Almanack, Issue: 29, Published: 2021
  • ALMANACK: DEZ ANOS E 29 NÚMEROS DEPOIS Palavras Para Debate

    Costa, Wilma Peres; Machado, André Roberto de Arruda
  • LE MONUMENT AUX BANDEIRAS: UNE REPRÉSENTATION ENCOMBRANTE DU GÉNIE NATIONAL (DU CENTENAIRE AU BICENTENAIRE DE L’INDÉPENDANCE) Dossier

    Enders, Armelle

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O monumento às Bandeiras, « cartão postal » da cidade de São Paulo, é uma das poucas representações da nação brasileira numa praça pública. Embora tenha sido uma fonte de orgulho como obra de arte do escultor modernista Victor Brecheret, e também devido ao seu significado, o grupo esculpido, tal como as bandeiras e os bandeirantes a quem presta homenagem, tem sido recentemente o alvo de protestos virulentos. Os protestos denunciam a glorificação de suas exações e crimes perpetrados principalmente contra os indígenas, através da heroização dos paulistas do período colonial. Este artigo examina a mensagem política do monumento e a ideologia do bandeirismo, que permeia a obra de Brecheret e foi formulada no século XX pela ala conservador e ultranacionalista do modernismo paulista. De acordo com esta interpretação do Brasil, desenvolvida em particular por Cassiano Ricardo, a «bandeira» é erguida tanto como o cadinho da sociedade brasileira como a essência do génio nacional. Substitui mesmo a Independência de 1822 como momento fundador do Brasil e oferece um programa para o futuro: a conclusão da colonização do território. No entanto, o bandeirismo não se estabeleceu como a narrativa dominante da história brasileira e permaneceu identificado com o regionalismo paulista. Paradoxalmente, o facto de o monumento às expedições se ter tornado o alvo da raiva anti-racista e decolonial deu-lhe um alcance muito mais geral. A desconstrução do bandeirismo e a sua rejeição no espaço de duas décadas atesta o carácter perecível e embaraçoso de certas propostas de identidade.

    Abstract in French:

    Résumé Le monument aux expéditions (bandeiras), « carte postale » de la ville de São Paulo, est une des rares représentations de la nation brésilienne sur une place publique. S’il a été longtemps un motif de fierté en tant qu’œuvre d’art due au sculpteur moderniste Victor Brecheret et aussi en raison de sa signification, le monument, comme les bandeiras et les bandeirantes auxquels il rend hommage, fait actuellement l’objet de contestations virulentes. Des protestataires dénoncent la glorification de leurs exactions et de leurs crimes principalement perpétrés contre les indigènes, à travers l’héroïsation des paulistas de la période coloniale. Cet article revient sur le message politique du monument et sur l’idéologie du bandeirismo, formulée au XXe siècle par l’aile droitière du modernisme pauliste et qui imprègne l’œuvre de Brecheret. Selon cette interprétation du Brésil, développée en particulier par Cassiano Ricardo, la «bandeira» est érigée à la fois en creuset de la société brésilienne et en essence du génie national. Elle remplace même l’Indépendance de 1822 comme moment fondateur du Brésil et offre un programme pour l’avenir : l’achèvement de la colonisation du territoire. Le bandeirismo échoue cependant à s’imposer comme récit dominant de l’histoire du Brésil et reste identifié au régionalisme pauliste. Paradoxalement, le fait que le monument aux expéditions soit devenu la cible des colères antiracistes et décoloniales lui redonne une portée beaucoup plus générale. La déconstruction du bandeirismo et son rejet en l’espace de deux décennies témoigne du caractère périssable et embarrassant de certaines propositions identitaires.
  • THE INDEPENDENCE AND ITS POSSIBLE REPRESENTATIONS IN BRAZILIAN CINEMATOGRAPHY Dossiê

    Maciel, Ana Carolina de Moura Delfim

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente artigo se propõe a analisar expoentes da filmografia histórica nacional dedicadas ao tema da Independência do Brasil, refletindo sobre como a forma de suas narrativas e de seus personagens respaldam, convergem ou se distanciam de determinadas visões a respeito da constituição de um Brasil independente de Portugal. Se por um lado, há filmes que, baseados em documentos e iconografias, sustentam uma visão oficial e didática da Independência, há outros que apresentam releituras livremente inspiradas e, até mesmo, de verve satírica. A análise será pautada num conjunto de artigos e reportagens veiculados pela imprensa ao longo do século XX.

    Abstract in English:

    Abstract This article aims to analyze exponents of the historical filmography dedicated to the Independence of Brazil, reflecting on how their narratives and characters support, approach, or distance themselves from certain views on the formation of an independent Brazil. While some films based on documents and iconographies support an official and didactic view of the Independence, others present free and even satirical re-readings of the event. The analysis will be based on a set of articles and reports disseminated by the press throughout the twentieth century.
  • “ORDINATION AND CORONATION OF D. PEDRO I,” BY JEAN-BAPTISTE DEBRET: ON THE PATH OF A HISTORICAL PAINTING Dossiê

    Lima Junior, Carlos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A “Sagração e Coroação de D. Pedro I”, assinada por Jean-Baptiste Debret (1768-1848) é certamente uma das pinturas mais célebres do Primeiro Reinado (1822-1831). Apesar de sua significativa veiculação, a partir da reprodução em manuais escolares, em publicações sobre a arte brasileira, permanece, no entanto, desconhecida a história da trajetória social dessa pintura confeccionada em grandes dimensões por Debret, em 1828. Nesse sentido, perseguir a nebulosa história dos trânsitos desse quadro, que cruzou o Atlântico por duas vezes antes de ser instalado de vez no Palácio do Itamaraty, em Brasília, na década de 1970 - depois de uma longa temporada depositado no interior do Castelo d’Eu, residência da família imperial em tempos de exílio - permite, por meio da consulta nos arquivos brasileiros e franceses, desvelar os meandros que possibilitaram a sua sobrevivência até os dias atuais.

    Abstract in English:

    Abstract Painted in 1828, Jean-Baptiste Debret’s (1768- 1848) “Ordination and Coronation of D. Pedro I” is certainly one of the most celebrated paintings of the First Reign (1822-1831) of the Empire of Brazil. Although widely disseminated in school manuals and publications on Brazilian Art, the social trajectory of this painting remains unknown. In this sense, from consultations to the Brazilian and French archives, this study sought to chase the nebulous historical transits of this painting - which crossed the Atlantic twice before being permanently installed at the Itamaraty Palace, in Brasilia, in the 1970s, after remaining in the Castelo d’Eu, residence of the imperial family in times of exile, for a long season. The findings allows us to unveil the intricacies that enable the survival of the until the present days.
  • A NAÇÃO CONTADA POR IMAGENS: ARTE, CULTURA VISUAL E ESCRITA DA HISTÓRIA Dossiê

    Oliveira, Cecilia Helena L. de Salles; Christo, Maraliz de Castro Vieira
  • PAINTING THE NATIONAL HISTORY: REPRESENTATIONS ON THE INDEPENDENCE OF COLOMBIA, 1830-1880 Dossier

    Bayona, Yobenj Aucardo Chicangana

    Abstract in Spanish:

    Resumen La Independencia y el inicio abrupto de la república resultaron en la necesidad urgente de construir nación. La pérdida de los referentes con la metrópoli europea fue el detonante para que la naciente república buscara legitimarse a partir de su propio pasado. El siglo XIX reinventó su propia historia: lo prehispánico, lo colonial y la Independencia fueron releídas desde la república, y usadas para legitimar élites, partidos, gobernantes, políticos, constituciones y guerras. El surgimiento de nuevos temas en las artes como los retratos, las alegorías y las batallas fueron las primeras tentativas de construir una iconografía para legitimar la naciente nueva república a partir de rupturas y continuidades con la cultura virreinal. El presente texto se concentra en la conformación de esas primeras imágenes realizadas por pintores para representar la Independencia entre los años 1830 a 1880.

    Abstract in English:

    Abstract Independence and the abrupt onset of the republic resulted in the urgent need to build a nation. The loss of references with the European metropolis was the trigger for the nascent republic to seek to legitimize itself from its own past. The nineteenth century reinvented its own history: the pre-Hispanic, the colonial and the Independence were reread from the republic, and used to legitimize elites, parties, rulers, politicians, constitutions, and wars. The emergence of new themes in the arts such as portraits, allegories and battles were the first attempts to build an iconography to legitimize the nascent new republic based on ruptures and continuities with the viceregal culture. This text concentrates on the conformation of the first images made by painters to represent Independence between the years 1830 to 1880.
  • SLAVEHOLDERS IN THE MODERN FESTIVALS: O CENTRO DA LAVOURA E DO COMMERCIO IN THE INTERNATIONAL EXHIBITIONS (1880-1888) Artigo

    Muaze, Mariana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo analisa a participação brasileira nas exposições internacionais oitocentistas, verdadeiras vitrines do progresso do capitalismo industrial, depois que o Império passou a ser representado nestes eventos pelo Centro da Lavoura e do Comércio, entre os anos de 1880 e 1888. Por meio da análise dos principais diretores do Centro da Lavoura demonstra-se que frações da classe senhorial, ligadas à cafeicultura do Vale do Paraíba, utilizaram as exposições e o próprio aparelho do Estado para ampliarem seus negócios e conquistarem novos mercados. Tratou-se da última tentativa dos grandes proprietários e comerciantes da bacia do centro-sul para aumentar seus lucros durante a crise da segunda escravidão.

    Abstract in English:

    Abstract The article analyzes the Brazilian participation in 19th-century international exhibitions, true showcases of industrial capitalism, after the Empire began to be represented in these events by the Center of Agriculture and Commerce, between 1880 and 1888. Through the analysis of its main directors, it is possible to demonstrate that fractions of the master class, linked to coffee production in the Paraíba Valley, used the exhibitions and the state apparatus itself to expand their businesses and conquer new markets. It was the great slave-owners and coffee traders’ last attempt to increase their profits during the crisis of the second slavery.
  • “GREATER SUMMARY OF HISTORICAL FACTS, ELUCIDATED WITH MORE METHODO ”: AMÉRICO BRAZILIENSE AND THE INVENTION OF SPACE OF SÃO PAULO IN THE SCRIPT OF SCHOOL HISTORY (1873-1879) Artigo

    Santos, Magno Francisco de Jesus

    Abstract in Portuguese:

    Resumo No último quartel do século XIX ocorreram inúmeros embates em defesa da renovação dos conteúdos de história no espaço escolar brasileiro. Um dos principais eixos norteadores das discussões era atinente à ampliação da História Pátria na disciplina História, que até então privilegiava a experiência clássica europeia. Neste artigo analisamos o processo de construção do espaço paulista e a defesa da História do Brasil na escrita da história escolar do intelectual paulista Américo Braziliense. Tem-se como fonte central o livro escolar, publicado em 1876, que reverberava o deslocamento do eixo espacial da corte para a província de São Paulo, no âmbito do processo de construção da cultura política republicana paulista após a Convenção de Itu (1873).

    Abstract in English:

    Abstract: In the last quarter of the 19th century, there were countless battles in defense of the renewal of the contents of history in the Brazilian school space. One of the main guidelines of the discussions was related to the expansion of the History of the Mother country in History, which until then had privileged the classic European experience. In this article, we analyze the process of construction of the space of São Paulo and the defense of the History of Brazil in the writing of the school history of the intellectual Paulo Américo Braziliense. A central source is the school book, published in 1876, which reverberated the displacement of the space axis of the Court to the Province of São Paulo, in the context of the process of construction of the republican political culture of São Paulo after the Itu Convention (1873).
  • THE SCHOOL IN THE “WHIRLWIND OF POLITICS”: PUBLIC EDUCATION AND THE NATIONAL STATE IN THE PROVINCE OF PIAUÍ (1822-1834) Artigo

    Sousa Neto, Marcelo de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O presente artigo, discute a instrução pública na província do Piauí e sua expansão, adotando como recorte temporal o período entre os anos de 1822, com início do Império brasileiro, e 1834, com o Ato Adicional à Constituição, que pôs fim ao modelo educacional implantado com as Aulas Régias, recorte em que se assistiu a tentativas frustradas de institucionalização de uma educação pública nos primeiros anos do Império. Metodologicamente, trata-se de pesquisa histórica de base bibliográfica que, além da literatura sobre o tema e a legislação vigente no período, apoiou-se na documentação pertencente ao Arquivo Público do Estado do Piauí (Apepi), sobremaneira a documentação expedida pela Presidência da Província e pela Assembleia Provincial, o que permitiu a construção de um diálogo que possibilitou novos olhares a respeito da história da educação no período, bem como a reflexão sobre outras dimensões do tecido social local. De maneira geral, com a pesquisa, verificou-se uma lenta expansão da instrução pública, como consequência do pequeno interesse dos poderes públicos em seu desenvolvimento, resultando em limitados investimentos, aliados a um modelo produtivo que pouco demandava do saber formal em suas práticas cotidianas.

    Abstract in English:

    Abstract This article discusses public instruction in the province of Piauí and its expansion from 1822, with the formation of the Brazilian Empire, to 1834, with the enforcement of the Additional Act to the Constitution - which ended the educational model implemented with the Aulas Régias. Within this timeframe, the Brazilian Empire experienced a series of unsuccessful attempts to institutionalize public education. This is a historical research with a bibliographic basis, including the existing literature on the subject, the legislation in force in the period, and documentation from to the Public Archives of the State of Piauí (APEPI), especially that issued by the Provincial Presidency and the Provincial Assembly. These data fostered a dialogue that enabled new perspectives on the history of education and the reflection on other dimensions of the local social fabric of the period. Resulting from the little interest and limited investment of public authorities in the development of public education, the results indicate a slow expansion in such arena, combined with a productive model that demanded little formal knowledge in its daily practices.
  • BEHIND THE SCENES OF THE HISTORIOGRAPHICAL CANON: ABREU E LIMA AND THE DISPUTES ON THE WRITING OF BRAZIL Artigo

    Rodrigues, Thamara de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo analisa a construção do cânone historiográfico brasileiro oitocentista a partir da perspectiva de José Inácio da Abreu e Lima (1794-1869). O general e escritor protagonizou algumas polêmicas intelectuais ao longo de sua trajetória. Na querela de maior repercussão, foi acusado de plagiário e o seu Compêndio da História do Brasil (1843) foi negado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro nas figuras de Francisco Adolpho de Varnhagen (1816-1878) e Januário da Cunha Barbosa (1780-1846). Neste texto, analisamos o debate e argumentamos que a postura de Abreu e Lima - retirando-se do círculo letrado ligado ao instituto após a discussão, bem como sua posição histórico-política crítica e desarmônica em relação ao passado colonial - foi decisiva para o cânon historiográfico do século XIX, cujos conteúdos, imaginários e formas de escrita e pesquisa próprias à história do Brasil repercutem ainda nos desafios da historiografia contemporânea.

    Abstract in English:

    Abstract This article analyzes the construction of the 19th century Brazilian historiographic canon from the perspective of José Inácio da Abreu e Lima (1794-1869). The General and writer led some intellectual controversies throughout his career. In the dispute of a greater repercussion, he was accused of plagiarism and his Compêndio da História do Brasil (1843) was denied by the Brazilian Historic and Geographic Institute through Francisco Adolpho de Varnhagen (1816-1878) and Januário da Cunha Barbosa (1780-1846). In this text, we analyze this debate and argue that the position of Abreu e Lima - withdrawing from the literate circle linked to the institute after the discussion, and its critical and disharmonious historical-political position to the colonial past - was decisive for the 19th century historiographic canon, whose contents, imagery and forms of writing and research specific to the history of Brazil still reflect on the challenges of contemporary historiography.
  • A UNION FOR SEGREGATION: WITNESSES FROM THE SOUTH AFRICAN NATIVE AFFAIRS COMMISSION, 1905 Artigo

    Santos, Marcos Paulo Amorim dos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Era 1903. As colônias sul-africanas ainda se recuperavam dos horrores e estragos gerados pelas inúmeras guerras e conflitos naquela região. A conciliação política viria em várias frentes, uma delas, a constituição de uma comissão parlamentar para a discussão da questão nativa nas colônias ao sul da África. Nomeada sob coordenação do alto comissário para assuntos nativos, Sir Arthur Lawley, membros de todas as colônias e protetorados britânicos no sul da África foram convocados, em nome da coroa, a organizar, selecionar e ouvir as mais variadas testemunhas em relação ao tema. Esse artigo tem por objetivo relacionar as posições sociais e, por consequência, a importância de determinadas colônias para a constituição da União Sul-Africana. Além disso, pretendo utilizar esses dados como forma de reflexão do período de segregação sul-africano anterior ao apartheid. Por meio das profissões e fenótipos listados também será possível estabelecer alguns parâmetros para o entendimento das relações de poder e política naqueles territórios entre os primeiros anos do século XX.

    Abstract in English:

    Abstract It was 1903. South African colonies were still recovering from the horrors and damage caused by the countless wars and conflicts in that region. Political reconciliation would come on several fronts, one of them, the constitution of a parliamentary commission to discuss the native issue in the colonies in southern Africa. Appointed under the coordination of the high commissioner for native affairs, Sir Arthur Lawley, members of all southern Africa British colonies and protectorates were called on behalf of the Crown to organize, select and listen to the most varied witnesses on the subject. This article aims at relating the social positions and, consequently, the importance of certain colonies for the constitution of the South African Union. Moreover, this source is used as a way of reflect the South African segregation period before the apartheid. Through the listed professions and phenotypes, it will also be possible to establish some parameters for understanding the power and political relations in those territories in the first years of the 20th century.
  • LAND RIGHTS AND OWNERSHIPS IN ENTRE RÍOS DURING 19TH CENTURY Artículo

    Schmit, Roberto; Bressan, Raquel

    Abstract in Spanish:

    Resumen En este trabajo se abordan las tradiciones y las leyes de acceso a la propiedad y se examinan la naturaleza de los debates políticos y jurídicos de las reformas de las leyes de tierra en Entre Ríos durante el siglo XIX. En el mismo se reconstruyen los antecedentes y las trayectorias generales del acceso a la tierra en la provincia y se analizan los debates legislativos de principios de la década de 1860 respecto de las leyes de venta de tierras fiscales y de arriendo de propiedad privada. A partir del estudio de ambos ejes, este trabajo plantea que las leyes liberales sostuvieron inicialmente en su concepción de aplicación y prácticas un cierto equilibrio entre viejas y nuevas concepciones de propiedad a fin de evitar confrontar de lleno con viejas prácticas sociales y económicas de larga existencia y alcance en la sociedad decimonónica.

    Abstract in English:

    Abstract This paper addresses the traditions and laws of access to property and examines the nature of the political and legal debates on land law reforms in Entre Rios during the nineteenth century. It reconstructs the general background and trajectories of access to land in the province and analyzes the legislative debates of the early 1860s regarding the laws on the sale of public lands and the leasing of private property. Based on the study of both axes, this work maintains that the liberal laws maintained in their conception a certain balance between old and new conceptions of property in order to avoid a full confrontation with old social and economic practices of long existence and scope in the nineteenth-century society.
  • LUTAS POLÍTICAS, MEMÓRIAS E ACONTECIMENTOS: A MEMORIALIZAÇÃO DA ESCRAVIDÃO E DO TRÁFICO DE AFRICANOS EM DIFERENTES LUGARES DO MUNDO Resenha

    Siqueira, Lucília Santos
  • FISCALIDADE NO BRASIL: VOLTANDO ÀS ORIGENS DE UM PROBLEMA PERENE Resenha

    Paiva, André Filippe de Mello e
  • RELAÇÕES INTERCULTURAIS NAS ROTAS DAS MONÇÕES Resenha

    Borrego, Maria Aparecida de Menezes; Souza, Jean Gomes de
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