Acessibilidade / Reportar erro
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2017
  • APRESENTAÇÃO Editorial

    Borrego, Maria Aparecida de Menezes; Marins, Paulo César Garcez
  • Introdução - Cultura material no universo dos Impérios europeus modernos Estudos De Cultura Material/dossiê

    Meneses, José Newton Coelho
  • Em torno da mesa do rei: artefatos, convivialidade e celebração no Rio de Janeiro joanino1 Estudos De Cultura Material/dossiê

    Algranti, Leila Mezan

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo aborda um aspecto relevante do ritual das refeições na corte de D. João VI, no Rio de Janeiro: a prataria de mesa. Isto é, objetos de luxo destinados a servir e a consumir os alimentos. Com base em um inventário de bens de mesa enviados do Rio de Janeiro para Lisboa junto com o monarca em seu retorno a Portugal, em 1821, este artigo procura refletir sobre as funções e possíveis usos desses objetos, assim como sobre a importância desse universo material para o funcionamento, representação e celebração da Casa Real portuguesa na sua nova sede. O artigo argumenta que a presença e o uso de baixelas de prata de serviço, mas também de grande aparato, nas refeições públicas da família real pode contribuir para se repensar a imagem de uma corte pobre e sem brilho recorrentemente reforçada na historiografia do período joanino.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses a specific issue of the royal dinner's rituals at the Court of Rio de Janeiro: the silver service: some luxury artifacts of different forms specially made to serve and consume food. Based on a inventory of these silver objects and also on a stock of table linen which were shipped to Lisbon, along with the royal family in 1821, The article intend to explore the functions and utilities of those objects at the table, as well as, analyze the importance of this material universe for the functioning, representation and celebration of the Portuguese Royal House in its new headquarters.The article argues that the use and even the exhibition of the banquet silver in public ceremonies may contribute to change a rather depreciative image of poverty the royal court in Brazil, which has being explored by the historiography for more than a hundred years.
  • Entre consumos suntuários e comuns: a posse de objetos exóticos entre alguns habitantes do Porto (séculos XVI - XVII) Estudos De Cultura Material/dossiê

    Sá, Isabel dos Guimarães

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo da documentação referente aos doadores da Misericórdia do Porto entre os séculos XVI e XVII, através dos objetos exóticos patentes nos respectivos testamentos e inventários - estes últimos provenientes de uma área que se estende de Macau ao Brasil -, permite discernir uma panóplia de objetos que mudaram a cultura material dos portuenses em contato com os territórios da expansão portuguesa. Um levantamento sistemático permitiu já rastrear, até o ano de 1699, 257 doadores, dos quais se apresentarão aqui apenas alguns, referentes a benfeitores que, não obstante possuírem bens móveis nesse âmbito, não são dados como tendo estado nos territórios de expansão transoceânica. Argumentar-se-á que essa circulação de objetos não foi exclusiva das elites nobiliárquicas, nem dos grandes centros urbanos, pelo que a sua difusão atingiu maiores proporções do que aquelas que a historiografia tem admitido até agora. A cidade em observação neste estudo - o Porto dos séculos XVI e XVII - estava longe de ser das maiores da Europa nesse período, quer em dimensão territorial, quer em efetivos populacionais, embora se situasse numa região de demografia pujante, que canalizou os seus excedentes desde cedo para a emigração interna e externa - o Entre Douro e Minho. Como teremos ocasião de verificar, fidalgos e nobres possuíam bens exóticos, mas estes encontravam-se também entre mercadores e até artesãos mais desafogados. Por outro lado, nem todos os objetos provenientes dos espaços da expansão transoceânica devem ser conotados com bens de luxo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study of the sources referring to the donors of the Misericórdia of the city of Porto during the sixteenth and seventeenth centuries has revealed the presence of numerous exotic objects in their last wills and inventories. A survey has traced 257 donors until 1699, some of them having died in an area that extends from Macao to Brazil. Only a small number of cases shall be presented here, pertaining to benefactors who, in spite of owning objects of transoceanic origin, seem to have remained in mainland Portugal. It shall be argued that the circulation of objects has not been exclusive either to the elites of the nobility or to the large urban centres, their diffusion having been on a larger scale than what has been admitted until now. The city under scrutiny in this study - Porto during the sixteenth and seventeenth centuries - was not one of the bigger cities in this period, either in what respects to size or population, although it was located in an area of flourishing demography, that channelled its surplus population early on to internal and external emigration. Fidalgos and noblemen owned exotic goods, but these were to be found among merchants and even well-to-do artisans. On the other hand, not all objects originating from the areas of transoceanic expansion should be considered as luxury goods.
  • "Por conto e peso": o comércio de marfim no Congo e Loango, séculos XV – XVII1 Estudos De Cultura Material/dossiê

    Soares, Mariza de Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo descreve a implantação do comércio de marfim na costa centro-ocidental africana entre 1490 e 1620. Essa região tem sido estudada do ponto de vista do comércio atlântico de escravos, mas não existem estudos dedicados ao marfim. O comércio do marfim bruto aparece na historiografia como referência passageira. Já a circulação do marfim lavrado tem sido estudada a partir de objetos encontrados nos museus europeus, ponto final de uma longa cadeia diplomática e comercial. Tomando como referência o comércio de marfim nos portos da costa do Congo e Loango, o texto estabelece o contexto africano de acesso ao marfim antes do crescimento do comércio de escravos na região, destacando sua importância no conjunto das atividades econômicas da época.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article describes the organization of the ivory trade in West Central Africa between 1490 and 1620. The region has been scrutinized by scholars working on the Atlantic slave trade, but not on the ivory trade. Carved ivory studies, by the way, approach art objects that correspond to the end of a long chain of diplomatic and commercial exchanges, frequently without exact provenance and date of the referred objects. The paper focuses on the trade of raw ivory in Loango and Congo presenting the context of trade, and its commercial relevance among other commodities in order to demonstrate the importance of the ivory trade in those ports before the growth of the slave trade.
  • Com o diabo no corpo: os terríveis papagaios do Brasil colônia Estudos De Cultura Material/dossiê

    Teixeira, Dante Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Desde a Antiguidade, papagaios, periquitos e afins (Psittacidae) fascinaram os europeus por seu vivo colorido e uma notável capacidade de interação com seres humanos. A descoberta do Novo Mundo nada faria além de acrescentar novos elementos ao tráfico de animais exóticos há muito estabelecido pelos europeus com a África e o Oriente. Sem possuir grandes mamíferos, a América tropical participaria desse comércio com o que tinha de mais atrativo, essencialmente felinos, primatas e aves - em particular os papagaios, os quais eram embarcados em bom número. Contudo, a julgar pelos documentos do Brasil colônia, esses voláteis podiam inspirar muito pouca simpatia, pois nenhum outro animal - exceto as formigas - foi tantas vezes mencionado como praga para a agricultura. Além disso, alguns psitácidas mostravam-se tão loquazes que inspiravam a séria desconfiança de serem animais demoníacos ou possessos, pois só três classes de entidades - anjos, homens e demônios - possuíam o dom da palavra. Nos dias de hoje, vários representantes dos Psittacidae ainda constituem uma ameaça para a agricultura, enquanto os indivíduos muito faladores continuam despertando a suspeita de estarem possuídos pelo demônio. Transcendendo a mera curiosidade, essa crença exemplifica o quão intrincadas podem ser as relações do homem com o chamado “mundo natural”, revelando um universo mais amplo e multifacetado do que se poderia supor a princípio. Nesse sentido, a existência de aves capazes de falar torna essa relação ainda mais complexa e evidencia que as dificuldades de estabelecer o limite entre o animal e o humano se estendem além dos primatas e envolvem as mais inusitadas espécies zoológicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Since ancient times, parrots and their allies (Psittacidae) have fascinated Europeans by their striking colors and notable ability to interact with human beings. The discovery of the New World added new species to the international exotic animal trade, which for many centuries had brought beasts to Europe from Africa and the Orient. Lacking large mammals, tropical America participated in this trade with its most appealing species, essentially felines, primates and birds - especially parrots - which were shipped in large numbers. It should be noted, however, that at times these birds were not well liked. In fact, according to documents from colonial Brazil, only the ants rank higher than parrots as the animals most often mentioned as agricultural pests. On the other hand, some of these birds were so chatty that people suspected them to be demonic or possessed animals, since only three classes of beings - angels, men and demons - have the ability to speak. Nowadays, several Psittacidae still constitute a threat to agriculture, and the suspicion that extremely talkative birds were demon possessed has also survived. More than a joke or a mere curiosity, this belief exemplifies how intricate man’s relationships with the “natural world” may be. In this sense, the existence of birds that are able to speak adds a further twist to these relationships, demonstrating that the problem of establishing a boundary between the animal and the human does not only involve primates, but also includes some unusual zoological species.
  • Na bagagem dos peruleros: mercadoria de contrabando e o caminho proibido de São Paulo ao Paraguai na primeira metade do século XVII Estudos De Cultura Material/dossiê

    Vilardaga, José Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO A proposta do presente artigo é analisar alguns bens inventariados em Assunção e no Guairá, na Província do Paraguai, nas primeiras décadas do século XVII, de personagens que saíram de São Paulo rumo aos interiores da América espanhola em demanda de comércio e das riquezas do “espaço peruano”, nas partes do Peru. O caminho, que alternava trechos fluviais - Tietê e Paraná - com percursos terrestres, era proibido por Real Cédula desde fins do século XVI, e sua utilização resultou na prisão e no confisco de bens de diversos sujeitos que o utilizaram nas duas direções. Dentre eles, Manoel Pinheiro, mineiro-mor do Brasil, que partiu de São Paulo rumo ao Paraguai, em 1606, e foi preso em Assunção; Manoel Rodrigues, preso em 1620 com vários outros companheiros, todos sem licença; e Miguel Moxica Maldonado, canarino que teve todos os seus bens confiscados no “sertão” do Guairá em 1621. O rol de mercadorias revela o predomínio de tecidos - de variados tipos -, mas também de objetos como facas, tesouras, pentes e contaria, e algumas peças de ouro. Pretendemos compreender esses objetos da cultura material - aqui vistos como mercadorias em processo de circulação - como elementos constitutivos de uma espacialidade conectada luso-castelhana na América Meridional, como articuladores de relações sociais e hierarquias, e parte das redes de intercâmbio estabelecidas entre a Capitania de São Vicente e a Província do Paraguai em tempos de União das Coroas Ibéricas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to analyze some goods inventoried in Asunción and in Guairá, in the Provincia do Paraguai, during the first decades of the 17th century, of characters who left Sao Paulo for the interior of Spanish America in demand of commerce and riches of the “Peruvian space” in parts of Peru. The route, which alternated between river stretches - Tietê and Paraná - and land routes, was prohibited by Real Cédula from the end of the 16th century and its use resulted in the arrest and confiscation of goods of several people who used it in both directions. Among them, Manoel Pinheiro, miner-mor of Brasil, who left Sao Paulo for Paraguai in 1606 and was arrested in Asunción; Manoel Rodrigues, imprisoned in 1620 with several other companions, all without a license; and Miguel Moxica Maldonado, a Canarian who had all his goods confiscated in the “sertão” (backwoods) of the Guairá in 1621. The list of goods reveals the predominance of fabrics - of various types - but also of varied objects such as knives, scissors, combs and counters, and some gold pieces. We intend to understand these objects of material culture - seen here as commodities in the process of circulation - as constitutive elements of a connected Luso-Castilian spatiality in South America, as articulators of social relations and hierarchies, and part of the exchange networks established between the Capitania de São Vicente and the Provincia do Paraguai in times of Union of the Iberian Crowns.
  • Trabajo y vida indígenas en los trapiches del Nuevo Reino de Granada, 1576 - 16741 Estudos De Cultura Material/dossiê

    Saldarriaga E., Gregorio

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La mano de obra indígena estaba prohibida dentro de los trapiches e ingenios de azúcar por mandato de la Corona española. Sin embargo, en el Nuevo Reino de Granada los oficiales reales, especialmente los corregidores, evitaron ejercer drásticamente esta prohibición y permitieron que muchos indios de encomienda pagaran su tributación con el trabajo azucarero. En este artículo se estudian las razones de esta permisividad, así como los cambios que generó entre los indígenas trabajar en los trapiches, especialmente los aspectos vinculados a la vida comunitaria y a los hábitos de consumo de los indígenas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT By a Crown´s rule, native workforce was forbidden inside the trapiches and sugar mills. Nonetheless, some Crown´s employees of the New Kingdom of Granada, in particular chief magistrates, avoided exerting this prohibition drastically, and allowed many indigenous people of encomiendas to pay their tributes with their labor on sugar production. This article studies both the reasons of this permissiveness and the changes that working on the trapiches generated among natives, especially those aspects linked to their community life and their consumption habits.
  • Móveis em miniatura: a demonstração de um saber fazer1 Estudos De Cultura Material/dossiê

    Brandão, Angela

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo trata das miniaturas de móveis, as quais possivelmente despertam interesse desde que os móveis em tamanho real se tornaram elementos de civilização. Embora as miniaturas de mobília possam ser observadas por suas funções ritualísticas e mortuárias desde a Antiguidade como forma de atender às necessidades da vida além da morte, também são reconhecidas como símbolos de móveis reais e percebidas por seu caráter lúdico, como peças de brinquedo, ou por sua função, como peças de uso. Porém, há outro aspecto relativo ao elaborado processo de feitio de móveis no século XVIII, em que um artesão qualificado deveria demonstrar sua capacidade de produzir peças em miniatura perfeitamente iguais àquelas em tamanho natural. Seria possível estabelecer ainda uma via de compreensão dos móveis em miniatura: a presença de tais objetos de dimensões reduzidas na estatuária sacra brasileira colonial, tomando como exemplo o trono de Santana Mestra, o que nos leva à interpretação de um significado duplo - uma devoção específica somada à demonstração de um savoir-faire.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper is dedicated to furniture miniatures, which interest exists possibly since the natural size furniture becomes an element of civilization. Even if furniture miniatures can be seen by their ritualistic and mortuary functions since ancient times as a way to meet the needs of life beyond death, we can also observe them as real furniture symbols, perceived by their playful character, as toys; or by their function, as useful objects. But there is another aspect that refers to the elaborate process of furniture construction in the eighteenth century, in which an artisan should demonstrate its ability to produce miniature perfectly equal to those in natural size. It is possible to propose, however, another way of understanding the miniature furniture: the presence of such objects of reduced dimensions in the colonial Brazilian art, taking as an example the throne of Santana Master, which leads to the interpretation of a double meaning - an specific devotion coupled with the demonstration of a “savoir-faire”.
  • Das caixas da casa colonial às arcas do Museu Paulista1 Estudos De Cultura Material/dossiê

    Borrego, Maria Aparecida de Menezes

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir de uma pesquisa desenvolvida no Museu Paulista da Universidade de São Paulo sobre o espaço doméstico e a cultura material em São Paulo colonial, buscaremos problematizar o ofício do historiador ao lidar com documentos de natureza diversa. Comentaremos como se estabeleceu e se conformou, ao longo do trabalho, um diálogo crítico entre as fontes tridimensionais - as peças do acervo - e as fontes textuais produzidas no contexto de origem dos artefatos domésticos - sobretudo inventários. Com base na catalogação de acervo, pretendemos discutir situações de aproximação e incompatibilidade colocadas, muitas vezes, entre os termos utilizados pelos coevos para designar determinadas peças de mobiliário nos séculos XVIII e XIX e a classificação das peças em instituições museológicas. Para tanto, jogaremos luzes sobre caixas e arcas, pois esses móveis de conter e de guardar eram onipresentes nas casas setecentistas do império português.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes the way historians deal with different types of historical documents (considering their origins) based on a research conducted at the Paulista Museum of the University of São Paulo on the theme of domestic space and material culture in colonial São Paulo. We will discuss how a critical dialogue was established between the tridimensional sources - the pieces of the collection - and the textual sources produced in the original context of the domestic artifacts - especially inventories. Based on the cataloging of the collection, we analyze situations of approximation and incompatibility often created by the use of the terms by the contemporaries to designate certain pieces of furniture in the 18th and 19th centuries and the terms used in the process of pieces classification in museological institutions. In order to do so, we will shed light on boxes and chests, because these kind of furniture to contain and store were ubiquitous in the 18th century houses of the Portuguese Empire.
  • Pilar de Goiás: a vila entre a memória, a história e a materialidade1 Estudos De Cultura Material/dossiê

    Silva, Rodrigo da; Oliveira, Carlos Eduardo França de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo busca compreender a interface estabelecida entre a arqueologia histórica, a história e a política nacional de proteção do patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e arqueológico - através do instrumento legal de tombamento - materializada no caso da cidade de Pilar de Goiás, no estado de Goiás. Essa proteção, iniciada na década de 1950, ocorrida de modo conceitual e tecnicamente frágil, acarretou uma série de problemas e desafios para os campos da história e da arqueologia, sobretudo no tocante à preservação desse mesmo patrimônio nacional. A vila mineradora setecentista passou por inúmeras “corridas do ouro” seguidas de abandono das lavras e decréscimo populacional (toda vez que se esgotavam as fontes do metal). Tal processo, iniciado em período colonial e ainda em andamento, favoreceu a construção de uma série de memórias que complicam a interpretação mais objetiva do perfil dessa vila colonial. No presente trabalho buscamos compreender esses processos e como as pesquisas científicas - e mesmo as políticas para o patrimônio - informaram-se na memória, criando um cenário algo confuso a respeito do passado colonial de Pilar de Goiás. Diante disso, e recorrendo aos documentos históricos e à historiografia, propomos uma interpretação a respeito de Pilar de Goiás, fundamentada em uma sociedade muito plástica, plural e de economia multifacetada. Procedimento que, distante das interpretações grandiosas e excessivamente fundamentadas na busca daquilo que seria uma “sociedade mineradora”, auxilia-nos a compreender os processos envolvidos na ocupação colonial e na construção de redes de comércio, de trânsito e de urbanização da parcela central da Colônia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article seeks to understand the interface established between historical archeology, history and the national policy of protection of historical, artistic, architectural and archaeological heritage - through the legal instrument of tipping - materialized in the case of the city of Pilar de Goiás, in the state of Goiás. This protection, begun in the 1950s, occurred in a conceptually and technically fragile way, led to a series of problems and challenges in the fields of history and archeology, especially in the preservation of this same national patrimony. The eighteenth-century mining town went through innumerable “gold bullfights” followed by mining abandonment and population decline (every time the metal fountains were exhausted). This process, initiated in the colonial period and still in progress, favored the construction of a series of memories that complicate the more objective interpretation of the profile of this colonial village. In the present work we seek to understand these processes and how the scientific researches - and even the policies for the patrimony - were informed in the memory, creating a somewhat confusing scenario regarding the colonial past of Pilar de Goiás. The historiography, we propose an interpretation about Pilar de Goiás based on a very plastic society, plural and multifaceted economy. This procedure, far from the grandiose and excessively grounded interpretations of the search for what would be a “mining society”, helps us to understand the processes involved in colonial occupation and the construction of networks of commerce, transit, and urbanization of the central portion of the Colony.
  • Memória dos desaparecidos: algumas estratégias visuais1 Estudos De Cultura Material

    Fabris, Annateresa

    Resumo em Português:

    RESUMO A política de desaparecimentos forçados, implementada pela Junta Militar que governou a Argentina entre 1976 e 1983, tinha como corolário a negação da existência do desaparecido, denominado “não entidade” pelo presidente Jorge Rafael Videla numa coletiva de imprensa, em dezembro de 1979. Essa política de apagamento da existência dos desaparecidos é posta em xeque por ações públicas e intervenções artísticas, que articulam, de diversas maneiras, a problemática da memória.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The politics of forced disappearance, established by the Junta Militar that ruled Argentina between 1976 and 1983, had as a corollary the denial of the desaparecido’s existence, defined “non entity” by president Jorge Rafael Videla in a press conference held in December 1979. The attempt to erase the very existence of desaparecidos has been contested by public actions and artistic interventions that enunciate the theme of the memory in many ways.
  • Em busca da identidade dos instrumentos musicais no Brasil: um estudo exploratório da literatura de cordel Estudos De Cultura Material

    Schmid, Aloísio Leoni; Bergmann, Juarez; Pereira, Rodrigo Mateus

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente trabalho procura, em consulta a uma coleção de 2340 obras da Literatura de Cordel, explorar identidades culturais presentes nos instrumentos musicais aparentemente mais populares junto à população cultora de tal forma literária - sertão nordestino e parte da Região Norte do Brasil - desde o final do século XIX até o presente. Há no trabalho o pressuposto de que a Literatura de Cordel representa, muito mais que o trabalho criativo dos seus autores, as práticas vigentes no grupo social que a origina. Assim, à procura de menções a instrumentos musicais, este estudo detém-se em alguns deles, pela frequência e relevância da sua caracterização: viola caipira, violão, violino, bandolim, rabeca, guitarra elétrica e piano. Instrumentos aparentemente próximos como a viola e o violão são vistos de formas muito distintas pela população considerada. A rabeca, instrumento popular, poucas vezes é citada. Outros instrumentos, como violino, bandolim, piano e guitarra elétrica, são retratados como instrumentos urbanos e menos conhecidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on a collection of 2340 poems, the present article aims to explore the identity of musical instruments considered most popular by the printed Literatura de Cordel (Cordel Literature) in the countryside of Northeastern and Northern regions of Brazil, from the end of the 19th Century to present days. The Cordel Literature is known for representing the views of the social group from which it is originated rather than the creative work of its poets/writers. In search of musical instruments mentioned in the text, some of them were selected due to frequency and relevance of the context found: e.g. the Brazilian viola (a five course guitar), the violão (the six string guitar), the violin, the mandolin, the rabeca (Brazilian fiddle), the electric guitar and the piano. The violão and the Brazilian viola, which are similar in shape, are seen by that population in quite different ways. The fiddle is a popular instrument, but had only a few mentions. Other instruments like the violin, the mandolin, the piano and the electric guitar are described as urban instruments, thus less known in that context.
  • Ibicaba revisitada outra vez: espaço, escravidão e trabalho livre no oeste paulista1 Estudos De Cultura Material

    Mendes, Felipe Landim Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO A Fazenda Ibicaba, propriedade do Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro ao longo do século XIX, foi objeto de estudos que enfocaram a experiência com o sistema de parceria que ela abrigou. Este artigo pretende revisitar Ibicaba por meio de novas lentes de observação. Em um primeiro momento, buscar-se-á inserir a fazenda de Vergueiro no contexto de mudança pela qual a Economia-mundo passava nas primeiras décadas do Oitocentos para, em seguida, salientar a importância que a dimensão espacial da realidade cumpria nesse contexto histórico. Nos dois subitens seguintes, que constituem o núcleo do artigo, analisam-se os protocolos - sobretudo espaciais - de controle da mão de obra utilizados pelos Vergueiro, com vistas à máxima extração de trabalho de escravos e colonos, bem como as estratégias de que cativos e imigrantes lançaram mão para escapar dessa vigilância. Faz-se, ao fim, uma breve recapitulação dos principais pontos expostos e algumas considerações sobre as tensões que emergiram em Ibicaba durante o período estudado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Ibicaba Farm, property of Senator Nicolau Pereira de Campos Vergueiro during the 19th century, was the subject of studies that focused on the experience with the sharecropping system. This article intends to undertake a revisit to Ibicaba through new lenses of observation. At first, it tries to insert Vergueiro's farm in the context of the changing World-economy of the first decades of the nineteenth century, and then highlight the importance of the spatial dimension of reality in this historical context. In the following two subitems, which constitute the core of the article, an analysis is made of the protocols - especially spatial - of control of the workers, used by the Vergueiros in order to extract the maximum of labor from slaves and sharecroppers, as well as the strategies that captives and immigrants used to escape from this surveillance. Finally, a brief recapitulation of the main points exposed and some considerations about the tensions that emerged in Ibicaba during the studied period are made.
  • Iconografia tropical: motivos locais na arte colonial brasileira1 Estudos De Cultura Material

    Batista, Eduardo Luis Araújo de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo estuda a representação visual da natureza tropical na arte sacra do período colonial brasileiro, entre os séculos XVI e XVIII, época em que as artes visuais do país se desenvolveram no contexto do barroco introduzido pelos missionários católicos. Foi na decoração das igrejas que apareceram algumas das primeiras representações artísticas de elementos da natureza local, notadamente as frutas tropicais, produzindo novas combinações junto à tradicional ornamentação fitomórfica europeia, constituída de folhas de acantos e vinhas. Após um levantamento das ocorrências dessas manifestações da temática local na decoração dos templos presentes nas regiões nordeste e sudeste do país, este trabalho aborda, nos textos dos viajantes e missionários produzidos no período, as interpretações cristãs da natureza tropical que permitiram o aproveitamento desses motivos como parte da estratégia de pregação e conversão católica por meio da alegorização moral e religiosa da natureza do Novo Mundo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper studies the visual representation of local nature in the sacred art developed during the colonial period of Brazilian history. In this period, between the XVIth and the XVIIIth centuries, the visual arts in the country evolved in the context of the Baroque introduced by Catholic missionaries. It was in the decoration of the churches in which the first representations of aspects of local nature, mostly the tropical fruits, appeared in Brazilian visual arts, producing new combinations together with the traditional European phytomorphic ornamentation of acanthus leaves and grapes. This research draws upon texts written by travellers and missionaries during the period to demonstrate how the Europeans interpreted and represented tropical nature and used these representations as part of the Catholic preaching strategy by means of moral and religious allegorization of the New World nature.
  • Provocando a Museologia: o pensamento geminal de Zbynek Z. Stránský e a Escola de Brno1 Museus

    Brulon, Bruno

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo se propõe a fazer uma revisão conceitual da obra do museólogo tcheco Zbynek Zbyslav Stránský (1926-2016), referente ao período entre 1965 e 1995, quando ele foi responsável pela tentativa de estruturar uma teoria para a Museologia. Seu objetivo era o de defender e comprovar o estatuto científico dessa disciplina, por meio da sua concepção metateórica. Stránský iria discutir, em sua obra, a partir da negação do museu como objeto de estudo dessa suposta ciência, em 1965, quais seriam os seus objetos de interesse fundamentais, criando conceitos próprios para a Museologia. Por meio dos conceitos de musealia, musealidade e musealização, ele desloca o foco da disciplina dos museus, como instrumentos para uma dada finalidade, aos processos de atribuição de valor às coisas da realidade. Sua teoria engendra, assim, a fundamentação necessária para o campo museológico, integrando teoria e prática e constituindo o início de uma reflexão científica e social para a Museologia. Nesse sentido, o artigo historiciza o processo de constituição da Museologia disciplinar no leste europeu para entender o que estava na base do pensamento geminal estruturante desse campo de saberes museológicos e, ao mesmo tempo, aponta caminhos para o seu porvir.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper intends to make a conceptual revision of the work produced by the Czech museologist Zbynek Zbyslav Stránský (1926-2016), referring to the period between 1965 to 1995, when he is responsible for the attempt to conceive a theory for museology. With his metatheory, this thinker aimed to defend and sustain this discipline’s scientific status. In his works, by refuting the museum as the study subject for this supposed “science”, Stránský would discuss which should be its fundamental subjects of interest in its place, creating specific concepts for museology. With the terms musealia, museality and musealization he shifts the discipline’s focus from the museum, as an instrument for a certain end, to the processes of attributing value to things. His theory generates, thus, the necessary foundation for the museological field, integrating theory and practice, and initiating a social and scientific reflection for museology. Therefore, the paper historicizes the process of configuration of disciplinary museology in Eastern Europe in order to understand what was in the base of the geminal thinking structuring this branch of knowledge and, at the same time, appointing new pathways for its future.
  • O Memorial de Imigração Polonesa em Curitiba: dinâmicas culturais e interesses políticos no âmbito memoralista Museus

    Guedes, Sandra Paschoal Leite de Camargo; Issberner, Gina Esther

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, analisa-se o conceito de memorial, considerando as atuais definições de Museu propostas pelo Conselho Internacional de Museus e pelo Instituto Brasileiro de Museus, tendo como objeto de investigação o Memorial de Imigração Polonesa de Curitiba. Evidenciam-se a importância e a complexidade no trato com o patrimônio e as dificuldades de pensá-lo a partir dos sujeitos e das referências culturais de determinado grupo em contraponto aos interesses políticos e econômicos; no caso em questão, voltadas às necessidades da política de city marketing como estratégia de construção da imagem da cidade. Para tanto, foram considerados os perfis de atuação dos memoriais em diferentes partes do mundo, na tentativa de delimitação conceitual, exemplificando-se a pluralidade de temas e formatos dessas instituições no âmbito nacional e global. As discussões levantadas permitem pensar que os Museus Memoriais desempenham as atividades de um memorial no âmbito museológico, confirmando a ambivalência dessas duas instituições e sua interface privilegiada com o poder político.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the memorial concept, considering the Museum definition presented by the International Council of Museums and the Brazilian Institute of Museums. The aim of this study was the Curitiba Polish Immigration Memorial. It highlights the importance and complexity in dealing with the heritage and the difficulties of thinking it from the individuals and the cultural references of certain groups as opposed to political and economic interests; in this case the needs of the city marketing policy as city image building strategy. Therefore, the memorials performance profiles in different parts of the world in an attempt to conceptual definition, exemplifying the diversity of themes and formats of these institutions at the national and global levels. The discussions show that it is possible to consider that the Memorials Museums perform the same activities of a memorial within the museological context, confirming the ambivalence of these two institutions and prime interface with political power.
Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br