Acessibilidade / Reportar erro

“MAIOR SOMMA DE FACTOS HISTORICOS, ELUCIDADOS COM MAIS METHODO”: AMÉRICO BRAZILIENSE E A INVENÇÃO DO ESPAÇO PAULISTA NA ESCRITA DA HISTÓRIA ESCOLAR (1873-1879)1 1 Este artigo é resultante das discussões empreendidas nas disciplinas ministradas na graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): História do Ensino de História (2016), Ensino de História e Materiais Didáticos (2017) e Historiografia e Pesquisa do Ensino de História (2018). Agradeço aos alunos das referidas turmas pelas inestimáveis contribuições. O texto articula-se com o projeto de pesquisa desenvolvido no ProfHistória da UFRN, intitulado “Lições de História Pátria: a historiografia escolar brasileira”.

“GREATER SUMMARY OF HISTORICAL FACTS, ELUCIDATED WITH MORE METHODO ”: AMÉRICO BRAZILIENSE AND THE INVENTION OF SPACE OF SÃO PAULO IN THE SCRIPT OF SCHOOL HISTORY (1873-1879)

Resumo

No último quartel do século XIX ocorreram inúmeros embates em defesa da renovação dos conteúdos de história no espaço escolar brasileiro. Um dos principais eixos norteadores das discussões era atinente à ampliação da História Pátria na disciplina História, que até então privilegiava a experiência clássica europeia. Neste artigo analisamos o processo de construção do espaço paulista e a defesa da História do Brasil na escrita da história escolar do intelectual paulista Américo Braziliense. Tem-se como fonte central o livro escolar, publicado em 1876, que reverberava o deslocamento do eixo espacial da corte para a província de São Paulo, no âmbito do processo de construção da cultura política republicana paulista após a Convenção de Itu (1873).

Palavras-chave:
Cultura política; historiografia escolar; Américo Braziliense

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com