Acessibilidade / Reportar erro

Imagens da nação, do progresso e da tecnologia: a Exposição Universal de Filadélfia de 1876

Images of the nation, progress and technology: the World Exposition of Philadelphia 1876 Sandra Jatahy Pesavento

Resumos

Após considerar premissas sobre as imagens como representações sociais e sobre as Exposições Universais como um teatro privilegiado para a exibição daquela hermenêutica do real engendra-da pela transformação capitalista do mundo e pelo ideá rio burguês, incluindo ainda a dimensão utópica da época, a A. brevemente caracteriza a Exposição do Centenário (da Independência Americana), na Filadélfia, 1876. Comenta a presença de um pavilhão brasileiro e os ecos da visita do Imperador D.Pedro 11. Enfim, confronta sentidos divergentes, quer se trate da auto-imagem de sucesso do "sonho americano", quer das contradições de uma identidade brasileira que tenta incorporar a nova ética do trabalho livre mecanizado, numa sociedade escravocrata e vinculada ao mercado internacional.

Exposições universais; Exposição do Centenário (Filadélfia, 1876); Exposição universal e identidade brasileira


After laying down her assumptions on images as social representations and on World's Fairs as a privileged scene for displaying the hermeneutics of reality engendered by the capitalist transformation ot the world, along with the bourgeois ideology and the utopian IIongings of the epoch, the A. briefly describes the main features of Philadelphia's Centennial Exposition in 1876. She then com ments the presence of a Brazilian pavillion and the visit of Brazil's Emperor, D.Pedro II. She finally traces a farallel between divergent meanings of the Exhibition as related to the successful auto-image o the "American dream in opposition to the contradictions of Brazilian identity, vainly endeavouring to incorporate the new ethics of free mechanical labour in a dependent proslavery society.

World Expositions; Centennial Exposition (Philadelphia, 1876); World Expositions and Brazilian identity


ESTUDOS DE CULTURA MATERIAL

Imagens da nação, do progresso e da tecnologia: a Exposição Universal de Filadélfia de 1876

Images of the nation, progress and technology: the World Exposition of Philadelphia 1876 Sandra Jatahy Pesavento

Sandra Jatahy Pesavento

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO

Após considerar premissas sobre as imagens como representações sociais e sobre as Exposições Universais como um teatro privilegiado para a exibição daquela hermenêutica do real engendra–da pela transformação capitalista do mundo e pelo ideá rio burguês, incluindo ainda a dimensão utópica da época, a A. brevemente caracteriza a Exposição do Centenário (da Independência Americana), na Filadélfia, 1876. Comenta a presença de um pavilhão brasileiro e os ecos da visita do Imperador D.Pedro 11. Enfim, confronta sentidos divergentes, quer se trate da auto-imagem de sucesso do "sonho americano", quer das contradições de uma identidade brasileira que tenta incorporar a nova ética do trabalho livre mecanizado, numa sociedade escravocrata e vinculada ao mercado internacional.

Unitermos: Exposições universais. Exposição do Centenário (Filadélfia, 1876). Exposição universal e identidade brasileira.

ABSTRACT

After laying down her assumptions on images as social representations and on World's Fairs as a privileged scene for displaying the hermeneutics of reality engendered by the capitalist transformation ot the world, along with the bourgeois ideology and the utopian IIongings of the epoch, the A. briefly describes the main features of Philadelphia's Centennial Exposition in 1876. She then com ments the presence of a Brazilian pavillion and the visit of Brazil's Emperor, D.Pedro II. She finally traces a farallel between divergent meanings of the Exhibition as related to the successful auto–image o the "American dream in opposition to the contradictions of Brazilian identity, vainly endeavouring to incorporate the new ethics of free mechanical labour in a dependent proslavery society.

Uniterms: World Expositions. Centennial Exposition (Philadelphia, 1876). World Expositions and Brazilian identity.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

BIBLIOGRAFIA

  • ADAS, Michael. Machines as the measure of men. Science, tecbnology and ideologies of western dominance. Ithaca/London: Cornell University Press, sd.
  • AL WOOD, John. The great exbibitions. London: Studio Vista, 1977.
  • BENJAMIN, Walter. Paris, Capitale du XIXe siêcle. In: KOTHE, Flávio org. Walter Benjamin. São Paulo: Ática, 1985, p.30-122. (Grandes cientistas soclais, 52).
  • BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolbidas: magla e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.
  • BOURDIEU, Pierre. Ce que parler veut dire. Paris: Fayard, 1982.
  • BURY, John Bagnell. ldea ofprogress: an inquiry into its origin and growth. New York: Dover, 1987.
  • CASTORLADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1991. (Rumos da cultura moderna, 52).
  • CHARTIER, Roger. Le passé composé. Traverses, n.40 (théatres de La mémoire), p. 6-17, abr 1987.
  • COMISSÃO BRASILEIRA. Exposição centenária da Filadélfla, Estados Unidos, em 1876. Rio de Janeiro, Relatório.
  • DUBOIS, Claude. L'imaginaire et La prospective au XVIe siêcle: forrnalisme scientifique et réalisme imaginaire. Cabiers de l'imaginaire, n.1, 1988.
  • DURAND, Gilbert. Les structures antbropologiques de l'imaginaire. Paris: Bordas, 1984.
  • DURAND, Yves. L'exploration de l'imaginaire. Paris: L'Espace Bleu, 1988.
  • EXPOSiÇÃO Nacional de 1875. Notas e observações de Rozendo Moniz Barreto. Rio de Janeiro: Typ Nacional, 1876.
  • FRANK. Leslie's illustrated historical register of the Centennlal Exposition, 1876. New York: F. Leslie's, 1877.
  • ILLUSTRATED historical register of the Centennlal Exhibition Philadedelphla, 1876 and of the Exposition universelle de Paris, 1878. New York: American News Co, 1879.
  • LIPPINCOTT'S magazine of popular literature and science, v.18, 1876.
  • MEMORLAL of the Intemational Exhibition. Hartford: L. Stebbins, 1877.
  • HAMON, Pierre. Images à lire et à voire. In: MICHAUD, Stéphane; MOliIER, Jean-Yves; SAVY, Nicole dir. Usages de l'image au XIXe siec/e. Paris: Créaphis, 1992, p.235-248.
  • HARPER'S BAZAAR, 24 jun. 1876
  • HARPER'S BAZAAR, 15 jul. 1876.
  • MARIN, Louis. Des pouvoirs de I'image. Paris: Seuil, 1992.
  • MICHAUD, Stéphane. Introduction. In: MICHAUD, Stéphane; MOLLIER, Jean-Yves; SAVY, Nicole, dir. Usages de l'image au XIXe siece. Paris: Créaphis, 1992.
  • NEEDLES, Samuel H. A French view ofthe grand international e.xposition of 1876. Philadelphia: Claxton, Rornsen and Haffelfinger, 1977.
  • OFFICLAL catalogue of the Intemational Exhibition, 1276. Philadelphia: John R. Nagle and Co, 1876.
  • POST, Robert, ed. 1876: a centennlal Exhibition. Washington D.e.: The National Museum of History and Technology, Smithsonlan Institution, s.d.
  • REBÉRIOUX, Madeleine. Approches de I'histoire des expositions universelles à Paris du Second Empire à 1900. Bulletin du Centre d'histoire économique et soclale de La région lyonnaise, n.1, p. 1-17, 1979.
  • REBÉRIOUX, Madeleine. L'iconographie des histoires de La Révolution française au XIXe siêcle: esquisse d'une problématique. In: MICHAUD, Stéphane; MOLLIER, Jean-Yves; SAVY, Nicole dir. Usages de l'image au XIXe siec/e. Paris: Créaphis, 1992.
  • REVUE DES DEUX MONDES, 15 out. 1876
  • RIMMEL, Eugêne. Souvenirs de I'exposition universelle. Paris: E. Dentu, 1868.
  • RYDELL, Robert W. Ali the world's a fair: vision of empire at American international expositions, 1876-1916. Chicago/London: University of Chicago, 1984.
  • STEREOTYPES, a book of postcards: ethnics photographs of the nineteenth century. s.1, sd.
  • TREASURES of art, industry and manufacture in the American Centennlal Exhibition at Philadelphia, 1876. Buffalo, New York: Cosack and Co, 1877.
  • THE BOOK of the fairs. Washington: Smithsonlan Institute. sd.
  • THE ILLUSTRATED catalogue of the Centennlal Exhibition. Philadelphia / New York: John Filmer, 1876.
  • THE ILLUSTRATED history of the Centennlal Exhibition. New York: John Filmer, 1876.
  • THE ILLUSTRATED history of the Centennlal Exhibition. Philadelphia: National Publishing Co, 1876.
  • UNION CENTRALE DES ARTS DECORATIFS. Le livre des expositions universelles, 1851-1989. Paris: Editions des Arts Décoratifs/Herscher, 1983.
  • WHAT we saw and how we saw it. Philadelphia: ST Sonder, 1876.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2010
  • Data do Fascículo
    1994
Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br