RESUMO
Objetivo:
Investigar se adultos e idosos com escolaridade alta teriam aprendizagem diferente de adultos e idosos com escolaridade média em uma tarefa cognitivo-motora envolvendo função de membros inferiores.
Método:
A tarefa foi baseada no Trail Making Test (Tarefa de Deambulação Funcional, TDF). Oitenta voluntários (40:50–65 anos; 40:66–80 anos) foram subdivididos em escolaridade média (6–11 anos) e alta (12–17 anos) e realizaram duas sessões de treinamento (1: oito repetições, 2: quatro repetições), com intervalo de uma semana. O Timed Up and Go (TUG) foi realizado antes e após o treinamento.
Resultados:
Voluntários com escolaridade média levaram mais tempo para concluir a TDF do que voluntários com escolaridade alta (p < 0.001). Idosos apresentaram menor retenção do que adultos (p < 0.001). TUG foi mais rápido após o treinamento.
Conclusão:
O impacto da escolaridade foi observado quando a locomoção foi associada com tarefas cognitivas. Voluntários com escolaridade média apresentaram menor aprendizagem do que com escolaridade alta, principalmente idosos. A velocidade da marcha aumentou com o treinamento.
Palavras-chave:
cognição; envelhecimento; avaliação; função executiva; locomoção; percepção visual