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Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 2, Número: 1, Publicado: 1994
  • Apresentação

    Witter, José Sebastião
  • Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico Debates

    Meneses, Ulpiano T. Bezerra de
  • Comentário I Debates

    Menezes, Eduardo Diatahy Bezerra de
  • Comentário II

    Varine, Hugues de
  • Comentário III Debates

    Theodoro, Janice
  • Comentário IV Debates

    Gonçalves, José Reginaldo Santos
  • Comentário V Debates

    Coelho, Teixeira
  • Comentário VI Debates

    Suano, Marlene
  • Resposta aos comentários Debates

    Meneses, Ulpiano T. Bezerra de
  • De morcegos e caveiras a cruzes e livros: a representação da morte nos cemitérios cariocas do século XIX (estudo de identidade e mobilidade soclais) Estudos De Cultura Material

    Lima, Tania Andrade

    Resumo em Português:

    Considerando que os espaços destinados aos mortos em uma sociedade refletem especularmente o mundo dos vivos, sendo ambos regidos pela mesma lógica de organização, os cemitérios foram entendidos como um lugar de reprodução simbólica do universo social, e, nessa condição, como um campo privilegiado para a análise do processo de implantação e consolidação dos val-ores burgueses na socieaade carioca do século passado. O presente trabalho, considerando a ruptura do império escravista, na década de 1880, e a emergência de uma república progressivamente capitalista, voltou-se para a verificação de prováveis mudanças no imaginário coletivo sobre a morte, nos cemitérios do Rio de Janeiro, provocadas pelo rompimento aa ordem escravocrata. Uma pesquisa foi conduzida no sentido de se investigar não apenas a natureza dessa mudança, mas sobretudo os mecanismos subjacentes que a determinaram, sendo aqui apresentados os seus resultados.

    Resumo em Inglês:

    Following the assumption that spaces alloted to the dead specularly reflect the world of the living, both of them under the rules of the same Iogics, the A. considers the cemeteries as the loeus of tne symbolic reproduction of social universe and, henceforth, as a favoured domain to infer the processes through which bourgeois values are introduced and strengthened in 19th-century Rio de Janeiro's society. Within the framework of the disruption of the proslavery state, in the 1880s, as well as of the emergence of a growing capitalistic republic, she detects eventual changes of the collective imagina ire concerning death, at Rio's cemeteries. The results of her fieldwork are dis- cussed, related not only to the nature of changes, but also to the underlying mechanisms that pro-voked them.
  • Imagens da nação, do progresso e da tecnologia: a Exposição Universal de Filadélfia de 1876 Estudos De Cultura Material

    Pesavento, Sandra Jatahy

    Resumo em Português:

    Após considerar premissas sobre as imagens como representações sociais e sobre as Exposições Universais como um teatro privilegiado para a exibição daquela hermenêutica do real engendra-da pela transformação capitalista do mundo e pelo ideá rio burguês, incluindo ainda a dimensão utópica da época, a A. brevemente caracteriza a Exposição do Centenário (da Independência Americana), na Filadélfia, 1876. Comenta a presença de um pavilhão brasileiro e os ecos da visita do Imperador D.Pedro 11. Enfim, confronta sentidos divergentes, quer se trate da auto-imagem de sucesso do "sonho americano", quer das contradições de uma identidade brasileira que tenta incorporar a nova ética do trabalho livre mecanizado, numa sociedade escravocrata e vinculada ao mercado internacional.

    Resumo em Inglês:

    After laying down her assumptions on images as social representations and on World's Fairs as a privileged scene for displaying the hermeneutics of reality engendered by the capitalist transformation ot the world, along with the bourgeois ideology and the utopian IIongings of the epoch, the A. briefly describes the main features of Philadelphia's Centennial Exposition in 1876. She then com ments the presence of a Brazilian pavillion and the visit of Brazil's Emperor, D.Pedro II. She finally traces a farallel between divergent meanings of the Exhibition as related to the successful auto-image o the "American dream in opposition to the contradictions of Brazilian identity, vainly endeavouring to incorporate the new ethics of free mechanical labour in a dependent proslavery society.
  • Romantismo e objetividade: notas sobre um panorama do Rio de Janeiro Museus

    Pereira, Margareth da Silva

    Resumo em Português:

    Romantismo e objetividade: notas sobre um panorama do Rio de Janeiro Margarelh da Silva Pereira Enfoca O grande Panorama do Rio de Janeiro, exibido em Paris em 1824, do qual se conhece a série de aquarelas que serviram de base tanto àquela ampliação quanto às sucessivas gravuras da cena que foram produzidas na década de 1830. Busca-se mostrar como os panoramas em sua formalização inicial dialogam com as teses do romantismo e da Naturphilosophie, mobilizan-do heranças da pintura seiscentista. No desenvolvimento desta forma de exibição as aquarelas do Rio apresentam sintomas do gradual afastamento das ambições iniciais através do tratamento dispensado ao sítio natural e à cidade. Por fim, a invenção do daguerreótipo, e as vistas urbanas em võo de pássaro, enlre outros, balizariam a mudança de sensibilidade na produção e na fruição dessas telas circulares. A partir de 1840/50 os panoramas engendrados pelo desejo de fusão entre arte e ciência e pela reflexão sobre a natureza e a liberdade, tornar-se-iam, sobretudo, um divertimento de massas.

    Resumo em Inglês:

    The article deals with the great Panorama of Rio de Janeiro exhibited in Paris, 1824, and its sources - a series of watercolours which have also generated succeeding engravings produced dur-ing the 1830s. Panoramas, in their early formal conventions are shown to interplay with Romanticism's and Naturphilosophie's theses and to put in motion the legacy of 11th-century paint-ing . As this geme of visual device develops, Rio's watercoulours display symptoms of a gradual dismissal of its initial ambilions, through lhe treatment of the natural site and the city. At last the invention of the daguerreotype and vai d'oiseau urban images, among other traits, signale the changes in sensibility related to the production and consumption of those circular canvasses. From 1840/50 on panoramas conceived by the will to fuse art and science and bya reflection on nature and liberty turn essentially into a mass entertainment.
  • História de uma coleção: Miguel Calmon e o Museu Histórico Nacional Museus

    Abreu, Regina

    Resumo em Português:

    Retraçando a trajetória da Coleção Miguel Calmon, doada ao Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, em 1936, estabelece seu significado no contexto histórico e ideológico daquela insti-tuição, que a expôs desde seu ingresso, até seu desmonte, no final da década de 1960. São duas as reflexões cenlrais: a primeira sobre a noção de história subjacente ao modelo de museu que vigorou no Museu Histórico Nacional desde sua fundação, em 1922 alé aos anos 1960; a segunda sobre a construção do personagem Miguel Calmon, apresentado e ritualmente visitado na sala que recebeu seu nome.

    Resumo em Inglês:

    Oullining the career of the Miguel Calmon collection, endowed 10 the Nalional Historical Museum (Rio de Janeiro) in 1936, the A. unveils ils meaning in lhe historical and ideological conlext of the museum, which exhibiled lhe grant unlil the end of lhe 1960s, when the show was disconlinued. Two main arguments are deve10ped: first, the concepts of hislory underlying lhe museum paradigm Ihal inspired lhe Museu Histórico Nacional, since its origins in 1922 unlil lhe sixlies; secondly, lhe conslruction of Miguel Calmon's public persona, exhibited and rilually visiled in the roam named afer him.
  • Restauração e conservação: algumas questões para os conservadores. A perspectiva da conservação de têxteis Bibliografia

    Brooks, Mary; Clark, Caroline; Eastop, Dinah; Petschek, Carla

    Resumo em Português:

    O texto discute as idéias e diferentes conotações que os conceitos de conservação e restauração trazem em diferentes idiomas e culturas e as possíveis mudanças conceituais ocorridas nos últimos anos. São discutidas as diferenças de abordagem, procedimentos e objetivos que as duas atividades apresentam, sempre do ponto de vista da conservação de têxteis. Vários exemplos de abordagens distintas, desenvolvidas em função dos tratamentos de têxteis de diferentes naturezas são discutidos em detalhe.

    Resumo em Inglês:

    This paper inquires into different ideas and meanings (according to different languages and cultures) conveyed by the concepts of conservalion and resloralion, as well as evenlual changes laking place lalely. II discusses differences of approaches, procedures and objectives Ihat distinguish both activities as seen from the point of view of textile conservation. Severa I examples of diverse approaches in the Irealment of textiles differenl in nalure are given full account.
  • Fotografia e História: ensaio bibliográfico Bibliografia

    Carvalho, Vânia Carneiro de; Lima, Solange Ferraz; Carvalho, Maria Cristina Rabelo de; Rodrigues, Tânia Francisco
  • Conservação de têxteis históricos: uma bibliografia introdutória Bibliografia

    Paula, Teresa Cristina Toledo de
  • Bernard Comment: le XIXe siècle des panoramas. Paris: Adam Biro, 1993 Bibliografia

    Barbuy, Heloisa
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