Acessibilidade / Reportar erro

Reação francesa às ameaças de Cabanos e Bonis no território litigioso entre o Brasil e a Guiana Francesa (1836-1841)1 1 Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa financiado pela Fundação Gerda Henkel (Alemanha) sobre a região do Contestado Franco-Brasileiro entre os anos de1840 e 1900. É uma versão ampliada e revisada da minha participação no XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH, Florianópolis, 2015.

Resumo:

Gostaria de ampliar neste artigo a análise de um episódio histórico ocorrido entre 1836 e 1841: a ocupação francesa do território litigioso situado entre o Brasil e a Guiana Francesa. Pretendo considerar dois fatores regionais que, a meu ver, influenciaram a decisão tanto do governo de Caiena como do governo metropolitano de construir fortes militares na região. Tais fatores são a Cabanagem e as tentativas dos negros Bonis de se instalarem no baixo Oiapoque. Entendo também que a retirada francesa do lago do Amapá, em 1840, mas não do posto à margem direita do rio Oiapoque, se deva não só a fatores internacionais e diplomáticos como também a questões de ordem regional. Não querendo negar os interesses do governo de Paris de expandir o território de sua colônia sul-americana, pretendo chamar a atenção para as ameaças - reais ou fictícias - dos cabanos2 2 Sobre o significado do termo cabano, ver o trabalho de LIMA, Leandro Mahalem. Rios Vermelhos. Tese (Mestrado em Antropologia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Interessante notar que Caetano da Silva, em 1860, não utilizou o termo cabano para designar os revoltosos. Referiu-se a eles como um bando de insurgentes do interior da província. SILVA, Joaquim Caetano da. O Oiapoque e o Amazonas. Uma Questão Brasileira e Francesa. Campinas: IFCH - UNICAMP/ Secult, 2010. ( 4° edição organizada e coordenada por Paulo Miceli e Janaina Camilo), p. 149. e dos negros Bonis, provenientes da Guiana Holandesa.

Palavras-chave:
fronteira Brasil-Guiana Francesa; cabanos e Bonis; escravos fugidos

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com