Figura 1
Detalhe da Carta Geographica de Projeção Espherica da Nova Lusitânia ou América Portugueza e Estado do Brazil. Lisboa: Direcção dos Serviços de Engenharia, [1797]. 1 mapa em 16 folhas coladas: ms., color., 199×202cm. Destaque, em amarelo, para as zonas do criatório nas Serras de Córdoba e início do caminho. Em vermelho vê-se o caminho, com os 1.750 quilômetros da Colônia do Sacramento até Sorocaba.
Figura 2
Detalhe da Carta Geographica de Projeção Espherica da Nova Lusitânia ou América Portugueza e Estado do Brazil. Lisboa: Direcção dos Serviços de Engenharia, [1797]. 1 mapa em 16 folhas coladas: ms., color., 199×202cm. Foram sobrepostas manchas fitogeográficas, destacados rios, o Caminho do Viamão e a rede urbana.
Figura 3
Detalhe da Carta Geographica de Projeção Espherica da Nova Lusitânia ou América Portugueza e Estado do Brazil. Lisboa: Direcção dos Serviços de Engenharia, [1797]. 1 mapa em 16 folhas coladas: ms., color., 199×202cm. De Viamão ao R. dos Sinos estendia-se a Serra de Viamão. Do "R. dos Sinos" até o "R. de Sta Cruz" havia os chamados Campos do Viamão. A partir do "R. de Sta Cruz" até o "R. das Pelotas" situavam-se os Campos de Vacaria. Entre o "R. das Pelotas" e o "R. das Canoas" encontra-se a Coxilha Rica, com cem quilômetros de corredores de pedra ladeando o caminho das tropas, destacados pontilhados do "Rio do Inferno" à "Va. das Lages".
Figura 4
Barque nomées Pelotas (Embarcação chamada de pelotas); J.-B. Debret, 1823; aquarela; 15,7×24,5cm; MEA 0303. Museus Castro Maya. Vê-se ao fundo o rebanho atravessando a vau (a nado) e, no primeiro plano, os africanos escravizados puxando a embarcação que dava nome ao "R. das Pelotas".
Figura 5
Corredores com cem quilômetros de muros de pedra bordeavam o caminho das tropas entre o "R. das Pelotas"/"R. do Inferno" e o "R. das Caveiras", próximo à "Va. das Lages".
Figura 6
Le signal du combat - Coroados (Sinal de combate - Coroados); J. B. Debret, 1827. Aquarela; 27,2×21,8cm; MEA 0030. Museus Castro Maya.
Figura 7
Detalhe da Carta Geographica de Projeção Espherica da Nova Lusitânia ou América Portugueza e Estado do Brazil. Lisboa: Direcção dos Serviços de Engenharia, [1797]. 1 mapa em 16 folhas coladas: ms., color., 199×202cm. Trecho da Vila de "St. Anto das Lapas.", de onde o caminho seguia em frente até a "Va. Itapeba ou Faxina" e dali à "Va. Itapitinga" (Itapetininga) e "Sorocaba". Ou ramificava-se para os portos da marinha, como o da "Va. de Parnaguá", pelo chamado "Caminho das Boyadas".
Figura 8
Detalhe da Carta Geographica de Projeção Espherica da Nova Lusitânia ou América Portugueza e Estado do Brazil. Lisboa: Direcção dos Serviços de Engenharia, [1797]. 1 mapa em 16 folhas coladas: ms., color., 199×202cm. Trecho do rio "Pitanguy", no qual constam "As agoas destas Ribeiras tem Ouro", e do Campo de "Caramby" até o "R. das Cinzas", entre as Vilas de Lapa e Castro (Iapó).
Figura 9
Limite de la Province de St. Paul et de la Coritiba. Aquarela sobre papel, 14,9×23,1 cm. assinada e datada embaixo à direita na margem inferior, "J. B. DeBret au Brezil 1827".
Figura 10
Champ Nocturne sur Ytarere (Campo noturno de Itararé); J.B. Debret au Brèsil, 1827. Aquarela, 12,2×22cm. MEA 0099. Museus Castro Maya.
Figura 11
Jaguarhy catu Coritiba. Aquarela sobre papel, 14,4×21,8cm; assinada e datada embaixo à direita, "J.B. DeBret au Brezil 1827". O rio Jaguaricatu é um afluente do Itararé, no Paraná. Vê-se a tropa cruzando o rio a vau.
Figura 12
Cena da Província do Rio Grande; J.B. Debret, 1828. Aquarela, 24,4×40,4cm. MEA 0276. Museus Castro Maya. Nessa cena típica da charqueada e do campeirear riograndense, ou seja, do trabalhar com o gado no campo, vê-se à esquerda peões e capatazes laçando um boi e escravizados africanos descamisados ajudando a domar os animais.
Figura 13
Engenho de carne seca brésilien (Engenho de carne seca brasileiro); J.B. Debret, 1829. Aquarela, 11,2×34,2cm. MEA 0113. Museus Castro Maya.
Figura 14
Detalhe da Carta Geographica de Projeção Espherica da Nova Lusitânia ou América Portugueza e Estado do Brazil. Lisboa: Direcção dos Serviços de Engenharia, [1797]. 1 mapa em 16 folhas coladas: ms., color., 199×202cm. Veem-se tracejados os limites entre a América portuguesa e a América espanhola, definidos no Tratado de Santo Ildefonso (1778), passando pelo "Rio Taquary", e a "Cochilla Grande de los Tappes" em pleno território dos guaranis.
Figura 15
Ville d'Espiritu Santo del Serrito. Aquarela sobre papel, 8,7×24cm; c. 1827. MEA 0105. Museus Castro Maya. Vila de fronteira, atual município de Jaguarão, Rio Grande do Sul, junto ao rio de mesmo nome, era especializada no criatório e na produção do charque.
Figura 16
Detalhe da Carta Geographica de Projeção Espherica da Nova Lusitânia ou América Portugueza e Estado do Brazil. Lisboa: Direcção dos Serviços de Engenharia, [1797]. 1 mapa em 16 folhas coladas: ms., color., 199×202cm. Mostra a região do criatório rompendo fronteiras interimperiais e, em vermelho, o Caminho das Tropas.
Figura 17
Campeiros, Propriétaires de troupeaux dans la Province du Rio Grande (Campeiros, proprietários de tropas na Província do Rio Grande). J.B. Debret, 1823. Aquarela monocroma (sépia); 15,3×21,6cm. MEA 0138. Museus Castro Maya.
Figura 18
Homme de Rio Grande - [Gaúcho] (Homem do Rio Grande - Gaúcho); J.B. Debret, 1825. Aquarela monocroma (sépia); 16,5×21,5cm. MEA 0191. Museus Castro Maya.
Figura 19
Homme de Ste. Catherine et Paulista (Homem do Santa Catarina e Paulista). J.B. Debret 1825. Aquarela, 17,7×22,2cm. MEA 0188. Museus Castro Maya.
Figura 20
Negociante paulista de cavalos. J.B. Debret, 1820-1830 C. Aquarela, 9,3×8,7cm. MEA 0363. Museus Castro Maya.
Figura 21
Esclave nègre conduisant les troupeaux dans la province de Rio Grande (Escravo negro conduzindo tropas na Província do Rio Grande). J.B. Debret, 1823. Aquarela, 15,3×22,1cm. MEA 0254. Museus Castro Maya.
Figura 22
Guache (sic) conducteur de Troupeaux (Gaúchos condutores de tropas). J.-B. Debret, 1825. Aquarela, 16,5×22,9cm. MEA 0340. Museus Castro Maya.
Figura 23
Charrua civilizado, peões. J.B. Debret, 1828. Aquarela monocroma (sépia), 27×20,5cm. MEA 0433. Museus Castro Maya.
Figura 24
Tropeiros pobres, busto de negociante paulista de cavalo e indumentária de negro - estudo. J.B. Debret, 1820-1830 C. Aquarela, 10,2×19,4cm. MEA 0357. Museus Castro Maya.
Figura 25
Tropeiro e carregador de porco - estudo. J.B. Debret, 1820-1830 C. Aquarela, 10,1×10,2cm. MEA 0365. Museus Castro Maya.
Figura 26
Pauvres Tropeiros de St. Paul. Conducteurs de mules entrés pour se reposer dans un plus grand établissement composé ordinairement d'un grand hangar où l'on met les marchandises, les harnais, et les voyageurs à couvert pour y passer la nuit. La première occupation d'un des conducteurs est de veiller à la secure des mules, pendant que les autres s'occupent du reste. Ces espèces de paniers vers s'enferment du tabac a corde et le sac fait de peau de boeuf sert à transporter le grain, le fromage. J.B. Debret 1823. Aquarela, 15,3×22,1cm. MEA 0254. Museus Castro Maya.
Figura 27
Tipos - estudo. J.B. Debret, 1820-1830 C. Aquarela, 10,1×19,2cm. MEA 0446. Museus Castro Maya.
Figura 28
Negros e paulista - estudo. J.B. Debret, 1820-1830. Aquarela, 10,3×18,5cm. MEA 0445. Museus Castro Maya. Negociante de calça bombacha, bota de cano alto, chapelão de abas largas e poncho de lã forrado de baeta vermelha. Os africanos escravizados são representados sempre descalços, com túnicas, calças curtas ou longas de algodão, ou mesmo sem camisa.
Figura 29
Desenho de Bigg-Wither, 1872-1873, mostra as dificuldades enfrentadas pelos tropeiros nas pontes de madeira sobre rios.
Figura 30
Caisse de cotton propre/Toucinho [sic] (Caixa de algodão benefiado). J.B. Debret, 1816-1830 C. Aquarela e lápis, 10,5×17,4cm; MEA 0412. Museus Castro Maya. À esquerda vê-se o toucinho enrolado para ser transportado pelas mulas cargueiras.
Figura 31
Loja di carne secca [sic], J.B. Debret, 1825. Aquarela, 15,2×20,4cm. MEA 0178. Museus Castro Maya. À esquerda vê-se, em primeiro plano, o toucinho enrolado e, atrás, as mantas de carne seca empilhadas.