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Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 12, Número: 1, Publicado: 2004
  • Apresentação

    Samara, Eni de Mesquita
  • O futuro do presente: acervos fotográficos diante do horizonte digital Debates

    Mendes, Ricardo
  • Comentário I Debates

    Camargo, Ana Maria de Almeida
  • Comentário II Debates

    Mauad, Ana Maria
  • Comentário III Debates

    Fadon, Carlos
  • Comentário IV Debates

    Zaher, Celia Ribeiro
  • Comentário V Debates

    Hanns, Daniela Kutschat
  • Comentário VI Debates

    Adams, Gavin
  • Comentário VII Debates

    Breitinger, José Lavaquial
  • Comentário VIII Debates

    Manini, Miriam
  • Comentário IX Debates

    Masiero, Paulo C.
  • Comentário X Debates

    Silva, Rubens Ribeiro Gonçalves da
  • Comentário XI Debates

    Lima, Solange Ferraz de; Carvalho, Vânia Carneiro de
  • Resposta aos comentários Debates

    Mendes, Ricardo
  • Casas de vivenda e de morada: estilo de construção e interior das residências da elite escravista sul-mineira - século XIX Estudos De Cultura Material

    Andrade, Marcos Ferreira de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo investigar aspectos da cultura material da elite escravista do sul de Minas, com destaque para as transformações ocorridas no exterior e interior das casas de moradas. A região passou por significativas transformações após a chegada da Corte ao Brasil, em 1808. Verificou-se uma intensificação do comércio de gêneros voltados para o abastecimento da praça mercantil do Rio de Janeiro, o que possibilitou a ascensão socioeconômica e política de alguns proprietários daquela área ao longo das primeiras décadas do século XIX.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at investigating some aspects of the material culture of the slaving elite from Southern Minas Gerais, with a special attention given to the changes that took place both in the outside and the inside of slave houses. The region suffered considerable changes after the Portuguese court came to Brazil in 1808. There was an intensification of the commerce of those goods directed to supplying the markets of Rio de Janeiro, which allowed for the social-economic and political ascension of some land- and slave-owners from that area along the first decades of the 19th Century.
  • Os interiores domésticos após a expansão da economia exportadora paulista Estudos De Cultura Material

    Araújo, Maria Lucília Viveiros

    Resumo em Português:

    Este artigo se propõe a descrever os interiores domésticos dos paulistanos e a refletir sobre o comércio e a produção artesanal da cidade de São Paulo na primeira metade do Oitocentos. Baseamo-nos principalmente nas informações dos inventários post-mortem da capital. Os memorialistas descreveram a cidade e seu mercado acanhados até o advento do café. Nossa pesquisa, ao contrário, identificou-os muito ativo desde o início do século XIX.

    Resumo em Inglês:

    The present article aims at describing São Paulo city dwellings and at studying its trade and crafts production in the first half of the 19th Century. Our work is chiefly based on information collected from post-mortem inventories registered in São Paulo capital city. Memorialists have described São Paulo city and its market as insignificant until coffee cultivation took over as the main economic activity. However, our research has found out that, on the contrary, the domestic trade had been very active since the beginning of the 19th century.
  • Água de beber: a filtração doméstica e a difusão do filtro de água em São Paulo Estudos De Cultura Material

    Bellingieri, Julio Cesar

    Resumo em Português:

    Este artigo trata do processo de surgimento e difusão do uso do filtro de água no Estado de São Paulo, ao longo do século XX. O filtro de água, conjunto de dois recipientes de argila equipado com vela filtrante, é um produto da indústria cerâmica, uma das primeiras a se desenvolver em São Paulo. A pesquisa mostra que, em São Paulo, no final do século XIX e início do XX, com o aumento da urbanização e o crescimento das cidades, a preocupação com a qualidade da água que se consumia ganhou importância em virtude de graves problemas de saúde pública principalmente epidemias causadas por águas impróprias para beber. Embora já existisse um incipiente mercado de equipamentos domésticos de filtração da água, eles eram ainda importados e de uso restrito. A partir da década de 1910, empresas cerâmicas, de imigrantes portugueses e italianos, passaram a acoplar velas filtrantes a recipientes de argila, dando origem ao filtro de água. Depois dos anos de 1930, o filtro difundiu-se e tornou-se o principal equipamento de filtração doméstica, quando diversas empresas, como Filtros Salus (São Paulo-SP), Pozzani (Jundiaí-SP) e Stéfani (Jaboticabal-SP), especializaram-se nesse produto e passaram a atender ao mercado nacional. Estudar o surgimento e a difusão do filtro de água significa conhecer um dos primeiros bens de consumo da indústria brasileira e, ao mesmo tempo, a história de como a população obtém água para beber.

    Resumo em Inglês:

    This work studies the advent and diffusion of water filter usage in São Paulo State, during the 20th Century. The water filter, a set of two terracotta vessels equipped with a filtering device, was a product of the ceramics industry, one of the first to be developed in São Paulo. This research shows that in São Paulo at the end of 19th and beginning of 20th Centuries, with the growth of cities and rapid urbanisation, a concern about the quality of water increased due to serious public health hazards, mainly epidemics caused by the consumption of unhealthy drinking water. Despite the existence of an incipient market of domestic equipment for water filtration, these were imported and of limited usage. From the 1910's, ceramics companies, owned by Portuguese and Italian immigrants, started installing filtering devices in terracotta vessels, launching the water filter set. It caught on and became the main domestic filtering equipment after the 1930's, when several companies specialized in this kind of product and started catering for the national market, such as Filtros Salus (from São Paulo city), Pozzani (Jundiaí) and Stéfani (Jaboticabal). Studying the advent and diffusion of the water filter entails knowledge about one of the first consumer goods of the Brazilian industry and, at the same time, knowledge about the history of the ways in which the Brazilian population obtained water to drink.
  • Decifrando mapas:sobre o conceito de "território" e suas vinculações com a cartografia Estudos De Cultura Material

    Bueno, Beatriz Piccolotto Siqueira

    Resumo em Português:

    O ensaio versa sobre a documentação cartográfica legada pelos engenheiros militares, em Portugal, no século XVIII. Analisa a dimensão técnica da produção de mapas, focalizando os instrumentos e os métodos empregados nos levantamentos de campo e no desenho de gabinete. Do ponto de vista da cultura material, os mapas são interpretados como artefatos culturais e, portanto, históricos; dessa forma, as particularidades da linguagem cartográfica revelam as concepções de mundo, o estado do conhecimento científico, as convenções e os códigos de representação próprios de cada período. Propõe uma metodologia de análise morfológica da linguagem cartográfica, desconstruindo os diversos estratos da tessitura desse tipo de representação visual. Para tanto, mobiliza um vasto campo de documentos correlatos, heterogêneos, tais como tratados de geometria prática, desenho e arquitetura, contemporâneos ao objeto de estudo.

    Resumo em Inglês:

    This essay studies the cartographic documentation left by military engineers in Portugal, during the 18th Century. The technical dimension of map making is analysed, focusing on the instruments and the methods employed both in field surveys and in subsequent graphic representations. From the point of view of Material Culture, maps are understood as cultural artefacts, therefore historical artefacts; in this sense, the particularities of cartographic language reveal the world conceptions particular to each period. This article proposes a methodology of morphological analysis of the cartographic language, deconstructing the several strata in the organisation of this kind of visual representation. In order to do so, a vast array of heterogeneous correlate documents is mobilised, such as practical geometry, drawing and architecture treatises, contemporary to the period studied.
  • Delineamentos para uma teoria da Museologia Museus

    Cerávolo, Suely Moraes

    Resumo em Português:

    Os delineamentos para modelar uma teoria para a Museologia foram gerados e divulgados no plano internacional a partir de meados dos anos 80 do século XX e se relacionam com a instauração do Comitê Internacional para a Museologia (Icofom), vinculado ao Conselho Internacional de Museus (Icom). As opiniões sobre a natureza do denominado conhecimento museológico foram sendo emitidas sob condições bastante específicas de composição de grupo e de trabalho intelectual. Embora tenham surgido concomitantemente dificuldades com as palavras e com elas o "problema terminológico", ressaltamos aqui a conjuntura que envolveu tal modelagem: o ambiente, os objetivos, o modo como foi sendo composta, os fundamentos que lhe caracterizam e algumas discussões ocorridas relevando aspectos que ficaram como herança para essa área de especialidade.

    Resumo em Inglês:

    The guiding principles in the formulation of a Museology theory were established and disseminated internationally from the mid-1980s, and are related to the creation of the International Committee for Museology (Icofom), associated with the International Council of Museums (Icom). The opinions regarding the nature of so-called museological knowledge were issued under the very specific conditions of each group's composition and of the intellectual work undertook in the occasion. Despite the difficulties with the wording, risen in tandem with the exercise (the "terminology problem"), we focused on the conjuncture that surrounded the formulation: the environment, the aims, the way in which it was composed and the foundations that characterise it, as well as some of the discussions that took place, which revealed aspects that have been handed down as a legacy in this field of specialization.
  • Os visitantes do Museu Paulista: um estudo comparativo com os visitantes da Pinacoteca do Estado e do Museu de Zoologia Museus

    Almeida, Adriana Mortara

    Resumo em Português:

    Neste artigo pretende-se discutir as diferenças entre os públicos de museus de história, arte e ciência, com um aprofundamento nas motivações e expectativas dos visitantes. Para o Museu Paulista apresentarei de forma detalhada a "fala" dos visitantes em relação aos benefícios da visita e ao que mais gostaram, dando uma leitura preliminar de seu conteúdo.Dessa maneira, pensa-se em colaborar para o desenvolvimento dos estudos de públicos no Brasil, ainda pouco sistemáticos, mas que permitem aos museus conhecer seus públicos e assim criar e aperfeiçoar seus programas, de acordo com sua missão, mas com uma visão mais clara dos seus interlocutores/visitantes e até de seus "não-visitantes". Inicialmente, discutirei a questão da tipologia dos museus, por ser a base da hipótese de pesquisa, ou seja, se o perfil, as motivações e expectativas dos públicos variam conforme o tipo de museu. Em seguida, apresentarei referenciais teóricos e estudos que nortearam a metodologia e alguns dos resultados obtidos.Na última parte, descreverei as respostas dos visitantes do Museu Paulista às questões abertas, procurando identificar as leituras das exposições apresentadas, na visão do receptor/visitante.Este trabalho abriu um conjunto de questões para novas investigações sobre as condições dos visitantes e suas leituras das exposições.

    Resumo em Inglês:

    This article presents and discusses the differences between the audiences of history, science and art museums, with emphasis on visitors' motivations and expectations. The "discourse" of Museu Paulista visitors will be described in terms of what they liked most and what benefits they felt they have gained with the visit. The article intends to contribute to Brazilian studies on museums' audiences, an area that is still evolving. Audience surveys may help museums to reorganize their programmes according to their mission, but with a clear view of the interests of their present and potential audiences. Initially, this article debates the issue of the museums' typology as the basis for the research hypothesis: whether the visitors' motivations and expectations vary according to museum type. Then, the theoretical references guiding the methodology will be presented, as well as some empirical results. In the last part, the responses of Museu Paulista visitors are described, presenting their interpretation of the museum's exhibitions, from the receiver/audience's point of view. This paper has brought forth many issues for further investigation on museum attendance and visitor's interpretation of exhibitions.
  • O tratamento das superfícies arquitetônicas como problema teórico da restauração Consevação E Restauração

    Kühl, Beatriz Mugayar

    Resumo em Português:

    O artigo aborda a questão das superfícies arquitetônicas e sua relação com a teoria de restauração. São examinadas com esse intuito, em linhas gerais, as transformações por que passaram as teorias de restauro. Analisam-se também as tendências contemporâneas, com o intuito de averiguar os princípios gerais que deveriam guiar as intervenções. Verificase então o que ocorre na prática de intervenções em superfícies arquitetônicas, notando-se que há uma dissociação entre teoria e prática. Neste texto, procura-se enfatizar a relevância da reflexão teórica para enfrentar os problemas em toda a sua complexidade e como meio eficiente de preservar os aspectos materiais, históricos, formais e simbólicos dos monumentos.

    Resumo em Inglês:

    The article deals with the question of architectural surfaces and their relation with restoration theories. The historical transformations undergone by restoration theories are examined in broad lines. The contemporary tendencies of restoration theories are also analyzed in order to verify the principles that should guide the interventions. The dissociation between theory and practice arises through the analysis of the practice of interventions in architectural surfaces. In this text, the author seeks to place an emphasis on the relevance of reflection on theoretical principles in order to face problems in their full intricacy, and as an efficient means of preserving the material, historic, formal and symbolic values of monuments.
  • A conservação do estandarte da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Consevação E Restauração

    Paula, Teresa Cristina Toledo de; Silveira, Luciana Coutinho da

    Resumo em Português:

    Este texto descreve, com o apoio de desenhos e imagens, os diferentes aspectos considerados no desenvolvimento do trabalho de conservação e restauração de um estandarte de tecido pertencente à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil, realizado entre setembro de 2001 e julho de 2002 no Setor de Têxteis do Museu Paulista da USP. O estandarte, criado em 1918 para representar a Escola de Medicina em desfiles e celebrações públicas, foi encomendado ao pintor Oscar Pereira da Silva e traz os principais símbolos atribuídos à medicina. Confeccionado em tecido de seda verde (cor atribuída à medicina), entretanto, desde muito tempo teve sua cor alterada para amarelo ouro e, como um estandarte cor de ouro, tornou-se o símbolo da escola nas últimas décadas. Este artigo descreve em detalhes o processo de tomada de decisão e o tratamento de conservação realizado.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents different aspects considered in the conservation treatment process of a Medical Science School banner, belonging to the University of São Paulo, Brazil. The banner, created in 1918 to represent the Medical School in parades and public celebrations, was commissioned to Oscar Pereira da Silva, a famous Brazilian painter and it It features the main symbols of the medical sciences. The banner was conceived and made with green silk - as green was (still is) the colour attributed to the medical sciences in Brazil. However, it has turned into a gold colour some considerable time ago, and it was as a gold banner that it became the symbol of the School in the last decades. Books and documents have been published showing the golden symbol. This paper seeks to detail the conservation treatment carried out and the decision-making process involved in the work.
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