Acessibilidade / Reportar erro

O Serviço de documentação textual e iconografia do Museu Paulista

The department of textual and iconographical documentation of Museu Paulista

Resumos

O artigo faz um balanço dos trabalhos de curadoria realizados durante a década de 1990 pelo atual Serviço de Documentação Textual e Iconografia do Museu Paulista, responsável pelo Fundo MP/Arquivo Permanente, centenas de coleções e fundos textuais e 50.000 peças de iconografia, grande parte delas reunidas em coleções fotográficas. Mostra como o trabalho de documentação extrapola os limites do SVDHICO para integrar-se com as atividades de conjunto do Museu e com outros grupos de pesquisa. Aponta também para novas metodologias de trabalho com imagens que permitem realizar a curadoria de forma integrada à pesquisa interdisciplinar e à difusão cultural.

Curadoria; Coleções; Museu Paulista; Fotografia; Banco de Dados; Artes Plásticas


The essay compares the curatorship's works realized during the decade of 1990 by the actual Department of Textual and Iconographical Documentation of Museu Paulista, responsible for the MP Fund / Permanent File (Fundo MP/Arquivo Permanente), hundreds of collections and textual funds and 50.000 iconography pieces, great part of which are gathered in photographic collections. It shows how the documentation work extrapolates the limits of SVDHICO in order to integrate itself with the group activities of the museum and with other research groups. It also points towards new work methodologies which allow to perform the curatorship in an integrated way with the interdisciplinary research and the culture diffusion.

Curatorship; Collections; Museu Paulista; Photography; Database; Fine Arts


110 ANOS DO MUSEU PAULISTA 1893 - 2003

O serviço de documentação textual e iconografia do Museu Paulista

The department of textual and iconographical documentation of Museu Paulista

Miyoko Makino; Shirley Ribeiro da Silva; Solange Ferraz de Lima; Vânia Carneiro de Carvalho

Museu Paulista da USP

RESUMO

O artigo faz um balanço dos trabalhos de curadoria realizados durante a década de 1990 pelo atual Serviço de Documentação Textual e Iconografia do Museu Paulista, responsável pelo Fundo MP/Arquivo Permanente, centenas de coleções e fundos textuais e 50.000 peças de iconografia, grande parte delas reunidas em coleções fotográficas. Mostra como o trabalho de documentação extrapola os limites do SVDHICO para integrar-se com as atividades de conjunto do Museu e com outros grupos de pesquisa. Aponta também para novas metodologias de trabalho com imagens que permitem realizar a curadoria de forma integrada à pesquisa interdisciplinar e à difusão cultural.

Palavras-chave: Curadoria. Coleções. Museu Paulista. Fotografia. Banco de Dados. Artes Plásticas.

ABSTRACT

The essay compares the curatorship's works realized during the decade of 1990 by the actual Department of Textual and Iconographical Documentation of Museu Paulista, responsible for the MP Fund / Permanent File (Fundo MP/Arquivo Permanente), hundreds of collections and textual funds and 50.000 iconography pieces, great part of which are gathered in photographic collections. It shows how the documentation work extrapolates the limits of SVDHICO in order to integrate itself with the group activities of the museum and with other research groups. It also points towards new work methodologies which allow to perform the curatorship in an integrated way with the interdisciplinary research and the culture diffusion.

Keywords: Curatorship. Collections. Museu Paulista. Photography. Database. Fine Arts.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

ADAMS, Gavin; CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Poses do 19 (19th Poses). São Paulo: Museu Paulista e Espaço Digital, 2002. Vídeo. Grand Prix Ciném'Art du Court Métrage/Avicom-ICOM, 2002.

ALMEIDA, Adilson José. Uniformes da Guarda Nacional, 1831-1852; a indumentária militar na organização e funcionamento de uma associação armada. 1999. 251 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

ALSFORD, Stephen; GRANGER, Frederick. Image automation in museums. The Canadian Museum of Civilization's Optical Disc Project. International Journal of Museum Management and Curatorship, v. 6, p. 187-200,1987.

BARBUY, Heloisa. A Cidade-Exposição: comércio e cosmopolitismo em São Paulo, 1860-1914. 2001. 169 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

BARBUY, Heloisa (Org.). Dossiê coleção Santos Dumont. São Paulo: Museu Paulista da USP, 2000. (ms. ).

BEARMAN, D. Collection Software: a new challenge for archives and museums. Archival Informatics Technical Report, v. 1, n. 2, Summer 1987.

BELLUZZO, Ana Maria. Artesanato, arte e indústria. 1988. 523 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.

BESSER, Howard. Digital images for museums. Museum Studies Journal, v. 3, n. 1, p. 73-81, 1987.

BITTENCOURT, Vera. A regência de D. Pedro (1821/1822): aspectos da atuação de José Bonifácio no ministério. Início: agosto/2002. (Coleções José Bonifácio/Marquês de Valença). Mestrado em História Social/ Dep. de História da USP sob a orientação de Cecília Helena de Salles Oliveira.

BREFE, Ana Claudia Fonseca. Um lugar de memória para a nação. O Museu Paulista reinventado por Affonso d'Escragnolle Taunay. 1999. 304 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

BRILLIANT, Richard Brilliant. Portraiture. London: Reaktion Books, 1991.

BURKE, Peter. Eyewitnessing. The uses of images as historical evidence. London: Reaktion Books, 2001.

CACALY, S. Image et videodisque. Paris: LDF, 1989.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. Banco de Imagens: do consumo ao aprendizado. In: ENCONTRO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E APOIO À PESQUISA-CEDAP, 2., 2000, Assis. Programa e Resumos... Assis: UNESP/Assis, 2000. p. 24-25.

______. Gênero e artefato: o espaço doméstico na perspectiva da cultura material. São Paulo,1870-1920. 2001. 309 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2001.

______. Representações do trabalho. Fotografias: a máquina e o homem, uma história de conquistas? In: ABREU, Adilson Avanci. (Org.). Quantos anos faz o Brasil? São Paulo: [s.n.], 2000. p. 46-48. (Uspiana Brasil 500 Anos).

CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Os atributos formais da imagem na constituição de sistemas documentais produtivos para a pesquisa. In:SEMINÁRIO SOBRE MUSEUSCASAS: PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO, 4., 2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2002. p. 173-180.

______. A cidade musealizada: funções e estratégias visuais nas encomendas pictóricas do Museu Paulista em 1922. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA ARTE, 5., 1993. São Paulo. Atas... São Paulo: Comitê Brasileiro de História da Arte-ECA/USP, 1993. p.169-174.

______. Fotografia e cidade: da razão urbana à lógica do consumo. Campinas: Mercado de Letras, 1997.

______. Fotografia no Museu: o projeto de curadoria da Coleção Militão Augusto de Azevedo. Anais do Museu Paulista Revista de História e Cultura Material, Nova Série, São Paulo, v. 5, p. 205-245, 1997.

______. Fotografias como objeto de coleção e de conhecimento: por uma relação solidária entre pesquisa e sistema documental. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, p.15-32, 2000. Edição Alusiva aos 60 anos de lançamento do volume I – 1940 .

______. Individuo, género y ornamento en los retratos fotográficos, 1870-1920. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE IMÁGENES E INVESTIGACIÓN SOCIAL, 1., 2002, México. Anais... México: Instituto de Investigaciones Dr. José Ma. Luis Mora. (ms).

______. São Paulo Antigo, uma encomenda da modernidade. As fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista Revista de História e Cultura Material, Nova Série, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 147-174, 1994.

CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de (Org.). Trilhos e sonhos. Fotografias da Ferrovia Madeira-Mamoré. São Paulo: BNDES/Museu Paulista da USP, 2000. 60 p.

______. Werner Haberkorn. Suplemento Especial do Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, v. 112, p. 1-4, jan. 2002.

CARVALHO, Vânia Carneiro de; MAKINO, Miyoko (Coord.); LIMA, Solange Ferraz de; BARBUY, Heloisa; ALMEIDA, Adilson de; OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; WITTER, José Sebastião. Museu Paulista: acervos encobertos – o universo do trabalho. In: ABREU, Adilson Avanci. (Org.). Quantos anos faz o Brasil? São Paulo: [s.n.], 2000. p. 15-69. (Uspiana Brasil 500 Anos).

CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Bandeirantes na contra-mão da história. Projeto História, v. 24, p. 307-335, jun. 2002.

COMISSÃO de Patrimônio Cultural. Catálogo das coleções especiais e acervos museológicos da USP. São Paulo: CPC/SIBI-USP, 2003. p.116-129.

COSTA, Maria Cristina. O retrato feminino na Pintura Brasileira, 1800-1950. 1985. 268 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985.

DOCUMENTOS do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, t. 27, p. 225-239, 1976.

FERNANDES, Paula Porta S. (Coord.). Guia dos documentos históricos na cidade de São Paulo, 1554/1954. Documentação Textual. São Paulo: Hucitec/Neps, 1998. p. 243-259.

FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1965.

HEIDORN, P. Bryan. Image Retrieval as Linguistic and Nonlinguistic Visual Model Matching. Library Trends, v. 48, n. 2, p. 303-325, 1999.

HÖRNER, Erik. A Revolução de 1842 em São Paulo. Bolsista FAPESP. Início: agosto/2003. (mestrado em História Social/ Dep. de História da USP sob a orientação de Cecília Helena de Salles Oliveira).

______. A Revolução de 1842 em São Paulo: circunstâncias políticas, operações militares e protagonistas. (Coleções Monte Alegre/ Rafael Tobias de Aguiar/Eduardo Prado/Família Imperial) Bolsista FAPESP. Período: julho/2001 – dezembro/2002, (iniciação científica sob a orientação de Cecília Helena de Salles Oliveira).

HUTTER, Lucy Maffei. Imigração italiana em São Paulo (1880-1889). Os primeiros contactos do imigrante com o Brasil. São Paulo: Univesidade de São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros, 1972. 170 p.

LEVI, Darrell E. A Família Prado. São Paulo: Cultura 70, 1977.

LIMA, Solange Ferraz de. Ornamento e Cidade – ferro, estuque e pintura mural – 1870-1930. 2001. 136 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

______. Trabalho e universo tecnológico. Coleção Santos Dumont: o cotidiano de trabalho de um inventor. In: ABREU, Adilson Avanci. (Org.). Quantos anos faz o Brasil? São Paulo: 2000. p. 38-40. (Uspiana Brasil 500 Anos).

MACAMBIRA, Yvoty. Os mestres da fachada. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1985.

MAKINO, M.; ALMEIDA, Adilson José; ALCÂNTARA, Aureli Alves de. Imagens de fazendas cafeeiras.

Imagem e produção de conhecimento = Image et production de connaissance. Organização de Cecilia Helena de Salles Oliveira e Heloisa Barbuy; tradução Jean Briant. São Paulo: Museu Paulista-USP, 2002. p. 42-57.

MAKINO, Miyoko. Biografias dos Pintores e Catalogação das obras citadas. Anais do Museu Paulista Revista de História e Cultura Material, Nova Série, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 175-178, 1994.

______. A Construção da Identidade Nacional: Affonso d'Escragnolle Taunay e a decoração do Museu Paulista, 1917-1937. 2003. 252 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

______. A documentação histórica do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, t. 28, p. 207-211, 1977/1978.

MALHEIRO, Maria Cecília Stávale. O arquivo Aguirra do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, t. 28, p. 201-205, 1977/1978.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. A fotografia como documento. Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo, Rio de Janeiro, n. 14, p. 131-151, jan./jun. 2003.

______. Plano Diretor. São Paulo: Museu Paulista da USP, 1990. (ms. ).

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de (Org.). Às margens do Ipiranga: 1890-1990. São Paulo: Museu Paulista da USP, 1991.

MILANI, Lara B. A maquete da cidade de São Paulo – fontes, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. (Fundo Museu Paulista), Bolsista PIBIC/CNPq/USP. Período: agosto/1996-julho/1998 (iniciação científica sob a orientação de Cecília Helena de Salles Oliveira e co-orientação de Miyoko Makino).

MORETTIN, Eduardo Victorio. Cinema e História:uma análise do filme "Os Bandeirantes". 1995. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

MUSEU PAULISTA. Plano de Metas. São Paulo: Museu Paulista da USP, 2000. (ms. ).

MUSEU PAULISTA. Plano Diretor. São Paulo: Museu Paulista da USP, 1997. (ms. ).

NEME, Mario. Apossamento do solo e evolução da propriedade rural na zona de Piracicaba. São Paulo: Fundo de Pesquisas do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, 1974. (Série História. Coleção Museu Paulista).

OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles. Museu Paulista: espaço celebrativo e memória da Independência. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (Org.). Memória e (res)Sentimentos. Campinas: UNICAMP, 2001. p. 197-222.

______. O espetáculo do Ipiranga: reflexões preliminares sobre o imaginário da Independência. Anais do Museu Paulista Revista de História e Cultura Material, Nova Série, São Paulo, n. 3, 1995.

______. O espetáculo do Ypiranga: mediações entre história e memória. 2000. 288 p. Tese (Livredocência) — Museu Paulista, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles (Org). Museu Paulista: novas leituras. São Paulo:Museu Paulista da USP, 1995.

OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; BARBUY, Heloisa (Org.). Imagem e produção de conhecimento.

CNRS – Centro Nacional de Pesquisas Científicas/França, Museu Paulista da USP. In: ENCONTRO INTERNACIONAL IMAGEM E CIÊNCIA, 18., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: Museu Paulista da USP, 2002. p. 13-29.

OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles; VALLADÃO, Claudia. O brado do Ipiranga. São Paulo: EDUSP, 1999.

OLIVEIRA, Lilian Aparecida de. De Império português a Império do Brasil. Análise bibliográfica e estudo de acervos textuais do Museu Paulista/USP. (Fundo Prefeitura de Iguape), bolsista PIBIC/CNPq/USP. Período: agosto/2000 – julho/2001, (Iniciação científica sob a orientação de Cecília Helena de Salles Oliveira).

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979. (1a. edição 1939).

PATRIMOINE PHOTOGRAPHIQUE. Actes du colloque sur le patrimoine photographique Cite des Sciences et de L'Industrie. Paris: LDF, 1987.

PAYSAGE DU VIDEODISQUE Banque d'images en France. Paris: LDF, 1986.

PETRELLA, Yara Lígia Mello Moreira. A linguagem das cores nas paisagens urbanas e marinhas de Benedito Calixto. 1999. 203 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

POINTON, Marcia. Hanging the head. Portraiture and social formation in Eighteenth Century England. London/New Haven: Yale University Press, 1993.

RIBEIRO, Angela Maria Gianeze. Carimbos particulares nas moedas do Brasil Império: formas alternativas de dinheiro. 1997. 206 p. Dissertação (Mestrado) – Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

ROSEMBERG, Liana Ruth Bergstein. Da imagem retórica: a questão da visualdiade na pintura de Pedro Américo no Brasil Oitocentista. 1998. 311 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

RUIZ, Adilson; CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de; MAKINO, Miyoko. São Paulo Antiga: uma encomenda da modernidade. São Paulo: Museu Paulista-USP; Escola de Comunicações e Artes-USP, 1993. Vídeo.

SMIT, Johanna W. Novas tecnologias e bancos de imagens. (Mesa Documentação Fotográfica e História). In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 12., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH, 1994. p. 139-140.

SOUZA, Jonas Soares de; MAKINO, Miyoko (Org.). Diário de navegação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2000. (Uspiana – Brasil 500 anos).

TAUNAY, Affonso de E. Guia da secção histórica do Museu Paulista. São Paulo: Imprensa Oficial do Estada, 1937.

TESSITORE, Viviane; CARVALHO, Vânia Carneiro de (Org.). Evolução Institucional do Museu Paulista (1891-1963). São Paulo: Museu Paulista, 1992. 170 f. (ms).

______. Guias das coleções do Serviço de Documentação Textual e Iconografia. São Paulo: Museu Paulista, 1998. (ms).

______. Projeto de organização dos fundos de arquivo e coleções de documentos pertencentes ao Setor de Documentação do Museu Paulista da USP. São Paulo: Museu Paulista, 1991. 31 f. (ms).

TESSITORE, Viviane; CARVALHO, Vânia Carneiro de; ZEQUINI, Anicleide (Org.). Inventário do arquivo permanente do Museu Paulista: Fundo Museu Paulista e Fundo Museu Repubicano Convenção de Itu. São Paulo: Museu Paulista, 1994. 170 f. (ms).

WITTER, José Sebastião (Coord.); BARBUY, Heloisa; LIMA, Solange Ferraz de (Orgs.). Acervos do Museu Paulista/USP (Museu do Ipiranga). São Paulo: IMESP, 1999. p. 76-111.

WITTER, José Sebastião; BARBUY, Heloisa (Org.). Um monumento no Ipiranga: história de um edifício centenário e sua recuperação. São Paulo: FIESP, 1997.

Artigo apresentado em 11/2003.

  • ADAMS, Gavin; CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Poses do 19 (19th Poses). Săo Paulo: Museu Paulista e Espaço Digital, 2002. Vídeo. Grand Prix Ciném'Art du Court Métrage/Avicom-ICOM, 2002.
  • ALMEIDA, Adilson José. Uniformes da Guarda Nacional, 1831-1852; a indumentária militar na organizaçăo e funcionamento de uma associaçăo armada. 1999. 251 p. Dissertaçăo (Mestrado) Faculdade de Filosofia, Letras e Cięncias Humanas, Universidade de Săo Paulo, Săo Paulo, 1999.
  • ALSFORD, Stephen; GRANGER, Frederick. Image automation in museums. The Canadian Museum of Civilization's Optical Disc Project. International Journal of Museum Management and Curatorship, v. 6, p. 187-200,1987.
  • BARBUY, Heloisa. A Cidade-Exposiçăo: comércio e cosmopolitismo em Săo Paulo, 1860-1914. 2001. 169 p. Tese (Doutorado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Săo Paulo, Săo Paulo, 2001.
  • BARBUY, Heloisa (Org.). Dossię coleçăo Santos Dumont. Săo Paulo: Museu Paulista da USP, 2000. (ms.
  • BEARMAN, D. Collection Software: a new challenge for archives and museums. Archival Informatics Technical Report, v. 1, n. 2, Summer 1987.
  • BELLUZZO, Ana Maria. Artesanato, arte e indústria. 1988. 523 p. Tese (Doutorado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Săo Paulo, Săo Paulo, 1988.
  • BESSER, Howard. Digital images for museums. Museum Studies Journal, v. 3, n. 1, p. 73-81, 1987.
  • BITTENCOURT, Vera. A regęncia de D. Pedro (1821/1822): aspectos da atuaçăo de José Bonifácio no ministério. Início: agosto/2002. (Coleçőes José Bonifácio/Marquęs de Valença). Mestrado em História Social/ Dep. de História da USP sob a orientaçăo de Cecília Helena de Salles Oliveira.
  • BREFE, Ana Claudia Fonseca. Um lugar de memória para a naçăo. O Museu Paulista reinventado por Affonso d'Escragnolle Taunay. 1999. 304 f. Tese (Doutorado) Instituto de Filosofia e Cięncias Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
  • BRILLIANT, Richard Brilliant. Portraiture London: Reaktion Books, 1991.
  • BURKE, Peter. Eyewitnessing The uses of images as historical evidence. London: Reaktion Books, 2001.
  • CACALY, S. Image et videodisque Paris: LDF, 1989.
  • CARVALHO, Vânia Carneiro de. Banco de Imagens: do consumo ao aprendizado. In: ENCONTRO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇĂO E APOIO Ŕ PESQUISA-CEDAP, 2., 2000, Assis. Programa e Resumos... Assis: UNESP/Assis, 2000. p. 24-25.
  • ______. Gênero e artefato: o espaço doméstico na perspectiva da cultura material. São Paulo,1870-1920. 2001. 309 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2001.
  • ______. Representaçőes do trabalho. Fotografias: a máquina e o homem, uma história de conquistas? In: ABREU, Adilson Avanci. (Org.). Quantos anos faz o Brasil? Săo Paulo: [s.n.], 2000. p. 46-48. (Uspiana Brasil 500 Anos).
  • CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Os atributos formais da imagem na constituiçăo de sistemas documentais produtivos para a pesquisa. In:SEMINÁRIO SOBRE MUSEUSCASAS: PESQUISA E DOCUMENTAÇĂO, 4., 2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2002. p. 173-180.
  • ______. A cidade musealizada: funçőes e estratégias visuais nas encomendas pictóricas do Museu Paulista em 1922. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA ARTE, 5., 1993. Săo Paulo. Atas... Săo Paulo: Comitę Brasileiro de História da Arte-ECA/USP, 1993. p.169-174.
  • ______. Fotografia e cidade: da razão urbana à lógica do consumo. Campinas: Mercado de Letras, 1997.
  • ______. Fotografia no Museu: o projeto de curadoria da Coleçăo Milităo Augusto de Azevedo. Anais do Museu Paulista Revista de História e Cultura Material, Nova Série, Săo Paulo, v. 5, p. 205-245, 1997.
  • ______. Fotografias como objeto de coleçăo e de conhecimento: por uma relaçăo solidária entre pesquisa e sistema documental. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, p.15-32, 2000. Ediçăo Alusiva aos 60 anos de lançamento do volume I 1940 .
  • ______. Individuo, género y ornamento en los retratos fotográficos, 1870-1920. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE IMÁGENES E INVESTIGACIÓN SOCIAL, 1., 2002, México. Anais... México: Instituto de Investigaciones Dr. José Ma. Luis Mora. (ms).
  • ______. Săo Paulo Antigo, uma encomenda da modernidade. As fotografias de Milităo nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista Revista de História e Cultura Material, Nova Série, Săo Paulo, v. 1, n. 1, p. 147-174, 1994.
  • CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de (Org.). Trilhos e sonhos. Fotografias da Ferrovia Madeira-Mamoré. Săo Paulo: BNDES/Museu Paulista da USP, 2000. 60 p.
  • ______. Werner Haberkorn. Suplemento Especial do Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, v. 112, p. 1-4, jan. 2002.
  • CARVALHO, Vânia Carneiro de; MAKINO, Miyoko (Coord.); LIMA, Solange Ferraz de; BARBUY, Heloisa; ALMEIDA, Adilson de; OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; WITTER, José Sebastiăo. Museu Paulista: acervos encobertos o universo do trabalho. In: ABREU, Adilson Avanci. (Org.). Quantos anos faz o Brasil? Săo Paulo: [s.n.], 2000. p. 15-69.
  • CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Bandeirantes na contra-măo da história. Projeto História, v. 24, p. 307-335, jun. 2002.
  • COMISSÃO de Patrimônio Cultural. Catálogo das coleções especiais e acervos museológicos da USP. São Paulo: CPC/SIBI-USP, 2003. p.116-129.
  • COSTA, Maria Cristina. O retrato feminino na Pintura Brasileira, 1800-1950 1985. 268 p. Dissertaçăo (Mestrado) Faculdade de Filosofia, Letras e Cięncias Humanas, Universidade de Săo Paulo, Săo Paulo, 1985.
  • DOCUMENTOS do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, t. 27, p. 225-239, 1976.
  • FERNANDES, Paula Porta S. (Coord.). Guia dos documentos históricos na cidade de Săo Paulo, 1554/1954. Documentaçăo Textual. Săo Paulo: Hucitec/Neps, 1998. p. 243-259.
  • FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa Săo Paulo: Perspectiva, 1965.
  • HEIDORN, P. Bryan. Image Retrieval as Linguistic and Nonlinguistic Visual Model Matching. Library Trends, v. 48, n. 2, p. 303-325, 1999.
  • HÖRNER, Erik. A Revoluçăo de 1842 em Săo Paulo. Bolsista FAPESP. Início: agosto/2003. (mestrado em História Social/ Dep. de História da USP sob a orientaçăo de Cecília Helena de Salles Oliveira).
  • ______. A Revolução de 1842 em São Paulo: circunstâncias políticas, operações militares e protagonistas. (Coleções Monte Alegre/ Rafael Tobias de Aguiar/Eduardo Prado/Família Imperial) Bolsista FAPESP. Período: julho/2001 – dezembro/2002, (iniciação científica sob a orientação de Cecília Helena de Salles Oliveira).
  • HUTTER, Lucy Maffei. Imigraçăo italiana em Săo Paulo (1880-1889). Os primeiros contactos do imigrante com o Brasil. Săo Paulo: Univesidade de Săo Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros, 1972. 170 p.
  • LEVI, Darrell E. A Família Prado Săo Paulo: Cultura 70, 1977.
  • LIMA, Solange Ferraz de. Ornamento e Cidade ferro, estuque e pintura mural 1870-1930 2001. 136 p. Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Cięncias Sociais, Universidade de Săo Paulo, Săo Paulo, 2001.
  • ______. Trabalho e universo tecnológico. Coleçăo Santos Dumont: o cotidiano de trabalho de um inventor. In: ABREU, Adilson Avanci. (Org.). Quantos anos faz o Brasil? Săo Paulo: 2000. p. 38-40. (Uspiana Brasil 500 Anos).
  • MACAMBIRA, Yvoty. Os mestres da fachada. Săo Paulo: Centro Cultural Săo Paulo, 1985.
  • MAKINO, M.; ALMEIDA, Adilson José; ALCÂNTARA, Aureli Alves de. Imagens de fazendas cafeeiras.
  • Imagem e produção de conhecimento = Image et production de connaissance. Organização de Cecilia Helena de Salles Oliveira e Heloisa Barbuy; tradução Jean Briant. São Paulo: Museu Paulista-USP, 2002. p. 42-57.
  • MAKINO, Miyoko. Biografias dos Pintores e Catalogaçăo das obras citadas. Anais do Museu Paulista Revista de História e Cultura Material, Nova Série, Săo Paulo, v. 1, n. 1, p. 175-178, 1994.
  • ______. A Construção da Identidade Nacional: Affonso d'Escragnolle Taunay e a decoração do Museu Paulista, 1917-1937. 2003. 252 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
  • ______. A documentaçăo histórica do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, t. 28, p. 207-211, 1977/1978.
  • MALHEIRO, Maria Cecília Stávale. O arquivo Aguirra do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, t. 28, p. 201-205, 1977/1978.
  • MENESES, Ulpiano Bezerra de. A fotografia como documento. Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestőes para um estudo histórico. Tempo, Rio de Janeiro, n. 14, p. 131-151, jan./jun. 2003.
  • ______. Plano Diretor São Paulo: Museu Paulista da USP, 1990. (ms.
  • MENESES, Ulpiano T. Bezerra de (Org.). Ŕs margens do Ipiranga: 1890-1990. Săo Paulo: Museu Paulista da USP, 1991.
  • MILANI, Lara B. A maquete da cidade de Săo Paulo fontes, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. (Fundo Museu Paulista), Bolsista PIBIC/CNPq/USP. Período: agosto/1996-julho/1998 (iniciaçăo científica sob a orientaçăo de Cecília Helena de Salles Oliveira e co-orientaçăo de Miyoko Makino).
  • MORETTIN, Eduardo Victorio. Cinema e História:uma análise do filme "Os Bandeirantes" 1995. Dissertaçăo (Mestrado) Escola de Comunicaçőes e Artes, Universidade de Săo Paulo, Săo Paulo, 1995.
  • MUSEU PAULISTA. Plano de Metas Săo Paulo: Museu Paulista da USP, 2000. (ms.
  • MUSEU PAULISTA. Plano Diretor Săo Paulo: Museu Paulista da USP, 1997. (ms.
  • NEME, Mario. Apossamento do solo e evoluçăo da propriedade rural na zona de Piracicaba Săo Paulo: Fundo de Pesquisas do Museu Paulista da Universidade de Săo Paulo, 1974. (Série História. Coleçăo Museu Paulista).
  • OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles. Museu Paulista: espaço celebrativo e memória da Independęncia. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (Org.). Memória e (res)Sentimentos. Campinas: UNICAMP, 2001. p. 197-222.
  • ______. O espetáculo do Ipiranga: reflexőes preliminares sobre o imaginário da Independęncia. Anais do Museu Paulista Revista de História e Cultura Material, Nova Série, Săo Paulo, n. 3, 1995.
  • ______. O espetáculo do Ypiranga: mediações entre história e memória. 2000. 288 p. Tese (Livredocência) — Museu Paulista, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
  • OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles (Org). Museu Paulista: novas leituras. Săo Paulo:Museu Paulista da USP, 1995.
  • OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; BARBUY, Heloisa (Org.). Imagem e produçăo de conhecimento.
  • CNRS Centro Nacional de Pesquisas Científicas/França, Museu Paulista da USP. In: ENCONTRO INTERNACIONAL IMAGEM E CIĘNCIA, 18., 2002, Săo Paulo. Anais... Săo Paulo: Museu Paulista da USP, 2002. p. 13-29.
  • OLIVEIRA, Cecilia Helena de Salles; VALLADĂO, Claudia. O brado do Ipiranga. Săo Paulo: EDUSP, 1999.
  • OLIVEIRA, Lilian Aparecida de. De Império portuguęs a Império do Brasil. Análise bibliográfica e estudo de acervos textuais do Museu Paulista/USP. (Fundo Prefeitura de Iguape), bolsista PIBIC/CNPq/USP. Período: agosto/2000 julho/2001, (Iniciaçăo científica sob a orientaçăo de Cecília Helena de Salles Oliveira).
  • PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais Săo Paulo: Perspectiva, 1979. (1a. ediçăo 1939).
  • PATRIMOINE PHOTOGRAPHIQUE. Actes du colloque sur le patrimoine photographique Cite des Sciences et de L'Industrie. Paris: LDF, 1987.
  • PAYSAGE DU VIDEODISQUE Banque d'images en France. Paris: LDF, 1986.
  • PETRELLA, Yara Lígia Mello Moreira. A linguagem das cores nas paisagens urbanas e marinhas de Benedito Calixto. 1999. 203 p. Dissertaçăo (Mestrado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Săo Paulo, Săo Paulo, 1999.
  • POINTON, Marcia. Hanging the head. Portraiture and social formation in Eighteenth Century England. London/New Haven: Yale University Press, 1993.
  • RIBEIRO, Angela Maria Gianeze. Carimbos particulares nas moedas do Brasil Império: formas alternativas de dinheiro. 1997. 206 p. Dissertaçăo (Mestrado) Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de Săo Paulo, Săo Paulo, 1997.
  • ROSEMBERG, Liana Ruth Bergstein. Da imagem retórica: a questăo da visualdiade na pintura de Pedro Américo no Brasil Oitocentista. 1998. 311 p. Tese (Doutorado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Săo Paulo, Săo Paulo, 1998.
  • RUIZ, Adilson; CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de; MAKINO, Miyoko. Săo Paulo Antiga: uma encomenda da modernidade. Săo Paulo: Museu Paulista-USP; Escola de Comunicaçőes e Artes-USP, 1993. Vídeo.
  • SMIT, Johanna W. Novas tecnologias e bancos de imagens. (Mesa Documentaçăo Fotográfica e História). In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 12., 1994, Săo Paulo. Anais... Săo Paulo: ANPUH, 1994. p. 139-140.
  • SOUZA, Jonas Soares de; MAKINO, Miyoko (Org.). Diário de navegaçăo Săo Paulo: Editora da Universidade de Săo Paulo; Imprensa Oficial do Estado de Săo Paulo, 2000.
  • TAUNAY, Affonso de E. Guia da secçăo histórica do Museu Paulista. Săo Paulo: Imprensa Oficial do Estada, 1937.
  • TESSITORE, Viviane; CARVALHO, Vânia Carneiro de (Org.). Evoluçăo Institucional do Museu Paulista (1891-1963). Săo Paulo: Museu Paulista, 1992. 170 f. (ms).
  • ______. Guias das coleções do Serviço de Documentação Textual e Iconografia. São Paulo: Museu Paulista, 1998. (ms).
  • ______. Projeto de organização dos fundos de arquivo e coleções de documentos pertencentes ao Setor de Documentação do Museu Paulista da USP São Paulo: Museu Paulista, 1991. 31 f. (ms).
  • TESSITORE, Viviane; CARVALHO, Vânia Carneiro de; ZEQUINI, Anicleide (Org.). Inventário do arquivo permanente do Museu Paulista: Fundo Museu Paulista e Fundo Museu Repubicano Convençăo de Itu. Săo Paulo: Museu Paulista, 1994. 170 f. (ms).
  • WITTER, José Sebastiăo (Coord.); BARBUY, Heloisa; LIMA, Solange Ferraz de (Orgs.). Acervos do Museu Paulista/USP (Museu do Ipiranga). Săo Paulo: IMESP, 1999. p. 76-111.
  • WITTER, José Sebastiăo; BARBUY, Heloisa (Org.). Um monumento no Ipiranga: história de um edifício centenário e sua recuperaçăo. Săo Paulo: FIESP, 1997.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    2003

Histórico

  • Aceito
    Nov 2003
  • Recebido
    Nov 2003
Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br