Accessibility / Report Error

Identificação de compostos orgânicos voláteis (COVs) em produtos plásticos por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (CG/MS)

Os materiais plásticos são amplamente usados na vida quotidiana. Eles contêm uma grande variedade de compostos de baixa massa molecular, incluindo os resíduos monoméricos e oligoméricos de polimerização, relacionados com resíduos de solventes químicos, e diferentes aditivos. Atualmente, os produtos de poliestireno expandido (EPS) são empregados como recipientes para alimentos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os compostos orgânicos voláteis liberados por objetos utilizados diretamente em contato com alimentos disponíveis em Cartagena, Colômbia. Produtos baseados em EPS tais como pratos, recipientes para alimentos e sopa foram submetidos a diferentes temperaturas de aquecimento e as substâncias químicas liberadas foram capturadas empregando-se a técnica de microextração em fase sólida, seguida de dessorção térmica e análise por cromatografia a gás/espectrometria de massa. Os resultados revelaram a presença de pelo menos 30 compostos diferentes relacionados aos produtos de EPS examinados, sendo o benzaldeído, estireno, etilbenzeno e tetradecano os mais frequentemente encontrados. A liberação dessas moléculas é dependente da temperatura a que o material é submetido. Portanto, para proteger a saúde humana, diminuindo a exposição a estes agentes químicos, é aconselhável regular o uso de produtos a base de EPS que poderão ser submetidos a aquecimento.

aditivos; estireno; micro extração em fase sólida (SPME); poliestireno expandido (EPS)


Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHi), Estrada Mun. Dr. José Luis Cembranelli, 5000, Taubaté, SP, Brasil, CEP 12081-010 - Taubaté - SP - Brazil
E-mail: ambi.agua@gmail.com