“NOS CAMINHOS DE SÃO GREGÓRIO”: AS HIERARQUIAS SOCIAIS NA FRONTEIRA DO BRASIL COM O URUGUAI E O COMANDO REGIONAL DO BRIGADEIRO DAVID CANABARRO (C. 1831-1865)

“ON THE WAYS OF SÃO GREGÓRIO” THE SOCIAL HIERARCHIES IN BRAZIL’S BORDERLAND WITH URUGUAY AND THE REGIONAL COMMAND OF BRIGADIER DAVID CANABARRO (C. 1831-1865)

Jonas Moreira Vargas Sobre o autor

RESUMO

O artigo analisa alguns fatores que conformaram as hierarquias sociais na Fronteira do Brasil com o Uruguai, mais propriamente na localidade de Santana do Livramento, cidade fundada exatamente no limite entre os dois países. Num contexto de muitas guerras e de construção do estado monárquico é dado destaque à atuação do Brigadeiro David Canabarro, um oficial paisano que se tornou comandante militar daquela Fronteira, cargo fundamental na defesa do território imperial. Compilando um conjunto variado de fontes documentais, o artigo enfatiza que aquela sociedade fronteiriça possuía uma estratificação social complexa e que o sucesso daqueles que buscavam exercer sua autoridade política e militar dependia de uma ampla negociação com todos os estratos sociais, ou seja, ricos fazendeiros, pequenos criadores de gado, peões de estância, indígenas, libertos e escravos.

Palavras-chave:
Fronteira; hierarquias sociais; criadores de gado; Brasil Império

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com