Acessibilidade / Reportar erro

Perfil clínico de pacientes com complexo de esclerose tuberosa com e sem epilepsia: uma necessidade de conscientização para o diagnóstico precoce

Resumo

Antecedentes

O Complexo da esclerose tuberosa (CET) é uma doença multissistêmica. As apresentações clínicas em diferentes órgãos são diversas, necessitando um maior conhecimento da doença.

Objetivo

O objetivo do presente estudo foi avaliar na CET o envolvimento neurológico, como lesões cerebrais e epilepsia, e chamar a atenção para achados não neurológicos que contribuiriam para o diagnóstico e tratamento precoces.

Métodos

Estudo de história natural do CET em pacientes com critérios diagnósticos definidos encaminhados aleatoriamente para serviço especializado e que foram acompanhados, durante 2 anos, com exames clínicos e radiológicos.

Resultados

O total de 130 pacientes (59 do sexo masculino [45.4%]), idade média de 20,4 anos [1 a 56 anos]) foram avaliados; 107 pacientes (82.3%) foram diagnosticados com epilepsia. As crises epilépticas se iniciaram especialmente em pacientes < 1 ano de idade (72,8%); predomínio de crise focal (86,9%); ocorrência de espasmos infantis em 34,5% deles e de epilepsia refratária em 55,1%. A frequência de distúrbios neuropsiquiátricos, túberes corticais e túberes cerebelares foi significativamente mais frequente no grupo com epilepsia. Além disso, rabdomioma foi significativamente mais frequente no grupo com epilepsia (p = 0,044), enquanto a linfoangioleiomiomatose foi significativamente menos frequente (p = 0,009). Outros comprometimentos não neurológicos, como os oftalmológicos e os nefrológicos, não diferiram significativamente nos grupos com e sem epilepsia.

Conclusões

O presente estudo com pacientes com CET com e sem epilepsia pode demonstrar uma maior proporção significativa de transtornos neuropsiquiátricos associados ao CET no grupo com epilepsia. A maior proporção de túberes corticais e cerebelares parecem ser um fator de risco para epilepsia e para o comprometimento do neurodesenvolvimento.

Palavras-chave
Esclerose Tuberosa; Epilepsia; Diagnóstico Precoce; Manifestações Neurológicas; Neuropsychiatry

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org