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Introdução

Introduction

A seção “Debates” foi proposta no âmbito da nova série dos Anais do Museu Paulista, lançada em 1993. Diferentemente dos dossiês temáticos, que reúnem estudos de caso e pesquisas recentes e inéditas em torno de um tema, a seção “Debates” traz artigos que abordam questões candentes e polêmicas de cunho conceitual, alinhadas com as discussões atuais em suas áreas disciplinares. Desde seu surgimento, há dezoito anos, a seção promoveu seis debates com contribuições de mais de cinquenta autoras e autores.2 2 Cf. Del Priore (1995, p. 9-26); Guimarães (2007, p. 11-29); Mendes (2004, p. 11-21); Meneses (1994, p. 9-42); Neiva (1993, p.11-29); e Vainfas (1996, p. 9-27). A estrutura proposta prevê um artigo principal, objeto do debate, e comentários de convidadas e convidados especialistas nos campos de conhecimento de interesse do tema em foco. Em alguns números, contamos com uma réplica do autor do artigo principal. No entanto, a presente seção “Debates” apresenta algumas diferenças em relação às demais.

Foram reunidos quatro artigos que resultam das reflexões realizadas, ao longo de dois anos de atividades do projeto temático “Coletar, identificar, processar, difundir. O ciclo curatorial e a produção de conhecimento” apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)3 3 Processo FAPESP nº 2017/07366-1. e sob coordenação da professora Ana Magalhães, historiadora da arte e atual diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). O projeto temático reúne docentes dos quatro museus universitários - Museu de Arte Contemporânea (sede do projeto), Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu Paulista e Museu de Zoologia - que desenvolvem estudos de casos referenciados por aportes teórico-metodológicos derivados do ciclo curatorial.

Os quatro artigos problematizam as aplicações e a evolução da noção de curadoria tanto no âmbito dos museus universitários como no quadro mais geral das disciplinas às quais estão vinculados. Para o debate, buscamos fomentar a perspectiva transdisciplinar que caracteriza o nosso projeto. Assim, nossas convidadas e convidados são oriundos dos campos da museologia, história, história da arte, biologia e sociologia.

O artigo da docente do MAC-USP Ana Magalhães e da arquiteta Helouise Costa (MAC-USP) - “Breve história da curadoria de arte em museus” - aborda a curadoria de arte do ponto de vista das atribuições e do papel social do curador no contexto das relações entre os museus e os campos da crítica e da história da arte. Para situar o tema, as autoras elegeram alguns personagens emblemáticos, em uma temporalidade estendida que abarca de meados do século XVI até o século XXI. O artigo é debatido por María Isabel Baldassarre, historiadora da arte e docente da Universidade Nacional de San Martin (UNSAM), e atualmente Diretora Nacional de Museus do Ministério da Cultura da Argentina e por Jesús Pedro Lorente, docente da Universidade de Zaragoza, coordenador do Observatório Aragonês de Arte na Esfera Pública e do projeto “Distritos culturais de museus, galerias, estabelecimentos e paisagens urbanas patrimoniais”.

A partir de uma breve trajetória dos museus de antropologia e etnografia, o artigo “Curadoria em Museu Antropológicos”, de Camilo Vasconcellos, historiador e docente do Museu de Etnologia e Arqueologia, se detém nas recentes experiências de participação de sociedades indígenas nos discursos expositivos, alimentadas pelo debate em torno da superação de práticas colonialistas e seus impactos no processo curatorial. O artigo é debatido por Camila Winchers, museóloga e docente do curso de museologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS-UFG) e Ilana Goldstein, antropóloga e docente do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Estendendo a discussão em torno da noção de curadoria para o campo dos museus de história natural, o artigo de Carlos Alberto Brandão, docente do Museu de Zoologia, e dos pós-graduandos Kelli dos Santos Ramos, Mônica Antunes Ulysséa, Alvaro Doria dos Santos e Tamires de Oliveira Andrade, intitulado “Princípios para a curadoria técnica do acervo entomológico do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo”, aborda as práticas curatoriais adotadas na Seção de Entomologia do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo à luz da trajetória dos museus de história natural e dos novos paradigmas e protocolos adotados para as atividades curatoriais. O artigo foi debatido por Maria Margaret Lopes, docente nos programas de pós-graduação no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Interunidades em Museologia do Museu de Etnologia e Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), por Nelson Sanjad, curador das Coleções Documentais Históricas e docente dos Programas de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural do Museu Paraense Emílio Goeldi e dos Programas de Pós-Graduação em História e em Ciências do Patrimônio da Universidade Federal do Pará (UFPA), por Sue Costa, coordenadora de Museologia do Museu Paraense Emílio Goeldi e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio (UFPA), e por Manuelina Duarte, docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (UFG), docente e chefe do Serviço de Museologia da Universidade de Liège (Bélgica), onde ministra disciplinas na graduação e na pós-graduação.

O artigo “Curadoria em museus de história”, dos historiadores e docentes do Museu Paulista da USP Paulo César Garcez Marins, Solange Ferraz de Lima e Vânia Carneiro de Carvalho recupera a complexa trajetória dos museus de história a partir da crítica às dimensões ideológicas e nostálgicas que os acompanham, para discutir a constituição de acervos museológicos históricos pautada por pressupostos das pesquisas no campo da cultura material. O artigo recebeu comentários de Myrian Sepúlveda dos Santos, historiadora, socióloga e docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Cristina Meneguello, historiadora e docente do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Unicamp.

O conjunto de artigos e comentários evidencia um cenário de desafios para a atividade curatorial hoje, no qual os museus universitários públicos cumprem um papel fundamental graças ao compromisso com a produção e com a difusão de conhecimento aliado à formação de novos profissionais.

LIVROS, ARTIGOS E TESES

  • DEL PRIORE, Mary Lucy Murray. Dossiê: a história do corpo. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v.3 p. 9-26, 1995. Doi: https://doi.org/<10.1590/S010147141995000100002>.
    » https://doi.org/10.1590/S010147141995000100002
  • GUIMARÃES, Manuel Salgado. Vendo o passado: representação e escrita da história. 30. Anais do Museu Paulista , São Paulo, v. 15, n. 2, p. 11-29, 2007. Doi: <https://doi.org/10.1590/S0101-47142007000200002>.
    » https://doi.org/10.1590/S0101-47142007000200002
  • MENDES, Ricardo. O futuro do presente: acervos fotográficos diante do horizonte digital. Anais do Museu Paulista , São Paulo, v. 12, p. 11-21, 2004. Doi: <https://doi.org/10.1590/S0101-47142004000100002>.
    » https://doi.org/10.1590/S0101-47142004000100002
  • MENESES, Ulpiano T. B. de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista , São Paulo, v. 2, p. 9-42, 1994. Doi: <https://doi.org/10.1590/S0101-47141994000100002>.
    » https://doi.org/10.1590/S0101-47141994000100002
  • NEIVA, Eduardo. Imagem, história e semiótica. Seção Debates. Anais do Museu Paulista , São Paulo, v. 1, n. 1, p. 11-29, 1993. Doi: <https://doi.org/10.1590/S010147141993000100002>.
    » https://doi.org/10.1590/S010147141993000100002
  • VAINFAS, Ronaldo. História da vida privada: dilemas, paradigmas, escalas. Anais do Museu Paulista , São Paulo, v.4, p. 9-27,1996. Doi: <https://doi.org/10.1590/S010147141996000100002>.
    » https://doi.org/10.1590/S010147141996000100002
  • 2
    Cf. Del Priore (1995DEL PRIORE, Mary Lucy Murray. Dossiê: a história do corpo. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v.3 p. 9-26, 1995. Doi: https://doi.org/<10.1590/S010147141995000100002>.
    https://doi.org/10.1590/S010147141995000...
    , p. 9-26); Guimarães (2007GUIMARÃES, Manuel Salgado. Vendo o passado: representação e escrita da história. 30. Anais do Museu Paulista , São Paulo, v. 15, n. 2, p. 11-29, 2007. Doi: <https://doi.org/10.1590/S0101-47142007000200002>.
    https://doi.org/10.1590/S0101-4714200700...
    , p. 11-29); Mendes (2004MENDES, Ricardo. O futuro do presente: acervos fotográficos diante do horizonte digital. Anais do Museu Paulista , São Paulo, v. 12, p. 11-21, 2004. Doi: <https://doi.org/10.1590/S0101-47142004000100002>.
    https://doi.org/10.1590/S0101-4714200400...
    , p. 11-21); Meneses (1994MENESES, Ulpiano T. B. de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista , São Paulo, v. 2, p. 9-42, 1994. Doi: <https://doi.org/10.1590/S0101-47141994000100002>.
    https://doi.org/10.1590/S0101-4714199400...
    , p. 9-42); Neiva (1993NEIVA, Eduardo. Imagem, história e semiótica. Seção Debates. Anais do Museu Paulista , São Paulo, v. 1, n. 1, p. 11-29, 1993. Doi: <https://doi.org/10.1590/S010147141993000100002>.
    https://doi.org/10.1590/S010147141993000...
    , p.11-29); e Vainfas (1996VAINFAS, Ronaldo. História da vida privada: dilemas, paradigmas, escalas. Anais do Museu Paulista , São Paulo, v.4, p. 9-27,1996. Doi: <https://doi.org/10.1590/S010147141996000100002>.
    https://doi.org/10.1590/S010147141996000...
    , p. 9-27).
  • 3
    Processo FAPESP nº 2017/07366-1.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Set 2021
  • Data do Fascículo
    2021
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