Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 15, Issue: 2, Published: 2007
  • Apresentação

    Samara, Eni de Mesquita
  • Vendo o passado: representação e escrita da história Debates

    Guimarães, Manoel Luiz Salgado
  • Comentário I: museu, imagem e temporalidade Debates

    Brefe, Ana Cláudia Fonseca
  • Comentário II: entre história e memória - a visualização do passado em espaços museológicos Debates

    Oliveira, Cecília Helena de Salles
  • Comentário III: quelques remarques sur la tradition et la rupture des entreprises savantes - antiquaires et historiens dans la France éclairée XVIIIème-XIXème siècles

    Poulot, Dominique
  • Comentário IV Debates

    Murguia, Eduardo Ismael
  • Comentário V: o passado tem um futuro? Debates

    Saliba, Elias Thomé
  • Comentário VI: para ver o passado e imaginar a historiografia Debates

    Marshall, Francisco
  • Comentário VII Debates

    Ramos, Francisco Régis Lopes
  • Comentário VIII: sobre o campo de visibilidade - entre o passado e o futuro Debates

    Schiavinatto, Iara Lis
  • Comentário IX: historicizando as representações do passado Debates

    Gonçalves, José Reginaldo Santos
  • Comentário X Debates

    Abreu, Regina
  • Comentário XI Debates

    Martinez, Paulo Henrique
  • Comentário XII: visões, visualizações e usos do passado Debates

    Meneses, Ulpiano T. Bezerra de
  • A propósito dos comentários Debates

    Guimarães, Manoel Luiz Salgado
  • A arquitetura moderna diante da esfinge ou a nova monumentalidade: uma análise do Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial, Rio de Janeiro Estudos de Cultura Material

    Rocha, Ricardo de Souza

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho pretende analisar o Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial (1956-60), projeto de Marcos Konder Netto e Hélio Ribas Marinho, localizado no Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro. Inicialmente, são feitos comentários a respeito dos debates, no interior do Movimento Moderno, sobre a necessidade de uma nova monumentalidade; em seguida, são discutidas a inserção da obra no contexto urbano do Rio de Janeiro e sua materialidade específica; finalmente, é proposta uma hipótese para a compreensão do monumento moderno.

    Abstract in English:

    The purpose of this paper is to analyze the National Memorial to the World War II Dead (1956-60), a monument designed by Marcos Konder Netto and Hélio Ribas Marinho, and located in Flamengo Park, Rio de Janeiro. We start by commenting on the debates that were going on within the Modernist movement about the need for a new monumentality. Then, we examine the memorial against the urban landscape of Rio de Janeiro and its specific architectural language. Finally, we make an effort to explain the apparent paradox found in modern monuments.
  • Honores y renuncias: la escultora argentina Lola Mora y la fuente de los debates

    Corsani, Patricia Viviana

    Abstract in Portuguese:

    Lola Mora (1867-1936) foi a mais aclamada e discutida escultora argentina dos últimos anos do século XIX e do início do século XX. A imprensa escrita de Buenos Aires acompanhou o desenvolvimento de sua carreira artística desde a sua chegada de uma viagem de estudos em 1900 e a converteu em protagonista principal, monopolizando assim a atenção dos colunistas. O tema desta pesquisa é uma de suas obras mais famosas, a Fonte das Nereidas, popularmente conhecida como a Fonte de Lola Mora. Trata-se de um conjunto escultural em mármore de Carrara, inaugurado em 21 de maio de 1903, no Paseo de Julio. Nossa investigação abordará as questões debatidas em torno desse conjunto escultural quanto à sua localização original em 1903, que transformaram a discussão em um processo singular, pois, até hoje, nunca houve debates com tais características sobre uma obra decorativa para a cidade.

    Abstract in Spanish:

    Lola Mora (1867-1936) fue la más halagada y discutida escultora argentina de los últimos años del siglo XIX y comienzos del siglo XX. La prensa escrita de Buenos Aires sigue el desarrollo de su carrera artística desde la llegada del viaje de estudios en 1900 y la convierte en protagonista principal monopolizando así la atención de los cronistas. El tema de este trabajo de investigación es una de sus obras más conocidas: la Fuente de las Nereidas o denominada popularmente Fuente de Lola Mora, conjunto escultórico de mármol de Carrara que se inaugura el 21 de mayo de 1903 en el Paseo de Julio. Esta investigación abordará las cuestiones que se debatieron en torno a este conjunto escultórico en relación al emplazamiento original en 1903, que lo transforma en un proceso particular ya que hasta ese momento nunca se habían producido discusiones de tales características en torno a una obra decorativa para la ciudad.

    Abstract in English:

    Lola Mora (1867-1936) was the most widely acclaimed and discussed Argentine sculptress of the late 19th and early 20th century. The written press of Buenos Aires began to follow the development of her artistic career as soon as she returned from an academic program abroad in 1900, and placed her at the center stage, thus monopolizing all the columnists' attention. This research revolves around one of her most famous works, namely the Fountain of the Nereids, popularly known as Lola Mora's Fountain. It is a sculptural group carved in Carrara marble and inaugurated on May 21, 1903, on Paseo de Julio. We will be examining the issues that were debated around this sculptural group as to its original location in 1903, which turned the discussion into a unique process, because so far no debate of this nature has ever taken place around an ornamental work for the city.
  • Transformações no espaço doméstico: o fogão a gás e a cozinha paulistana, 1870-1930 Estudos de Cultura Material

    Silva, João Luiz Maximo da

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo estuda algumas das transformações na cozinha paulistana, produzidas entre o último quartel do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, pela introdução de novas premissas sanitárias, levadas a cabo por autoridades médicas e pela municipalidade. Além disso, procuramos discutir o papel das principais empresas de energia, como a The San Paulo Gas Company e, mais tarde, a The São Paulo Tramway Light and Power Company, na promoção da tecnologia do gás, e principalmente do fogão a gás - que elas oporão aos fogões a lenha e carvão. Estas empresas tiveram um importante papel na circulação de novas idéias de racionalização e higiene, contribuindo para a renovação do espaço doméstico que, pela tecnologia, passa a depender de um "sistema" de infra-estrutura destinado a articular, de uma forma inédita, o espaço privado ao espaço público.

    Abstract in English:

    This article examines some of the transformations in the kitchens of São Paulo brought about by the introduction of new sanitary concepts that were put into effect by medical and local government authorities in the last quarter of the 19th century and in the first three decades of the 20th century. In addition, we discuss the role played by the main energy companies, like The San Paulo Gas Company and, later, The São Paulo Tramway Light and Power Company in promoting the adoption of gas technologies, mainly the gas stove, as opposed to the use of firewood or charcoal for cooking. These companies played a key role in disseminating the new ideas about rationalization and hygiene, which contributed to change the household. Because of technology, the latter became dependent upon an infrastructure "system" that would articulate the private space with the public space in an unprecedented way.
  • Alimentação popular em São Paulo (1920 a 1950): políticas públicas, discursos técnicos e práticas profissionais Estudos de Cultura Material

    Rodrigues, Jaime

    Abstract in Portuguese:

    O artigo discute a construção da idéia de alimentação popular nos meios intelectuais em São Paulo, na primeira metade do século XX. Para isso, reconstitui, como motivos da má alimentação, elementos do debate em torno da renda e da ignorância dos mais pobres. Identificado o problema, as propostas de intervenção e as políticas públicas concentraram-se em alguns setores, abordados neste trabalho: métodos para a formação de educadores sanitários aptos a atuar também na educação alimentar; campanhas de instrução popular e criação de novos lugares de aprendizado (além das escolas, os centros de saúde e os lares); merenda escolar e outras alternativas de alimentação nas escolas; e diagnósticos referentes ao conteúdo e à forma da alimentação dos operários. Traduzidas em discurso técnico-científicos, as propostas e políticas implementadas na cidade deixaram indícios em documentação de suporte e tipologia variados (fotografias, cartilhas, cartazes, cadernetas de inquéritos e textos acadêmicos).

    Abstract in English:

    This article discusses how the concept of "lower-class eating habits" came about and developed in the intellectual circles of São Paulo during the first half of the 20th century. It starts by reconstructing the elements of the debate around the income and ignorance of the underprivileged as the main reasons behind their bad eating habits. Then, it looks at the focal points for interventions and public policies proposed by the government to deal with the problem thus identified, namely: training methods to produce sanitation counselors capable of offering dietary guidance as well; popular educational campaigns and new learning sites in addition to schools (e.g. healthcare centers and households); lunch and other means of offering food at schools; and diagnostic studies about food intake and eating habits among laborers. Because they were translated into technical and scientific language, the proposals and policies implemented in São Paulo left traces in a variety of supporting documents and media (photographs, primers, posters, inquiry notebooks, and academic literature).
  • Hospitais: espaços de cura e lugares de memória da saúde Estudos de Cultura Material

    Sanglard, Gisele

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo pretende analisar o Hospital Gaffrée e Guinle, construído na década de 1920, na cidade do Rio de Janeiro, em um processo de tomada de controle, pela administração pública, da gestão da assistência hospitalar na capital federal. Esse hospital representa o encontro da filantropia com um projeto de saúde pública posto em prática no Distrito Federal à mesma época. A instituição sintetiza também o desenvolvimento da medicina e sua tradução na arquitetura hospitalar, bem como a efervescência intelectual do período, mais especificamente das idéias nacionalistas, interpretadas tanto na escolha do estilo arquitetônico - o neocolonial - quanto na questão da salvação da raça através do combate e controle da sífilis.

    Abstract in English:

    This paper analyzes the Gaffrée & Guinle Hospital, built in Rio de Janeiro during the 1920s as the result of a process whereby the government took over the management of hospital care in the federal capital. The hospital is the point of convergence between philanthropy and a public healthcare project implemented in the Federal District at that time. It also synthesizes the development of medicine and how the latter translates into hospital architecture, as well as the intellectual effervescence at the time, more specifically the nationalist ideas which can be identified both in the choice of architectural style - namely the neocolonial - and in the theme of salvation of a race through the combat and control of syphilis.
  • Le musée d’histoire en France entre traditions nationales et soucis identitaires

    Poulot, Dominique

    Abstract in Portuguese:

    Os museus de história na França conheceram, durante as últimas décadas, rápidas mudanças marcadas por uma série de construções ou reformas. A história desses canteiros de obra, que se deu mais tarde em comparação às intervenções em outros tipos de museu, permite-nos questionar as novas relações tecidas, nessas ocasiões, entre os museus de história e a historiografia erudita. Constata-se que o museu de história é hoje mais um museu do presente do que um museu erudito, no sentido tradicional do termo. Sem se prender à nostalgia, o museu ideal deve elaborar uma nova representação do ?patrimônio?, concebendo-o como uma dinâmica inédita dentro da sociedade. O desafio consiste em recusar uma ?mercantilização? espetacular da história que exclua a abordagem crítica e erudita, combatendo, ao mesmo tempo, o possível desaparecimento da especificidade museográfica por trás do raro saber histórico à custa das reivindicações da memória social. Nessas condições, a relação entre o patrimônio e a historiografia torna-se o principal desafio para os museus de história.

    Abstract in French:

    Les musées d’histoire ont connu durant les dernières décennies en France des mutations rapides, marquées par une série de constructions ou de rénovations. L’histoire de tels chantiers, intervenus plus tardivement par rapport aux autres types de musées, permet de s’interroger sur les rapports nouveaux tissés à ces occasions entre musées d’histoire et historiographie savante. On constate que le musée d’histoire, aujourd’hui, est davantage un musée du présent qu’un musée érudit au sens traditionnel du terme. Refusant la nostalgie, le musée idéal doit élaborer une nouvelle représentation du patrimoine conçue comme une dynamique inédite du « patrimoine » dans la société. L’enjeu est de refuser une marchandisation spectaculaire de l’histoire qui exclut l’approche critique et savante, tout en combattant l’éventuelle disparition de la spécificité muséographique derrière le seul savoir historien, aux dépens des revendications de la mémoire sociale. Dans ces conditions, le rapport du patrimoine et de l’écriture de l’histoire devient un enjeu central pour les musées d’histoire.

    Abstract in English:

    The museums of history have known some spectacular changes in contemporary France for two decades. New buildings have been constructed, and a lot of old ones have been renovated. The study of some specific cases, for example the museums devoted to the history of World War II, or to the history of migrations, demonstrates how museology is nowadays far from the pure illustration of erudite knowledge. The ideal museum of french history is today a museum very concerned by the present state of affairs, the political agenda or the social agency. Its aims are linked to the consciousness of « heritage » in the contemporary society. One difficulty is not to becoming a commercial product, a kind of entertainment, or of « edutainment » for kids. The challenge is to play the role of a place of memory, or even to figure a tool for collective thinking about the new stakes of national identity.
  • Restauração do círculo meridiano de Gautier e reabilitação do pavilhão correspondente: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) Consevação e Restauração

    Granato, Marcus; Costa, Ive Luciana Coelho da; Martins, Antonio Carlos; Reis, Durval Costa; Suzuki, Cristiane

    Abstract in Portuguese:

    O MAST é um museu de ciência e técnica situado no conjunto arquitetônico e paisagístico do antigo Observatório Nacional, na cidade do Rio de Janeiro. No âmbito da criação do museu, o patrimônio de valor histórico ali existente - composto por 16 edificações, as coleções de instrumentos científicos e outras significativas, como a de mobiliário, relacionados à período importante da história da ciência do Brasil - foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1986, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 1987. Em continuidade a trabalhos anteriores de intervenção, foi possível desenvolver, através de uma parceria com a Fundação Vitae, este trabalho de restauração e reabilitação de partes importantes do patrimônio sob a guarda do MAST. O projeto foi realizado por uma equipe multidisciplinar, a partir de pesquisa histórica sobre o instrumento e seu abrigo, num período de três anos, e acompanhado pelo registro fotográfico exaustivo de todas as etapas, contemplando o diagnóstico do estado de conservação, a restauração do círculo meridiano, a reabilitação do pavilhão e colocação do instrumento em seu local original, além da museografia da área, que informa ao público visitante os trabalhos de restauração realizados. O instrumento restaurado, desmontado desde a década de 1960, encontrava-se em alto risco de perda; a cobertura do pavilhão que o abrigava fora demolida na década de 1980, restando um vestíbulo e a base do abrigo meridiano, em risco de desabamento parcial. A filosofia de intervenção no instrumento foi não de restituir seu funcionamento, mas permitir a sua visualização e compreensão pelo público, no espaço museológico criado. Foi privilegiada a dimensão de potencial de comunicação do objeto e reconstruído um abrigo para o instrumento: uma cobertura metálica em volumetria e aspecto similar à original, mas com uso diferente, que não permite a investigação em astronomia, mas protege o espaço museológico e compõe, de forma harmoniosa, o conjunto arquitetônico tombado.

    Abstract in English:

    MAST is a science and technology museum located on the premises of and within the architectural complex belonging to the former National Observatory of Rio de Janeiro. Soon after the museum was created, the historical heritage existing there - which pertains to a significant period of the history of science in Brazil - was listed by the Brazilian National Heritage Institute (Iphan) and the Rio de Janeiro State Cultural Heritage Institute (Inepac) in 1986 and 1987, respectively. The listed heritage comprises 16 buildings as well as a collection of scientific instruments and other significant artifacts, including a collection of furniture. Following on from previous interventions on the instruments in the collection and the astronomy domes within the campus, the restoration and rehabilitation of significant parts of the listed heritage under MAST’s responsibility were made possible through a partnership with VITAE Foundation. The project was carried out by a multidisciplinary team and based on historical research into the meridian circle and its shelter over a period of three years. It was accompanied by an exhaustive photographic recording of each stage of the project, including a diagnosis of the instrument’s upkeep and its restoration, the rehabilitation of the pavilion, and the replacement of the instrument to its original position, as well as a description of the museum to provide the visitors with information about the restoration work carried out. It should be noted that the restored instrument was at great risk of being lost, as it had been left disassembled since the 1960s, and the top part of the dome that sheltered it had been demolished in the 1980s, leaving just a vestibule and the base of the dome, part of which was in danger of collapsing. The rationale behind this intervention was not to put the instrument back in working order, but to allow it to be viewed and understood by the public within the museum space that was created. The project highlighted the object’s power of communication. As for the dome, a shelter was built for the instrument using a metal cover similar to the original in volume and appearance, but with a different function, i.e. it is no longer designed for astronomical investigation, but rather to protect the exhibition space and merge harmoniously with the rest of the listed architectural complex.
  • Errata Errata

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