Acessibilidade / Reportar erro

Associações entre produtividade em pesquisa sobre doenças do neurônio motor e fatores socioeconômicos no sudeste asiático: uma análise bibliométrica

Resumo

Antecedentes:

A produtividade científica em pesquisa sobre doenças do neurônio motor (DNM) tem sido considerada baixa no sudeste asiático.

Objetivo:

Investigar a produtividade científica sobre DNM em países do sudeste asiático e as associações entre os índices métricos de pesquisa e vários parâmetros socioeconômicos específicos de cada país.

Métodos:

Foram consultadas bases de dados eletrônicas em busca de artigos relevantes sobre DNM provenientes do sudeste asiático, partindo do registro indexado mais antigo até 30 de junho de 2020. Obtivemos os seguintes índices de produtividade em pesquisa: bibliométrico (número de publicações em periódicos com fator de impacto (FI) e citações na base Scopus) e índices altmétricos (métrica PlumX). Também coletamos dados da literatura publicada e fontes confiáveis ​​sobre as seguintes variáveis ​​socioeconômicas: população, produto interno bruto (PIB), PIB per capita, % do PIB alocada para pesquisa e desenvolvimento (P & D) e o número de neurologistas por país.

Resultados:

Selecionamos 196 artigos que atenderam aos nossos critérios de inclusão. Estudos sobre esclerose lateral amiotrófica representaram a maioria dos artigos (n = 112; 57,1%). Os três principais países em termos de número de publicações em periódicos com FI e em métricas PlumX foram Cingapura (n = 129), Malásia (n = 26) e Tailândia (n = 18). O PIB per capita, a % do PIB para P & D e o número de neurologistas por um milhão de habitantes tiveram fortes correlações positivas com os índices bibliométricos e altmétricos.

Conclusões:

Embora a produtividade científica em pesquisa sobre DNM no sudeste asiático ainda seja baixa, este estudo mostra que ela vem crescendo continuamente. Isto também enfatiza a necessidade de melhorar os índices econômicos e o número de neurologistas na região para aumentar a produção científica sobre o assunto.

Palavras-chave:
Doenças do Neurônio Motor; Bibliometria; Extremo Oriente; Fatores socioeconômicos

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org