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Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 16, Número: 1, Publicado: 2008
  • Apresentação

    Oliveira, Cecilia Helena de Salles
  • O sincretismo de culturas sob a ótica da arquitetura vernácula do imigrante japonês na cidade de Registro, São Paulo Estudos De Cultura Material

    Gonçalves, Rogério Bessa

    Resumo em Português:

    O presente artigo aborda os métodos construtivos empregados pelos imigrantes japoneses que vieram, em 1918, para a cidade de Registro, na região do Vale do Ribeira do Iguape, no estado de São Paulo. A vinda dessa nova frente de imigração foi incentivada pelo Governo do Estado, com o propósito de promover o processo de colonização, bem como de estimular o desenvolvimento econômico do Vale do Ribeira do Iguape por meio da expansão da cultura do café para a região. As características dessa frente de imigração são muito diferenciadas em relação às demais, tendo em vista que os que dela faziam parte chegaram ao Brasil como proprietários de terras e com apoio financeiro e logístico oferecido por uma empresa particular japonesa, responsável por gerenciar o empreendimento. Esses imigrantes, portanto, contaram com auxílio de uma complexa infra-estrutura, cujo objetivo era viabilizar a sua missão de desenvolvimento da região. Mesmo tendo essa particularidade lhes proporcionado a liberdade de recriar sua cultura em solo brasileiro, a realidade do novo habitat forçou-os a reinterpretar seus hábitos culturais ante as novas circunstâncias físicas, econômicas e sociais encontradas. A fim de entender esse processo de adaptação, foi realizado um estudo dos métodos construtivos empregados em suas edificações, baseado nos conhecimentos desses imigrantes sobre sua arquitetura tradicional. Essa análise permitiu examinar o longo processo de sincretismo entre a cultura oriental e o conhecimento construtivo vernáculo dos habitantes do Vale do Ribeira do Iguape.

    Resumo em Inglês:

    The present article addresses the methods of construction employed by Japanese immigrants, who settled the city of Registro, in the region of the Ribeira valley of Iguape, located in the State of Sao Paulo, in the year of 1918. This settlement received incentives from the State Government of Sao Paulo, in order to promote the colonization of the Ribeira valley of Iguape, as well as to boost local economical development, by means of expanding the agricultural production of coffee to this region. The characteristics of this group of immigrants were notably different from others, due to fact that they arrived in Brazil already as landholders, sponsored financially and logistically by a Japanese private company, which was responsible for the management of this enterprise. These immigrants could count on a complex infrastructure, which aided them in their mission to advance the development of this region. Even though the particularities of this group of immigrants gave them a certain amount of freedom to recreate their own culture in Brazilian land, the reality of this new environment, its new physical, economical and social contingencies forced them to reinterpret their cultural traditions and customs. In order to understand this adaptation process, a study of the construction methods employed by this group of immigrants in their buildings was undertaken, based on their knowledge of traditional Japanese architecture. This study rendered possible the analysis of a long process of cultural syncretism between oriental culture and the vernacular architecture of the inhabitants of the Ribeira valley of Iguape.
  • Chalés paulistanos Estudos De Cultura Material

    Campos, Eudes

    Resumo em Português:

    O presente artigo estuda a origem, o desenvolvimento e a decadência, no ambiente urbano paulistano, de um tipo de construção denominado chalé. Fruto do Romantismo do século XIX, e muito popular no último terço do oitocentismo, o chalé assumiu alto valor simbólico - embora de significado ambíguo -, por estar ligado tanto à noção de uma idealizada vida campestre, quanto à de modernidade técnica, que então se introduzia em São Paulo. Popularizou-se em razão da facilidade de importação de material de construção industrializado e expandiu-se durante a onda construtiva que atingiu a capital paulista a partir do ano de 1875. Em fins do Império, foi objeto de medidas restritivas municipais por ter sido considerada desregrada sua proliferação no espaço urbano da cidade. E, a partir do começo do século XX, a transformação do gosto, as reformas urbanísticas então encetadas no Centro paulistano (1902-1914) e o desejo de construir um novo cenário urbano segundo o sistema de valores e os interesses das camadas hegemônicas contribuíram para o seu gradativo desaparecimento.

    Resumo em Inglês:

    This article studies the origins, flourishment and decadence of a certain style of building, known as swiss cottages or chalets, in the urban environment of Sao Paulo. Its source is found in 19th century romanticism and in the last quarter of the eighteen hundreds this kind of construction was very popular. At this time it had taken on a high symbolic value - although of an ambiguous nature - for it was both intimately associated to an idealization of country life and to technological modernity, which was then being ushered in the city of Sao Paulo. It became very popular on account of the availability of industrialized construction material for importation and it expanded during a construction boom that attained the city of Sao Paulo, after 1875. On the downfall of Brazilian monarchy, it gradually disappeared, as it became the object of restrictive measures from the local county, which considered its proliferation unruly. From the beginning of the XXth century, there was a change in public taste and urban reforms were implemented in downtown Sao Paulo (1902 to 1914), which was followed by a desire for a new urban scene, more in touch with the system of values and interests of hegemonic sectors of the local political elite.
  • Arquitetura residencial verticalizada em São Paulo nas décadas de 1930 e 1940 Estudos De Cultura Material

    Pinheiro, Maria Lúcia Bressan

    Resumo em Português:

    O presente trabalho aborda o tema, ainda pouco estudado, da arquitetura residencial verticalizada em São Paulo, nas décadas de 1930 e 1940. A partir de alguns estudos de caso representativos, são apresentadas observações relativas a aspectos como: as estratégias de disseminação da nova forma de morar; as opções estéticas disponíveis; a definição dos programas das unidades e as soluções de planta desenvolvidas. Espera-se evidenciar a riqueza e complexidade do assunto, que se configura não apenas como importante tema da história da arquitetura paulistana, mas, principalmente, como significativo patrimônio cultural da cidade, a ser conhecido e protegido.

    Resumo em Inglês:

    The present work addresses the topic, as yet scarcely studied, of high-rise residential architecture in Sao Paulo during the 1940s and 50s. Supported by some representative case studies, observations were drawn on the following aspects: the strategies used to propagate this new dwelling form, the available aesthetical options for these buildings, the definition of these units' purposes and uses and the development of ground plan architectural solutions. This article aims to render evident the great value and complexity of its subject matter, which is not only extremely important as a theme of Sao Paulo's architectural history, but also, and foremostly, as a significant cultural heritage of this city, which should be acknowledged and safeguarded.
  • O trânsito dos ornatos: modelos ornamentais da Europa para o Brasil, seus usos (e abusos?) Estudos De Cultura Material

    Lima, Solange Ferraz de

    Resumo em Português:

    O artigo discute a relação entre a circulação de repertórios, enciclopédias, manuais e guias de estilo europeus no Brasil e a produção arquitetônica genericamente chamada de eclética nas primeiras décadas do século XX. Primeiramente, apresenta-se um balanço historiográfico que analisou a produção editorial relativa ao ornamento na Europa e, a partir dele, identifica-se a circulação de algumas daquelas publicações no Brasil. Em seguida, focaliza-se a inserção do ornamento na formação profissional de artesãos no país e, de modo mais amplo, na formação do gosto do consumidor de produtos ornamentados (das artes decorativas à arquitetura). Para esta análise, as fontes de referência são aquelas da cultura material (moldes, modelos, maquetes, pranchas impressas, etc) presente tanto nas escolas profissionalizantes quanto no ensino regular de São Paulo nas primeiras duas décadas do século XX.

    Resumo em Inglês:

    The article examines the relation between the circulation of European publications related to ornament (repertories, encyclopedias, manuals and guides of styles) in Brazil and the upsurge of what became generically known, during the first decades of the XXth Century, as eclectic architecture. It starts by outlining a historiographical overview of editorial output on decorative and ornamental motifs and styles in Europe and then tracked the presence in Brazil of some of these publications. Then, it considers how these ornamental motifs and styles were integrated in professional artisan's training, and incorporated by the local consumer's taste. The analysis takes as reference different sources of material culture (molds, templates, models, mock-ups and printed plates), that were present not only in applied arts courses, as well as in regular schools of Sao Paulo.
  • Uma coleção de história em um museu de ciências naturais: o Museu Paulista de Hermann von Ihering Museus

    Moraes, Fábio Rodrigo de

    Resumo em Português:

    Instalado em um edifício-Monumento, data de 1895 a inauguração do Museu Paulista. Seu primeiro diretor, o zoólogo Hermann Von Ihering (1895-1916), teve a tarefa de organizar suas vastas coleções, as quais possuíam objetos de diversos ramos do conhecimento, entre eles, a História. Este artigo tem a intenção de entender a dimensão, dinâmica e concepção desta coleção de História, que recebeu pouca atenção da Historiografia relativa ao tema.

    Resumo em Inglês:

    The Museu Paulista, installed in a landmark building, was inaugurated in 1895. Its first director, the zoologist Herman von Ihering (1895-1916) undertook the assignment of organizing its extensive collections, which comprehended objects pertaining to varied fields of knowledge, including that of History. The present article aims at understanding the dimension, the dynamics and the conception of this historical collection. Until now little attention has been bestowed upon this subject matter by the specialized historiography.
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