Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 18, Issue: 1, Published: 2010
  • Apresentação

    Oliveira, Cecilia Helena de Salles
  • Laços familiares e aspectos materiais da dinâmica mercantil na cidade de São Paulo (séculos XVIII e XIX) Estudos de Cultura Material

    Borrego, Maria Aparecida de Menezes

    Abstract in Portuguese:

    A partir das relações familiares estabelecidas no seio do grupo mercantil ativo na cidade de São Paulo ao longo dos séculos XVIII e XIX, pretende-se narrar as trajetórias de vida de nove agentes comerciais envolvidos nas alianças matrimoniais, destacando os negócios realizados, a atuação sociopolítica e o encaminhamento dado aos descendentes. Em seguida, busca-se articular o desenvolvimento urbano do centro da capital com a atuação destes homens de negócio, concentrando as análises sobre aspectos da vida material relacionados às suas moradias e ao mobiliário existente no espaço doméstico.

    Abstract in English:

    Based on the family ties established within the active merchant community of the city of São Paulo through the 18th and 19th centuries, the author sets out to tell the life story of nine merchants involved in matrimonial alliances, with a focus on the transactions carried out, their sociopolitical engagement and the fortunes of their descendants. Having done that, she seeks out connections between the urban development of the city center and the activities of these businessmen by means of analyses centered on the material aspects of their lives, particularly those related to their homes and home furniture.
  • Os mártires e a cristianização do território na América portuguesa, séculos XVI e XVII Estudos de Cultura Material

    Cymbalista, Renato

    Abstract in Portuguese:

    O artigo investiga um grupo de atores sociais bastante relevante para viabilizar a cristianização na América portuguesa: os mártires cristãos, indivíduos muito especiais, dispostos a regar a terra com seu próprio sangue, de forma a tornar definitiva e irreversível a ocupação cristã do território. Os mártires - e principalmente a narrativa em torno deles - parecem ter sido bastante acionados para integrar a América portuguesa e seus habitantes nativos à temporalidade e territorialidade cristã. Os mártires dos séculos XVI e XVII, principalmente missionários, reeditavam os martírios do início da cristandade, que espalharam o cristianismo rumo a diversas partes do mundo na antiguidade. Dessa forma, viabilizaram a cristianização das novas fronteiras, consagrando o solo com seu sangue divino e viabilizando posteriores processos de urbanização. Além da função estratégica dos mártires para os cristãos, o texto mostra que eles também tiveram significado peculiar na interlocução com as culturas ameríndias, que tinha como um de seus principais personagens o grande guerreiro, disposto a perder seu sangue em prol de seu grupo.

    Abstract in English:

    This paper looks into a group of social agents who played a significant role in the Christianization of Portuguese America, namely, the Christian martyrs - very special individuals who were ready to wet the land with their own blood in order to make possible a definitive and irreversible occupation of the territory by Christian settlers. The martyrs, and above all the stories told about them, seem to have been called upon to integrate Portuguese America and its native inhabitants into the temporalities and territory of Christendom. Mostly made up of missionaries, this group of 16th and 17th-century martyrs reedited the martyrdom of early Christians, who spread their creed across numerous parts of the Ancient World. They enabled the Christianization of new frontiers by consecrating the soil with their divine blood and paving the way for subsequent processes of urban development. In addition to their strategic significance for Christianity, the text also shows that their martyrdom played a specific role in the Christian settlers' interaction with Amerindian culture, whose main cults included the figure of the great warrior, ever ready to shed his own blood for his group.
  • O Vale do Paraíba cafeeiro e o regime visual da segunda escravidão: o caso da fazenda Resgate Estudos de Cultura Material

    Marquese, Rafael de Bivar

    Abstract in Portuguese:

    Nos quadros da economia-mundo capitalista do século XIX, o ocidente de Cuba, o baixo vale do rio Mississippi e o vale do rio Paraíba do Sul destacaram-se pelo domínio respectivo que cada qual exerceu sobre a produção mundial do açúcar, do algodão e do café. Nessas regiões, surgiram novas unidades escravistas, cujas plantas produtivas romperam com os padrões anteriormente vigentes no mundo atlântico. O artigo discute como o conjunto de imagens coevas relativas a essas plantations escravistas configurou um regime visual específico. O artigo toma o Vale do Paraíba como unidade de observação, examinando cuidadosamente o caso da fazenda Resgate, localizada em Bananal, São Paulo.

    Abstract in English:

    Western Cuba, the Lower Mississippi Valley and the South Paraíba Valley played an important role in the 19th century capitalist world-economy as the largest producers of sugar, cotton and coffee, respectively. New slave-driven plantations emerged in these areas with production units that broke away from previous practices in the Atlantic World. This article discusses how an ensemble of contemporaneous images related to such slave-driven plantations constituted a specific visual regime. The author takes the Paraíba Valley as a unit of observation and carefully examines the case of the Resgate coffee plantation, located in Bananal, São Paulo.
  • O cruzamento de tradições visuais nos espetáculos de projeções ópticas realizados em Porto Alegre entre 1861 e 1908 Estudos de Cultura Material

    Trusz, Alice Dubina

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo central deste artigo é apresentar algumas das práticas que caracterizaram a exploração comercial das imagens ópticas em Porto Alegre, particularmente das vistas fixas de lanterna mágica, exibidas em espetáculos públicos de projeções realizados entre 1861 e 1908. A identificação dos usos e associações que dinamizaram aquela experiência em dois contextos distintos, anterior e posterior à introdução do cinema na cidade(1896), permite observar as continuidades e transformações nos modos de mostrar e de ver, e suas implicações na constituição da visualidade moderna.

    Abstract in English:

    The main objective of this paper is to present some of the practices that characterized the commercial exploitation of projected images in Porto Alegre, particularly that of magic lantern still images as shown in public projections between 1861 and 1908. By identifying the uses and associations that gave an impetus to this experience in two different settings - i.e. prior to and after the advent of cinema in the city (1896) - it is possible to observe how certain ways of showing and seeing have remained unchanged or evolved, as well as its implications for the constitution of modern visuality.
  • Encantamento do rosto: poses e retratos de cinema Estudos de Cultura Material

    Maciel, Ana Carolina de Moura Delfim

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo tem como objetivo caracterizar um conjunto de imagens fotográficas da atriz de cinema Eliane Lage (1928-) que atuou em Caiçara, Ângela, Sinhá Moça e Ravina produções da Companhia Cinematográfica Vera Cruz (1950-1954), e, no caso de Ravina, da Cinematográfica Brasil Filmes. A Companhia Cinematográfica Vera Cruz pretendeu ser um dos maiores empreendimentos cinematográficos do Brasil e, inserido nessa proposta, seu Departamento de Publicidade buscou estabelecer a atriz Eliane Lage como uma grande estrela, nos moldes de cinematografias hegemônicas. Acompanham-se, aqui, alguns retratos que, somados às informações publicadas na imprensa, tinham como intuito situar ao grande público quem era Eliane Lage, abordando aspectos da sua "biografia" com temas amplamente explorados, dentre eles sua origem abastada, a negação do estrelato, o despojamento, a paixão pelo marido e o gosto pela natureza. Dentre os retratos selecionados há um ensaio fotográfico do arquiteto Gregori Warcharchik; fotografias de divulgação dos estúdios; "instantâneos" feitos por fotógrafos da época; e fotografias que integram o acervo pessoal da atriz.

    Abstract in English:

    The purpose of this article is to describe a set of photographs of Eliane Lage (1928-), a movie actress featured in Caiçara, Ângela, Sinhá Moça and Ravina - the first three produced by Companhia Cinematográfica Vera Cruz (1950-1954), and the fourth by Cinematográfica Brasil Filmes. Companhia Cinematográfica Vera Cruz aspired to be one of the largest film producers in Brazil and, accordingly, its Advertising Department set out to establish Eliane Lage as a great movie star, like those in the world's dominant movie industries. This paper brings to light some photographs which, coupled with information published in the press, were intended to tell the public at large who Eliane Lage was by exploring extensively certain aspects of her "biography", such as her privileged background, her denial of stardom, her detachment, her passion for her husband, and her love of nature. The picture selection includes: a photo essay by the architect Gregori Warcharchik; studio marketing photographs; snapshots taken by photographers at the time; and pictures that are part of the actress's personal collection.
  • Geraldo de Barros e José Oiticica Filho: experimentação em fotografia (1950-1964) Estudos de Cultura Material

    Etcheverry, Carolina

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo tem por objetivo apresentar os fotógrafos brasileiros Geraldo de Barros e José Oiticica Filho e suas fotografias. Assim, contextualiza-se o período de fins da década de 1940 até 1964, ano da morte de Oiticica Filho, abordando a história da fotografia brasileira e sua relação com a história da arte, bem como a questão da abstração. Desse modo, temos a história da fotografia moderna brasileira relacionada com os movimentos concretos e neoconcretos. Ao mesmo tempo, este artigo busca também fazer uma revisão crítica dos textos escritos sobre estes fotógrafos e suas imagens, a fim de estabelecer sua importância além do campo fotográfico.

    Abstract in English:

    The objective of this paper is to introduce the Brazilian photographers Geraldo de Barros and José Oiticica Filho and their work. Set between the late 1940s and 1964 - the year of Oticica Filho's death - the article discusses the history of Brazilian photography and how it relates to the history of art, as well as the issue of abstraction. By doing so, it shows how the history of modern Brazilian photography interacts with the concrete and neoconcrete art movements. In addition, the author offers a critical review of the texts written about these two photographers and their images as a means to determine their importance beyond the field of photography.
  • Avaliação e perspectivas da abordagem à conservação do patrimônio organístico no Brasil Consevação e Restauração

    Freixo, Elisa; Cavicchioli, Andrea

    Abstract in Portuguese:

    Órgãos de tubos são construídos no Brasil, ou importados do exterior, desde as primeiras décadas do período colonial. Estes instrumentos, apesar de constituírem um conjunto relativamente exíguo, representam um testemunho histórico e musical de valor inestimável. No entanto, de um modo geral, encontram-se em condições precárias de funcionamento e, em parte, mais ou menos descaracterizados profundamente, quanto à sua estrutura e configuração original, às vezes em estado de abandono e, por incrível que pareça, ainda sujeitos ao risco de intervenções arbitrárias e desprovidas de bases técnicas e de preocupação histórica e musicológica. Neste artigo, busca-se percorrer o caminho que levou à atual situação e discutem-se os princípios e os critérios de processos de recuperação, manutenção e conservação preventiva desse patrimônio, partindo dos pressupostos do respeito à sua originalidade e do direito a restauros segundo os rigorosos cânones já definidos para objetos com plena condição de bem cultural, cujo reconhecimento para os órgãos de qualquer época deve ser urgentemente garantido.

    Abstract in English:

    Pipe organs have been built in Brazil or imported from elsewhere since the very first decades of the colonial period. Albeit relatively small in number, such instruments have inestimable historical and musical value. Notwithstanding, they are generally in very poor working condition and some have lost much of their original structure and configuration; they are often found in a state of abandonment and, incredible as it may seem, still under the threat of arbitrary interventions performed with no technical expertise or any concern for their historical and musicological significance. This article is an effort to understand how this state of affairs came to be, and discusses principles and criteria for the restoration, maintenance and preventive conservation of this legacy, based on assumptions regarding its original conditions and entitlement to restoration in accordance with the stringent standards already set for artifacts that enjoy the full status of cultural assets, which should also be urgently granted to pipe organs of any time and age.
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