Figura 1
Vista oeste da Ponte dos Jesuítas, 2018.
Figura 2
Dístico e colunas laterais da Ponte dos Jesuítas, 2018.
Figura 3
Vista leste da Ponte dos Jesuítas, 2018.
Figura 4
Vista oeste da Ponte dos Jesuítas por Conrado Jacob Niemeyer.
Figura 5
Ponte dos Jesuítas por Magalhães Corrêa.
Figura 6
Ruínas de antiga mísula, 2018.
Figura 7
Vista leste da Ponte dos Jesuítas publicada na Revista da Semana.
Figura 8
Colunas como retratadas por Niemeyer (1848), à esquerda; por Corrêa (1939), no centro; e forma atual (2018), à direita.
Figura 9
Fotografia do dístico em 1925, por Américo Netto.
Figura 10
Imagem do dístico publicada em O Globo.
Figura 11
Vista da entrada sul da Ponte dos Jesuítas.
Figura 12
Diagrama esquemático ilustrando situação física de fustes e pinhas entre 1848 e 2007. No topo, à esquerda, configuração atual.
Figura 13
(a) Detalhe do dístico segundo ilustração de Niemeyer (1848); (b) destaque das linhas de junção entre cantarias; (c). Brasão Imperial na capa da Constituição do Império do Brasil.
Figura 14
Relações de proporção entre dístico e colunas laterais em imagem atual (topo, fotografia da autora, 2018) e em Niemeyer (1848NIEMEYER, Conrado Jacob. 1788-1862. Planta corographica de huma parte da provincia do Rio de Janeiro na qual se inclue a Imperial Fazenda de Santa Cruz. 1848. 1 planta 41 x 22 cm em folha de 50 x 56 cm. Escala 1:200.000. Litografia de Heaton e Rensburg. Acervo da Biblioteca Nacional. ).
Figura 15
Imagens do dístico entre 1848 e 2018: (a) Niemeyer (1848NIEMEYER, Conrado Jacob. 1788-1862. Planta corographica de huma parte da provincia do Rio de Janeiro na qual se inclue a Imperial Fazenda de Santa Cruz. 1848. 1 planta 41 x 22 cm em folha de 50 x 56 cm. Escala 1:200.000. Litografia de Heaton e Rensburg. Acervo da Biblioteca Nacional. ), (b) Netto (1927NETTO, Américo. A viagem da comissão de estudos da A.E.R.: impressões de viagem publicadas no Estado de São Paulo em 1925. DERRON, Donald; NETTO, Américo. Estrada São Paulo-Rio. São Paulo: Associação de Estradas de Rodagem, 1927. São Paulo. p. 129-165.), (c) O Resgate (1927O RESGATE do foro em Santa Cruz: uma questão palpitante para os antigos moradores da Fazenda Imperial. O Globo , Rio de Janeiro, p. 8, 7 out. 1927. Edição Matutina, Geral.), (d) Ferreira (1929FERREIRA, Vieira. Antigas inscrições do Rio de Janeiro e Niterói. Revista do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo 106, v. 160, p. 29-122, 1929.), (e) O Modernismo (1931O MODERNISMO iconoclasta: ameaçada de demolição uma ponte histórica. O Globo, Rio de Janeiro, p. 3, 16 out. 1931. Geral.), (f) Corrêa (1939CORRÊA, Magalhães. Terra carioca: fontes e chafarizes. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1939. (Coleção Memória do Rio).), (g, h) Goes (1942GOES, Hildebrando de Araújo. A Baixada de Sepetiba. Imprensa Nacional: Rio de Janeiro, 1942.), (i, j) Fotografia da autora (2018).
Figura 16
Detalhe do brasão jesuítico em Ferreira (1929FERREIRA, Vieira. Antigas inscrições do Rio de Janeiro e Niterói. Revista do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo 106, v. 160, p. 29-122, 1929.) e em fotografia da autora (2018).
Figura 17
Localização das antigas pedreiras da região de Santa Cruz, da sede da fazenda e da Ponte dos Jesuítas. Intervalo de curvas de nível em 20 m.
Figura 18
Variações texturais resultantes do grau de deformação e da direção de corte em granada-biotita gnaisse do Morro do Cruzeiro, Santa Cruz.
Figura 19
Variações de cor devido ao intemperismo no allanita granito do Morro do Itá, Santa Cruz.
Figura 20
Bloco de granada-biotita gnaisse do Morro do Itá, Santa Cruz.
Figura 21
Cantarias da mesoestrutura da Ponte dos Jesuítas: (a) granada-biotita gnaisse com feldspatos idiomórficos preservados; (b) granada-biotita gnaisse em corte de rocha paralelo à foliação; (c) granada-biotita gnaisse em corte perpendicular à foliação e paralelo ao eixo de estiramento; (d) granada-biotita gnaisse em corte perpendicular ao eixo de estiramento e à foliação; (e) allanita granito em bloco da mesoestrutura; (f) allanita granito em cantaria de revestimento de túnel.
Figura 22
Rochas que compõem o dístico da Ponte dos Jesuítas: (1) allanita granito; (2) calcário; (3) granada-biotita gnaisse; (4) granito equigranular de granulação grossa.
Figura 23
Detalhe da inscrição latina em baixo-relevo em allanita granito.
Figura 24
No topo, lâminas de allanita granito com diferentes graus de alteração. No centro, respectivas amostras. Na base, mesmas amostras vistas por meio de microscópio petrográfico, com polarizadores paralelos. O grau de alteração é crescente da esquerda para a direita.
Figura 25
Cimento com agregado de granulação grossa unindo cantarias de allanita granito e granada-biotita gnaisse.
Figura 26
Somatofósseis compatíveis com pedra lioz da cantaria do brasão jesuítico.
Figura 27
Detalhe de material utilizado no restauro do brasão jesuítico.
Figura 28
Verso do dístico (observar diferença de acabamento do bloco à esquerda e à direita do calcário).
Figura 29
Escultura que ornamenta o topo do dístico.
Figura 30
Detalhe das pinhas das colunas de pedra: (a) coluna da entrada norte, lado, leste; (b) coluna à esquerda do dístico; e c) coluna à direita do dístico.
Figura 31
No topo, marca de ruptura em coluna situada à esquerda do dístico. Abaixo, detalhe do cimento utilizado no restauro.
Figura 32
Cantaria em granodiorito de granulação grossa utilizado na composição de pinhas que ornam as colunas de concreto.
Figura 33
Estruturas em cantaria que integram o mecanismo de comportas na entrada oeste do túnel sul. Em (b), detalhe da arruela. Em (c), vista superior da cantaria triangular.
Figura 34
Cantaria de arremate da junção entre parede e talhante.
Figura 35
Peças de cantaria encontradas no interior do vão do túnel.
Figura 36
(a) Abertura de acesso a vão sob o tabuleiro; (b, c) vista em planta da mesma abertura; (d) vista interna.
Figura 37
Pavimento em lajes de cantaria no interior do túnel sul.
Figura 38
Detalhe da imagem de Conrado Jacob Niemeyer com indicação de abertura lateral ao túnel sul.
Figura 39
Revestimento em cantaria almofadada em parede de vão.
Figura 40
Provável ponto de amarra de barcos junto a entrada de um dos túneis centrais.