Acessibilidade / Reportar erro

O FAROL, O OBSERVADOR E A VOZ: O DEBATE SOBRE A FEDERAÇÃO E A REFORMA CONSTITUCIONAL NA IMPRENSA PAULISTA (1830-1832)

THE FAROL, THE OBSERVADOR AND THE VOICE: THE DISCUSS ABOUT FEDERALISM AND CONSTITUTIONAL REFORM IN SÃO PAULO PROVINCE PRESS (1830-1832)

Resumo

Ancorado em estudos que apontam para a importância do elemento provincial na construção do Império brasileiro e o papel da imprensa periódica nesse processo, o presente artigo tem como objetivo analisar um aspecto específico da imprensa paulista durante o final do Primeiro Reinado e o início do período regencial, qual seja, o debate travado pelos jornais de São Paulo a respeito da federação e da reforma constitucional. A ideia central é questionar uma suposta homogeneidade presente no pensamento político paulista que não teria abrigado outros posicionamentos além de um liberalismo moderado consensual e hegemônico, ponto de vista que foi forjado pelos próprios agentes históricos da época e que ainda persiste em parte da historiografia sobre São Paulo nos Oitocentos. Busca-se, assim, problematizar o pensamento liberal paulista e indicar seus matizes, avanços e recuos, mostrando como o embate moderados versus exaltados revela não uma dicotomia inflexível, mas sim fissuras dentro do ideário liberal que transcendiam os limites da província e se articulavam à discussão política que envolvia o centro do Império e suas partes.

Palavras-chave:
Imprensa periódica; Império; São Paulo

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com