Acessibilidade / Reportar erro

À procura d'água: cata-ventos americanos nos jardins de Fortaleza 1 1 Este artigo resulta da tese de doutorado em Arquitetura e Urbanismo intitulada Entre a implantação e a aclimatação: o cultivo de jardins públicos no Brasil nos séculos XIX e XX, apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Dumbarton Oaks Research Library and Collection/Harvard University, Estados Unidos.

Searching for Water: American Windmills in the Gardens of Fortaleza

RESUMO

Este artigo reflete sobre a relação entre os atributos do meio natural e o cultivo de jardins públicos entre o final do século XIX e o início do XX na cidade de Fortaleza, localizada na região Nordeste do Brasil. Trata, primeiramente, das espécies vegetais arbóreas utilizadas e da criação de lagos nos jardins públicos, relacionados aos aspectos hídricos e à abundância de sol na cidade. A seguir, aborda a presença de cata-ventos ou moinhos eólicos americanos, documentando sua procedência e utilidade para o bombeamento d’água subterrânea, armazenada em reservatórios de ferro, bem como a relevância desse sistema para a irrigação dos jardins e seu desmonte. O artigo privilegia fontes documentais escritas e iconográficas, a exemplo de jornais, álbuns, revistas, fotografias, cartões-postais, bem como registros de cronistas e memorialistas e literatura especializada sobre cata-ventos americanos, ampliando o quadro de referências para a historiografia do paisagismo no Brasil no que diz respeito à presença de artefatos utilitários na manutenção dos jardins públicos.

PALAVRAS-CHAVE:
Cata-ventos; Jardins; Fortaleza; Relações Brasil-Estados Unidos; Séculos XIX e XX

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br