Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 6-7, Issue: 1, Published: 1999
  • Apresentação

    Glezer, Raquel
  • O Parque do Ibirapuera e a construção da identidade paulista Estudos de Cultura Material

    Marins, Paulo César Garcez

    Abstract in Portuguese:

    Entre os anos de 1953 e 1955, o Parque do Ibirapuera, uma das principais áreas verdes da cidade de São Paulo, acolheu a inauguração de três grandes marcos monumentais, escultóricos e arquitetônicos, cujas características formais permitem compreender a relação entre as artes plásticas e os movimentos afirmativos de uma identidade "paulista". Este texto pretende, assim, apontar a especificidade artística desses marcos, ao mesmo tempo em que os situa como artefatos urbanos de caráter simbólico, capazes de distinguir e agregar velhos e novos habitantes da cidade e do Estado de São Paulo, bem como de identificá-los perante os demais brasileiros.

    Abstract in English:

    Between the years of 1953 and 1955, the Ibirapuera Park, one of the main green areas in the City of São Paulo, received the inauguration of three great monumental, sculptural and architectural landmarks, whose formal features allow us to understand the relation between plastic arts and the movements defending an identity of the city of São Paulo. This essay intends thus to point out the artistic specificity of these landmarks, at the same time that it considers them as urban symbolic artifacts, capable of distinguishing and aggregating old and new inhabitants of the city and of the state of São Paulo, as well as identifying them before other Brazilians.
  • O registro dos limites da cidade: imagens da várzea do Carmo no século XIX Estudos de Cultura Material

    Oliveira, Maria Luiza Ferreira de

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho debruça-se sobre a iconografia paulistana do século XIX, em suas pinturas, aquarelas e litografias. Partindo da constatação da existência de um privilegiamento das áreas dos arredores do centro nas representações da cidade, especificamente uma região, a várzea do Carmo, e dessa permanência ainda na virada do século, quando a cidade sofre um processo de urbanização e crescimento grande, e a fotografia já está registrando as áreas centrais, quisemos investigar os sentidos dessas representações, tanto a presença desse espaço - a várzea do Carmo - no imaginário da época (cronistas, legisladores, memorialistas), quanto as imagens da cidade que estão sendo produzidas a partir desse ângulo de registro. Escolhemos analisar algumas imagens dessa região, concentrando-nos no final do século, contrapondo com outros discursos produzidos sobre a área por cronistas, jornalistas e memorialistas, na tentativa de entender um pouco mais a sociedade que as produziu.

    Abstract in English:

    This work examines Sao Paulo's iconography in the paintings, water colors and litographies of the 19th century. Departing from the ascertaining of the existence of a privilege of the city's surrounding areas, particularly the Carmo Meadow, and of this permanence yet in the turn of the century, when the city goes under an urbanization process and special growth, and photography is registring the central areas, we wanted to investigate the meanings of these representations. Not only the presence of this space - the Carmo Meadow - in the imagery of this period (chroniclers, legislators, memorialists) but also the images of the city that have been made from this point of view. We have chosen to analyze some images of this area, focusing on the end of the century, in a counterpoint to works depicting the same region by chroniclers, journalists and memorialists, in an attempt to understand a little more about the society that had produced them.
  • Pátio do Colégio, Largo do Palácio Estudos de Cultura Material

    Lima, Solange Ferraz de

    Abstract in Portuguese:

    O artigo focaliza a trajetória do Pátio do Colégio, espaço que integra o conjunto de bens culturais da cidade de São Paulo, a partir da produção iconográfica que o tem como tema e referências aos seus usos e configuração espacial em crônicas e descrições de viajantes, no período compreendido entre 1860 e 1956. A visualidade, campo de interação entre o objeto, sua representação e sua recepção, é aqui entendida como uma das dimensões da sociedade. Nesta perspectiva, a análise empreendida abarca niveis distintos de interpretação das relações entre o espaço urbano e o documento visual, partindo do pressuposto de que a produção iconográfica de paisagens urbanas é parte integrante e ativa da produção social da cidade. Procura-se demonstrar como as imagens urbanas resultantes deste conjunto de referências iconográficas e textuais atuam como sintomas e vetores das transformações ocorridas no Pátio do Colégio.

    Abstract in English:

    The article focuses on Pátio do Colégio, one of the places that make part of São Paulo's cultural heritage, departing from the iconographic documentation concerning this area and also references to their uses and the spacial configuration in chronics and descriptions by the travellers in the period between 1860 and 1956. The visuality, a field of interaction between object, its representation and its reception, is here understood as one of the dimensions of society. From this perspective, the analysis concerns different levels of interpretation of the relations between urban space and visual documentation, starting from the idea that the urban landscapes' iconographic production is an integral and acting part in the city's social production. We try to show the way the urban images emerged from the iconographic and textual references have an active role as symptoms and vectors of the transformations occurred in the Pátio do Colégio.
  • Circulação e mediação da obra de arte na Belle Époque paulistana Estudos de Cultura Material

    Rossi, Mirian Silva

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo trata de alguns dos principais aspectos que dizem respeito às inter-relações que a práxis artística mantinha com os circuitos de circulação e mediação da obra de arte, no período conhecido como Belle époque. A emergência de fenômenos específicos ligados ao campo em causa foi favorecida pelo ambiente de mudanças profundas, nos mais diversos níveis, que se instaurara na capital paulista em decorrência da Proclamação da República, do desenvolvimento da lavoura cafeeira e do crescimento da indústria. O amplo circuito que se formou em torno da arte, aqui exemplificado pelas exposições e pelos espaços de exposição permitiram apreender os principais elementos constitutivos do campo artístico paulistano em seu momento de nucleação original.

    Abstract in English:

    This article deals with some of the main aspects concerning the interrelation among the artistic praxis and the work of art circulation and mediation circles, during the period known as Belle époque. The popping up of specific phenomena related to this field was stimulated by this scenario of deep changes, in the most different levels, which had been established in the capital city of São Paulo as a consequence of the Republic proclamation, the coffee fieldwork expansion and the industry growth. The wide circle that was then created around art, here exemplified by the exhibitions and by the exhibition spaces allowed us to learn the main constitutive elements of São Paulo's artistic field just as it ecloded.
  • Da Palavra à Imagem: sobre o programa decorativo de Affonso Taunay para o Museu Paulista Museus

    Mattos, Claudia Valladão de

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo analisa a decoraçÃo interna do Museu Paulista, criada e implementada por Affonso d'Escagnolle Taunay durante sua gestÃo como diretor daquela instituiçÃo, procurando compreender as estratégias utilizadas por ele para traduzir suas convicções teóricas em uma linguagem visual convincente. A autora analisa ainda os vínculos do projeto proposto por Taunay com a vasta tradiçÃo de ciclos decorativos europeus e, mais especificamente, com os projetos de construçÃo de uma identidade nacional através da pintura, defendida por alguns artistas ligados à Academia de Belas Artes durante o século XIX.

    Abstract in English:

    The present paper studies the internal decoration of the Museu Paulista, created and implemented by Affonso D'Escagnolle Taunay during his term as a director of that institution, trying to understand the strategies he used to translate his theoretical convictions into a convincing visual language. The author also analyses the relations of Taunay's proposed decorative project with the vast tradition of European decorative cycles and, more specifically, with the projects of the construction of a national identity through painting, which was defended by some artists who had a certain relation with the Fine-Arts Academy during the 19th century.
  • Reflexões sobre a cor na conservação/restauração Consevação e Restauração

    Paula, Teresa Cristina Toledo de

    Abstract in Portuguese:

    Este texto apresenta algumas possibilidades de pesquisa do tema Cor dentro das áreas de conservaçÃo/restauraçÃo de bens móveis. SÃo apresentados alguns exemplos do tema Cor relacionado aos tecidos e às artes contemporâneas. Questões específicas à Arquitetura nÃo sÃo abordadas.

    Abstract in English:

    This paper presents some research possibilities related to Colour as a main issue. Some examples of the study of colour in textiles and modern art are given. Architecture related issues are not covered.
  • Restauração da fotopintura "Retrato em tamanho natural de Santos Dumont", do fotógrafo Giovanni Sarracino Consevação e Restauração

    Petrella, Yara Lígia Mello Moreira; Coury, Nazareth; Spigolon, Sônia Maria; Ricardo, Beatriz Carvalho

    Abstract in Portuguese:

    Trata-se da apresentaçÃo dos procedimentos relativos à restauraçÃo da fotopintura em tamanho natural de Santos Dumont, feita pelo fotógrafo Giovanni Sarracino. Discute-se todas as fases que abragem desde o diagnóstico, critérios, definiçÃo de metodologias de recuperaçÃo até a reproduçÃo e tratamento digitalizado da imagem.

    Abstract in English:

    It is about the procedures concerning Santos Dumont's natural-sized photo painting restoration, made by the photographer Giovanni Sarracino. All the phases that comprehend from the diagnosis, criteria, definition and restoration methodologies to the reproduction and image-digitalized treatment are discussed.
  • Once upon a time: uma história da História da Fotografia brasileira Bibliografia

    Mendes, Ricardo
  • Um balanço bibliográfico e de fontes da estereoscopia Bibliografia

    Adams, Gavin
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