“O DONATÁRIO DA PROVÍNCIA DE PERNAMBUCO”: A ELITE IMPERIAL A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE VIDA E LIDERANÇA PARTIDÁRIA DE PEDRO FRANCISCO DE PAULA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE (1840-1875)

“THE DONATORY OF THE PROVINCE OF PERNAMBUCO”: THE IMPERIAL ELITE FROM THE LIFE TRAJECTORY AND PARTY LEADERSHIP OF PEDRO FRANCISCO DE PAULA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE (1840-1875)

Suzana Cavani Rosas Paulo Henrique Fontes Cadena Sobre os autores

RESUMO

O artigo aborda a trajetória política de um dos principais líderes do Partido Conservador de Pernambuco, Pedro Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque (visconde de Camaragibe), procurando, em diálogo com a historiografia, verificar quais as estratégias e redes sociais que ele teceu para galgar sua carreira pública. Destaca-se nessa trajetória a sua condição de chefe de partido, que fez dele um mediador fundamental nas relações travadas entre o governo central e o seu partido, em Pernambuco. A observação das diversas funções e obrigações que lhe cabiam como líder partidário, tais como a definição da chapa do seu partido e a orientação de sua bancada na Corte nas votações importantes das reformas, também merece relevo nesse trabalho. Suas conclusões indicam que o cargo mais expressivo ocupado pelo visconde de Camaragibe não foi o de deputado geral e nem o de senador, mas sim o de chefe dos conservadores de sua província.

PALAVRAS-CHAVES:
Trajetória de vida; visconde de Camaragibe; elite política; Partido Conservador; Pernambuco

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com