Acessibilidade / Reportar erro

Alquimia, Ocultismo, Maçonaria: o ouro e o simbolismo hermético dos cadinhos (Séculos XVIII e XIX)

Alchemy, Occultism, Freemasonry: the gold and the hermetic symbolism of the crucibles (18th and 19th centuries)

Resumos

Este artigo apresenta a arqueologia das enigmáticas marcas impressas na base de cadinhos dos séculos XVIII e XIX recuperados nas escavações da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, na década de 1980, e a explanação do seu significado simbólico à luz da alquimia, do ocultismo e da Maçonaria. Espraiando-se extraordinariamente mundo afora através de uma bem-sucedida estratégia de comunicação visual, a Maçonaria utilizou símbolos herméticos para a difusão de seus princípios nos mais diferentes suportes. Aparentemente estamos diante de um sinal de reconhecimento maçônico, o sinal exterior de uma organização oculta, só partilhado por iniciados e incompreensível para os demais, que contribuiu para difundir veladamente a doutrina maçônica por diferentes pontos do globo.

Cadinhos; Alquimia; Maçonaria


This paper presents the archaeology of enigmatic signs printed on the bases of 18th and 19th century crucibles recovered from excavations at the Brazilian Mint in Rio de Janeiro during the 1980s; as well as the explanation of their symbolic meaning in the light of alchemy, occultism and Freemasonry. Spreading extraordinarily around the world through a well succeeded strategy of visual communication, the Freemasonry made use of hermetic symbols printed and/or attached to different supports with the purpose of diffusing its principles. We are, apparently, before a sign of Masonic recognition, the external sign of an occult organization, exclusively shared by the initiated and in turn incomprehensible for the rest. This contributed to the diffusion of the Freemasonry doctrine to different points of the world, always in a cloaked manner.

Crucible; Alchemy; Freemasonry


ESTUDOS DE CULTURA MATERIAL

Alquimia, Ocultismo, Maçonaria: o ouro e o simbolismo hermético dos cadinhos (Séculos XVIII e XIX)

Alchemy, Occultism, Freemasonry: the gold and the hermetic symbolism of the crucibles (18th and 19th centuries)

Tania Andrade LimaI; Marília Nogueira da SilvaII

IDepto de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ; Pesquisadora do CNPq

IIBolsista do CNPq; Depto de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ

RESUMO

Este artigo apresenta a arqueologia das enigmáticas marcas impressas na base de cadinhos dos séculos XVIII e XIX recuperados nas escavações da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, na década de 1980, e a explanação do seu significado simbólico à luz da alquimia, do ocultismo e da Maçonaria. Espraiando-se extraordinariamente mundo afora através de uma bem-sucedida estratégia de comunicação visual, a Maçonaria utilizou símbolos herméticos para a difusão de seus princípios nos mais diferentes suportes. Aparentemente estamos diante de um sinal de reconhecimento maçônico, o sinal exterior de uma organização oculta, só partilhado por iniciados e incompreensível para os demais, que contribuiu para difundir veladamente a doutrina maçônica por diferentes pontos do globo.

Palavras-chave:Cadinhos. Alquimia. Maçonaria.

ABSTRACT

This paper presents the archaeology of enigmatic signs printed on the bases of 18th and 19th century crucibles recovered from excavations at the Brazilian Mint in Rio de Janeiro during the 1980s; as well as the explanation of their symbolic meaning in the light of alchemy, occultism and Freemasonry. Spreading extraordinarily around the world through a well succeeded strategy of visual communication, the Freemasonry made use of hermetic symbols printed and/or attached to different supports with the purpose of diffusing its principles. We are, apparently, before a sign of Masonic recognition, the external sign of an occult organization, exclusively shared by the initiated and in turn incomprehensible for the rest. This contributed to the diffusion of the Freemasonry doctrine to different points of the world, always in a cloaked manner.

Keywords: Crucible. Alchemy. Freemasonry.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo apresentado em 10/2003. Aprovado em 11/2003.

  • AMADOU, Robert. L'occultisme, esquisse d'un monde vivant Paris: Julliard, 1958.
  • AQUINO, São Tomaz de. A pedra filosofal e a arte da alquimia, seguido do tesouro secretíssimo de Frei Reginaldo, atribuído a São Tomaz de Aquino [S.l.]: Editora Ciências Ocultas, [s.d.
  • ARQUIVO Nacional. Diversos Códices, SDH, Cód. 807, v. 5.
  • ASLAN, Nicola. História da maçonaria. Rio de Janeiro: Editora Espiritualista, 1959.
  • BERTHELOT, M. Les origines de l'alchimie Paris: George Steinheil, 1885.
  • CAMINO, Rizzardo da; CAMINI, Odéci Schilling. Vade-mecum do simbolismo maçônico 2Ş ed. Rio de Janeiro: Aurora, [s.d.
  • BIEDERMANN, Hans. Dicionário ilustrado de símbolos São Paulo: Melhoramentos, 1993.
  • BOSCHI, Caio César. Os leigos e o poder. Irmandades leigas e política colonizadora em Minas Gerais. São Paulo: Ática, 1986.
  • BOXER, Charles R. Catálogo das cartas dirigidas a Manuel de Souza, Oficial das Casas de Moeda do Brasil. Revista do IHGB, v. 266, p. 3-40, jan./mar. 1965.
  • CARVALHO, Assis. Símbolos maçônicos e suas origens Londrina: Editora e Gráfica Cotação, 1997.
  • CASTELLANI, José. Liturgia e ritualística do grau de aprendiz maçon em todos os ritos 2Ş ed. São Paulo: A Gazeta Maçônica, 1987a.
  • ______. Liturgia e ritualística do grau de companheiro maçon nos ritos Escocês Antigo e Aceito, Moderno, Adoniramita, Brasileiro, York, Schroeder. São Paulo: A Gazeta Maçônica, 1987b.
  • ______. Liturgia e ritualística do grau de mestre maçon nos ritos Escocês Antigo e Aceito, Moderno, Adoniramita, Brasileiro, York, Schroeder. São Paulo: A Gazeta Maçônica, 1987c.
  • CASTRO, Boanerges B. O simbolismo dos números na Maçonaria. 2Ş ed. Rio de Janeiro: Gráfica Editora Aurora, 1983.
  • CATÁLOGO das cartas régias, provisões, alvarás, avisos, portarias, etc., de 1662 a 1821, existentes no Arquivo Nacional. Publicações Históricas, Rio de Janeiro, v. 1.
  • CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos 10Ş ed. Rio de Janeiro: José Olympio, [s.d.
  • CRUZ, Almir Sant'Anna. Simbologia maçônica dos painéis. Londrina: Editora Maçônica A Trolha, 1997.
  • DAVIS, Hugh William. Devices of the early printers, 14571560. Their history and development. London: [s.n.], 1935.
  • DEWAR, James. The unlocked secret. Freemasonry reexamined. London: William Kimber, 1966.
  • DREYFUS, Jenny. João Manso Pereira e sua suposta fábrica de louças. Anais do Museu Histórico Nacional, v. XIV, p. 5-28, 1953.
  • DUBREIL, J. P. Histoire des francs-maçons. Tome 1er. Bruxelles: H. - I. - G. François, Librairie-éditeur, 1838.
  • ELIADE, Mircea. Ferreiros e alquimistas Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
  • ESCHEWEGE, W. L. von. Pluto brasiliensis. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1949.
  • FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean. O aparecimento do livro. São Paulo: Hucitec, 1992.
  • FERRAZ, Eugenio. A casa dos contos de Ouro Preto Ensaio histórico e memória da restauração no ano do seu bicentenário. Belo Horizonte: Multicor Artes Gráficas, 1985.
  • FERREIRA DA SILVA, Catarina Eleonora; PARDI, Maria Lucia Franco. A pesquisa arqueológica na Casa da Fundição do Ouro de Goiás, GO. Dédalo. São Paulo: MAE/USP, 1989. (Publicações avulsas, n. 1).
  • FILGUEIRAS, Carlos A. L. João Manso Pereira, químico empírico do Brasil Colonial. Quimica Nova, v. 16, n. 2, p. 155-160, 1990.
  • FINDEL, J. G. Histoire de lafFranc-maçonnerie. Tome II. Paris: Librairie Internationale, 1866.
  • FOURNIER, P. S. Manuel typographique 1764-1766 Paris: [s.n.], [s.d.
  • FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos. Desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • GOLDFARB, Ana Maria Alfonso. Da alquimia à química. Um estudo sobre a passagem do pensamento mágico-vitalista ao mecanismo. São Paulo: Nova Stella; Edusp, 1987.
  • GONÇALVES, Cleber Baptista. Casa da moeda do Brasil. 2Ş ed. Rio de Janeiro: Casa da Moeda do Brasil, 1989.
  • GOULD, Robert Freke. The history of freemasonry Philadelphia: John C. Yorkston, 1896. v. 1.
  • GUÉNON, René. Os símbolos da ciência sagrada 9Ş ed. São Paulo: Pensamento, 1993.
  • HARTT, Carlos Frederico. Contribuições para a etnologia do Vale do Amazonas. Arquivos do Museu Nacional, v. VI, 1881.
  • JACOB, Margareth C. The radical enlightnment: pantheists, freemasons and republicans. London: George Allen & Unwin, 1981.
  • LABOULAYE, Charles Pierre Lefebvre du. Dictionnaire des arts et manufactures et de l'agriculture formant un traité complet de technologie. 7čme. ed. Paris: Libr. du Dictionnaire des Arts et Manufactures, 1891.
  • LÉVI-STRAUSS, Claude. A oleira ciumenta São Paulo: Brasiliense, 1996.
  • LEXIKON, Herder. Dicionário de simbolos São Paulo: Cultrix, 1990.
  • LIGOU, Daniel. Dictionnaire universel de la franc-maçonnerie. [S.l.]: Éditions de Naverre, Éditions du Prisme, 1974.
  • LIMA, Adelino de Figueiredo. Nos bastidores do Mistério. 3a. ed. Rio de Janeiro: Spiker, 1958.
  • LUCAS, Fábio. Luzes e trevas: Minas Gerais no século XVIII. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
  • McMURTRIE, Douglas. The Book. The story of printing and bookmaking. 2nd ed. New York: Covici-Friede, 1938.
  • MAGISTER. Manual del aprendiz. Estudo interpretativo sobre el valor iniciático de los símbolos y alegorías del primer grado masónico y la mística doctrina que en ellos se encierra. Barcelona: Editorial Maynadé, 1934. Biblioteca Filosófica Masónica.
  • ______. Manual del compañero. Estudo interpretativo de los simbolos y alegorias del segundo grado masonico. La Masoneria Revelada. Buenos Aires: Editorial Kier, 1946.
  • ______. Manual del maestro Barcelona: Editorial Maynadé, 1935. Biblioteca Filosófica Masónica.
  • MARTINS, Wilson. A palavra escrita História do livro, da imprensa e da biblioteca. 2a. ed. São Paulo: Ática, 1996.
  • MELLOR, Alec. Dictionnaire de la franc-maçonnerie et des francs-maçons Paris: Belfond, 1983.
  • NAUDON, Paul. Les origines religieuses et corporatives de la Franc-Maçonnerie. 3čme. ed. Dervy, Paris: [s.n.], 1972.
  • PINHEIRO DA SILVA, Regina Coeli; MORLEY, Edna; FERREIRA DA SILVA, Catarina Eleonora. A pesquisa arqueológica: primeiras notas. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 20, p. 158-165, 1984.
  • PINTO, Américo Cortez. Da famosa arte da imprimissão: da imprensa em Portugal às cruzadas d'além mar. Lisboa: Editora Ulisseia, 1948.
  • PIRENNE, Henri. História econômica e social da Idade Média. 4a. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1968.
  • READ, John. Alchemy and alchemists. Nature, v. 168, p. 759-762, 1951.
  • RIS-PAQUOT. Dictionnaire encyclopédique des marques et monogrammes Paris: Librairie Renouard, [s.d.
  • SCHURÉ, Edouard. Hermes Os grandes iniciados: esboço da história secreta das religiões. São Paulo:  Martin Claret, 1986.
  • VARGAS, Milton. A origem da alquimia: uma conjetura. Prefácio à Da alquimia à química. Um estudo sobre a passagem do pensamento mágico-vitalista ao mecanismo. São Paulo: Nova Stella; Edusp, 1987. p. 11- 31.
  • VIEIRA, David Gueiros. O protestantismo, a maçonaria e a questão religiosa no Brasil. 2Ş ed. Brasília: Editora UnB, 1980.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    2001

Histórico

  • Aceito
    Nov 2003
  • Recebido
    Out 2003
Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br