Principle of Impersonality. |
ARTIGO ORIGINAL VOBLING – UMA INTERSECÇÃO ENTRE CORPUS E UMA PLATAFORMA MULTIMODAL Yamamoto, Márcio Issamu Fromm, Guilherme Resumo em Português: RESUMO Objetivamos refletir sobre a terminologia da Linguística analisada pela metodologia da Linguística de Corpus como pesquisa quantitativa e qualitativa. Para tanto, apresentamos, em parte, a construção do vocabulário bilíngue (português e inglês) da Linguística, baseado em corpus, denominado VoBLing, destinado a alunos iniciantes em Letras. Primeiramente, abordaremos a compilação desse corpus comparável, composto por 47 subáreas da Linguística. O registro pretendido foi acadêmico, a partir do qual descrevemos parte da terminologia da Linguística por meio de traços distintivos extraídos de linhas de concordância. As definições são construídas com base na definição terminológica e na definição enciclopédica previamente selecionadas pelo público-alvo. Em segundo lugar, essas funcionalidades foram organizadas em fichas terminológicas on-line do VoTec (Fromm, 2007), uma plataforma on-line bilíngue de gerenciamento terminológico. Portanto, este vocabulário on-line tem um enfoque terminológico e pedagógico, empregando uma abordagem multimodal, para introduzir conceitos linguísticos para alunos iniciantes em línguas. Os usuários têm acesso a definições e a diversos recursos pedagógicos que lhes permitem compreender os conceitos da Linguística e suas subáreas, o que a torna uma plataforma multimodal com potencial para mostrar a definição do termo em questão por meio da semiótica múltipla.Resumo em Inglês: ABSTRACT Fromm, 2007 |
ARTIGO ORIGINAL TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTOS E MULTIMODALIDADE: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA ORALIDADE EM INGLÊS NO ENSINO SUPERIOR Oliveira, Flávia Medianeira de Dias, Reinildes Resumo em Português: RESUMO Este artigo relata uma investigação sobre oralidade (i.e., escuta e fala) desenvolvida com licenciandos em Letras-Inglês da Universidade Federal de Pelotas. Nossa intenção é construir uma pedagogia inovadora para práticas letradas orais fundamentadas em teorias recentes sobre a linguagem da era digital. O design e a criação das atividades de aprendizagem se apoiam nos estudos sobre letramentos, contextos de uso, diversidade e multimodalidade a partir dos preceitos da Semiótica Social. Sob a perspectiva do paradigma da pesquisa qualitativa, a análise revela que a pedagogia criada contribui para a construção de conhecimentos dos aspectos fundamentais da linguagem contemporânea pelos licenciandos. Os dados analisados evidenciam que os participantes foram capazes de transferir o que aprenderam para o processo de criar textos orais multimodais, enfocando contextos e propósitos diferenciados, com a integração das tecnologias digitais.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article discusses an investigation on orality (e.g., listening and speaking) we developed with undergraduates in LetrasEnglish Course at the Federal University of Pelotas. Our aim is to build an innovative pedagogy for oral practices based on recent theories about language in the digital age. The design and creation of the learning activities are grounded on the studies about literacies, contextual diversity, and multimodality, following the principles of Social Semiotics. From the perspective of the qualitative research paradigm, the analysis reveals that the pedagogy created by us contributes to the construction of knowledge about the fundamental aspects of contemporary language by the undergraduates. The data analyzed point out that the participants were able to transfer what they have learnt to the process of creating multimodal oral texts, focusing on different contexts and purposes, with the integration of digital technologies. |
ARTIGO ORIGINAL AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SOBRE O QUE ESTAMOS FALANDO? Pereira, Rodrigo Acosta Costa-Hübes, Terezinha da Conceição Resumo em Português: RESUMO Diferentes investigações em Linguística Aplicada, no Brasil, têm buscado estudar o trabalho com as práticas de linguagem nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, seja à luz de pesquisas de cunho etnográfico, de pesquisa-ação, por exemplo, seja sob panoramas da análise de documentos e discursos. Dentro dessa abordagem, nosso artigo tem como objetivo propor uma discussão teórico-metodológica sobre o conceito de ‘práticas de linguagem’ que orbita em documentos parametrizadores nacionais, a partir da qual procuramos sistematizar um construto metateórico sobre esse conceito, olhando, mais especificamente, para a disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para tanto, em termos teóricos, nos situamos nos preceitos dos Estudos Dialógicos da Linguagem e, em termos metodológicos, nos ancoramos nos pressupostos da Metateorização e da Análise Documental. Os resultados demonstram que, nos documentos analisados, reverberam sentidos convergentes/aproximativos em relação às ‘práticas de linguagem’ como usos linguísticos em situações reais e como unidades ou eixos de ensino e de aprendizagem. A partir dos resultados, o estudo em tela propõe um panorama metateórico em torno deste conceito, não apenas retomando questões nucleares já demonstradas na análise documental, como questões outras, que ratifiquem a visão social, ideológica e política do trabalho com ‘práticas de linguagem’ na escola.Resumo em Inglês: ABSTRACT Different research studies in Applied Linguistics, in Brazil, have sought to examine the work with language practices in Portuguese language classes in Elementary Education. These studies have employed ethnographic research, action research, and analyses of documents and discourses. Within this approach, our article aims to propose a theoretical-methodological discussion about the concept of ‘language practices’ present in national parameterizing documents. Through this, we aim to systematize a metatheoretical construct concerning this concept, focusing specifically on the discipline of Portuguese Language in Elementary Education. Theoretically, we ground our work in the principles of Dialogical Studies of Language, and, methodologically, we align with the assumptions of Metatheorization and Document Analysis. The results demonstrate that the analyzed documents reflect convergent/approximate meanings regarding ‘language practices’ as linguistic usages in real situations and as teaching and learning units or axes. Based on these results, this study proposes a metatheoretical overview of this concept, not only revisiting core issues already demonstrated in document analysis but also addressing other aspects that reaffirm the social, ideological, and political aspects of working with ‘language practices’ in schools. |
ARTIGO ORIGINAL AS RELAÇÕES TEXTUAIS COMO PROCEDIMENTOS PARA A ATRIBUIÇÃO DE AÇÕES NA INTERAÇÃO Cunha, Gustavo Ximenes Resumo em Português: RESUMO Neste trabalho, procuramos evidenciar o papel das relações textuais (tais como as de argumento, preparação e comentário) na atribuição de ações, ou seja, no processo por meio do qual os interlocutores usam diferentes recursos verbais e não-verbais para projetar e reconhecer ações, como pedir informação, convidar, ameaçar, parabenizar, criticar, etc. Na literatura sobre o tema, reconhece-se o papel fundamental da linguagem verbal nesse processo de atribuição de ações. Contudo, pouca atenção se deu ao papel que as relações textuais podem exercer nesse processo. Articulando contribuições teóricas da Pragmática conversacional e da Análise da Conversa etnometodológica, estudamos o papel das relações textuais na atribuição de ações em dois debates eleitorais presidenciais. O que se verificou com as análises foi que essas relações, expandindo o turno, fazem com que sentenças que, sem as relações, poderiam ser identificadas como asserções, pedidos de informação e conselhos sejam reconhecidas, em razão das relações, como desafios (provocações), críticas, acusações, ameaças, promessas, etc.Resumo em Inglês: ABSTRACT In this paper, we study the role of textual relations (such as argument, preparation, and comment) in action ascription, that is, in the process through which interlocutors use different verbal and non-verbal resources to project and recognize actions, such as asking for information, inviting, threatening, congratulating, criticizing, etc. The literature on the subject acknowledges the central role of verbal language in this process of action ascription. However, little attention has been paid to the role that textual relations can play in this process. Articulating theoretical contributions from Conversational Pragmatics and ethnomethodological Conversation Analysis, we study the role of textual relations in the action ascription in two presidential election debates. The analysis showed that these relations, by expanding the turn, result in sentences that would otherwise be identified as assertions, requests for information, and advice to be recognized, instead, as challenges (provocations), criticisms, accusations, threats, promises, etc. |
ARTIGO ORIGINAL VOCALIDADE DE SUCESSO: UMA ANÁLISE DOS DIZERES SOBRE A VOZ DE ALAN RICKMAN, O PROFESSOR SNAPE DA SAGA HARRY POTTER Soares, Thiago Barbosa Resumo em Português: RESUMO Empreende-se neste artigo, com o objetivo de descrever e interpretar o processo de produção de sentidos acerca da voz de sucesso, a análise de três textos extraídos de seus domínios virtuais, formulados e circulados pela imprensa brasileira: Vozeirão de Alan Rickman, ator genial do teatro, tinha vida própria (Cury, 2016), publicado na Folha de S. Paulo; Morre o ator inglês Alan Rickman, o professor Snape de “Harry Potter” (Morre, 2016), veiculado em O Popular (2016); e Estudo revela que Alan Rickman tinha a voz perfeita (Moreira, 2016), divulgado na revista Galileu (2016). Os procedimentos teórico-metodológicos, de cunho qualitativo-interpretativista, aqui adotados possuem como base estruturante o arcabouço procedimental da Análise do Discurso. Em categorias mais específicas de emprego, são mobilizados os conceitos de discurso, de condições de produção, de formação discursiva e de interdiscurso. Ante a aplicação teórica aos textos selecionados, compreendeu-se que, ao destacar a voz de um determinado sujeito em um ambiente no qual os efeitos do discurso fabricam imagens eivadas de virtudes socialmente prestigiadas em função da propositura sistemática de retroalimentação de sentidos, a consecução do lastro de sucesso recompensa, com visibilidade e fama, os sujeitos submetidos ao encaixamento das propriedades definidas pelo próprio regime de sucesso midiático das vozes.Resumo em Inglês: ABSTRACT Empreende-se neste artigo, com o objetivo de descrever e interpretar o processo de produção de sentidos acerca da voz de sucesso, a análise de três textos extraídos de seus domínios virtuais, formulados e circulados pela imprensa brasileira: Vozeirão de Alan Rickman, ator genial do teatro, tinha vida própria (Cury, 2016), publicado na Folha de S. Paulo; Morre o ator inglês Alan Rickman, o professor Snape de “Harry Potter” (Morre, 2016), veiculado em O Popular (2016); e Estudo revela que Alan Rickman tinha a voz perfeita (Moreira, 2016), divulgado na revista Galileu (2016). Os procedimentos teórico-metodológicos, de cunho qualitativo-interpretativista, aqui adotados possuem como base estruturante o arcabouço procedimental da Análise do Discurso. Em categorias mais específicas de emprego, são mobilizados os conceitos de discurso, de condições de produção, de formação discursiva e de interdiscurso. Ante a aplicação teórica aos textos selecionados, compreendeu-se que, ao destacar a voz de um determinado sujeito em um ambiente no qual os efeitos do discurso fabricam imagens eivadas de virtudes socialmente prestigiadas em função da propositura sistemática de retroalimentação de sentidos, a consecução do lastro de sucesso recompensa, com visibilidade e fama, os sujeitos submetidos ao encaixamento das propriedades definidas pelo próprio regime de sucesso midiático das vozes. |
ARTIGO ORIGINAL SINTAXE, DISCURSO E RELATIVAS: E A “SEMÂNTICA” EXALA PAIXÕES Cattelan, João Carlos Oliveira, Isabela Karolina Gomes Ferreira Resumo em Português: RESUMO Ancorado na defesa de que, a partir da Escola de Port Royal, teria existido uma circularidade pendular entre a Lógica e a Retórica, pautadas, respectivamente, numa teoria universal das ideias ou no subjetivismo individualista, Michel Pêcheux (1995) se vale das orações relativas como fenômeno linguístico para sustentar o desenvolvimento de uma teoria materialista do discurso amparada, sobretudo, na Linguística e no Materialismo Histórico. Para o autor, nem sempre é possível definir se uma relativa é apositiva ou determinativa, uma vez que elas seriam portadoras de uma ambiguidade que se equaciona apenas à luz das condições históricas de seu aparecimento. É sobre o caráter ambíguo de certas relativas que este estudo se desenvolve, tendo como dados casos recolhidos por alunos de pós-graduação na disciplina de Teoria do Discurso e que tocam em questões sociais polêmicas, porque, no limite, por meio delas, pretender-se-ia estabelecer as “melhores” formas de atuação pessoal.Resumo em Inglês: ABSTRACT Anchored in the argument that, since the School of Port Royal, there has been a pendular circularity between Logic and Rhetoric, based respectively on a universal theory of ideas or on individualistic subjectivism, Michel Pêcheux (1982) uses relative clauses as a linguistic phenomenon to support the development of a materialist theory of discourse based on Linguistics and Historical Materialism above all. For the author, it is not always possible to define whether a relative clause is appositive or determinative, since they carry an ambiguity that can only be equated in the light of the historical conditions related to their appearance. This study focuses on the ambiguous nature of certain relative clauses, using as data cases collected by postgraduate students attending a course on ‘Discourse Theory’ and which touch on controversial social issues, because, at the very limit, they are intended to establish the “best” forms of personal action. |
ARTIGO ORIGINAL CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA A ANÁLISE TEXTUAL FUNDAMENTADA NA CATEGORIA DO TÓPICO DISCURSIVO Garcia, Aline Gomes Souza, Eduardo Penhavel de Resumo em Português: RESUMO Neste artigo, procuramos oferecer contribuições metodológicas para a análise textual desenvolvida na Gramática Textual-Interativa (GTI), tipo de análise fundamentada essencialmente na categoria do tópico discursivo. Especificamente, nosso objetivo é discutir: (i) a instauração, na construção textual, de tópicos metadiscursivos; (ii) a metodologia de nomeação dos referentes que, no texto, funcionam como tópicos. Analisando descrições, narrativas de experiência e relatos de opinião do Banco de Dados IBORUNA e motivados pelo interesse em contribuir para o desenvolvimento da GTI, argumentamos que a construção de textos, por vezes, envolve um tipo de tópico que pode ser analisado como metadiscursivo, caracterizado por uma centração voltada para a negociação entre os interlocutores e indicação de um tópico a ser instalado no texto. Ademais, discutimos que referentes com estatuto de tópico podem ser descritos pela identificação de expressões referenciais que os explicitam na materialidade textual, pela nominalização de predicações dos interlocutores ou ainda por inferências do analista. Concluímos que os tópicos metadiscursivos estampam a formulação textual intrinsecamente interativa assumida pela GTI, por serem voltados para a própria construção textual, e que apontar métodos de identificação dos referentes que são tópicos é reforçar o estatuto de referente de todo tópico discursivo.Resumo em Inglês: ABSTRACT This paper provides methodological contributions to the text analysis that is developed in Textual-Interactive Grammar (TIG), a type of analysis based on the analytical category of discourse topic. Specifically, the purpose of the paper is to discuss: (i) the elaboration of meta-discourse topics during the construction of texts; (ii) a methodology for naming the referents that work as topics in a text. The corpus comprises descriptions, experience narratives, and opinion reports, material selected from IBORUNA database. Aiming to contribute to the development of TIG, the article argues that textual construction sometimes deals with meta-discourse topics in which interlocutors are concentrated on negotiating the topic of the text. In addition, the paper discusses that a referent with topic status can be described by means of: (i) the identification of a referential expression that makes it explicit on the text surface; (ii) the nominalization of a predication that is present in the text; or (iii) the inference of that referent. The article concludes that discourse topics make evident the existence of an intrinsic relationship between text formulation and interaction, and that the different possibilities of describing topics corroborate the referent nature of each topic in a text. |