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O Parque do Ibirapuera e a construção da identidade paulista

The Ibirapuera Park and the construction of an identity of São Paulo

Resumos

Entre os anos de 1953 e 1955, o Parque do Ibirapuera, uma das principais áreas verdes da cidade de São Paulo, acolheu a inauguração de três grandes marcos monumentais, escultóricos e arquitetônicos, cujas características formais permitem compreender a relação entre as artes plásticas e os movimentos afirmativos de uma identidade "paulista". Este texto pretende, assim, apontar a especificidade artística desses marcos, ao mesmo tempo em que os situa como artefatos urbanos de caráter simbólico, capazes de distinguir e agregar velhos e novos habitantes da cidade e do Estado de São Paulo, bem como de identificá-los perante os demais brasileiros.

Monumentos urbanos; Identidade; Bandeirantes; Arquitetura Modernista; Escultura


Between the years of 1953 and 1955, the Ibirapuera Park, one of the main green areas in the City of São Paulo, received the inauguration of three great monumental, sculptural and architectural landmarks, whose formal features allow us to understand the relation between plastic arts and the movements defending an identity of the city of São Paulo. This essay intends thus to point out the artistic specificity of these landmarks, at the same time that it considers them as urban symbolic artifacts, capable of distinguishing and aggregating old and new inhabitants of the city and of the state of São Paulo, as well as identifying them before other Brazilians.

Urban Monuments; Identity; Bandeirantes; Modernist Architecture; Sculpture


ESTUDOS DE CULTURA MATERIAL

O Parque do Ibirapuera e a construção da identidade paulista* * VersÃo final de textos apresentados inicialmente no 25° Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, (CERU/USP, SÃo Paulo, 20 maio de 1998) e no XIV Encontro Regional de História (ANPUH-SP, SÃo Paulo, 08 de setembro de 1998). Agradeço as sugestões oferecidas à primeira versÃo deste texto por Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, à colaboraçÃo fundamental de Silvana Brunelli Zimmermann e de Maria Itália Causin para a localizaçÃo e acesso a imagens deste trabalho e especialmente à generosidade de d. Sandra Brecheret Pellegrini, da FundaçÃo Escultor Victor Brecheret e de d. Fiametta Emendabili, pela cessÃo gratuita do direito de uso de imagens para este artigo.

The Ibirapuera Park and the construction of an identity of São Paulo

Paulo César Garcez Marins

Doutor em História Social pela FFLCHUSP

RESUMO

Entre os anos de 1953 e 1955, o Parque do Ibirapuera, uma das principais áreas verdes da cidade de São Paulo, acolheu a inauguração de três grandes marcos monumentais, escultóricos e arquitetônicos, cujas características formais permitem compreender a relação entre as artes plásticas e os movimentos afirmativos de uma identidade "paulista". Este texto pretende, assim, apontar a especificidade artística desses marcos, ao mesmo tempo em que os situa como artefatos urbanos de caráter simbólico, capazes de distinguir e agregar velhos e novos habitantes da cidade e do Estado de São Paulo, bem como de identificá-los perante os demais brasileiros.

Palavras-chave: Monumentos urbanos. Identidade. Bandeirantes. Arquitetura Modernista. Escultura.

ABSTRACT

Between the years of 1953 and 1955, the Ibirapuera Park, one of the main green areas in the City of São Paulo, received the inauguration of three great monumental, sculptural and architectural landmarks, whose formal features allow us to understand the relation between plastic arts and the movements defending an identity of the city of São Paulo. This essay intends thus to point out the artistic specificity of these landmarks, at the same time that it considers them as urban symbolic artifacts, capable of distinguishing and aggregating old and new inhabitants of the city and of the state of São Paulo, as well as identifying them before other Brazilians.

Keywords: Urban Monuments, Identity, Bandeirantes, Modernist Architecture, Sculpture.

Texto completo disponível apenas em PDF.

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Artigo reapresentado em 4/2003. Aprovado em 7/2003.

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    VersÃo final de textos apresentados inicialmente no 25° Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, (CERU/USP, SÃo Paulo, 20 maio de 1998) e no XIV Encontro Regional de História (ANPUH-SP, SÃo Paulo, 08 de setembro de 1998). Agradeço as sugestões oferecidas à primeira versÃo deste texto por Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, à colaboraçÃo fundamental de Silvana Brunelli Zimmermann e de Maria Itália Causin para a localizaçÃo e acesso a imagens deste trabalho e especialmente à generosidade de d. Sandra Brecheret Pellegrini, da FundaçÃo Escultor Victor Brecheret e de d. Fiametta Emendabili, pela cessÃo gratuita do direito de uso de imagens para este artigo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Ago 2009
    • Data do Fascículo
      1999

    Histórico

    • Aceito
      Jul 2003
    • Recebido
      Abr 2003
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