Acessibilidade / Reportar erro

Vale expandido: contrabando negreiro e a construção de uma dinâmica política nacional no Império do Brasil1 1 Este artigo não existiria sem as estimulantes discussões realizadas no âmbito do grupo de estudos "Império Expandido", constituído por alunos de pós-graduação do Departamento de História da FFLCH-USP. Sua primeira versão foi apresentada no seminário "O Vale e a Bacia do Paraíba no Longo Século XIX", que ocorreu em Vassouras em 24 e 25 de novembro de 2012, sob organização de Ricardo Salles, Rafael Marquese e Mariana Muaze. O evento fez parte das atividades do projeto "O Vale do Paraíba no século XIX e nas primeiras décadas da república", financiado pelo Pronem - Faperj/CNPQ. Agradecemos em particular à leitura de André Nicacio Lima, Felipe Landim, Luiz Fernando Saraiva, Ivana Stolze Lima, Leonardo Marques, Marcelo Ferraro, Marco Holtz, Ricardo Salles e Waldomiro Lourenço da Silva.

Expanded Valley: Illegal Slave Trade and the making of national political dynamics in the Brazilian Empire

Resumo

O artigo analisa as conexões entre Estado e sociedade no Império do Brasil examinando a correlação, nas décadas de 1830 e 1840, da defesa do contrabando negreiro com a montagem de um quadro político-eleitoral em nível nacional. Em sua primeira parte, revisita estudos clássicos ainda influentes na agenda de pesquisa que abordaram as relações entre Estado e sociedade no Brasil imperial. Na segunda, descreve como a defesa do contrabando negreiro aproximou líderes parlamentares do centro-sul e proprietários da Bacia do Vale do Paraíba. Na terceira, sugere que os mesmos líderes parlamentares construíram um quadro político-eleitoral nacional, com fortes implicações para a feição do Estado durante o Segundo Reinado, mediante a reforma do Código de Processo Criminal. Na última, apresenta a atuação de Honório Hermeto Carneiro Leão, então presidente da província do Rio de Janeiro, na repressão das revoltas de 1842 como um momento crucial que sintetiza os processos examinados no texto.

Palavras-chave:
tráfico negreiro; política imperial; eleições; Estado; sociedade

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com