Acessibilidade / Reportar erro
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 16, Número: 2, Publicado: 2008
  • Apresentação

    Oliveira, Cecilia Helena de Salles
  • O 'homem de invenções' e as 'recompensas nacionais': notas sobre H. Florence e L. J. M. Daguerre Estudos De Cultura Material

    Turazzi, Maria Inez

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta e contextualiza uma correspondência inédita, encontrada no Centre des archives diplomatiques de Nantes (França), sobre a invenção da "polygraphia" pelo francês Antoine Hercule Romuald Florence (1804-1879). Florence residia no Brasil, na vila de São Carlos, atual cidade de Campinas, quando encaminhou ao Ministério do Interior da França, em 1831, um pedido de recompensa por ter inventado um processo de impressão multifuncional. Ele jamais receberia qualquer resposta do governo francês para essa petição. Mesmo assim, dedicou o resto de sua vida a outras invenções e experimentos, entre os quais a fotografia, legando à posteridade o relato dessas iniciativas e a frustração de não ter sido reconhecido em seu país de origem como o primeiro a concebê-las. Celebrado em sua época como o inventor da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico mundialmente conhecido, Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851) também foi alvo de variadas formas de desprestígio em seu país natal e só mais recentemente sua figura começa a ser reabilitada pela historiografia francesa. Florence, por sua vez, é hoje reconhecido no Brasil e no exterior como um dos múltiplos inventores de processos fotográficos, ao lado do próprio Daguerre. Observando-se as histórias de vida e os relatos biográficos sobre Florence e Daguerre, podem ser confrontadas as redes de sociabilidade, as estratégias de valorização e as formas de reconhecimento de dois "homens de invenções" do século XIX, situados em contextos culturais muito distintos e, ao mesmo tempo, interligados.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents and contextualizes mail never published before found in the Centre des Archives Diplomatiques de Nantes (France) about the invention of the "polygraphy" by the Frenchman Antoine Hercule Romuald Florence (1804-1879). In 1831, Florence was living in the village of São Carlos, Brazil, nowadays a city called Campinas, when he forwarded to the Ministry of Interior of France a request for a reward for having developed a multifunctional printing process. He never received any answer from the French government. Nevertheless, he dedicated the rest of his life to other inventions and experiments, among them photography. He left as legacy reports on such initiatives and on his frustration for not being recognized in his home country as the first one to conceive them. Celebrated in his time as the inventor of the daguerreotype, the first photographic process known worldwide, Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851) also faced criticism in his home country, and only recently started being redeemed by French historiography. Florence, for his turn, is recognized nowadays in Brazil and abroad, as one of the several inventors of photographic processes, along with Daguerre himself. The life stories and biographic accounts of Florence and Daguerre give us an opportunity to compare sociability networks, valorization strategies and ways of recognition of two of 19th century "men of inventions" which lived in very different cultural contexts but, at the same time, interconnected.
  • Art déco e indústria: Brasil, décadas de 1930 e 1940 Estudos De Cultura Material

    Correia, Telma de Barros

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa as características assumidas pela arquitetura de tendência art déco em construções ligadas à indústria - moradias, igrejas, escolas, clubes, fábricas etc. - erguidas no Brasil nas décadas de 1930 e 1940, investigando o repertório formal utilizado em diferentes tipologias. Faz uma análise mais detalhada das construções criadas pela Companhia Industrial Fiação de Tecidos Goyanna, em Pernambuco, no período entre 1937 e o final da década de 1940. Trata-se de um conjunto notável pela unidade formal, vinculada à linguagem art déco, e pelo emprego de soluções inovadoras em termos de forma e de programa.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to analyze the characteristics of Art Deco tendencies in buildings related to the industry - as houses, churches, schools, clubs, plants etc - in Brazil during the 1930s and 1940s. It studies the formal repertory used in different types of construction and develops a more detailed analysis of a complex of constructions by the firm Companhia Industrial Fiação de Tecidos Goyanna, in the state of Pernambuco, built during the period between 1937 and the end of 1940s. The presented group of constructions is notable for the formal coherence, associated with the Art Deco language, and for the use of innovative program and form solutions.
  • Insetos em presépios e as "formigas vestidas" de Jules Martin (1832-1906): uma curiosa manufatura paulistana do final do século XIX Estudos De Cultura Material

    Teixeira, Dante Martins; Papavero, Nelson; Monné, Miguel Angel

    Resumo em Português:

    Encontrados no Brasil desde os primórdios da colonização portuguesa, os presépios logo tiveram de adaptar-se à realidade local, circunstância muito propícia ao aparecimento de concepções heterodoxas e ao emprego de elementos exóticos da fauna e flora de cada região. Como registros envolvendo insetos são muito pouco comuns, chama a atenção que fêmeas de saúva, Atta sp. (Hymenoptera, Formicidae), tenham sido aproveitadas na composição de presépios no estado de São Paulo. Tendo subsistido pelo menos até a década 1960, os "presépios de formigas" existentes em cidades como Embu das Artes poderiam estar relacionados às "formigas vestidas" criadas por Jules Martin, curiosa manufatura paulistana do último quartel do século XIX.

    Resumo em Inglês:

    Present in Brazil since the beginning of Portuguese colonization, crèche nativity scenes were soon adapted to local reality, a propitious circumstance for the appearance of heterodox conceptions and the use of exotic elements of the fauna and flora peculiar to each region. As records about insects are very uncommon, it is noteworthy that females of leaf-cutting ants, Atta sp. (Hymenoptera, Formicidae), were used to compose crèche nativity scenes in São Paulo State. Having subsisted at least up to the decade of 1960, the "ant crèches" of cities such as Embu das Artes could be related to the then famous "dressed ants" created by Jules Martin, a curious manufacture of the city of São Paulo in the last quarter of the 19th century.
  • Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970 Museus

    Costa, Helouise

    Resumo em Português:

    Este ensaio visa sistematizar os primeiros resultados de uma pesquisa, ainda em curso, sobre o processo de legitimação da fotografia pelo sistema de arte no Brasil, cujo foco principal é o museu. Os museus de arte da cidade de São Paulo foram escolhidos para dar início a essa investigação. Primeiramente, será abordada, em linhas gerais, a presença da fotografia no Museu de Arte Moderna de São Paulo e na Bienal de São Paulo, dada a vinculação de origem do Museu de Arte Contemporânea com essas duas instituições paulistanas. Na seqüência será analisada a formação do acervo fotográfico do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo durante a década de 1970. Por fim, esse percurso permitirá observar que a atuação de Walter Zanini, o primeiro diretor do Museu, e as particularidades da posição do MAC-USP no sistema de arte no Brasil naquele período resultaram no entendimento da fotografia prioritariamente no âmbito da arte contemporânea de caráter experimental e não como obra de arte autônoma, segundo os princípios da chamada fotografia artística.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the first findings of a research still under development about the process of legitimation of photography as a kind of art by the artistic scene in Brazil. The art museums of the city of São Paulo were chosen for starting that research. Initially, we will be investigating the presence of photography at the Contemporary Art Museum of São Paulo and at the Biennial of São Paulo, as the origin of the Contemporary Art Museum is tided to those two institutions. Following, the arrangement of the photographic technical reserve of the Contemporary Art Museum in the 1970s will be analyzed. This study will be focusing on the work of Walter Zanini, as the first director of the museum, and on the particularities of MAC-USP position in the art system in Brazil which resulted in the understanding of photography as belonging to the sphere of contemporary art in an experimental way and not as an autonomous work of art, according to the principals of the so called artistic photography.
  • Os museus históricos e pedagógicos do estado de São Paulo Museus

    Misan, Simona

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa a criação da rede de museus históricos e pedagógicos do estado de São Paulo entre os anos de 1956 e 1973, sobretudo quanto ao conceito de criação, de programa e de função de museu na sociedade. Tal análise estende-se ao final da década de 1990, quando a tutela dos museus, até então estadual, é transferida às cidades por meio do processo de municipalização, coordenado pelo Departamento de Museus e Arquivos, da Secretaria de Estado da Cultura (Dema-SEC). Em meio a outras iniciativas nos campos da educação e da cultura, aborda a correspondência existente entre a implantação da rede desses museus e antigas necessidades de afirmação identitária, ao evidenciar, por meio de projetos desta natureza, o caráter hegemônico do Estado e sua atuação em campos como o da história, o da educação e o da cultura. Isso permitiu alinhar a iniciativa de criação dos museus a outras anteriormente promovidas pelo estado de São Paulo e possibilitar que o tema escapasse de um prolongado isolamento no estudo da história paulista. Trata, também, da trama de relações existentes entre diversos setores ligados aos museus - educação, cultura, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), poder público e sociedade. A hipótese central é de que a implantação desses museus correspondeu plenamente às aspirações da sociedade de uma época, ao mesmo tempo em que evidencia a lógica da ideação que determinou o modo característico de atuação dos museus nos anos em que estiveram sob a tutela do governo estadual, propondo, assim, entendê-los como paradigma de "museu histórico do estado de São Paulo".

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes the creation of the Historical and Pedagogical Museums network in the State of São Paulo between 1956 and 1973, mainly taking into consideration the concept for creation, the program, and the role of the museum in society. This work covers a period until the end of the 1990's, when the curators of the museums, which belonged to the State until that time, was transferred to the municipalities by means of a "municipalization" process coordinated by the Department of Museums and Archives of the State Department of Cultural Affairs (DEMA-SEC). It also shows that the implementation of this museums network - among other initiatives in the fields of education and of culture - addressed earlier needs of asserting an identity, emphasizing through projects of this type the hegemonic character of the State. This allowed to align the initiative of creating the museums with others actions carried out by the State before, and also enabled that this topic was take out from its long isolation from the study of State history. It also considers the web of relationships existing among the various sectors with which museums were connected, such as education, culture, and the São Paulo Historical and Geographical Institute, the Government, and Society. The implementation of Historical and Pedagogical Museums by means of State action, through its Departments of Education (from 1956 to 1968) and Cultural Affairs (from 1968 to 1998) was one of the ways through which the Government orientated its activities during those years in the fields of history, education and culture. The central thesis is that the implementation of these museums has fully addressed the aspirations of society at the time, while, at the same time, underscoring the logic behind the ideation that has oriented the characteristic mode of operation of museums during the years in which their curatorship was exercised by the Government, and proposes to consider them as a paradigm for "historical museums of the State of São Paulo".
  • Exposições em museus de ciências: reflexões e critérios para análise Museus

    Chelini, Maria-Júlia Estefânia; Lopes, Sônia Godoy Bueno de Carvalho

    Resumo em Português:

    Hoje, no que diz respeito à sua interface direta com o público, os museus são considerados, em teoria, instituições com objetivos variados, como educação, lazer, informação e inclusão social. Neste contexto, as exposições aparecem como elemento fundamental da relação entre museus e sociedade, e a expografia torna-se, portanto, ferramenta de comunicação essencial para a efetividade do processo de divulgação. Mas, como se dá a comunicação nestes espaços? Trata-se o presente, de uma reflexão acerca das estratégias de comunicação nas exposições em museus de ciências e sua eficácia. Foram selecionadas três temáticas, a primeira delas é a dos tipos de exposição, e entre as numerosas possibilidades de categorização, optou-se por aquelas descritas por Dean (2003) e Davallon (1986 e 1989). Outra questão discutida é a do uso do objeto, tido, dentre as diferentes mídias a que se pode recorrer em uma exposição, como o diferencial do museu. Por fim, discute-se a questão da interatividade, por vezes reduzida à manipulação, a partir dos níveis propostos por Wagensberg (2000). Apontam-se exemplificações dessas temáticas na exposição de longa duração Pesquisa em Zoologia: a biodiversidade sob o olhar do zoólogo, inaugurada pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo em setembro de 2002.

    Resumo em Inglês:

    In respect to their direct interface with the public, museums nowadays are considered, in theory, institutions with a wide reach such as education, leisure, information and social inclusion. In this context, exhibitions emerge as a fundamental component in the relation between museums and society, and expography becomes an essential communicating tool for the effectiveness of the public communication process. But, how does this communication process occur in these places? The present work brings up a discussion on communication strategies in science museums and their effectiveness, focusing on three main themes. The first one refers to the different types of exhibitions and, although there are innumerous possibilities for classification, the ones described by Dean (2003) and Davallon (1986 and 1989) were followed here. Another question is the use of objects, considered, among the different media to which we can resource to in an exhibition, capable of making the museum stand out. Finally, we discuss the interactivity, sometimes reduced to manipulation, according to the levels described by Wagensberg (2000). Examples of these questions are indicated in the long-term exhibition Pesquisa em Zoologia: A Diversidade sob o Olhar do Zoólogo (Research in Zoology: Biodiversity through the eyes of a zoologist) that was opened at the Zoology Museum of the University of São Paulo in September 2002.
  • De Plenderleith a Al Gore: o ideário vigente na conservação de bens culturais móveis no século XXI Consevação E Restauração

    Paula, Teresa Cristina Toledo de

    Resumo em Português:

    O texto discute idéias predominantes, hoje, nas práticas de conservação de bens culturais móveis no Ocidente. São apontadas, também, algumas tendências de pensamento em diferentes contextos de trabalho, identificando-se eventuais mudanças e semelhanças entre as idéias anteriormente vigentes e aquelas que muito provavelmente sejam, já, um legado para este novo século.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the prevailing concepts referring to the conservation of cultural heritage collections. Some trends such as some lines of thought are also indicated, identifying occasional changes and similarities among the ideas previously in force and those that, probably, are already a legacy for this new century.
  • Visões plurais em um único olhar: a experiência fotográfica de Marcel Gautherot, 1940-1960 Bibliografia

    Mauad, Ana Maria
Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br