Resumo em Português:
Resumo As faculdades de medicina no Império tiveram um papel relevante no processo de institucionalização da medicina. A formação dos médicos envolvia uma série de procedimentos, dentre eles a confecção de teses de final de curso. Ao longo desse artigo, busca-se problematizar a escrita das teses médicas a partir de um corpus documental delimitado, provenientes do banco de teses do Arquivo Público Mineiro (APM). O objetivo é tentar compreender o significado que tiveram no processo de institucionalização da medicina e de que modo, no âmbito da escrita, os alunos abordaram as principais teorias e controvérsias que marcaram a medicina acadêmica no século XIX.Resumo em Inglês:
Abstract The medical schools in the Empire played an important role in the process of institutionalization of medicine. The training of the doctors involved a series of procedures, among them the making of end-of-course theses. Throughout this article, it is tried to discussthe writing of the medical theses from a delimited documentary corpus, coming from the theses bank of the Arquivo Público Mineiro (APM). The objective is to try to understand the meaning they had in the process of institutionalization of medicine and how, in the scope of writing, students addressed the main theories and controversies that marked academic medicine in the nineteenth century.Resumo em Português:
Resumo O artigo examina a documentação sobre uma beata, irmã Germana Maria da Purificação (1782-1853), que apresentava manifestações extáticas na Capela de Nossa Senhora da Piedade da Serra, em Caeté. Um diagnóstico sobre o caso, organizado por dois cirurgiões, Antônio Pedro de Sousa e Manuel Quintão da Silva, defendia que a beata era vítima de fenômenos sobrenaturais. Tal interpretação foi recusada por um médico mineiro diplomado na Europa, Antônio Gonçalves Gomide (1770-1835), em obra intitulada Impugnação Analítica (...), publicada pela Imprensa Régia no ano de 1814. Esse documento permite examinar o universo da medicina no início do século XIX no Brasil, evidenciando a rivalidade entre médicos e cirurgiões. O médico, guiando-se pelos princípios da ciência ilustrada e com base nos estudos da medicina douta, se apoiou nos trabalhos de Philippe Pinel (1745-1826) e de outros alienistas. Analisando as manifestações patológicas da beata como uma doença nervosa, Gomide produziu o que pode ser considerado uma das primeiras documentações sobre o alienismo no Brasil. O médico abriu caminho para o debate sobre essa especialidade médica moderna no país. Tal percepção propõe uma releitura da historiografia acerca dos estudos sobre as doenças nervosas, demonstrando que o conhecimento científico acerca da alienação já circulava no país pelo menos desde a década de 1810.Resumo em Inglês:
ABSTRACT The article examines a documentation about a Blessed, Sister Germana Maria da Purificação (1782-1853), who presente ecstatic manifestations in a chapel named Capela de Nossa Senhora da Piedade da Serra, in Caeté, Minas Gerais. A diagnosis for this case was accomplished by two surgeons, Antônio Pedro de Sousa and Manuel Quintão da Silva, which supported the idea that the woman was a victim of a supernatural phenomenon. This interpretation was rejected by the doctor Antônio Gonçalves Gomide (1770-1835), graduated in Europe, who published his analysis in Analytical Impugnation (...) (1814). This document allows us to examine the universe of medicine from the beginning of the 19th century in Brazil and it makes clear the rivalry among doctors and surgeons. The doctor, guided by the principles of illustrated science, and based on medicine studies, relied on Philippe Pinel’s work (1745-1826) and others alienists. Analyzing the pathological manifestations of the Blessed as a nervous disease, Gomide produced what can be considered the first document about alienism in Brazil. The doctor left space for the debate on this modern medical specialty in the country. This perception points at a re-reading of the historiography about mental illness, demonstrating that the scientific knowledge about alienation has been upgraded in Brazil since the 1810s.Resumo em Português:
Resumo Nesse artigo pretende-se analisar a medicina praticada por médicos e cirurgiões, contribuir para a identificação de práticas e do perfil desses terapeutas nas primeiras décadas do século XIX na corte, bem como em outros centros populacionais nos quais havia fiscalização do exercício das artes de curar. Aprofunda-se, ainda,a análise dos processos da Fisicatura-mor (1808-1828) a partir de casos em que é possível identificar partes de trajetórias de médicos e cirurgiões. Este órgão era responsável por regulamentar e fiscalizar todos os assuntos relacionados aos ofícios de cura e por conceder autorização àqueles que praticavam artes de curar. Por meio, sobretudo, dessa documentação, são abordadas questões como a relação entre médicos e cirurgiões que curavam demedicina prática, o conhecimento exigido para serem autorizados a exercer suas atividades, a nomeação desses indivíduos para cargos da própria Fisicatura-mor, sua mobilidade geográfica, a cobrança e o pagamento por seus serviços.Resumo em Inglês:
Abstract The Fisicatura-mor (1808-1828) was the government body responsible for regulating the healing arts and licensing practitioners in early nineteenth-century Brazil. An analysis of its case files sheds light on the medical practice and profiles of physicians and surgeons in Rio de Janeiro and other cities where the Fisicatura-mor maintained a presence. Based primarily on these records, the article explores such matters as relations between surgeons authorized to practice internal medicine and physicians, the knowledge required to obtain a license, appointments to offices within the Fisicatura-mor, practitioners’ geographic mobility, and how they charged and collected for services rendered.Resumo em Português:
Resumo A História da Escravidão e a História das Ciências se unem com o objetivo de elucidar o tratamento dispensado aos escravos no campo do cuidado da saúde e da doença. O intuito deste artigo é assinalar a informação relativa às condições de saúde e doenças dos escravos existentes nas Santas Casas de Misericórdia, nos presídios, nos registros de óbitos dos cemitérios e nas avaliações de saúde de escravos existentes nos testamentos. Tal esforço pretende contribuir para identificar a possível existência de um “sistema de saúde do escravo”.Resumo em Inglês:
Abstract The History of Slavery and the History of Sciences come together with the goal to elucidate the treatment provided to slaves in the field of health care and care for the diseased.The purpose of this article is to point out the available information on the conditions and diseases of slaves that is to be found in the registries of the Santa Casa de Misericórdia, in prisons, death registers of cemeteries and in the evaluation of health of slaves as recorded in the wills. Such effort intends to contribute to evaluate the possibilities to identify and discuss the existence of a “Slave health system”.Resumo em Português:
Resumo Utilizando registros de entrada de pacientes no hospital da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, fontes inéditas levantadas no arquivo da instituição, discuto neste artigo o tema das doenças de africanos que viviam em Salvador na década de 1870. Embora imaginemos que muitos destes estrangeiros buscassem, por razões culturais e religiosas, práticas de cura alternativas à medicina oficial, muitas vezes era necessário recorrer ao hospital para lidar com os terríveis males físicos que os afligiam. A partir da análise de uma amostra inicial dos registros da Santa Casa, busco compreender a presença de africanos que foram atendidos pelo hospital da instituição para chegar mais perto de quem eram e como viviam. Os dados revelam, além de nomes, idades, condição, estado civil, profissão, cor e naturalidade, as moléstias que acometiam os pacientes, a data da entrada, a enfermaria para onde eram levados e a data da saída - ou, se fosse o caso, do óbito. O texto passa também pelas concepções médicas da época sobre as doenças dos africanos, bem como as condições de funcionamento da própria instituição, relacionando com parte da vasta bibliografia existente sobre o tema da saúde dos escravos. O artigo é concluído com a narrativa da história de um africano, especulando sobre as possibilidades e caminhos que poderia ter seguido - e que eram comuns à maioria dos africanos - ao longo de sua vida.Resumo em Inglês:
Abstract In this article, I consider the question of illnesses of Africans living in Salvador in the 1870s using the entry records of patients of the Santa Casa de Misericórdia hospital, in Bahia, unpublished sources found in the archive of the institution. Although we imagine that many of these foreigners sought - for cultural and religious reasons - alternative cure methods rather than official medicine, often diseases did not improve, and it was frequently necessary to go to the hospital to deal with the terrible physical ailments that affected them. When considering this important moment in the life of Africans in Brazil - that of dealing with serious illness - the entry records are a privileged source. The intention is to consider, based on the initial sample, ways of analyzing the presence of Africans in the Santa Casa de Misericórdia of Bahia, to get closer to who they were and how they lived. The data indicates, in addition to their names, ages, condition, marital status, profession, colour and nationality, the problems with which the patients arrived, the exact date of check-in, the ward that they were taken to and the precise date of check-out, or if it was the case, of death. Additionally, I consider the medical conceptions of the 19th century regarding diseases of Africans, as well as the conditions of functioning of the institution itself, related to part of the vast bibliography about the theme of the health of slaves. The article concludes with the narrative of life of one African, speculating about the possibilities and directions that he could have taken throughout his life, which were common to the majority of Africans in Bahia then.Resumo em Português:
Resumo Durante a primeira metade do século XIX no Rio de Janeiro, a produção do conhecimento médico estava intimamente associada à prática e àobservação dos pacientes em seus leitos, unindo o ensino na Faculdade de Medicina aos cuidados de saúde com ospacientes e, posteriormente, ao registro e divulgação das reflexões em teses, manuais, livros e periódicos. Este artigo investiga a construção do conhecimento médico na primeira metade do século XIX a partir das experiências médicas de Cruz Jobim na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Ao analisar discussões publicadas nos periódicos da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro e os textos de Jobim, demonstramos a importância dos pacientes escravizados em tratamento naquele estabelecimento para a construção de teorias etiológicas que influenciaram a medicina brasileira por todo o século XIX. Assim, é possível perceber o quanto a produção de saberes e o cotidiano das práticas médicas estevecomplemente imerso no universo da escravidão.Resumo em Inglês:
Abstract During the first half of the 19th century in Rio de Janeiro, the medical knowledge that was being created was intrinsically linked to the practice and observation of the patients in their hospital bedding, and with the union of the University of Medicine to the caring of the patients and afterwards, the registration and disclosure of the connections with the theses, manuals, books and newspapers. This article reviews the construction of the medical knowledge of the first half of 19th century based upon the medical experiences of Cruz Jobim at the Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. From those speeches published onthe journal for the Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro and the texts from Jobim, we can show the importance of the patient slaves held on the establishment for the construction of etiologic theories that influenced the Brazilian medicine for the 19th century. Thus, it is possible to realize how much the production of knowledge and medical praticeswascompletely immersed inthe slavery context.Resumo em Português:
Resumo O presente artigo objetiva tratar das práticas terapêuticas ilegais de dois curadores que atuaram no Espírito Santo do século XIX: Antônio Damazio Camilo, conhecido como “o Trem”,e Olegário dos Santos.Os processos-crime que atestam a repressão de suas práticas serão analisados a partir de alguns vetores fundamentais: como se davam os mecanismos de coerção e de afirmação da medicina douta no Império e no começo da República; que tipo de práticas terapêuticas (analisadas em perspectiva morfológica) e matrizes culturais podemos identificar nas ações dos curadores e que tipo de relações de sociabilidade estariam por trás de suas ações de cura.Resumo em Inglês:
Abstract This article seeks to discuss the illegal therapeutic practices of two healers who worked in the state of Espírito Santo in the 19th century: Trem and Olegário dos Santos. The criminal proceedings that present the repression to their practices will be analyzed considering some key points: the way official medicine’s coercion mechanisms functioned during the final years of the Empire of Brazil and at the beginning of the Republic; we will also consider what sort of therapeutic practices (analyzed considering a morphological perspective) and what cultural matrices can be identified in the healers’ actions, as well as what kinds of sociability relations lie behind their therapy practices.Resumo em Inglês:
Abstract The British, French and, eventually, the Americans attract a disproportionate share of scholarly attention in the history of the Atlantic World before 1800. The impact of the St. Domingue revolution, British power in the nineteenth century, and the dominance of the American economy in the 20th and 21st centuries have ensured that historians fail to recognize the continued influence of the two Iberian nations in the three centuries after Columbian contact. Until at least 1800 Spanish America was the largest, richest, most heavily populated, as well as the most urbanized European imperial domain in the New World. In the Atlantic Ocean and Africa, the Portuguese had a similar position, not because of conquests, but because of the slave trading system they developed based on their relations with parts of sub-Saharan Africa. They were able to supply slaves to the Americas more efficiently than any other European nation - an advantage that persisted through the whole period of the slave trade.Much of the recent literature - in the US especially - has revived an old argument about how slavery enabled capitalism. But a more accurate picture of the pre-1800 world raises the question of why after three centuries of slavery in the Americas it was northern Europe and North America that first became advanced capitalist societies rather than Iberia and South America. This paper examines the Portuguese system of slave trading and assesses its impact on the transatlantic slave trade and the experiences of the African peoples carried off to the Americas.Resumo em Português:
Resumo Este artigo é a versão escrita dos meus comentários orais ao texto de David Eltis intitulado “Capitalism and the Transatlantic Slave Trade: some broader implications of the intrusion of the Northern Europeans” apresentado por ocasião do Forum Almanack 2019 que tratou do comércio atlântico de escravos a partir dos dados recentes do The Transatlantic Slave Trade Database. Meus comentários enfocaram a construção do Database e a metodologia adotada pela equipe diretora do Database para sua expansão ao longo dos 20 anos que sucederam a divulgação dos primeiros resultados.Resumo em Inglês:
Abstract The article is a written version of my oral comments on the paper “Capitalism and the Transatlantic Slave Trade: some broader implications of the intrusion of the Northern Europeans” presented by David Eltis during the 2019 Almanack Forum about the recent results of the The Transatlantic Slave Trade Database. I argued about the format of the Database, and how the Database team researchers faced the expansion, and adjustments of the Database along the last 20 years.Resumo em Português:
Resumo Este ensaio dialoga com o artigo de David Eltis neste número de Almanack e enfatiza as contribuições de Eltis aos estudos brasileiros sobre a escravidão e o tráfico atlântico de cativos. Enfoca a relação histórica entre o “capitalismo” e a “escravidão”, em particular a “segunda escravidão” do século XIX, com ênfase na evolução das “economias políticas” anglo-americanas e luso-brasileiras. Como o texto de Eltis, o ensaio é especialmente voltado ao estudo da sinergia, ou da falta dela, entre os fatores “externos” e “internos” afetando o crescimento econômico. Consoante com o espírito do fórum na Universidade Federal Fluminense em que o artigo de Eltis foi originalmente apresentado e debatido, este texto enfatiza uma abordagem historiográfica dirigida especialmente a alunos de graduação e pós-graduação em História, o público principal no seminário da UFF.Resumo em Inglês:
Abstract This essay dialogs with David Eltis’s article in this issue of Almanack and highlights Eltis’s contributions to Brazilian studies of slavery and the Atlantic slave trade. It focuses on the historical relationship between “capitalism” and “slavery”, particularly the “second slavery” of the nineteenth century, with an emphasis on changing Anglo-American and Luso-Brazilian “political economies”. Like Eltis’s article, it is especially concerned with the synergy, or lack thereof, between “external” and “internal” factors in determining regional and national economic growth. In the spirit of the forum at the Universidade Federal Fluminense in which Eltis’s article was originally presented and debated, this essay emphasizes a historiographical approach particularly aimed at undergraduate and graduate students in History, the main audience at the original seminar.