Acessibilidade / Reportar erro

Dor neuropática em pacientes com lesão medular: avaliação em 213 pacientes

Objetivo

Tratamento de dor neuropática após lesão da medula espinhal (LM) representa um desafio terapêutico.e pode ser uma experiência frustrante para os pacientes. Os autores descrevem as características clínicas de um grupo de pacientes tratados com dor após lesão medular.

Método

Foram avaliados retrospectivamente 213 pacientes com LM e dor neuropática. Em relação a características clínicas, opções de tratamento e intensidade da dor nestes pacientes.

Resultados

A principal causa foi traumatismo raquimedular, que ocorreu em 169 pacientes, seguida por tumores e infecções. Lesões completas foram verificadas em 144 pacientes. Em nosso estudo, os pacientes com traumatismos e lesões parciais apresentaram dor aparentementemais intensa, no entanto, sem diferença estatisticamente significativa.

Conclusão

A dor neuropática é uma queixa comum em pacientes com LM e apresenta um desafio para equipe de tratamento. Conhecimento das características clínicas deste grupo de pacientes pode ajudar a determinar a melhor abordagem para intervenção terapêutica.

dor neuropática; lesão medular; tratamento


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org