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O Monumento à Independência: registros de arquitetura

The Monument to Independence: architectural registrations

Resumos

Graças ao cuidado do arquiteto Tommaso Gaudencio Bezzi (1844-1915), em arquivar documentos e inúmeros artigos de jornais relacionados às questões que envolviam diretamente sua pessoa e o Monumento à Independência do Brasil, nos foi possível realizar um resgate de fatos relevantes ao entendimento do edifício-monumento por ele concebido. Muitas descrições de época nos possibilitam visões tanto da representatividade da obra e suas repercussões na sociedade paulistana quanto do trabalho e atividades do arquiteto. Neste sentido o texto reproduz artigos veiculados nos principais jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro no final da segunda metade do século XIX. São artigos que descrevem a obra naquele momento histórico e que valorizam a atividade do arquiteto, nos recordando a importância e complexidade da arquitetura como produção artística. "[...] Os alicerces e o pavimento terreo estão já construidos. O tijolo, de contextura homogenea e grande dureza, é trabalhado á mão, fazendo-se nelle, como se fôra ficar a descoberto, todas as molduras com uma perfeição de que só tem o segredo os operarios italianos. Trabalhão na obra cento e tantos operarios, numero que mais tarde deve augmentar, quando a distribuição do serviço o permitir. Um plano inclinado, de grande extenção e movido por vapor, leva os materiaes ao alto do morro. Espera-se que seja o esculptor Bernardelli o encarregado de modelar a estatua de D. Pedro I e as outras que hão de decorar o edificio, que se poderá, dentro em pouco, apreciar pelo modelo em relevo, que esmeradamente está fazendo o Sr. Bezzi."

Museu; Arquitetura; São Paulo; Museu Paulista


Thanks to the care of the architect Tommaso Gaudencio Bezzi (1844-1915) in filing documents and countless newspaper articles related to the matters that involved himself directly and the Monument to Brazil's Independence, it was possible for us to rescue relevant facts to the understanding of the monument-building conceived by him. Many descriptions of that time enable us to have visions as much of the power of representation of the work and its repercussions on the city São Paulo's society as in the work and activities of the architect. In this sense the text reproduces articles published in São Paulo and Rio de Janeiro's main newspapers in the end of the second half of the 19th century. The articles describe the work in that historical moment and valorize the architect's activity, reminding us of the importance and complexity of architecture as an artistic production. "[…] The foundations and the ground floor have are already built. The brick of homogen contexture and great hardness is handmade, making on it, as if it was to be uncovered, all the moldings with a perfection whose secret only the Italian workers have. Hundreds of workers are in the labor, a number that should increase later when the distribution of work allows for that. An inclined plan, of great extension and powered by steam, takes the material to the top of the hill. It is expected that the sculptor Bernadelli is the responsible for moulding the statue of D. Pedro I and the others that shall decorate the building, which should, in a short time, be appreciated by the model in relief, which is carefully making Mr. Bezzi."

Museum; Architecture; São Paulo; Museu Paulista


110 ANOS DO MUSEU PAULISTA 1893 - 2003

O Monumento à Independência – registros de arquitetura

The Monument to Independence – architectural registrations

José Costa de Oliveira Filho

Arquiteto da COESF-USP e mestre em História Social pela FFLCH-USP

RESUMO

Graças ao cuidado do arquiteto Tommaso Gaudencio Bezzi (1844-1915), em arquivar documentos e inúmeros artigos de jornais relacionados às questões que envolviam diretamente sua pessoa e o Monumento à Independência do Brasil, nos foi possível realizar um resgate de fatos relevantes ao entendimento do edifício-monumento por ele concebido. Muitas descrições de época nos possibilitam visões tanto da representatividade da obra e suas repercussões na sociedade paulistana quanto do trabalho e atividades do arquiteto. Neste sentido o texto reproduz artigos veiculados nos principais jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro no final da segunda metade do século XIX. São artigos que descrevem a obra naquele momento histórico e que valorizam a atividade do arquiteto, nos recordando a importância e complexidade da arquitetura como produção artística. "[...] Os alicerces e o pavimento terreo estão já construidos. O tijolo, de contextura homogenea e grande dureza, é trabalhado á mão, fazendo-se nelle, como se fôra ficar a descoberto, todas as molduras com uma perfeição de que só tem o segredo os operarios italianos. Trabalhão na obra cento e tantos operarios, numero que mais tarde deve augmentar, quando a distribuição do serviço o permitir. Um plano inclinado, de grande extenção e movido por vapor, leva os materiaes ao alto do morro. Espera-se que seja o esculptor Bernardelli o encarregado de modelar a estatua de D. Pedro I e as outras que hão de decorar o edificio, que se poderá, dentro em pouco, apreciar pelo modelo em relevo, que esmeradamente está fazendo o Sr. Bezzi."

Palavras-chave: Museu. Arquitetura. São Paulo. Museu Paulista.

ABSTRACT

Thanks to the care of the architect Tommaso Gaudencio Bezzi (1844-1915) in filing documents and countless newspaper articles related to the matters that involved himself directly and the Monument to Brazil's Independence, it was possible for us to rescue relevant facts to the understanding of the monument-building conceived by him. Many descriptions of that time enable us to have visions as much of the power of representation of the work and its repercussions on the city São Paulo's society as in the work and activities of the architect. In this sense the text reproduces articles published in São Paulo and Rio de Janeiro's main newspapers in the end of the second half of the 19th century. The articles describe the work in that historical moment and valorize the architect's activity, reminding us of the importance and complexity of architecture as an artistic production. "[ ] The foundations and the ground floor have are already built. The brick of homogen contexture and great hardness is handmade, making on it, as if it was to be uncovered, all the moldings with a perfection whose secret only the Italian workers have. Hundreds of workers are in the labor, a number that should increase later when the distribution of work allows for that. An inclined plan, of great extension and powered by steam, takes the material to the top of the hill. It is expected that the sculptor Bernadelli is the responsible for moulding the statue of D. Pedro I and the others that shall decorate the building, which should, in a short time, be appreciated by the model in relief, which is carefully making Mr. Bezzi."

Keywords: Museum. Architecture. São Paulo. Museu Paulista.

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FONTES

Coleção Bezzi - Museu Paulista

Outras fontes

REFERÊNCIAS

Artigo apresentado em 8/2003.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    2003

Histórico

  • Aceito
    Ago 2003
  • Recebido
    Ago 2003
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