Acessibilidade / Reportar erro

Entre a arte de comunicar e ofício de ser acessível: estudo sobre os recursos de acessibilidade para visitantes com deficiência visual no site de um museu de Belo Horizonte 1 1 O presente artigo é resultado de uma dissertação de mestrado intitulada A acessibilidade nos sites dos museus e sua influência na dimensão educativa das instituições: um estudo sob a perspectiva dos visitantes com deficiência visual.

Between the art of communicating and the craft of being accessible: a study of accessibility features for visually impaired visitors on a Belo Horizonte Museum website

RESUMO

Esta investigação tem como propósito analisar como se configura a acessibilidade nos s dos museus. Para a realização do estudo, oito participantes com deficiência visual foram convidados a visitar o site do Museu de Artes e OfíciosMUSEU DE ARTES E OFÍCIOS. Belo Horizonte, 2013a. Disponível em: <Disponível em: https://bit.ly/2FywgG3 >. Acesso em: 14 jan. 2018.
https://bit.ly/2FywgG3...
(MAO) e, de acordo com suas experiências, a responder um questionário sobre as condições e os recursos oferecidos pela página. O questionário foi disponibilizado em uma plataforma on-line e teve o link enviado por e-mail. A investigação contou também com a utilização de uma ferramenta automática que avalia a acessibilidade de sites. Todos os instrumentos empregados na pesquisa foram inspirados nas Diretrizes de Acessibilidade da Web, orientações elaboradas por pesquisadores do Consórcio W3C que visam a tornar os conteúdos das páginas da internet mais acessíveis. Os sites podem contribuir para a projeção da instituição e de seu acervo e ser um elemento que estimule, oriente ou complemente uma visita, desde que viabilize o processo de comunicação através do oferecimento de recursos adequados às habilidades e capacidades dos indivíduos. No que tange à análise da acessibilidade do site do MAO, a investigação demonstrou que, apesar de alguns elementos estarem de acordo com as recomendações de acessibilidade, a página ainda não supre as expectativas com relação a outros aspectos. Por fim, não foram encontrados textos na página que remetam à acessibilidade ou descrevam os recursos para ampliar o acesso, o que pode indicar que o tema não é uma pauta do site do museu.

Palavras-chave:
Acessibilidade; Museus; Sites; Comunicação; Internet

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br