Acessibilidade / Reportar erro

Crônica post mortem: a vida e a obra de Primitivo Moacyr pela memória de Afonso D’Escragnolle Taunay 1 1 O desenvolvimento deste trabalho contou com o apoio da Coordenação de Avaliação de Pessoal de Nível Superior (Capes), na modalidade de bolsa de estudo.

Post-mortem chronicle: the life and work of Primitivo Moacyr through the memory of Afonso D’Escragnolle Taunay

RESUMO

Este trabalho tem por intuito apresentar reflexões sobre a crônica fúnebre de Afonso D’Escragnolle Taunay sobre Primitivo Moacyr, publicada no Jornal do Commercio em outubro de 1942. Problematizamos o texto como objeto histórico nos debruçando sobre as condições e hipóteses inspiradas pela leitura. A crônica é entendida como produto, lugar de memória e como objeto impresso circunscrito à cultura material brasileira, sendo assim, colabora com a compreensão da relação da escrita com a memória e dialoga com o espaço no qual circulou e fora lida, atuando como discurso de verdade e podendo modificar, historicamente, as referências que os sujeitos possuem do passado. A crônica de Taunay contribui para o entendimento das redes de sociabilidades, dos valores incutidos no contexto e do que sabiam e pensavam sobre o protagonista. A existência de tal escrito ilumina o lugar de Moacyr como intelectual na produção das pesquisas sobre a história da educação brasileira.

PALAVRAS-CHAVE:
Afonso Taunay; Primitivo Moacyr; Lugar de memória

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br