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Protocolos de avaliação rápida de rios como ferramenta de educação ambiental no ensino fundamental

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o uso de um protocolo de avaliação rápida de rios (PAR) como ferramenta de Educação Ambiental (EA) no nível fundamental da educação básica. Para isso, foram desenvolvidas atividades de EA envolvendo estudantes do ensino fundamental de uma escola pública (Ipameri, GO, Brasil). As atividades contemplaram desde oficinas de monitoramento ambiental até a aplicação do PAR adaptado ao nível de escolaridade dos estudantes. Os resultados apontam que o PAR utilizado foi capaz de propiciar ou contribuir com a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação ambiental dos recursos fluviais locais. Conclui-se, portanto, que o PAR utilizado constituiu instrumento passível de ser utilizado em projetos e programas de EA em escolas de nível fundamental, considerando sua potencialidade em promover em jovens estudantes a observação, sensibilização e apropriação de conceitos referentes ao funcionamento dos rios e sua preservação/conservação.

Palavras-chave:
educação ambiental; escolas; estudantes; recursos hídricos; rios

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