Acessibilidade / Reportar erro
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 8-9, Número: 1, Publicado: 2001
  • Apresentação

    Glezer, Raquel
  • Alquimia, Ocultismo, Maçonaria: o ouro e o simbolismo hermético dos cadinhos (Séculos XVIII e XIX) Estudos De Cultura Material

    Lima, Tania Andrade; Silva, Marília Nogueira da

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta a arqueologia das enigmáticas marcas impressas na base de cadinhos dos séculos XVIII e XIX recuperados nas escavações da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, na década de 1980, e a explanação do seu significado simbólico à luz da alquimia, do ocultismo e da Maçonaria. Espraiando-se extraordinariamente mundo afora através de uma bem-sucedida estratégia de comunicação visual, a Maçonaria utilizou símbolos herméticos para a difusão de seus princípios nos mais diferentes suportes. Aparentemente estamos diante de um sinal de reconhecimento maçônico, o sinal exterior de uma organização oculta, só partilhado por iniciados e incompreensível para os demais, que contribuiu para difundir veladamente a doutrina maçônica por diferentes pontos do globo.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the archaeology of enigmatic signs printed on the bases of 18th and 19th century crucibles recovered from excavations at the Brazilian Mint in Rio de Janeiro during the 1980s; as well as the explanation of their symbolic meaning in the light of alchemy, occultism and Freemasonry. Spreading extraordinarily around the world through a well succeeded strategy of visual communication, the Freemasonry made use of hermetic symbols printed and/or attached to different supports with the purpose of diffusing its principles. We are, apparently, before a sign of Masonic recognition, the external sign of an occult organization, exclusively shared by the initiated and in turn incomprehensible for the rest. This contributed to the diffusion of the Freemasonry doctrine to different points of the world, always in a cloaked manner.
  • Em casas térreas com alcovas: formas de morar entre os setores médios em São Paulo, 1875 e 1900 Estudos De Cultura Material

    Oliveira, Maria Luiza Ferreira de

    Resumo em Português:

    Nosso objetivo é compreender quais eram as formas de morar das famílias de médias posses em São Paulo. Esse caminho será percorrido, sobretudo, procurando observar continuidades e transformações na moradia das camadas médias urbanas nas últimas décadas do século XIX, a partir do novo vocabulário formal que estava surgindo.

    Resumo em Inglês:

    Our aim is to understand which were the ways the middle class sectors of the society of São Paulo lived. This track will be covered, above all, with a search for the continuities and transformations in the housing of the urban middle classes in the last decade of the 19th century, starting from the new formal vocabulary that was coming out.
  • Uniformes da Guarda Nacional (1831-1852): a indumentária na organização e funcionamento de uma associação armada Estudos De Cultura Material

    Almeida, Adilson José de

    Resumo em Português:

    O objetivo desta pesquisa sobre uniformes da Guarda Nacional foi examinar a utilização de indumentária na organização e funcionamento de uma associação armada. Um passo inicial para estudarmos o vestuário como um vetor material da produção e reprodução social. Não se trata, portanto, do estudo de um artefato, mas de suas funções, pragmáticas, diacríticas e simbólicas, meios para análise de problemas mais amplos relativos à organização, desenvolvimento e mudança de sociedades.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this research about the National Guard uniforms was to examine the use of this apparel in the organization and functioning of a military force. An initial step in order to study the apparel as a material vector of the social production and reproduction. It is not, therefore, from the study of an artefact, but from its functions, pragmatic, diacritical and symbolic, means to analyse bigger problems regarding organization, development and change in the societies.
  • Cada coisa em seu lugar: ensaio de interpretação do discurso de um museu de história Museus

    Bittencourt, José

    Resumo em Português:

    O Museu Histórico Nacional, situado no Rio de Janeiro, foi criado em 1922, como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Ao longo dos seguintes 38 anos, foi dirigido por Gustavo Barroso. Este intelectual, figura bastante típica da “república das letras” brasileira, imprimiu no MHN uma forte marca pessoal, cristalizada no discurso conservador expresso pelas exposições. Baseado nas formulações teóricas de Carlo Ginzburg, conforme apresentadas em um artigo intitulado “Sinais - raízes de um paradigma indiciário”, bem como em diversos textos que abordam museus como discursos, o autor analisa a exposição do MHN nos anos 30, 40 e 50. Apoiando-se também na produção científica dos conservadores, publicada em livros e na revista institucional, os “Anais do Museu Histórico Nacional”, procura ver o circuito como representação das posições ocupadas pelos “agentes ativos da história” - aristocracia, funcionários públicos civis e militares, dentre outras categorias - em relação a uma categoria não claramente definida, o “povo”, que foi representada através da ausência.

    Resumo em Inglês:

    The National History Museum (Museu Histórico Nacional), in Rio de Janeiro, was created in 1922, as part of the commemorations of Brazil's Independence Centennial party. Throughout the next 38 years, it has been run by Gustavo Barroso. This intellectual person, a typical character of the Brazilian “ republic of the letters”, left a personal mark in the MHN (the museum), crystallized in the conservative discourse expressed in the exhibitions. Based in Carlos Ginzburg's theoretical formulations, as presented in an article entitles “ Signs - routes of an indicting paradigm”, as well as in various essays about museums as discourse, the author analyses the exhibition in the MHN in the 30's, 40's and 50's. Getting an additional support in the scientific production of the conservatives, published in books and in the institutional magazine, the “ Annals of the National History Museum (“Anais do Museu Histórico Nacional”), tries to see the exhibition circuit as a representation of the positions filled by the “active agents of History” - aristocracy, civil and military public workers, among other categories - in relation to a category which is not clearly defined, the “people”, which was represented by its absence.
  • Influência da radiação de luz sobre acervos museológicos Consevação E Restauração

    Cassares, Norma Ciaflone; Petrella, Yara Lígia Mello Moreira

    Resumo em Português:

    O texto analisa a ação e os efeitos da radiação de luz sobre acervo museológico. Considera-se a luz como fator de dano produzindo alterações físicas e químicas sobre a estrutura molecular dos materiais dos objetos, que ocorrem sempre em conjunto com as condições ambientais e não de forma isolada. Aponta critérios técnicos, referências, relativos aos níveis de iluminação e ao tempo de exposição dos objetos.

    Resumo em Inglês:

    The text analyses the actions and effects of light on the museum's collections. Light is considered of harmful effects leading to physical and chemical changes on the molecular structure of the materials of the objects, which always happen together with the environmental conditions rather than alone. It points out towards technical criteria, references, related to the levels of light and the exposure time of the objects.
  • Conservação de coleções em ambientes tropicais: coletando e comunicando dados do Museu Paulista/USP, Brasil (1997-2000) Consevação E Restauração

    Paula, Teresa Cristina Toledo de

    Resumo em Português:

    As atividades de monitoramento e controle ambiental nas regiões temperadas originaram os parâmetros e práticas hoje estabelecidos mundialmente para a conservação de acervos; tais parâmetros e práticas, entretanto, podem não ser adequados à conservação de acervos em regiões tropicais. Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre as condições ambientais em museu de região tropical, o Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Trinta e três salas, halls e corredores nos quatro pavimentos do Museu Paulista têm sido monitorados por termo-higrógrafos desde 1997. Grandes variações na UR (30-98%) e temperatura (12-35 graus C) foram registradas. O efeito nocivo sobre as coleções, esperável em situações climáticas tão inconstantes, não foi encontrado onde há ventilação apropriada. O monitoramento possibilitou, também, a identificação de áreas de alto risco, onde ações localizadas podem ser introduzidas de forma econômica. Desenvolver um modo efetivo de comunicar essas informações ambientais à equipe do museu mostrou-se vital à implementação de medidas sustentáveis de monitoramento e controle climáticos.

    Resumo em Inglês:

    The monitoring and environment control activities in the temperate regions have originated the parameters and the actions now established, world widely, for the conservation of the collections; such parameters and the actions, nevertheless, may not be adequate for the conservation of the collections in tropical regions. This work presents a research about the environmental conditions in a museum in a tropical region, the Museum of the University of São Paulo (Museu Paulista da Universidade de São Paulo). Thirty-three rooms, halls and corridors in the four of the museums floors have been monitored with thermo hygrographs since 1997. Huge variations in the UR (30-98%) and temperature (12-35 degrees C) have been registered. The harmful effect on the collections, expected in so changeable climatic situations, has not been found where there is proper ventilation. The monitoring has also enabled the identification of the high-risk areas, where local actions can be introduced in an economical way. Developing an effective way of passing ahead this environment information to the museum's staff has been proved vital for the implementation of sustainable measures of monitoring and climatic control.
  • Estudos de cultura material: uma vertente francesa Bibliografia

    Rede, Marcelo
  • Gênero e cultura material: uma introdução bibliográfica Bibliografia

    Carvalho, Vânia Carneiro de
Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br