Acessibilidade / Reportar erro

A problemática da identidade cultural nos museus: de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento)

Museums and the problematic concept of cultural identity: from objective (of action) to object (of knowledge)

Resumos

Os museus são comumente tidos como poderosos meios de definir e reforçar identidades. O autor propõe que ao invés de tais fins ideológicos, eles considerem a identidade como objeto ae análise crítica e compreensão histórica. Aponta vários traços problemáticos da identidade, sobretudo na sua estrutura de processo sócio-cultural e nas suas funções contrastivas. A seguir, examina criticamente respostas usuais dos museus a reivindicações de identidade (em especial as que pressupõem a superioridade do conhecimento interior ou étnico sobre o acadêmico). Postula-se a necessidade da abordagem crítica, sempre, como única forma de afrontar o tema da alteridade, independentemente das lutas pelo monopólio da verdade. Traça-se, por fim um paralelo entre a mostra museológica e o conceito de "texto discursivo", formulado pela História e pela Antropologia: as exposições não devem ser nem uma representação absoluta, nem uma expressão subjetiva, mas uma construção dialética, contigente e contestável- capaz de tertilizar.

Identidade (processo sócio-cultural); Museologia; Museus


Museums are usually seen as valuable means to attain and reinforce cultural identities. The author argues tfiat, instead of such ideological goals, the'):' should consider identity as an object of critica I analysis and historical understanding. Several problematic features are pointed out, mainly identity's nature as a socio-cultural process and its contrastive functions. Current answers of museums to identity claims are then critically analyzed (particularly the alleged preeminence of inner or ethnic knowledge over academic knowledge). In any case, critica I approach is required as the only way to deal with alterity, regardless of struggles for monopolizing truth. A final parallel is established between museum displays and the concept of "discursive text" as developed in History and Anthropology: exhibits should be taken neither as an absolute representation nor as a subjective expression, but as a contingent and contestable - and 011 the way fertile - dialectical construction.

Identiry (sociocultural process); Museology; Museums


MUSEUS

A problemática da identidade cultural nos museus: de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento)* * O núcleo deste texto, mais reduzido e sem aparato crítico, apareceu nos Anais do III Forum Estadual de Museus - RS, Santa Maria, UFSM, 1992:17­X), no título "Identidade cultural e museus: uma relação prolemática.

Museums and the problematic concept of cultural identity: from objective (of action) to object (of knowledge)

Ulpiano T. Bezerra de Meneses

Diretor do MP/Universidade de São Paulo

RESUMO

Os museus são comumente tidos como poderosos meios de definir e reforçar identidades. O autor propõe que ao invés de tais fins ideológicos, eles considerem a identidade como objeto ae análise crítica e compreensão histórica. Aponta vários traços problemáticos da identidade, sobretudo na sua estrutura de processo sócio-cultural e nas suas funções contrastivas. A seguir, examina criticamente respostas usuais dos museus a reivindicações de identidade (em especial as que pressupõem a superioridade do conhecimento interior ou étnico sobre o acadêmico). Postula-se a necessidade da abordagem crítica, sempre, como única forma de afrontar o tema da alteridade, independentemente das lutas pelo monopólio da verdade. Traça-se, por fim um paralelo entre a mostra museológica e o conceito de "texto discursivo", formulado pela História e pela Antropologia: as exposições não devem ser nem uma representação absoluta, nem uma expressão subjetiva, mas uma construção dialética, contigente e contestável- capaz de tertilizar.

Unitermos: Identidade (processo sócio-cultural). Museologia. Museus: funções ideológicas versus críticas.

ABSTRACT

Museums are usually seen as valuable means to attain and reinforce cultural identities. The author argues tfiat, instead of such ideological goals, the'):' should consider identity as an object of critica I analysis and historical understanding. Several problematic features are pointed out, mainly identity's nature as a socio-cultural process and its contrastive functions. Current answers of museums to identity claims are then critically analyzed (particularly the alleged preeminence of inner or ethnic knowledge over academic knowledge). In any case, critica I approach is required as the only way to deal with alterity, regardless of struggles for monopolizing truth. A final parallel is established between museum displays and the concept of "discursive text" as developed in History and Anthropology: exhibits should be taken neither as an absolute representation nor as a subjective expression, but as a contingent and contestable - and 011 the way fertile - dialectical construction.

Uniterms: Identiry (sociocultural process). Museology. Museums: ideological versus critical functions.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA

  • ABÉLES, Marc. Le local à la recherche du temps perdu. Dialectiques, v.31, p. 42, 1980.
  • AMES, Michael M. Cultural empowerment and museums. In: PEARCE, Susan M ed. Objects of knowledge. London, Athlone: p. 158-173, 1990.
  • AMES, Michael M. How anthropologists stereotype other people. In: Museums, the public and Anthropology. Vancouver, University of British Columbia Press, p. 38-47, 1986
  • AUGÉ, Marc. L'autre proche. In: SEGALEN, M. L'autre et le semblable. Paris, Presses du CNRS, p.19-33, 1989
  • BOYLAN, Patrick. Museums and cultural identity. Museums journal, London, v.90, p.29-32, 1990.
  • CLIFFORD, James. Objects and selves - an afterword. n: STOCKING, Jr, George W ed.Essays on museums and material culture. Madison, The University of Wisconsin Press, p. 236-244, 1985.
  • COOK-GUMPERZ, Jenny. Socialization, social identity and discourse. In: JACOBSON-WIDDING, ed. p. 123-133, 1983.
  • DUNDES, Alan. Defining identity through folclore. In: JACOBSON-WIDDING, ed. p.235-261, 1983.
  • HANDLER, Richard. Who owns the pasto Cultural property and the logic ofpossessive individualismo. In: WILLIAMS, Brett ed. The politics of culture. Washington, Smithsonian Institution Press, p. 63-74, 1991.
  • HOBSBAWM, Eric. Introdução: A invenção das tradições. In: HOBSBAWM,E; RANGER, T orgs. A invenção das tradições. Rio, Paz e Terra, p. 9-23, 1984.
  • JACOBSON-WIDDING, Anita. Introduction. In: JACOBSON-WIDDING, ed. p. 13-32, 1983.
  • JONES, Jane Peirson. Bones of contention. Museums journal, London, p. 24-36, 1993.
  • KARP, Ivan. Culture and representation. In: KARP LAVINE, eds. p. 11-24, 1991.
  • LOWENTHAL, David. From patronage to populism, Museums journal, London, p .24-27, 1992.
  • MENESES, Ulpiano T Bezerra de. A História, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das ciências sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros/USP, São Paulo, p. 924, 1992.
  • OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade e estrutura social. Etnicidade e estrutura de classe. In: Enigmas e soluções. Exercícios de Etnologia e de crítica. Rio, Tempo Brasileiro/Fortaleza, Ed da UFCE, p. 101-149.
  • PIETERSE, Jan Neder veen. Image and power. In: CORBEY LEERSSEN, eds. p. 191-203, 1991.
  • QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional noBrasil, Tempo Social, Revista de SociologialUSP, São Paulo, v.1, n.1, p. 29 46, 1989.
  • RAPHAEL, Freddy; HERBÉRICH-MARX, Genévieve. Le musée, provocation de mémoire. Ethnologie Française, Paris, v.17, n.1, p. 87-94, 1981a.
  • ROBINSON, Alma. The art repatriation dilemma. Museum News, Washington, v.58, n.4, p. 55-59, 1980.
  • VAN ALPHEN, Ernst. The Ohter within. In: CORBEY LEERSSEN, eds. p. 1-16, 1991.
  • WEINREICH, Peter. Psychodynamics of personal and social identity. In: JACOBSON-WIDDING, ed. p. 159-185, 1983.
  • *
    O núcleo deste texto, mais reduzido e sem aparato crítico, apareceu nos
    Anais do III Forum Estadual de Museus -
    RS, Santa Maria, UFSM, 1992:17­X), no título "Identidade cultural e museus: uma relação prolemática.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Jun 2010
    • Data do Fascículo
      1993
    Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: anaismp@usp.br