Acessibilidade / Reportar erro
Almanack, Número: 26, Publicado: 2020
  • O MOVIMENTO ABOLICIONISTA DE 1879-1888: LIÇÕES DE UM MOVIMENTO DE REFORMA POPULAR Palavras Para Debate

    Needell, Jeffrey D.
  • IGLESIA ATLÂNTICA. IGLESIA UNIVERSAL. IGLESIA ROMANA. ESCENARIOS DE LA MODERNIDAD CATÓLICA EN EL SIGLO XIX Dossiê

    Martínez, Ignacio; Santirocchi, Ítalo Domingos
  • O CLERO CATÓLICO NA REGIÃO DO ATLÂNTICO NORTE, 1763-1830: PADRÕES DE DESVIO Dossiê

    Codignola, Luca

    Resumo em Português:

    Resumo: De um modo bem transnacional se apresenta o mau comportamento sacerdotal, que é uma característica constante nas principais fontes que lidam com Estados Unidos e a América do Norte britânica, incluindo Québec, entre 1763 e 1846. Em vez de um catálogo de ocorrências, este artigo examina brevemente os três principais elementos que constituem esse mau comportamento, a saber, sexo ilícito, consumo excessivo de álcool e avareza excessiva. Em seguida, sugere uma grade interpretativa em que as normas comportamentais eram interpretadas de maneira diferente sempre que eram desafiadas pelas condições locais, levando a acusações de mau comportamento, independentemente de essas acusações refletirem ou não erros reais. Rivalidades étnicas, diferentes tradições institucionais, opções políticas conflitantes e a competição protestante são os candidatos mais prováveis ​​a preencher as lacunas de uma estrutura mais ampla.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In a very transnational fashion, priestly misbehavior is a constant feature in the primary sources dealing with the United States and British North America, including Québec, between 1763 and 1846. Rather than a catalogue of occurrences, this article briefly surveys the three main elements of such misbehavior, namely, illicit sex, immoderate drinking, and excessive avariciousness. It then suggests an interpretative grid where behavioral norms were interpreted differently whenever they were challenged by local conditions, leading to accusations of misbehavior whether these accusations reflected actual wrongdoings or not. Ethnic rivalries, different institutional traditions, conflicting political choices, and Protestant competition are the most likely candidates to populate such a large framework.
  • A GOVERNANÇA DA IGREJA ESCRITA ENTRE O NACIONAL E O GLOBAL: A PRESENÇA DAS CONGREGAÇÕES CARDINALÍCIAS EM MANUAIS BRASILEIROS DE DIREITO ECLESIÁSTICO (1853-1887) Dossiê

    Albani, Benedetta; Martins, Anna Clara Lehmann

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo busca verificar como as congregações cardinalícias permanentes de alcance universal ativas na Santa Sé eram representadas na cultura jurídica do Brasil imperial (1822-1889). As fontes escolhidas para esse estudo de caráter exploratório foram os manuais de direito eclesiástico produzidos por juristas brasileiros - clérigos e leigos - do Império. A preferência pelos manuais se deve ao papel central que esse gênero doutrinário desempenhou no ensino e na prática jurídica do Brasil durante o século XIX. Analisa-se como os juristas do país descreviam os dicastérios romanos, como as congregações eram inseridas na exposição da doutrina jurídica, quais debates específicos eram tidos como relevantes e como eram encaradas as decisões de congregações em termos de autoridade normativa. Este artigo mostra que, em geral, mesmo em um cenário institucional marcado por lógicas jurisdicionalistas, os juristas brasileiros compuseram narrativas distintas e originais a respeito dos dicastérios romanos. Conforme o século XIX avança, as exposições variam entre a apresentação sumária, o retrato histórico e estático, e o desenho atualizado e dinâmico. O emprego recorrente de material normativo das congregações é perceptível tanto em um autor simpático a posições jurisdicionalistas quanto em um autor avizinhado ao ultramontanismo. Destaca-se igualmente o uso expressivo de fontes doutrinárias francesas de variado matiz ideológico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article seeks to verify how the congregations of cardinals - more precisely, the permanent collegiate bodies of universal reach, then active in the Holy See - were represented in the legal culture of imperial Brazil (1822-1889). The sources chosen for this exploratory study were the manuals of ecclesiastical law produced by Brazilian jurists - clerics and laymen - of the Empire. The focus on legal books is due to the central role that this genre played in Brazilian legal teaching and practice during the 19th century. We analyze how the country’s jurists described the Roman congregations, how these dicasteries were inserted in the exposition of legal doctrine, which specific debates were considered relevant, and how the congregations’ decisions were regarded in terms of normative authority. The article shows that, in general, even in an institutional scenario marked by jurisdictional logics, Brazilian jurists composed distinct and original narratives about the Roman dicasteries. As the 19th century unfolded, expositions ranged from summary presentations, historical and static portraits, to updated and dynamic design. The recurrent mention to normative material from the congregations is perceivable both in an author sympathetic to jurisdictional positions and in an author close to ultramontanism. The significant use of French doctrinal sources of varied ideological perspectives is also noteworthy.
  • O PAPADO DE PIO IX E A DINAMIZAÇÃO TRANSCONTINENTAL DO ANTICLERICALISMO OITOCENTISTA: ECOS NO PARLAMENTO IMPERIAL BRASILEIRO Dossiê

    Silva, Ivo Pereira da

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo aborda o anticlericalismo da segunda metade do século XIX em alguns Estados europeus e no Parlamento imperial brasileiro. O momento dinamizador da militância anticlerical foi durante e após o pontificado de Pio IX (1846-1878), período em que a Igreja Católica assumiu uma série de posições e posturas conservadoras frente a transformações políticas, sociais e culturais, colocando-se em rota de colisão com ideias tidas como modernizadoras à época. O ponto de referência, como critério para analisar os casos europeus, foram os discursos e debates ocorridos na Câmara dos Deputados e no Senado Imperial brasileiro. O objetivo da investigação consistiu em evidenciar como parlamentares das duas casas legislativas estavam em sintonia com os movimentos anticlericais na Europa, assim como com o exemplo norte-americano de separação entre Estado e Igreja. Os resultados da pesquisa, cuja principal contribuição foi apresentar a circularidade de ideias e de modelos de separabilidade entre Igreja e Estado, sugerem que a laicidade brasileira, implantada com o advento da República (1889), tem uma dupla fonte, tanto europeia como estadunidense.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article deals with the anticlericalism of the second half of the 19th century in some European States and in the Imperial Brazilian Parliament. The dynamic moment of anticlerical militancy was during and after the Pontificate of Pius IX (1846-1878), a period in which the Catholic Church assumed a series of conservative positions and postures in the face of political, social and cultural transformations that put it on a collision course with as modernized ideas of the time. The reference point, as a criterion for the analysis of European cases, were the speeches and debates that took place in the Chamber of Deputies and in the Imperial Brazilian Senate. The objective of the investigation was to show how the parliamentarians, from the two legislative houses, were in tune with the anticlerical movements in Europe, as well as in the North American example of selection between the State and the Church. The results of the research, the main contribution being the presentation of the circularity of ideas and models of separation between Church and State, suggested the Brazilian secularism, implanted with the advance of the Republic (1889), has a double source, both in Europe in the USA.
  • APAGANDO A NOTA QUE DIZ ESCRAVA: EFIGÊNIA DA SILVA, O BATISMO, O COMPADRIO, OS NOMES, AS CABEÇAS, AS CRIAS, O TRÁFICO, A ESCRAVIDÃO E A LIBERDADE (LUANDA, C. 1770-C. 1811) Dossiê

    Ferreira, Roquinaldo; Guedes, Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo: Mediante registros de batismo da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de fins do século XVIII, o artigo analisa aspectos da escravidão urbana em Luanda. Salienta que, em um contexto marcadamente impactado pelo tráfico atlântico de cativos, o batismo e o compadrio serviram aos pais, sobretudo às mães, como profilaxia política contra a deportação por meio do comércio de cativos. O simples fato de ser batizado e de receber nome cristão diferenciava os batizados e seus genitores das milhares de cabeças e crias que não recebiam nomes cristãos no ritual do batismo, posto que eram destinadas ao tráfico atlântico de cativos. Isto significa que a hierarquia escravista se manifestou explicitamente nas formas de nomeação cristãs. Assim, não obstante suas dimensões religiosas, católicas ou não, o batismo e o compadrio (re)definiam estatutos jurídico-sociais na cidade, diferenciavam livres de forros e escravos e podiam levar à alforria. Conclui-se que o cristianismo católico, a escravidão em Luanda e o comércio atlântico de cativos estavam umbilicalmente ligados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on baptismal records from Luanda’s Parish of Nossa Senhora Conceição, this paper analyzes urban slavery in Angola’s main slave port in the late eighteenth century. Against the backdrop of the transatlantic slave trade, we argue that baptism and godparenting ties served as strategies for African women to evade deportation to Brazil through the slave trade. Baptism and the use of Christian names set Luanda’s enslaved population apart from enslaved Africans shipped abroad, who were neither baptized nor received Christian names because they were destined for the Atlantic slave trade. Naming patterns reveal a hierarchy within the system of slavery, as demonstrated by baptism and godparenting records, which (re)defined judicial and social statuses in Luanda and differentiated free people from freed and enslaved Africans. As this article demonstrates, Christianity, slavery and the Atlantic slave trade were intimately connected in Luanda.
  • OS DESAFIOS PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DA CONGREGAÇÃO DA MISSÃO NO SUPERIORATO DO PADRE JEAN-BAPTISTE ÉTIENNE (1843-1874) Dossiê

    Santirocchi, Ítalo Domingos; Santirocchi, Pryscylla Cordeiro Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões que auxiliem no aprofundamento de pesquisas sobre os aspectos transnacionais e de universalização da Congregação da Missão, instituto religioso católico de vida apostólica masculina. Buscamos refletir acerca dos esforços dessa congregação para contornar tensões internas da instituição e aquelas referentes às tendências centralizadoras e expansionistas, entre o contexto local e o universal. Analisamos o modo como esses padres atuaram no processo de evangelização católica, por meio das missões, durante a administração do Superior Geral Jean-Baptiste Étienne (1801-1874). Para isso, dividimos o texto em duas partes: na primeira, faz-se a apresentação sucinta do percurso histórico dessa instituição católica, com sua normativa e formulação de um modelo ou cultura missionária; na segunda, analisam-se alguns aspectos da reforma realizada por Étienne, dando especial atenção à expansão da congregação pelo mundo, à hierarquia, ao disciplinamento e aos instrumentos informativos. Terminaremos analisando dois casos práticos das missões lazaristas no Ceará, província do Império do Brasil, nos quais buscaremos perceber o processo de flexibilização das regras e diretrizes centrais, bem como as consequências da desobediência a elas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents some reflections that help deepen research on the transnational and universal aspects of the Mission Congregation, a Catholic religious institute of male apostolic life. We seek to reflect on the efforts of this congregation to overcome internal tensions of the institution and those regarding centralizing and expansionist tendencies between the local and the universal context. We analyzed how these priests worked in the process of Catholic evangelization through missions during the administration of Superior General Jean-Baptiste Étienne (1801-1874). In order to reach this goal, we divided the text in two parts. In the first, a brief introduction into the historical path taken by this Catholic institution, with its normative and formulation of a missionary model or culture. In the second part, some aspects of the reform carried out by Étienne are analyzed, special attention given to the expansion of the congregation around the world, to hierarchy, to discipline, and to the informative instruments. We concluded by analyzing two practical cases of the Lazarist missions in Ceará, province of the Empire of Brazil, in which we seek to understand the process of flexibilization of the central rules and guidelines, as well as the consequences of disobedience to them.
  • CAMBIO DE GUARDIA: DEL PATRONATO HISPÁNICO A LA PAX AMERICANA (1889-1903) Dossier

    Lago, José Ramon Rodriguez

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La relación de intereses comunes entre la monarquía hispánica y la curia pontificia durante cuatro largos siglos se vio trastocada definitivamente en 1898 cuando las consecuencias del denominado Desastre urgieron a una aproximación a un nuevo valedor del catolicismo en las antiguas posesiones españolas. La negociación del Vaticano con la administración estadounidense, fuertemente arropada por la creciente influencia de la jerarquía episcopal en el país de las mil religiones, manifestó muy pronto que los intereses católicos se verían mejor protegidos por la imposición de la Pax Americana que por el decrépito Imperio hispánico. Tal cambio guardia tuvo inicialmente consecuencias muy notables para el futuro de la Iglesia católica en el Caribe y el Pacífico, pero serviría además para alimentar una confianza mutua que resultaría decisiva para el futuro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The long relationship, based on common interests, that had connected the Spanish monarchy and the pontifical Curia for four centuries changed for good in 1898, when the effects of the so-called Disaster resulted in the search for a new protector of Catholicism in the former Spanish colonies. Negotiation between the Vatican and the American administration, which was strongly supported by the growing influence of the episcopal hierarchy in the country of a thousand religions, soon made it clear that the interests of the Catholic Church would be better preserved by the Pax Americana than by the decadent Spanish Empire. Not only did this changing of the guard initially have very important consequences for the Catholic Church in the Caribbean and the Pacific, but also it contributed to mutual trust, which turned out to be decisive years later.
  • DA REVOLTA ÀS REGATAS: O REMO E A “RECONSTRUÇÃO” DE NITERÓI (1895-1904) Artigo

    Melo, Victor Andrade de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a mobilização do esporte no processo de “reconstrução” de Niterói (1895-1904), cidade que foi muito atingida pelos conflitos da Revolta da Armada. Especificamente, são abordadas as iniciativas de agremiações náuticas, com especial interesse pelas ações do Grupo de Regatas Gragoatá e do Clube de Regatas Icaraí. Debate-se também os posicionamentos de cronistas acerca dessas atividades, suas considerações sobre a importância do remo. O recorte temporal tem em conta o período em que a modalidade esportiva náutica melhor se estruturou, chamando a atenção de lideranças intelectuais e políticas. Para o alcance desse objetivo, foram utilizados como fontes periódicos publicados em Niterói e no Distrito Federal, notadamente O Fluminense, um dos jornais mais influentes do estado do Rio de Janeiro na ocasião. Espera-se lançar um olhar original não só sobre a história do esporte, argumentando-se que a prática esteve articulada com outros âmbitos no contexto em tela, como também sobre a história de Niterói, sobre a qual poucos estudos foram desenvolvidos, a despeito de sua importância, inclusive por ter sido por décadas capital da província/estado do Rio de Janeiro (entre 1835-1893 e 1903-1974).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to discuss the mobilization of sport during the “reconstruction” process of Niterói between 1895 and 1904, a city that was deeply affected by the conflicts of the Revolta da Armada. We will focus on the initiatives of nautical associations, with special interest in the actions of the Grupo de Regatas Gragoatá and Clube de Regatas Icaraí. We also discuss the positions of chroniclers about these activities, their considerations about the importance of rowing. The investigated period comprises the moment in which rowing is better structured, drawing the attention of intellectuals and political leaders. Newspapers published in Niterói and the Rio de Janeiro were used as sources, notably O Fluminense, at that time one of the most influent newspapers in the state of Rio de Janeiro. We seek to cast an original view on the history of the sport, trying to understand the connection with others spheres of the context, as well as on the history of Niterói, a city that, despite its historical importance - including having been the capital of the Rio de Janeiro for decades (1835-1893 and 1903-1974) -, is little investigated.
  • LIBERALISMO, INDUSTRIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: AS IDEIAS ECONÔMICAS DE JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA Artigo

    Salomão, Ivan Colangelo

    Resumo em Português:

    Resumo Apesar da publicação de inúmeros trabalhos a respeito da vida e da atuação política de José Bonifácio, suas ideias econômicas carecem de uma análise mais aprofundada, sobretudo se levada em consideração a centralidade por ele ocupada na formação e formatação das primeiras instituições, de fato, brasileiras. Conquanto tenha dedicado a maior parte de sua produção às ciências da natureza, Bonifácio também discorreu longamente sobre temas econômicos, nos quais demonstrou grande conhecimento dos autores clássicos, ainda que tenha abandonado certos elementos do liberalismo ao assumir a testa do governo brasileiro. Isso posto, este artigo tem por objetivo contribuir para a temática ao resgatar e sistematizar o pensamento econômico do Patriarca da Independência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Despite the publication of many books and papers on Jose Bonifácio’s life and political activities, his economic ideas need to be further analyzed, especially if considered the fact that he occupied the main position during the formation of Brazilians first institutions. Although he devoted most of his production to the natural sciences, the patriarch also wrote about economic issues, in which he demonstrated great knowledge of the classical authors, even though he abandoned some elements of liberalism when he assumed the Brazilian administration. Thus, this paper aims to summarizes and systematizes the economic thought of the patriarch of Independence.
  • ALMA PIEDOSA, CORPO SÃO: O PAPEL DA DEVOÇÃO NA CURA DAS DOENÇAS NO BRASIL COLONIAL Artigo

    Viotti, Ana Carolina de Carvalho; Santos, Clara Braz dos

    Resumo em Português:

    Resumo A crença de que a saúde do corpo estava intimamente atrelada às virtudes da alma fez-se premissa entre clérigos, religiosos, moralistas - e também entre médicos -, razão pela qual tratar os males da carne a partir de medicamentos para o espírito não foi incomum na América Portuguesa ao longo do período colonial, especialmente no século XVIII. Dos muitos “remédios” que poderiam ser aplicados àqueles corpos doentes e às almas pecaminosas, o recurso aos santos salta aos olhos como o mais eficaz, e obras como a Botica preciosa, e thesouro precioso da Lapa, escrita pelo missionário paulista Ângelo de Siqueira (1707-1776) e publicada em 1756, passam a ser cada vez mais usuais. Neste estudo, serão perscrutados os escritos produzidos por uma série de letrados católicos que, ao instruir os fiéis, prescreviam, a exemplo de Siqueira, as melhores formas de conservar ou reestabelecer, ao mesmo tempo, a saúde do espírito e do corpo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The belief that bodily health was closely tied to the virtues of the soul was a shared topic among clerics, religious, moralists - also among physicians -, which was why treating the ills of the flesh from the medicines for the spirit was not uncommon in Portuguese America throughout the colonial period, especially in the 18th century. Among the many “remedies” that could be applied to those sick bodies and sinful souls, claiming for the help of the saints can be highlighted as the most effective strategy, and books such as the Botica preciosa e thesouro precioso da Lapa, written by the missionary Ângelo de Siqueira (1707-1776) and published in 1756, became more and more usual. This study will examine the writings produced by a series of Catholic scholars who, in instructing the devotee, prescribed, as Siqueira, the best ways to preserve or re-establish the health of spirit and body.
  • MANIFESTAÇÕES DA CONTRARREVOLUÇÃO MIGUELISTA NO BRASIL (1823-1834) Artigo

    Gonçalves, Andréa Lisly; Guimarães, Nívea Carolina

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo tem por objetivo abordar as repercussões do miguelismo no Brasil, entre os anos de 1823 e 1834. O destaque é dado às manifestações políticas ocorridas nas províncias brasileiras nas quais aparecem referências ao Infante, posteriormente, ao rei D. Miguel, aclamado pelas cortes tradicionais do Reino, em 1828. A principal fonte utilizada foi o jornal liberal Aurora Fluminense, editada por Evaristo da Veiga. Além do Aurora, foram consultados periódicos portugueses como A Trombeta Final, a Defeza de Portugal e a Gazeta de Lisboa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article addresses the repercussions of miguelism in Brazil between 1823 and 1828. We highlight the political manifestations that happened in Brazilian provinces referencing the infant who had been acclaimed as King D. Miguel by the traditional Kingdom Courts in 1828. The primary source used was the liberal newspaper Aurora Fluminense, edited by Evaristo da Veiga. In addition to Aurora, Portuguese journals such as A Trombeta Final, Defeza de Portugal and Gazeta de Lisboa were verified.
  • A CRIADAGEM SERVIL E AS TENTATIVAS DE REGULAÇÃO POLICIAL DOS TRABALHOS DOMÉSTICOS EM FORTALEZA, 1880-1887 Artigo

    Rodrigues, Eylo Fagner Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo trata da tentativa de aplicar em Fortaleza a postura municipal que objetivava regulamentar a contratação de criados de servir. Propõe-se que tal processo seja entendido a partir de um movimento mais amplo, observado em todo o país, de controle da mão de obra dos trabalhadores nas cidades, particularmente dos que prestavam serviços domésticos. São utilizadas variadas fontes, principalmente da Postura de Alocação de Criados de Servir, o Livro de Matrícula de Criados e o Arrolamento da População de Fortaleza de 1887. Todas foram produzidas pela Secretaria de Polícia no mesmo período e são iniciativas complementares que atendem à finalidade de envidar uma polícia das famílias, ou uma polícia preventiva de determinado segmento social. Tal projeto se viabilizaria na medida em que se lograsse pôr os trabalhadores domésticos sob a tutela dos chefes de família empregadores, por meio da matrícula de cada doméstico na polícia e da obrigação de portarem uma caderneta, documento em que os patrões fariam constar avaliações positivas ou negativas acerca dos criados. Como hipótese geral, defende-se que tais medidas, partindo do poder público por intermédio da instituição policial, eram tentativas de controlar a liberdade dos pobres na cidade, inclusive dos ex-escravos, que em Fortaleza continuaram servindo nos domicílios dos antigos proprietários.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article deals with the attempt of Fortaleza to apply a municipal regulation that aimed to regulate the hiring of house servants. We propose an understanding of this process from a broader movement, observed throughout the country, to control the labor of workers in cities, particularly those who provided domestic services. This article uses several research sources, mainly, the Posture of Allocation of Servants to Serve, the Book of Registration of Servants and the Enrollment of the Population of Fortaleza in 1887. All of them were produced by the Police Department in the same period and worked as complementary initiatives that sought to create a police for families, or a police to focus on a certain social segment. Such a project would become viable since domestic workers would be under the tutelage of employer household heads, and each would be registered in the police and obliged to carry an identification consisting of positive or negative assessments attributed to that individual by their employer. The general hypothesis is that such measures, coming from the government via the police, consisted of attempts to control the freedom of the poor in the city, including the former enslaved individuals, who, in Fortaleza, continued to serve in the homes of their former owners.
  • SECULARIZAÇÃO E REFORMA CATÓLICA NO PERU NA VIRADA PARA O SÉCULO XX Resenha

    Neder, Gizlene
  • A AFIRMAÇÃO DO ATLÂNTICO NA HISTORIOGRAFIA ITALIANA Resenha

    Silva, João Gabriel Covolan
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com