Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 13, Issue: 1, Published: 2005
  • Apresentação

    Samara, Eni de Mesquita
  • Nos caminhos da Luz, antigos palacetes da elite paulistana Estudos de Cultura Material

    Campos, Eudes

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo dedica-se a recuperar a memória de antigos palacetes erguidos nas proximidades da Estação da Luz a partir do início da segunda metade do século XIX. Foi por essa época que a região se tornou o primeiro bairro residencial de elite da cidade de São Paulo, concentrando palacetes que expressaram elaborações locais de vertentes do Neoclassismo e do Ecletismo arquitetônicos. Pretende-se, assim, abordar os processos de interpretação que caracterizaram essa produção arquitetônica.

    Abstract in English:

    The present article is dedicated to recover the memory of the old mansions built in the region of Luz Railway Station, from the beginning of the second half of the 19th Century onwards. It was around that time that the region became São Paulo elite's first residential neighbourhood, concentrating mansions that expressed the local elaborations of architectural Neo-classicism and Eclecticism. One intends to approach the interpretation processes that characterised such architectural production.
  • Tecido urbano e mercado imobiliário em São Paulo: metodologia de estudo com base na Décima Urbana de 1809 Estudos de Cultura Material

    Bueno, Beatriz Piccolotto Siqueira

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta uma metodologia inédita de espacialização da Décima Urbana, primeiro imposto predial estabelecido para as cidades brasileiras. Focaliza o caso de São Paulo, em 1809. Os dados recolhidos na documentação textual foram processados em banco de dados e cartografados na primeira planta cadastral da cidade, elaborada pelo engenheiro Carlos Bresser, entre 1844-1847, e confrontados com a documentação iconográfica dos viajantes e de Militão Augusto de Azevedo, de modo a precisar as informações obtidas. A Décima Urbana de 1809 contém informações sobre a localização dos imóveis, seus proprietários, inquilinos, tipologias (casas térreas, sobrados, lojas), finalidades (uso próprio, aluguel), usos (residencial, comercial, misto) e valor, que hoje nos permitem reconstituir hipoteticamente o velho tecido urbano da cidade de São Paulo e aspectos da dinâmica do seu mercado imobiliário em fins do período colonial.

    Abstract in English:

    This article presents a new spatialisation methodology for the Décima Urbana, the first property tax established in Brazilian cities. The case of São Paulo in 1809 is studied. The data gathered from textual documentation was processed in a database and cartographed on the first official city plan, elaborated by engineer Carlos Bresser between 1844-1847, and then confronted with the iconographic documentation produced by visiting travellers and by photographer Militão Augusto de Azevedo, so as to cross-reference the information obtained. The Décima Urbana of 1809 contains data about the siting of buildings, their proprietors, tenants, typology (single and two-storey houses, shops), finalities (own use, rent), uses (residential, commercial, mixed) and value. This allows for the present day hypothetical reconstruction of old São Paulo's urban mesh and of aspects of the real estate market dynamics at the end of the colonial period.
  • Entre arte e propaganda: fotografia e fotomontagem na vanguarda soviética Estudos de Cultura Material

    Fabris, Annateresa

    Abstract in Portuguese:

    Técnica que permite praticar uma arte figurativa e, assim mesmo, moderna, a fotomontagem é muito utilizada pelos artistas da vanguarda soviética. Usada, a princípio, em capas de livros e revistas, ilustrações e cartazes, será colocada a serviço dos objetivos do Partido Comunista por artistas como Klutsis, El Lissitzki e Rodtchenko.

    Abstract in English:

    A technique that allows for a figurative and yet modern art, photomontage was much used by artists of the Soviet avant-garde. Employed at first in book and magazine covers, illustrations and posters, photomontage later suited the ends of the Communist Party in the hands of artists like Klutsis, El Lissitzky and Rodchenko.
  • Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX Estudos de Cultura Material

    Mauad, Ana Maria

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo traz considerações sobre a análise histórica de imagens fotográficas, aplicando as propostas teórico-metodológicas apresentadas a uma série fotográfica composta pelas imagens de duas revistas ilustradas, Careta e O Cruzeiro, publicadas na cidade do Rio de Janeiro entre 1900 e 1960. Por meio da análise da mensagem fotográfica relaciona-se a elaboração dos códigos de comportamento de classe às suas representações sociais.

    Abstract in English:

    This article presents a historical approach for the analysis of photographic images, followed by the application of these theoretical and methodological considerations to a series of photographs issued in two popular magazines, published in the city of Rio de Janeiro between 1900 and 1960. Through the analysis of the photographic message, class behaviour codes are related to their social representations.
  • Familia y sociedad: imágenes y representaciones en el mundo de los exvotos en México en las primeras décadas del siglo XX

    Castillo Troncoso, Alberto del

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo analisa uma série de retábulos populares ou ex-votos religiosos procedentes de dois dos santuários mais importantes da república mexicana: a Basílica de Guadalupe na cidade do México e San Juan de los Lagos na zona central ocidental do país. Estes retábulos contêm diferentes representações da infância e cobrem o período que vai de 1880 a 1940. Neste importante espaço de tempo se registraram a continuidade de um universo tradicional campesino e as rupturas modernas vinculadas a uma sociedade urbana. Os dois eixos temáticos do texto estão relacionados com acidentes e doenças. Considera-se o ex-voto como o produto de um catolicismo popular que manifesta distintas formas de resistência frente ao discurso oficial da doutrina cristã.

    Abstract in Spanish:

    El presente artículo analiza una serie de retablos populares o exvotos religiosos procedentes de dos de los santuarios más importantes de la república mexicana: la Basílica de Guadalupe en la ciudad de México, y San Juan de los Lagos en la zona centro occidental del país. Estos retablos contienen distintas representaciones de la niñez y cubren el período que va de 1880 a 1940. En este importante lapso de tiempo se registran las continuidades de un universo tradicional campesino y las rupturas modernas vinculadas a una sociedad urbana. Los dos ejes temáticos del texto tienen que ver con los accidentes y las enfermedades. En todo momento se considera al exvoto como un producto de un catolicismo popular que manifiesta distintas formas de resistencia frente al dicurso oficial de la doctrina cristiana.

    Abstract in English:

    The present article analyses a series of popular retables and religious ex-votos from one of the most important sanctuaries of the Mexican republic: The Guadalupe Basilica in Mexico City, and San Juan de los Lagos in the Mid-west region of the country. These retables contain distinct representations of childhood and stretch over the period between 1880 and 1940. The continuities of a traditional peasant universe are recorded over this important period of time, as well as the modern ruptures linked to an urban society. One of the thematic axis relate to accidents and to diseases. At every moment the ex-voto is considered a product of popular Catholicism that manifests distinct forms of resistance against the official discourse of the Christian faith.
  • Naturalista e homem público: a trajetória do ilustrado José Bonifácio de Andrada e Silva em sua fase portuguesa (1780 -1819) Documentos

    Varela, Alex Gonçalves; Lopes, Maria Margaret; Fonseca, Maria Rachel Fróes da
  • Proyecto de investigación para la creación de una fototeca digital y un Sistema de Información para Archivos Fotográficos (SIAF)

    Aguayo, Fernando; Green, Andrew; Roca, Lourdes
  • A coleção fotográfica V-8 Documentos

    Gonçalves, Cássia Denise; Marcondes, Marli
  • Restauração do pavilhão, cúpula metálica e luneta equatorial de 32 cm: conjunto arquitetônico do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) Consevação e Restauração

    Granato, Marcus; Brito, Jusselma D. de; Suzuki, Cristiane

    Abstract in Portuguese:

    O Mast é um museu de ciência e tecnologia situado no conjunto arquitetônico e paisagístico que pertenceu ao antigo Observatório Nacional (ON), na cidade do Rio de Janeiro. Esse conjunto, concluído em 1921, é formado por 16 edificações e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1986 e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1987. Dentro desse conjunto, destacam-se os três pavilhões das lunetas equatoriais, exemplos típicos da arquitetura e engenharia para a astronomia. Dois desses pavilhões, sob a guarda do MAST, abrigam as lunetas de 21 e de 32 cm, e um terceiro, sob a guarda do ON, abriga a luneta equatorial de 46 cm. O presente trabalho é produto do esforço realizado pelo MAST para conservar e restaurar as edificações históricas sob sua responsabilidade. Graças a uma parceria com a Fundação Vitae, foi possível desenvolver um trabalho de restauração incluindo todos os aspectos do pavilhão (cúpula metálica móvel, edificação, instrumento científico) e a museografia da área com o objetivo de informar o público visitante sobre os trabalhos de restauração realizados. A partir de pesquisa histórica sobre o conjunto, o projeto foi executado por uma equipe multidisciplinar, num período de dois anos. Foi acompanhado pelo registro fotográfico exaustivo de todas as etapas, incluindo a elaboração do projeto de intervenção desde os levantamentos arquitetônicos e diagnóstico do estado de conservação do conjunto até a restauração propriamente dita. Essa iniciativa é pioneira na América Latina e constitui um exemplo para futuras intervenções em edificações históricas especificamente construídas para uso em ciência e tecnologia.

    Abstract in English:

    MAST is a science and technology museum located in the grounds and architectural complex belonging to the former Observatório Nacional in Rio de Janeiro. This complex, concluded in 1921, comprises of 16 buildings, and was listed by the Artistic and Historic National (1986) and state (1987) Heritage. This complex features three pavilions sheltering the equatorial telescopes, typical examples of architecture and engineering buildings for astronomic purposes. Two of these pavilions, all of which are under the care of MAST, shelter the 21 cm and 32 cm telescopes, plus a third, part of the National Observatory, which houses the 46 cm equatorial telescope. The present study is the result of the work undertaken by MAST to preserve and restore the historical buildings under its responsibility. Thanks to a partnership set up with the Vitae Foundation, it has been possible to develop restoration work covering all aspects of the pavilions (moving metal dome, building, scientific instrument), as well as the area's museography, with a view to informing visitors about the restoration work undertaken. The project, based on the historical research on the complex, was carried out by a multidisciplinary team over two years. Each stage of the work was comprehensively photographed, including the intervention project design, which was based on architectural surveys and the diagnosis of the complex's state of repair, plus the restoration per se. This is a groundbreaking initiative in Latin America and will serve as an example for future actions to be taken on historical buildings, especially those built for scientific and technological purposes.
  • O tecido como assunto: os têxteis e a conservação nas revistas e catálogos dos museus da USP (1895 - 2000) Bibliografia

    Paula, Teresa Cristina Toledo de
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