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Qualidade de vida e perfil psicomotor de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

O conhecimento sobre desenvolvimento psicomotor das crianças com TDAH pode auxiliar nas propostas terapêuticas, a fim de minimizar os prejuízos em sua qualidade de vida. Os objetivos do estudo foram avaliar a qualidade de vida e o perfil psicomotor de crianças com TDAH e verificar sua correlação. Quatorze crianças, de sete a dez anos, com TDAH do tipo combinado foram avaliadas pelas escalas PedsQL™ e Escala de Desenvolvimento Motor. Os resultados mostraram impactos negativos do TDAH na qualidade de vida e déficit nas habilidades motoras. Nove participantes (64,2%) se classificaram com desenvolvimento motor "normal médio", seguidos das classificações "normal baixo" em quatro (28,5%) e "inferior" em um indivíduo (7,1%). Observou-se correlação positiva entre qualidade de vida e o desenvolvimento psicomotor de crianças com TDAH, principalmente em: motricidade fina e organização espacial com os aspectos social e psicossocial, motricidade global com o aspecto emocional e organização temporal com os aspectos emocional, psicossocial e qualidade de vida total

qualidade de vida; desenvolvimento infantil; TDAH


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