Acessibilidade / Reportar erro

Mãos na argila: notas para uma abordagem da materialidade da escrita cuneiforme1 1 Agradecemos a Rafael dos Santos Pires, Thais Rocha da Silva e Renan Falcheti Peixoto pela leitura crítica do manuscrito. A Pedro Paulo Melara pelo auxílio na adaptação das figuras. Ao professor doutor Marcelo Rede pela leitura crítica e por ter compartilhado conosco seu manuscrito em preparação. Aos pareceristas da Revista Anais do Museu Paulista pelos comentários úteis ao refinamento final do artigo, bem como à assistência editorial pelo processo de preparação e revisão para publicação.

Hands on clay: notes for an approach to the materiality of cuneiform writing

RESUMO

Este artigo objetiva compreender a relação entre a materialidade da escrita e a escrita cuneiforme na antiga Mesopotâmia. Inicialmente, discutimos como as abordagens tradicionais aplicadas a textos, a partir do “modelo linguístico” e suas derivações, contribuíram para a desmaterialização da escrita ao priorizar a mensagem escrita em detrimento do material inscrito. Em seguida, debatemos os conceitos de material e materialidade, levando em conta tanto as condições de existência e as propriedades materiais do suporte/objeto, como as relações materiais que fazem com que a escrita se concretize. Por fim, apresentamos dois estudos de caso que consideram a relação entre sujeitos, objetos e ambientes dentro do contexto em que circulam, partindo de abordagens analíticas mais recentes, aplicadas aos estudos de cultura material, que conferem à materialidade um papel ativo nas relações sociais. O primeiro estudo de caso apresenta os tabletes de argila em um contexto preciso de relações administrativas, problematizando a visão de que seriam suportes ou veículos para uma mensagem. Já no segundo, trazemos as possíveis compreensões da relação entre materialidade, texto e imagem em relevos parietais palacianos.

PALAVRAS-CHAVE:
Materialidade da escrita; Cuneiforme; Mesopotâmia

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br